Navegando por Autor "Nascimento, Antonio Dias"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs catadores de materiais recicláveis e seus processos formativos – entre o campo e a cidade(2013-03-25) Medeiros, Paulo Henrique Lomi; Nascimento, Antonio Dias; Moraes, Luiz Roberto Santos Moraes; Nunes, Eduardo José FernandesEsta Dissertação, resultante de uma pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, descreve inicialmente a rotina dos catadores de materiais recicláveis nas ruas e nos lixões, no Estado da Bahia, os processos de opressão detectados sofridos pela categoria e sua emergência como categoria a partir de sua origem entre os trabalhadores rurais emigrados do campo devido a um conjunto de processos tais como a modernização conservadora e a fragilização crescente das suas condições de reprodução social. Em seguida, toma-se em consideração a proposta de educação popular do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR que visa fortalecer a construção da autonomia desses sujeitos, reforçando-os em seu processo de reumanização no sentido freiriano e de emancipação, por meio da luta pelo direito a ter direitos e contra os preconceitos pelos quais são estigmatizados. É apresentada também a legislação brasileira relacionada à categoria. Trata-se de uma etnopesquisa-ação, realizada enquanto o pesquisador assessorava a secretaria estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Como tal, é um estudo qualitativo a partir da escuta e registro de narrativas de vida de quatro líderes do MNCR na Bahia identificados durante o estudo exploratório, que se deu por meio de estudo bibliográfico, estudo da legislação brasileira e discussões com a equipe de articulação estadual do MNCR/BA, durante as intervenções. As etapas da pesquisa são apresentadas no capítulo do percurso metodológico e as conclusões no ítem final.
- ItemCurta Mais a Escola: uma prática educativa com o audiovisual na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador/BA(2013-09-18) Santos, Alan Silva dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laranjeira, Denise Helena Pereira; Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho tem como escopo a análise de novos processos educativos visando soluções compartilhadas para os problemas socioambientais, através da oficina de produção de material audiovisual “Curta Mais a Escola”, realizada na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador (BA). A circulação de tecnologias de captação, conservação e reprodução de imagem e som entre os jovens no ambiente escolar pode ser utilizada em atividades educativas que desenvolvam a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. A referida oficina ainda serviu de incentivo para a construção de práticas cooperativas entre os envolvidos e à busca por espaços ambientalmente sustentáveis e socialmente equilibrados. Além destas atividades, foram transcritas também, para a confecção desta dissertação, os relatos dos alunos sobre o projeto e da oficineira de edição.
- ItemEducação ambiental na escola família agrícola de Jaboticaba, Quixabeira, BA: desafios para consolidar a formação do campo(2016-10-31) Lopes, Michelle Rios; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Nascimento, Antonio DiasA presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação Ambiental no contexto da Escola Família Agrícola e teve por objetivo analisar os desafios da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, em Quixabeira, Bahia, para efetivar a formação do jovem do campo tendo como base a educação ambiental. Optouse por uma abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método utilizado para alcançar os objetivos propostos. A coleta dos dados se deu por intermédio de entrevistas com os professores e monitores da EFA, além de observações diretas e análise de documentos que constituem o processo educativo da Escola. Essa pesquisa foi alicerçada no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Como fundamento teórico dessa pesquisa, pode-se destacar Gimonet (1998), Leff (2002), Loureiro (2005), Jacobi (2005), Cavalcante (2007), Van Der Ploeg (2009). Os resultados da pesquisa apontam que os desafios de efetivar o trabalho com a educação ambiental na EFA de Jaboticaba estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Dessa forma, identificamos desafios no âmbito da formação dos alunos, do processo educativo, da relação comunitária e da gestão participativa. Contudo, evidenciamos que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da EFA para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, concluímos que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.
- ItemA formação política dos professores no programa rede UNEB 2000(2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrínseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemNão basta ser cidadã(o), “o importante é ser gente!”: o percurso das ações sócio-educativas da Pastoral do Menor de Alagoinhas (1985-2006)(2009-11-10) Andrade, Ivonilda Ferreira de; Silva, Luciene Maria da; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Nascimento, Antonio DiasEste trabalho resulta de um estudo de caso sobre a Pastoral do Menor de Alagoinhas, uma instituição fundada em 1985, vinculada inicialmente à Promoção Humana da Diocese de Alagoinhas, com a perspectiva de minimizar os problemas enfrentados por crianças e adolescentes do município de Alagoinhas, Bahia, expostas a diversas formas de negação dos direitos fundamentais ao ser humano. O objetivo da pesquisa é investigar em que medida as ações sócio-educativas incorporadas pela Pastoral do Menor de Alagoinhas influenciaram/impactaram na vida dos(as) beneficiários(as). É uma pesquisa essencialmente qualitativa, porém considera também os dados quantitativos, a partir da compreensão sobre a complementaridade existente entre quantidade e qualidade, a partir de uma abordagem dialética. Com esta abordagem, a realidade e dinâmica da instituição pesquisada são vistas dentro de um decurso, observando-se o autodinamismo e as contradições inerentes a elas como um processo dialético complexo, no qual, a partir da lógica indutiva, é possível discutir, debater, analisar, refletir, transformar, etc. Os instrumentos e técnicas utilizados são variados, partindo da pesquisa bibliográfica, até a realização de entrevistas, com diversos atores envolvidos no trabalho da instituição, na condição de fundador, educador ou egresso(a) dos programas sócio-educativos. A pesquisa documental foi um instrumento de coleta de dados imprescindível, porém damos ênfase aos depoimentos, pela importância da utilização da História Oral, para pesquisar um público que foi silenciado ao longo de suas vidas. O trabalho trata de algumas concepções de infância, aborda aspectos da problemática das crianças e adolescentes brasileiras, discute o Estatuto da Criança e do Adolescente, descreve o surgimento da Pastoral do Menor da CNBB(Confederação dos Bispos do Brasil) num contexto de mudanças significativas nas ações da Igreja Latino-americana, faz uma discussão histórica e conceitual dos movimentos sociais, traz uma retrospectiva da trajetória institucional e apresenta os aspectos político-pedagógicos da instituição. É realizada uma análise dos processos de mudança vivenciados no âmbito da Pastoral do Menor de Alagoinhas e como elas influenciaram as ações sócio-educativas propostas por esta ONG. Concluímos que estas ações influenciaram/impactaram positivamente a vida dos sujeitos em grande medida, por isto acreditamos que as experiências desta instituição, mesmo as dificuldades enfrentadas, podem ser aproveitadas para aprendizagem em outros espaços legítimos de educação, tendo em vista a superação das práticas educativas excludentes.
- ItemPeti: de(sen)volvendo a infância perdida?(2006) Pedreira, Lucia Alvares; Nascimento, Antonio Dias; Santos, Stella Rodrigues dos; Pepe, Alda Muniz; Ramos, Alba Regina NevesO objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca ainda, apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças, o que representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a sua infância e ao terem acesso a uma educação integral, romper com a sina do fracasso escolar. Neste sentido, buscando conhecer os sujeitos da pesquisa, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas ampliadas e também da escola, optou-se por um estudo de caso, em um município da região sisaleira, a cidade de Nova Fátima. A pesquisa, basicamente de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada, suas famílias, professores e monitores do Peti, além da observação direta de uma jornada e de uma sala de aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a compreensão da noção da infância como uma construção social, entre eles Ariès, Sirota, Maria Carmem Barbosa, entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto trouxeram pistas importantes, a necessidade de um olhar plural sobre a criança, apontando que estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis, recusando a hipótese de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro, ou continuam “à margem do futuro”?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da infância?. De fato, o Peti tem possibilitado às crianças dessa região, o acesso, a permanência e a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa pesquisa.
- ItemPráticas educativas: história, cultura e tradições na associação regional da escola família agrícola do sertão - Arefase - Monte Santo / Ba(2012-04-12) Julião, Laurinda Sousa; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Veloso, Marília Lomanto; Nascimento, Antonio DiasEsta dissertação é resultado da sistematização de um estudo de caso, realizado na Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão (AREFASE) e na Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), situadas no município de Monte Santo/BA. Teve como objetivos: descrever a história e a estrutura organizacional destas instituições, descrever e analisar a concepção político-educativa, assim como o sentido da educação política e; os processos e estratégias das práticas educativas sociocomunitárias vivenciadas no cotidiano da AREFASE. Desenvolveu-se através de um conjunto composto por método e técnicas de abordagens de cunho etnográfico que forneceram os elementos e critérios para a descrição e análise das informações; da história oral enquanto elemento constitutivo de valor do protagonismo dos colaboradores, elemento caracterizador da narração de vozes historicamente subalternizadas, neste estudo representado pelos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar na região do Sertão baiano. Os resultados apontam uma efetiva relação de colaboração entre escola-família-comunidade, efetivada através de diferentes estratégias e experiências, tais como: reuniões, assembleias, mutirões, mística, serões, feiras e exposições de artesanatos, feiras e exposições solidárias, dramatizações teatrais, cursos e/ou capacitações. Revelou-se ainda, que a estratégia de articulação com outras entidades tem sido relevante para o alcance de êxito na educação sócio-comunitária como uma proposta de superação do paradigma da educação hegemônica e alienadora e, por isso, desenvolve-se através de um conjunto de ações/programas que englobam práticas educativas e de sociabilidade.
- ItemPreconceito e inclusão trajetórias de estudantes com deficiência na universidade(2013-03-27) Santos, Jaciete Barbosa dos; Silva, Luciene Maria da; Crochík, José Leon; Nascimento, Antonio Dias; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Pimentel, Susana Couto; Nunes, Eduardo José FernandesEssa pesquisa traz como objeto de estudo a relação entre preconceito e inclusão na formação de estudantes com deficiência no contexto universitário. As questões que permeiam a problemática da investigação são: Como tem se constituído as trajetórias de estudantes com deficiência incluídos na universidade? Em que medida estes estudantes são vitimados pelo preconceito? Quais as estratégias de enfrentamento utilizadas diante do preconceito? Como percebem a inclusão educacional na formação universitária? O objetivo principal da pesquisa foi analisar trajetórias de universitários com deficiência para identificar possíveis marcas de preconceito, traduzidas pela discriminação social que predispõe os indivíduos a segregação e/ou marginalização no Ensino Superior. O espaço da universidade foi privilegiado como campo de investigação em função do seu papel na sociedade para sustentar e/ou confrontar pensamentos instituídos culturalmente. A pesquisa se fundamenta na Teoria Crítica da Sociedade, mais especificamente em obras e textos de Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer que favorecem tecer articulações, por dentro da crítica do conhecimento, com conceitos de inclusão, exclusão, preconceito, experiência, diferença/deficiência, diversidade, universidade e formação. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que descreve e analisa as trajetórias de seis estudantes com deficiência de uma universidade pública de Salvador (BA). Os instrumentos de coleta foram um roteiro de entrevista semiestruturada para estudantes com deficiência, um formulário de caracterização da instituição e registro fotográfico com imagens retratadas a partir da percepção dos entrevistados acerca dos elementos que favorecem e/ou desfavorecem a inclusão educacional na universidade. Foi possível verificar intensas manifestações de preconceito determinadas por processos internos e externos à universidade que produzem condições desfavoráveis à formação de qualquer estudante, com ou sem deficiência. Embora tenham sido observadas algumas ações pontuais de docentes, gestores, colegas e funcionários direcionadas à inclusão educacional na universidade, os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade institucional em relação às pessoas com deficiência, evidenciada tanto na ausência de serviços e/ou suporte de acessibilidade quanto na presença de barreiras atitudinais, principalmente de preconceito nas relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa revelou que, apesar dos indivíduos produzirem discursos de defesa à inclusão educacional, a formação universitária parece incapaz de fomentar práticas de acolhimento à diversidade humana, sobretudo a manifestada pela condição de deficiência, possível de se contrapor ao preconceito.
- ItemProfessoras de classes multisseriadas: Condições de trabalho docente no Território de identidade do Baixo Sul Baiano(2015-04-14) Sousa, Rosiane Costa de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Pinho, Ana Sueli Teixeira; Nascimento, Antonio DiasA pesquisa objetivou investigar em quais condições de trabalho professoras de classes multisseriadas do meio rural do Território do Baixo Sul Baiano produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com as discussões sobre a multisseriação no Brasil, especialmente sobre as condições de trabalho docente – de de natureza objetiva e subjetiva – informadas por professoras de escolas de comunidades rurais em seis municípios (Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença), no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. Considerando a natureza do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de natureza quanti-quali. Desse modo, utiliza-se o recurso do método quantitativo, por meio de dados do tipo categórico, organizando-os em classes e verificando sua frequência. A opção pelo método (auto)biográfico, com realização de entrevistas narrativas, justifica-se tendo em vista a apreensão de disposições sobre condições de trabalho dos colaboradores da pesquisa, tais como formação, formas de contratação, remuneração, gênero, condições materiais, prática docente, etc. O estudo evidenciou marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação, desvelando problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal fenômeno, mas também o compromisso, dedicação e superação dessas professoras na realização do trabalho docente. O conhecimento construído sobre condições de trabalho docente via narrativas de vida-profissão das professoras de classes multisseriadas possibilitou compreender, ainda, como essas driblam as dificuldades concernentes à limitação dessas condições, produzindo táticas e estratégias políticas e pedagógicas no cotidiano docente, ao evidenciar a necessidade de investimento em pesquisas e formação, visando à transformação dessa realidade educacional.
- ItemRepresentações sociais sobre o neojiba: educação sustentável de jovens baianos em situação de vulnerabilidade social(2018-04-16) Santos, Tansir Omoni Sacramento dos; Bomfim, Natanael Reis; Maciel, Edineiram Marinho; Nascimento, Antonio DiasEsta pesquisa teve como objetivo apreender o conteúdo das representações sociais sobre o NEOJIBA junto aos jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo programa, na perspectiva de levantar pistas que justifiquem atitudes e/ou orientem práticas socioeducativas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem participante, cujo delineamento metodológico tomou como referencial as Teorias das Representações Sociais apoiada na multimetodologia, ancorada na abordagem Processual de Moscovici (2015) e na abordagem Estrutural de Abric (2009). A opção metodológica está ligada ao pressuposto de que as representações sociais são articuladas com base na interação do pensamento popular (do senso comum) com o contexto social em que esse pensamento acontece. Foram 23 jovens entrevistados. Utilizou-se para a coleta de dados, o TALP (Teste de Associação Livre de Palavras) e a técnica do Grupo Focal. Na análise do discurso, identificou-se três unidades base de significação: a compreensão e a dimensão cognitiva dos atores sociais sobre o NEOJIBA (o pensar); os sentimentos, as emoções e as relações interpessoais (o sentir); e o cotidiano do NEOJIBA (o agir). Assim sendo, chegamos à conclusão de que, as representações sociais dos jovens entrevistados sobre o NEOJIBA sinalizam um pensar fundamentado no elemento Música, o que nos permitiu levantar pistas orientadoras e justificatórias dos impactos sociais e educativos, individuais e coletivos advindos por meio das práticas socioeducativas e sustentáveis desenvolvidas por meio dela. Identificamos que o ensino coletivo da Música no programa NEOJIBA se configura uma forte influência na aquisição de valores, na sociabilidade, no desenvolvimento social e na aprendizagem desses meninos e meninas. Sem dúvida, diante do exposto, o programa NEOJIBA pode ser compreendido como um espaço socioeducativo de transformação social, de emancipação e de cidadania. Nesse sentido, elencamos nesse estudo algumas sugestões e recomendações sobre dimensões teóricas, políticas e pedagógicas, como contributos da própria pesquisa, na perspectiva de apontar possíveis reflexões acerca das atitudes que poderão aperfeiçoar as ações pedagógicas e de gestão de engajamento juntos aos respectivos atores sociais no programa e nas comunidades atendidas.
- ItemO rezar e o festar na comunidade do Mulungu: dinâmicas de sociabilidade educativa(2016-05-02) Jesus, Maria Eunice Rosa de; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Castro, Yêda Antonita Pessoa; Mahfoud, MIguel; Nascimento, Antonio Dias; Messeder, Marcos Luciano LopesEsta tese apresenta o Jiro do Reis e a celebração em louvor a São Sebastião como um importante evento festivo religioso da comunidade negra rural do Mulungu, localizada no município de Boninal, na Chapada Diamantina, Bahia, na medida em que a festa, além do seu caráter religioso, promove de forma substancial uma reflexão sobre a vida da comunidade, possibilitando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Neste sentido, o Jiro do Reis do Mulungu é compreendido como o principal mecanismo gerenciador da Festa de São Sebastião através dos dispositivos religiosos, da economia de autogestão da festa. Através das redes de sociabilidade e solidariedade entre os/as festeiros/as, os/as promesseiros/promesseiras, os visitantes e devotos, ao logo de quatro décadas aproximadamente, o Reis do Mulungu, liderado por mulheres pôde sair em seu Jiro, nas comunidades circunvizinhas com o propósito de pagar uma promessa, bem como anunciar a festa em louvor a São Sebastião – protetor e guardião da comunidade do Mulungu. Logo, o Jiro do Reis e a festa em louvor a São Sebastião constitui-se o lugar de reunir, congregar muitas pessoas as quais estão em constante movimento quando rezam, dançam e cantam no espaço sagrado da casa, afirmando a identidade de um grupo, uma comunidade, bem como contribuindo para a produção de uma grande quantidade de energia, que é redistribuída para todos os participantes num processo de metamorfose ao logo do tempo. Assim, busquei compreender o Jiro do Reis e a festa em louvor a São Sebastião como uma prática cultural que reestabelece o encontro e a fé, reforçando o pertencimento a uma religião quando os sujeitos se unem para celebrar a vida e os Santos. Assim, a atuação feminina na condução das festas católicas da referida comunidade torna-se essencial para a manutenção das festividades, do cotidiano e da família, por isso, as experiências de vida dos sujeitos privilegiados, ou seja, as mulheres as quais assumem um lugar de liderança no contexto da festa são tomadas aqui como representação de si e de seu entorno, uma vez que recuperam no tempo presente aspectos de suas vidas contadas como lugar de construção do sujeito possuidor de saberes. Com isso, a pesquisa Etnográfica foi a minha escolha metodológica, uma vez que parece ser o caminho que melhor traduz a rotina diária e os eventos especiais que nos levam a uma compreensão das redes de significações do real entre as festividades, as crenças, os modos de viver que são partilhados pelo sujeito e com seu grupo social. Deste modo, espero, a partir desta pesquisa, contribuir para o reconhecimento e importância que as manifestações religiosas têm para as comunidades negras rurais, bem como a participação das mulheres como guardiãs de saberes locais indispensáveis na formação sociocultural do lugar, pois as Mulheres do Mulungu, representando as mulheres negras nas suas diferentes atribuições cotidianas de ser mãe, dona-de-casa, trabalhadora rural, doméstica as quais fizeram parte do universo desta pesquisa, quando donas do próprio discurso, elas se revelam pelos laços de parentesco e de solidariedade. Além disso, elas se identificam pelo forte compromisso que têm com a comunidade, preocupadas em manter viva e atuante as marcas da cultura de um povo vivenciadas e transmitidas através de suas festividades.
- ItemTessituras das diversidades: cultura(s) no cotidiano da escola de um território rural-quilombola(2014-04-28) Oliveira, Rita de Cássia Magalhães de; Souza, Elizeu Clementino de; Cunha, Jorge Luiz da; Nascimento, Antonio DiasEsta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar relações que se estabelecem entre a(s) cultura(s) de uma comunidade com ancestralidade afrodescendente - quilombola e as práticas cotidianas que se estabelecem em uma escola desse território. No processo de investigação, a escola deste espaço é pensada como um lugar que se depara e constrói processos culturais, sendo assim, espaço de produção de saberes e fazeres. Moradores da comunidade, professores/as da escola e alunos/as são os sujeitos colaboradores. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é ancorada na abordagem qualitativa de cunho biográfico – narrativas de vida e (auto)biografia. Foram utilizados como fontes: o diário de campo, o grupo de discussão com alunos e alunas, as entrevistas narrativas com os sujeitos da comunidade e com os/as docentes. Em um processo de análise compreensiva apresento os sentidos e significações mais relevantes que emergiram sobre as relações entre culturas e escola. Comunidade, alunos/as e docentes reconhecem os sujeitos como afrodescendentes - quilombolas e moradores do espaço rural. Os docentes reconhecem as produções culturais da comunidade, mas sentem dificuldades de incorporar essas produções no currículo da escola, com forte vinculação às práticas escolares urbanocêntricas. Alunos e alunas declaram que a escola não contempla em suas práticas cotidianas as questões do rural e da ancestralidade negra. O estudo indica que é possível articular no currículo os saberes e as produções culturais da comunidade, implicando em ações de formação inicial e continuada de professores/as para atuarem em escolas de territórios rurais e em comunidades com ancestralidade negra, ao (re)conhecer e articular culturas e diversidades na escola, na possibilidade de favorecer práticas escolares contextualizadas.
- ItemUsos funcionais da escrita na história de vida dos atores da educação de jovens e adultos da escola municipal de Bananeiras/Ilha de Maré – Salvador/BA(2009-09-29) Araújo, Ivete Silveira de; Mota, Kátia Maria Santos; Gallego, Rita de Cassia; Nascimento, Antonio DiasA pesquisa que deu origem a esta dissertação foi qualitativa, inserida no campo educacional, e objetivou investigar qual o lugar da escrita na História de Vida dos atores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Bananeiras, em Ilha de Maré, localidade pertencente ao município de Salvador – Bahia. Para dar conta dessa investigação, realizou-se um estudo de cunho etnográfico, a partir da observação participante, no qual foram empregados instrumentos variados, como a entrevista focalizada e semiestruturada, o grupo focal, o questionário de perfil socioeconômico para os estudantes e outro questionário para o perfil da professora. Para a análise do material de linguagem coletado, empregou-se a Análise de Discurso (AD), da linha franco-brasileira de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, que tem no discurso o objeto da sua construção científica. Para a AD, o discurso é a linguagem em funcionamento, que se materializa em um texto, falado ou escrito, no qual o sujeito discursivo atribui sentidos, significando a si e ao mundo no qual está inserido. Por esse caminho, foi possível revelar, e desvelar, que, mesmo inseridos em uma comunidade onde prevalece a oralidade, os educandos e educandas desejam se apropriar da escrita para: aqueles que são evangélicos, inserir-se, de fato, na Igreja protestante; manter a privacidade, porque só o destinatário é que vai saber o conteúdo do bilhete enviado; tornar-se independente daquele que escreve e lhe serve de escriba; registrar sentimentos e emoções vividos com intensidade; autorreconhecer-se como também possuidor da beleza do ato de escrever. Já para a professora, a escrita tem a finalidade de responder às demandas pessoais, religiosas e profissionais do seu cotidiano. A partir disso, sugere-se que os poderes públicos municipal e estadual, em parceria, deveriam: construir salas de aula, em Bananeiras, para a matrícula de estudantes da 5ª à 8ª série; formar um corpo docente com profissionais da própria Ilha de Maré; ofertar a formação continuada, de imediato, para a professora que atua na EJA, em Bananeiras e, por fim, implementar a biblioteca que está em fase embrionária, transformando-a em um Centro Cultural para o Letramento, inclusive com a instalação de uma lan house pública.