Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Ariádene de Almeida Matos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Redes sociais em sala de aula: caminhos possíveis de letramentos
    (UNEB, 2020-02-18) Nascimento, Ariádene de Almeida Matos; Amorim, Dinani Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Duarte, Francisco Ricardo
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa cuja temática envolve o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar, enfocando as potencialidades das redes sociais em articulação com as práticas de letramentos. Assim, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como utilização das redes sociais digitais na sala de aula pode contribuir para práticas de letramento? Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar a utilização das redes sociais em sala de aula para as práticas de letramentos em ambiente digital com uma perspectiva de inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procurou-se identificar como os professores e alunos lidam, compreendem e se apropriam das TDICs, em especial, das redes sociais no ambiente escolar, investigar a utilização das redes sociais digitais pelos professores e pelos alunos, no contexto escolar, como potencialidades para a prática de letramentos e verificar como os professores têm promovido o desenvolvimento da postura crítico-reflexiva, criativa e protagonista dos alunos em prol da autoria a partir do uso das redes sociais digitais. Em relação ao embasamento teórico, a pesquisa apoia-se nos estudos das tecnologias digitais de informação e comunicação, em que a internet ganha espaço e acrescida dos recursos da Web 2.0 favorece a cultura digital e evidencia o ciberespaço como ambiente para a atuação. Assim, evidencia-se as concepções e possibilidades referentes às redes sociais digitais, as considerando como parte das mídias sociais que possibilitam a comunicação, a interação entre os participantes, a obtenção de informações, além da produção e veiculação de conteúdos de forma dinâmica e flexível. Nesta produção, também se apresenta um panorama da educação do século XXI, acompanhada de um breve histórico do letramento no Brasil, além de considerar a articulação entre as redes sociais digitais e os Novos Estudos do Letramento. Para tanto, vale salientar que este estudo é constituído de uma fundamentação teórica ancorada em obras importantes referentes à temática abordada, vale-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada no método de estudo de caso etnográfico para sistematização da investigação de campo. Também são apontados os procedimentos e técnicas de investigação, como questionários semiabertos, observação participante e entrevistas semiestruturadas, que proporcionaram percepções acerca do fenômeno investigado, bem como a caracterização do lócus e dos participantes, além da adoção da metodologia de análise textual discursiva como referência para analisar os dados. Ademais, destaca-se os resultados e discussões dos dados obtidos, os quais possibilitaram diagnosticar que apesar das dificuldades em relação a problemas de infraestrutura, à falta de suporte adequado para a utilização das TDIC e à formação continuada de professores mais centrada, os participantes da pesquisa ainda encontram alternativas para se integrarem à era digital, mesmo que de forma limitada. Dessa forma, há o reconhecimento de um avanço, apesar dos entraves e que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para se alcançar a utilização eficiente das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente, das redes sociais digitais para as práticas de letramentos, convergindo para inovação de práticas pedagógicas e melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais