Navegando por Autor "Nascimento, Antônio Dias"
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- ItemAlimentação escolar e agricultura familiar: um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães - Ilha de Bom Jesus dos Passos /Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Santos Filho, Manoel dos; Nascimento, Antônio Dias; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Tereza Cristina de Oliveira e; Santos, Luciano CostaA presente dissertação buscou investigar como a inserção dos produtos da Agricultura Familiar introduzidos na Alimentação Escolar pode fortalecer a Cultura Alimentar local, junto aos discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, da comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos – Salvador/BA. Assim, a Agricultura Familiar é concebida como constructo teórico e ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais, potencializando a economia solidária e alimentação saudável, em vários aspectos, nas escolas das redes públicas. Esta perspectiva tem como base o entendimento da importância da Agricultura Familiar na composição da Alimentação Escolar, sua representatividade e herança sociocultural nas comunidades, nas quais o alimento escolar pode proporcionar ao estudante da rede de ensino público essa afinidade, cumplicidade e entrosamento cultural. A sua metodologia expressa uma pesquisa qualiquantitativa. Em relação ao objetivo, a mencionada pesquisa é descritiva e exploratória, qualificada e caracterizada no estudo de caso, apropriando-se da utilização da coleta de dados, e executada por intermédio de observações in loco. Para tanto, procedemos à aplicação de entrevistas e questionários, com consulta a documentos, bem como observações no ambiente pesquisado. Neste processo, a partir dos parâmetros estabelecidos pela norma vigente, buscamos investigar como se efetiva a incorporação dos produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar dos alunos da escola em comento, bem como examinar as dimensões das políticas públicas de Agricultura Familiar e Cultura Alimentar local. Em seguida, e a partir da análise dos dados coletados, concluímos que os produtos adquiridos da Agricultura Familiar, que compõem o cardápio da Alimentação Escolar desse estabelecimento de ensino pesquisado, associados às práticas da Cultura Alimentar e a Alimentação Escolar servida nesta escola, proporcionam benefícios a essa comunidade estudantil. Os resultados obtidos nesta pesquisa comungam e se coadunam com o referencial teórico aqui traçado e exibido. Ressalte-se que, o presente estudo não pretendeu ter o condão de esgotar o debate sobre a temática traçada, mas, principalmente e sobretudo, contribuir com diversos e novéis elementos, buscando e perseguindo abordagens distintas sobre o tema aqui tratado. Como a discussão sobre a temática é extensa e complexa, novos e mais estudos são indispensáveis para adquirir, buscar e alcançar outros elementos e dados que fortaleçam e enriqueçam as propostas de estudo e discussão, no que tange ao tema aqui evidenciado, sobre o qual, ainda, há muito o que dizer.
- ItemApreensão de termos e lógicas do urbanismo pela população de baixa renda: o caso da Engomadeira / Salvador / BA / Brasil(2004-11-10) Ogawa, Silvia Belitardo; Sales, Débora de Lima Nunes; Nascimento, Antônio Dias; Dias, Clímaco César SiqueiroEsta pesquisa teve como objetivo conectar educação e urbanismo, tendo sido um estudo do conhecimento que comunidades pobres possuem sobre termos urbanísticos vivenciais e termos urbanísticos acadêmicos, usuais para o urbanista. O primeiro passo para sua realização foi a preparação de um estudo bibliográfico contendo temas como comunicação, educação popular, métodos alternativos de aprendizado, urbanismo participativo e estigmatização da pobreza. O passo seguinte foi, adotando o método “estudo de caso”, conhecer o grau de conhecimento de termos e lógicas do urbanismo por moradores da Engomadeira, bairro popular de Salvador, localizado no miolo da cidade, que apresenta carência de diversos equipamentos e serviços públicos. Para este estudo foram realizados questionários e entrevistas, além de visitas para conhecer a população escolhida e aplicar o “Jogo da Cidade”, jogo que tem como objetivo maior a evidenciação de técnicas de busca de melhorias para bairros carentes, por meio da união de iniciativas, ações, recursos e contatos. Nesta pesquisa fica evidente que as populações de baixa renda têm pouco ou quase nenhum acesso a educação no Brasil, característica que se repete em Salvador. Em conseqüência, a maioria dos moradores de bairros pobres soteropolitanos não consegue entender os processos urbanos e necessidades do seu local, o que dificulta a comunicação e o entendimento da cidade e também o que fazer para melhorá-la. O difícil acesso à educação básica, e aos processos urbanos, conseqüentemente, atrapalha a participação e a busca de melhorias para as moradias e ambiente nos bairros pobres da cidade, fato que pode ser contornado através do empreendimento de técnicas alternativas à educação formal, como a educação popular aliada a outras fontes de aprendizado, como o próprio “Jogo da Cidade”.
- ItemCasa do sol: entre sombra e luz. Uma proposta de educação em cajazeiras(2008-10-01) Santos, Cínthia Maria Seibert; Nascimento, Antônio Dias; Mota, Kátia Maria Santos; Pepe, Alda MunizO presente estudo tem por objetivo a investigação e o desvelamento da proposta educativa da Casa do Sol, entidade civil sem fins lucrativos, situada no bairro de Cajazeiras V, na cidade do Salvador, que tem por finalidade oferecer serviços de educação para crianças, adolescentes, mulheres e jovens em situação de risco e de desvantagem social, com o intuito de identificar as ações desenvolvidas pela Casa do Sol e os seus respectivos objetivos; identificar a importância e o significado desta instituição para as mulheres, declaradas sobrantes, do bairro de Cajazeiras, bem como identificar nas ações desenvolvidas com as mulheres de Cajazeiras, na sua gênese, as contribuições que estas receberam, ou que elas próprias providenciaram para o enfrentamento e/ou superação de desvantagens bio-psicosociais. Desta forma, optamos pela ação desenvolvida com um grupo denominado “Toque Vital”, formado por mulheres, precursoras deste espaço educativo e protagonistas de sua própria história. A opção metodológica que serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que este procedimento investigativo permite um contato direto com a situação pesquisada, o que possibilita ao pesquisador a descoberta de novas relações e significações, e ampliação de experiências. A fundamentação teórica contempla estudos do bairro de Cajazeiras, conceitos de comunidade e sociedade, e pedagogia da superação, a partir de estudos de Paulo Freire (1999; 2000; 2001; 2005). A pesquisa indicou que as práticas desenvolvidas com as mulheres, precursoras da Casa do Sol, sinalizam caminhos para o desenvolvimento de uma pedagogia da superação para os sujeitos declarados sobrantes, redundantes, formadores do “refugo do refugo humano”, no bairro de Cajazeiras.
- ItemComunidades rurais e nucleação escolar: o caso de ichu e santa Rita no município de valente, região Sisaleira da Bahia.(2012) Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do; Nascimento, Antônio Dias; Silva, Luciene Maria da; Cavalcante, Ludmila Oliveira HolandaO presente trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduc/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação do Campo e teve por objetivo analisar a resistência de comunidades rurais diante do processo de nucleação das escolas do campo do município de Valente, inserido na Região Sisaleira do semiárido baiano, mais especificamente nas comunidades rurais de Ichu e Santa Rita. A partir do entendimento de que as comunidades em estudo assumem para si a escola como além do espaço pedagógico, o estudo buscou compreender quais os motivos que levaram as comunidades a adotarem a postura da resistência frente a uma política adotada nacionalmente. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia adotada foi a qualitativa, sendo o estudo de caso de cunho etnográfico a opção metodológica utilizada para compreender o objeto da pesquisa. Para “narrarmos” essa história de enfrentamento das comunidades de Ichu e Santa Rita, organizamos a dissertação em quatro capítulos, sendo que na primeira situamos o lócus da pesquisa, com a apresentação do contexto histórico, social, econômico e ambiental de Valente e das comunidades. Essa formação histórica, permeada por forte mobilização social e participação da sociedade civil é um traço característico que faz parte da constituição do povo de Valente, adjetivado como um povo de fibra. No segundo capítulo é apresentado o percurso metodológico utilizado para compreender as nuances do objeto investigado. A partir do entendimento de que o estudo insere-se no debate da Educação do Campo, discorremos no terceiro capítulo sobre a Educação do Campo, e a nucleação escolar, refletindo sobre o que essa política significa no contexto da luta por uma escola do e no campo. Ainda neste capítulo, trazemos para a baila das discussões um panorama das escolas localizadas no campo, com dados que dizem respeito às condições de estrutura, acesso e permanência dos sujeitos sociais nessas escolas. No quarto capítulo, apresentamos os achados da pesquisa, trazendo para o corpo do texto as vozes dos sujeitos que compõem e dão cor ao estudo. Por fim, as considerações finais encerram o texto, mas não fecham a discussão, pois entendemos que a pesquisa realizada não encerra o tema pesquisado.
- ItemDocência e memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas(2015-05-29) Santos, Fábio Josué Souza dos; Souza, Elizeu Clementino de; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Demartine, Zeila de Brito Fabre; Nascimento, Antônio Dias; Pacheco, Jane Adriana VasconcelosA tese discute questões sobre a docência no contexto das turmas multisseriadas de escolas rurais, ao analisar memórias de professoras que atuaram no município de Amargosa-BA, no período de 1952-2014, com o fito de compreender como se configurou a docência nesses espaços, com ênfase nas práticas pedagógicas. As colaboradoras são sete professoras de turmas multisseriadas (seis mulheres e um homem), com 03 a 37 anos de serviço. Teoricamente, o trabalho apoiou-se em estudos que abordam categorias como docência, memória, narrativa e (auto)biografia, possibilitando-me compreender como as professoras foram se constituindo enquanto docentes de turmas multisseriadas e quais práticas desenvolveram neste contexto tão comum ao meio rural brasileiro, no passado e no presente, embora renegado pela produção teórica em educação. Busca-se também sistematizar questões históricas sobre as escolas multisseriadas, possibilitando-me compreender como uma forma de organização da escolaridade mais aberta, flexível, artesanal, foi perdendo espaço para formas mais racionalizadas, forjadas ao longo da modernidade e teve a escola graduada como seu ponto de culminância. Como pano de fundo, o trabalho apoiou-se em estudos que discutem questões sobre escolas, classes e turmas multisseriadas, no Brasil e no mundo, bem como produções que abordam a escolarização dos sujeitos do e rural brasileiro, situando o nosso objeto de estudo neste cenário. Metodologicamente, o estudo ancora-se na abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa documental e da abordagem (auto)biográfica, priorizando a realização de entrevistas narrativas, que focaram três eixos narrativos: o percurso de vida, os caminhos de formação e a atuação/experiência profissional. As narrativas foram analisadas a partir dos procedimentos técnicos recomendados por Bertaux (2010) e Poirier et. al. (1999), bem como pelas contribuições de Souza (2014), no que se refere a análise interpretativa-compreensiva. A pesquisa constitui-se em uma contribuição à história da formação docente no Brasil, na medida em que, pela análise das práticas desenvolvidas pelas professoras, apresenta elementos para tencionar questões pouco problematizadas neste campo acadêmico. A tese revela modos próprios como as professoras experienciam suas atividades profissionais no espaço das turmas multisseriadas, através de dispositivos construídos cotidianamente sobre o trabalho docente no espaço escolar.
- ItemEducação do campo e territorialidade: um estudo sobre o assentamento Menino Jesus, em Água Fria (Bahia - BA)(2014-06-09) Silva, Ana Margarete Gomes da; Nascimento, Antônio Dias; Lima, Silvana Lúcia da Silva; Hetkowski, Tânia Maria; Coelho Neto, Agripino SouzaEsta dissertação resulta de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UneB – e se insere no âmbito de estudo da Educação do Campo, que tem se tornado um tema crescentemente incorporado à agenda das discussões dos movimentos sociais no Brasil, em parceria com algumas universidades brasileiras e outros tantos parceiros protagonistas, visando a incidir sobre uma política de educação voltada para os interesses e particularidades dos povos do campo, para além da educação como um direito, mas, sobretudo, como um desdobramento de uma luta maior, com vistas a um novo projeto de sociedade e de país, que tem como vetor principal a Reforma Agrária. Nesta pesquisa, pretende-se compreender o conflito pelo controle/apropriação das Escolas Fábio Henrique de Cerqueira e Escola do Campo Menino Jesus, ambas localizadas no Assentamento Menino Jesus (BA), resultante de concepções divergentes: o modelo contra-hegemônico é defendido pelos assentados, e o modelo hegemônico, pelo município de Água Fria (BA), refletindo na produção de territorialidade com base na escola. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo método de estudo de caso, tendo sido feitas entrevistas semiestruturadas, observações, diário de campo, roda de conversa, reuniões com o coordenador do setor de educação, participação em atividades complementares - Ac e análise do livro didático. Os resultados da pesquisa apontam que o conflito do Assentamento Menino Jesus pelo controle/apropriação de suas escolas tem, como centralidade, a defesa dos conteúdos e princípios políticopedagógicos, orientados pela Educação do Campo, como uma alternativa de educação contrahegemônica, tendo-a como referência básica de suas afirmações político-culturais e ideológicas, buscando a construção de um projeto societário mais justo, viabilizando aos povos do campo em toda a sua diversidade. Trata-se de um Projeto Político-Pedagógico voltado para as classes trabalhadoras, através de seu controle, tanto material quanto simbólico, por eles próprios, sujeitos da história de luta pela conquista destas escolas do assentamento pesquisado. Além disso, emergiram das entrevistas como potente resultado, o empoderamento do coletivo, com base em ideais e de lutas, da consciência de serem sujeitos de direito, que vislumbram na educação, a concretude de mudanças efetivas e viáveis para uma comunidade, instrumentalizados, com a mais cara forma de libertação, o conhecimento, que possibilita tecer outras histórias da educação baiana.
- ItemEducação em tempo integral para alunos do campo: a experiência de Andaraí-Bahia(2018-03-21) Silva, Cíntia Pina Dantas; Nascimento, Antônio Dias; Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso; Araújo, Flávia Lorena de SouzaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados adquiridos, através dos estudos sobre educação do campo e educação em tempo integral, sobre a implantação de uma escola em tempo integral em uma área de reforma agrária do município de Andaraí, na Bahia. Trata-se de um estudo de caso, realizado no assentamento do Mocambo, entre 2016 e 2017, usando como metodologia a aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação participante, para perceber se a Escola de Tempo Integral Fernando Gomes de Azevedo apresenta alguma melhoria para a vida da comunidade. Também foram entrevistados os professores e direção da escola, secretária de educação, representação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o exgestor do município. Como fundamentação teórica para o trabalho destaca-se: Arroyo (2006; 2011; 2014), Caldart (2008; 2011;2012), Freire (1987), Gohn (2012), Nascimento (2008;2013), Cavaliere (2002; 2009; 2010), Paro (1988) e Teixeira (1957; 1968; 1977). Concluiu-se com a análise das entrevistas, questionários e observações, que a implantação da escola trouxe uma nova perspectiva para os moradores do assentamento, oportunizando outras atividades às crianças, além do conteúdo formal de ensino. A educação no assentamento tem se estendido para além do ambiente escolar, através das atividades realizadas pela escola.
- ItemEducação para a emancipação no instituto federal baiano - campus Santa Inês: um olhar do projeto à práxis(2023-02-07) Bastos, Anaéli Silva; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Heron Ferreira; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo visou compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos formadores à relação entre educação para a emancipação e as práticas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal Baiano, no contexto do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. A questão chave se constituiu em torno do entendimento de como a perspectiva da educação para a emancipação, presente na Lei 11.892/2008 e nos documentos que abordam o projeto político dos institutos federais, é percebida pelos sujeitos formadores do instituto e em que medida ela se materializa em práticas educativas no território. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como lócus o Campus Santa Inês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e como sujeitos centrais da investigação professoras e professores do campus. Como técnicas de coleta de informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze docentes, além de análise documental e observação participante. A abordagem hermenêutica-dialética foi a base para interpretação dos dados, em três dimensões de análise: político-conceitual, pedagógica e territorial. Os sentidos expressos pelos docentes convergem na indicação de desafios, tensões e potencialidades. Em que pese o reconhecimento da existência de práticas educativas de tendência emancipatória na instituição, especialmente no âmbito dos cursos ofertados na modalidade Proeja, dos projetos de extensão e das licenciaturas, foram apontadas uma série de necessidades para o fortalecimento da perspectiva emancipatória na educação profissional e tecnológica ofertada. Tais necessidades concernem ao fortalecimento do ensino médio integrado; à maior articulação entre educação básica e superior e entre as áreas técnica e propedêutica; ao aumento da interlocução com os saberes populares do território; à valorização das identidades e das vocações produtivas locais; à amplificação dos movimentos de aproximação com a comunidade do Vale do Jiquiriçá, possibilitando a apropriação do ambiente escolar pelos sujeitos do território; e à imprescindibilidade das ações formativas conjuntas com os movimentos socioterritoriais. Em diálogo direto com estas questões, permanecem as demandas de tornar a educação do campo e a educação popular mais presentes na identidade institucional e em seus processos educativos, em todos os níveis; e da ampliação de fazeres no sentido de uma práxis educativa territorial. Estes temas seguem como pautas e esforços fundamentais para a materialização do projeto dos institutos federais nas proximidades dos 15 anos de sua criação.
- ItemEducação popular no território de Itaparica-BA/PE: narrativas sobre lutas, subjetividades e construção histórica no Vale do São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Rodrigues, Elilia Camargo; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Santos, Luciano Costa; Santos, Fábio Josué Souza; Hetkowski, Tânia MariaO presente estudo tem como objetivo principal apresentar a realidade de participação narrada pelas lideranças que atuam em organizações populares de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, tendo em vista o desenvolvimento de uma Educação Popular no Território Itaparica-BA/PE. A investigação atende ao aporte fenomenológico no âmbito das investigações qualitativas, diante da significação dessas lideranças, sujeitos da pesquisa e narradores das suas realidades. Nesse sentido, as memórias de participação foram conhecimentos relevantes que auxiliaram na descrição da realidade e consistem em resultados da condução de entrevistas narrativas como procedimento metodológico de investigação. Na fundamentação teórica do trabalho destacam-se as contribuições de Merleau-Ponty (1999), na compreensão fenomenológica teórico-metodológica da investigação; Dussel (1977, 1995, 2012), Walsh (2013), Mbembe (2018, 2021) e Quijano (2005), como referências no debate sobre o contexto social da colonialidade e sua desconstrução atribuída como decolonialidade e descoloniazação; Ricoeur (2010), no diálogo que envolve histórias, tempos e narrativas; Saquet (2007) e Saquet e Spósito (2008), nos conceitos de território, territorialidade e desterritorialização; além de Paulo Freire (1987, 2011) e Oscar Jara (2020), no debate da Educação Popular. As considerações dessa realidade implicam em problemáticas sociais vivenciadas diante dos impactos na população atingida e na sociedade com repercussões em nível local e nacional das negligências cometidas com a implantação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) no território. As reações dos sujeitos perante as consequências dessas problemáticas respondem pela aderência a um contexto favorável para a organização da luta e da resistência, apoiada pela atuação da Teologia da Libertação, impulsionando a intensificação da cultura de participação vigente no território. Os resultados estão voltados ao reconhecimento de uma Educação Popular no território e constituem campo epistemológico e disciplinar que remete à formação da consciência política e à libertação dos sujeitos frente às injustiças da sociedade capitalista e da exclusão social.
- ItemEducação, meio ambiente e participação social: um estudo sobre a vida da comunidade de marisqueiras e pescadores de Cação, município de Madre de Deus - Bahia, na Baía de Todos os Santos(2016-05-03) Silva, Rosana Uildes Ferreira Benicio da; Nascimento, Antônio Dias; Lourenço, Rita Railda Soares; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender os conhecimentos aprendidos por marisqueiras e pescadores da comunidade de Cação, em sua relação com o meio ambiente, antes e depois da implantação dos empreendimentos petrolíferos, na região de Madre de Deus, Bahia (Baía de Todos os Santos), analisando em que medida a comunidade utiliza tais conhecimentos para ampliar a consciência de si, sua cultura e sua sobrevivência, como marisqueiras e pescadores. A base epistemológica deste estudo está fundamentada no diálogo com diversos autores, dentre os quais citamos: Giddens (1991), Batistela e Boneti (2008); Miller (2012); Silva (2005); Santos (2005); Nogueira (2003); Gohn (2011); Goergen (2010); Nunes et al (2007); Freire (2002; 1987); Mutim (2007); Nascimento (2014); Lourenço (2008); Carvalho e Farias (2011); Fonseca (1958); Cattani (2009); Espinheira e Pereira (2010); Freire J. (2011); Brandão (1985;1995;2015); Freire e Nogueira (2011); Ramos (2015); e Portela (2012). Estes autores, dentre outros, contribuíram de modo significativo para as discussões sobre as temáticas da Educação, Meio Ambiente e Participação Social, além da subcategoria que estudou a Petrobras, em seus aspectos históricos, e os riscos de segurança e acidentes. O percurso metodológico é de natureza qualitativa e exploratória, tendo como base o estudo de caso da comunidade de Cação. Cação é uma comunidade-bairro, na entrada do município de Madre de Deus, que se caracteriza como um pequeno vilarejo de marisqueiras e pescadores, locus de nossa pesquisa. O processo de análise das informações foi feito com base nas entrevistas, em grupo e individuais, realizadas com nove sujeitos (marisqueiras e pescadores), além da observação participante, em visitas ao campo empírico. Os resultados obtidos evidenciaram que a implantação dos empreendimentos petrolíferos na região causou diversos impactos ambientais, ocorridos pelos vazamentos de óleo no mar, explosões e riscos à saúde da população. Estes, por sua vez, vêm sendo percebidos pela comunidade, paulatinamente, pela escassez dos peixes e frutos do mar. Contudo, a comunidade encontrou, na própria cultura e ação coletiva, alternativas para superar os desafios cotidianos. Compreendemos que o processo educativo é caracterizado pela oralidade e que o trabalho é a base da construção da própria existência dos indivíduos. Assim, é na relação com a natureza, com a família e através do trabalho, na pesca artesanal, com os pais, avós, tios e a comunidade, que esse processo formativo se concretiza, através das histórias, dos relatos e da experiência de vida.
- ItemEscola para o trabalho, escola para a vida: o caso da escola família agrícola de Angical – Bahia(2005-12) Araujo, Sandra Regina Magalhães de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Nascimento, Antônio Dias; Marques, Maria Ornélia; D’ávila, CristinaEste estudo tem o propósito de descrever e compreender uma experiência alternativa inovadora de educação do e no campo, através de uma instituição da rede de Escolas Famílias Agrícolas (EFA) — a Escola Família Agrícola José Nunes da Matta, mais conhecida como Escola Família Agrícola de Angical (EFAA), município localizado no extremo oeste do Estado da Bahia. Tem como objetivo compreender em que medida essa Escola, orientada pelos princípios metodológicos da Pedagogia da Alternância, constitui uma escola viável para fortalecer a agricultura familiar. Para apreender melhor a Escola Família Agrícola de Angical e sua política de educação sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar e o que a diferencia enquanto uma política de educação do e no campo, definiu-se pelo Estudo de Caso e pela Observação Participante já que a abordagem qualitativa permite combinar diferentes métodos e técnicas de coleta de dados. Como instrumentos de pesquisa, lançou-se mão de técnicas de entrevista semi-estruturada individual e coletiva, conversas informais, observação direta com registro em caderno de campo. Ao se buscar compreender esta experiência alternativa de educação do e no campo, de origem francesa, e seu processo de implantação em território brasileiro, voltada para os filhos e filhas de pequenos produtores familiares rurais, a quem foi negado o direito a uma educação escolar integrada à concepção de desenvolvimento local e fortalecimento da agricultura familiar, foi necessário compreender também a luta histórica pelo acesso à terra e a permanência nesta pelos pequenos produtores familiares rurais em suas diferentes categorias, tanto em nível nacional como no município de Angical, campo empírico deste estudo. Para isso, autores como Graziano da Silva, Moisés Vinhas e José de Souza Martins, além de autores que escreveram e pesquisaram sobre a região sanfranciscana e o extremo oeste baiano, foram fundamentais para entender as razões que levaram a pequena produção rural ao processo de marginalização e exclusão das políticas agrárias públicas do desenvolvimento capitalista e o seu processo de resistência. Para entender essa experiência alternativa de educação, recorreu-se aos fundamentos teórico-metodológicos de autores franceses e do grande educador brasileiro Paulo Freire. O estudo sobre a EFA de Angical revelou que esta escola é de fato uma alternativa de educação escolar viável para o fortalecimento da agricultura familiar e, como tal, apresenta um diferencial para a política de educação do campo, revelada pelos achados da pesquisa. Contudo, alguns desafios precisam ser enfrentados pela EFAA para que esta escola se mantenha viva por muitos e muitos anos, levando esperança aos filhos e filhas dos pequenos produtores familiares rurais sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar em seu meio histórico, social e cultural.
- Item“Eu não sei ser professora” diretrizes curriculares nacionais para os cursos de jornalismo: um estudo de caso(2022-12-12) Mota, Flávia Moreira Mota e; Nascimento, Antônio Dias; Hetkowski, Tânia Maria; Ebel, Ivana Raquel; Souza, Elizeu Clementino de; Antunes, EltonEm 2013 entraram em vigor no Brasil as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo (DCNJ). Quase uma década depois da implementação das DCNJ, faz-se necessário compreender qual o posicionamento dos professores de jornalismo sobre o documento legal que regulamenta a formação de jornalistas em nível superior. Como plataforma teórica mobilizada na pesquisa, apresento uma reflexão sobre diretrizes e fundamentos curriculares, bem como suas implicações no ensino superior, a partir de um diálogo com autores como Silva (2010, 2015), Moreira e Silva (2013) e Sacristán (2017). Em seguida, discorro sobre uma filosofia do jornalismo contemporâneo, considerando as diversas manifestações dessa prática na sociedade atual (CHRISTOFOLETTI, 2019; JÁCOME, 2020; DIAS, L., 2018). Somadas as essas questões, apresento uma discussão sobre o pensamento pedagógico sobre o ensino de jornalismo no Brasil, (MEDITSCH, 2007, 2012, 2018; MOURA, 2002; MARQUES DE MELO, 2006), apontando aspectos históricos e políticos que constituíram a formação de jornalistas no país. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado o Estudo de Caso como abordagem metodológica (YIN, 2001; MARTINS, 2006), pelo seu potencial para compreender em profundidade fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Diante da análise empreendida, foi possível compreender que entre os docentes que participaram da pesquisa alguns que revelaram conhecer as DCNJ em sua integralidade, outros parcialmente e um terceiro grupo que não conhece o documento. Além disso, foram apresentados posicionamentos favoráveis e contrários ao que preconizam as Diretrizes. Mesmo diante desse cenário de tantas contradições, não se pode negar a importância da normativa para a formação de jornalistas em nível superior, considerando que se trata de um documento que confere uma estrutura comum aos cursos de jornalismo e que permite evidenciar diferentes formas de atuação docente.
- ItemExperiências formativas e laborais de jovens aprendizes de Salvador: um estudo de caso(2019-12-12) Pedreira, Lucia Alvares; Nascimento, Antônio Dias; Corrochano, Maria Carla; Faria, Maria da Graça Druck de; Costa, Lívia Alessandra Fialho daA partir dos anos de 1980, vivencia-se profundas mudanças no mundo do trabalho. A nova era da acumulação flexível, ao romper com o padrão fordista, gerou outro modo de trabalho e de vida pautado na flexibilização e na precarização do trabalho, instaurando-se novos tempos. Estudos apontam a população de 15 a 24 anos como sendo o segmento etário mais afetado negativamente pelo processo de flexibilização das relações de emprego, pelo desemprego, pela precarização do trabalho e pela violência. A preocupação com a empregabilidade se torna o foco central das políticas públicas voltadas para a juventude no Brasil. A política de aprendizagem profissional passa a ser uma das principais alternativas no quadro das políticas públicas de juventude, constituindo em eixo fundamental da política de promoção ao ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal de forma qualificada e protegida. Nos últimos anos tem crescido o número de jovens inseridos no mercado de trabalho, na condição de jovem aprendiz, constituindo-se numa das principais portas de acesso ao primeiro emprego de jovens no Brasil. Essa tese tem por objetivo compreender como os jovens aprendizes vivenciam a experiência formativa e laboral no Programa Jovem Aprendiz, no município de Salvador, de forma a refletir que tipo de formação vem sendo ofertada a esses jovens, se esta constitui uma formação na perspectiva de uma educação emancipadora ou de sujeição à lógica do mercado de trabalho capitalista. Compreende-se que apesar de a educação, na sociedade capitalista, ter a reprodução do capital como meta central de seu desenvolvimento, predominando a submissão à sua lógica, dada a contradição entre capital e trabalho, abre-se uma possibilidade real para experiências educativas que se oponham à hegemonia do capital. A tese central desse estudo é de que a Lei da Aprendizagem, ao possibilitar que entidades socioassistenciais com uma trajetória de luta pelos direitos das crianças e adolescentes possam atuar na formação profissional de jovens aprendizes, abriu uma fresta de luz para pensar uma educação para além do capital. Essa investigação se delineia nos marcos da pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa crítica e se constitui em um estudo de caso. A pesquisa, realizada na Associação Ação Mosteiro de Salvador (AASMOS), uma das entidades formadoras de Salvador que atende jovens do Subúrbio Ferroviário, utilizou-se da observação participante, acompanhando duas turmas de formação durante o período de 2017-2019, e de entrevistas narrativas com quatorze jovens aprendizes, além de conversas informais com alguns jovens egressos do Programa. Uma das conclusões que esse estudo chega é de que algumas instituições sociais que tem ofertado formação profissional dos novos trabalhadores, a exemplo da experiência aqui estudada, tem buscado desenvolver práticas educativas ancoradas nos princípios de uma educação emancipadora. Se estas não podem romper totalmente com uma formação para o capital, podem ao menos representar a possibilidade de uma educação que vá além de uma mera formação instrumental para treinar trabalhadores para o mercado de trabalho.
- ItemExperiências vividas, aprendizagens construídas: trajetórias de resistência de jovens do campo e da periferia urbana(2017-07-04) Araújo, Flávia Lorena de Souza; Nascimento, Antônio Dias; Brandão, Carlos Rodrigues; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Mutim, Avelar Luiz BastosO presente estudo tem como objetivo analisar a função formativa das experiências de resistência vivenciadas por duas configurações: agricultores familiares agroecológicos do Território de Identidade de Irecê - TII e jovens participantes do Instituto Fatumbi - Alto das Pombas, Salvador-BA, que projetam suas vidas com base na construção de uma sociedade mais digna e justa para os povos do campo e da cidade. Trata-se de uma pesquisa que procura captar uma história que ocorre em configurações de resistência e mobilizações, inserindo-se, dessa forma, no âmbito da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem a Pesquisa Participante, utilizando-se algumas técnicas de análise da Biografia Educativa, baseada em Josso (2010), nas quais são integradas as dimensões formativas, transformativas e de intervenção social. Por meio dos relatos dos jovens entrevistados, foi possível identificar que as experiências educativas vividas no âmbito da família, dos amigos, na comunidade, na escola e no trabalho contribuíram para a constituição de trajetórias educativas fundamentadas em uma racionalidade ética, comprometida com a formação de sujeitos abertos ao encontro com o novo, o desconhecido. Tais configurações resistiram em virtude da vivência de experiências de luta influenciadas por movimentos que se forjaram sob a inspiração do pensamento libertário da América Latina, da Teologia da Libertação e do Movimento Ecológico, permitindo-lhes a formação de sentidos de vida. A presente tese está fundamentada em outros estudos realizados no TII e nas periferias de Salvador e em teóricos que compuseram a base para se constituir o caminho a ser percorrido até aqui. Destacam-se os estudos de Adorno (2010), Bauman (1997, 2005, 2008, 2011), Brandão (1999, 2006, 2007), Carneiro (2014), Elias (1994, 1995), Freire (1997, 2000), Nascimento (2015), Shaff (1995), Sennet (2011), Santos (2000), Martins (1997) e Souza (2004). Por fim, para compreender as experiências de resistência e reivindicação, o texto foi fundamentado em Kowarick (1987) e Arroyo (2014) os quais, ao analisarem os processos históricos de dominação/subalternização vivenciados por grupos excluídos da sociedade capitalista, ressaltam que na tensão dos processos de formação/humanização é que se forjam pedagogias de resistências. Trata-se, portanto, de um estudo esperançoso, pois apresenta alternativas para se concretizarem práticas de vida digna para os povos do campo e das periferias urbanas, acreditando que essas práticas podem contribuir para a formação de sujeitos comprometidos com a constituição de uma sociedade justa e mais solidária.
- ItemGestão e participação: um estudo sobre a Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola de Pintadas - AMEFAP, Pintadas, Bahia(2009-11) Araújo, Suzethe da Silva; Nascimento, Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Holanda; Mutim, Avelar Luiz BastosA pesquisa sobre a Escola Família Agrícola de Pintadas, contexto do semi-árido baiano, se fundamentou nos conceitos de gestão e participação. Este estudo possui caráter inovador pela escassez de trabalhos acadêmicos que tratam da gestão das EFAS. O estudo foi realizado em 2008, na Escola Família Agrícola de Pintadas, Bahia. De natureza qualitativa com caráter explicativo/descritivo, na modalidade de estudo de caso, cujo objetivo foi de entender a origem da EFAP e apreender as percepções sobre gestão e participação dos sujeitos sociais envolvidos no processo histórico da implantação e funcionamento da Escola, tendo como elemento norteador a Pedagogia da Alternância e a gestão como elementos diferenciadores das Escolas Famílias Agrícolas das escolas regulares urbanas ou rurais. Foram considerados alguns pontos a serem refletidos, entre eles, a trajetória histórica com o nascimento da EFAP, antes da criação AMEFAP, caracterizando um processo complexo de relações internas e externas da realidade local. A gestão e a participação coletiva mostraram-se indissociáveis para a efetividade da escola e o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância enfrenta dificuldades em sua plenitude, devido a diversos fatores, entre os quais, a sustentabilidade financeira e metodológica.
- ItemHistória e Ousadia, Resistência na Periferia: O Caso do Quilombo Educacional do Orobu(2018-10-31) Santos, Paulo Roberto de Souza; Nascimento, Antônio Dias; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Nunes, Eduardo José FernandesO presente estudo propõe-se a analisar os processos educativos implementados pelo Quilombo Educacional do Orobu, tendo como enfoque a experiência do curso popular de pré-vestibular, desenvolvido desde o ano 2000. Inspirado nas fontes de resistência que foram os quilombos históricos, este atua na contemporaneidade como agente de transformação. Seus processos podem ser percebidos na proposta destes projetos, com uma pedagogia diferenciada, buscando a inserção de jovens da periferia na universidade. Esta pedagogia, inspirada nos pilares da educação popular, tem como um dos principais pontos o trabalho de cidadania e consciência negra, presente nos quilombos como disciplina curricular. Buscando contar esta história de dezoito anos, foram realizadas entrevistas com egressos do projeto que cursaram em períodos diferentes, destes, (as) alguns (as) retornaram e atualmente são professores (as) no curso. A pesquisa se deu na modalidade de estudo de caso com as etapas de entrevistas e observação participante entre maio de 2017 e julho de 2018. Na fundamentação teórica desta pesquisa destacam-se autores como Adorno (2010), André (2013), Bacchetto (2003) Freire (2015), Gohn (2006), Moura (1986) e Reis (1995). Como resultados obtidos, concluímos que o trabalho desenvolvido, ou seja, o processo educativo dos quilombos educacionais, em especial do Quilombo do Orobu, cumpre sua missão de ser muito mais que um pré-vestibular, proporcionando formação e conscientização para a vida.
- ItemInclusão e docência: a percepção dos professores sobre o medo e o preconceito no cotidiano escolar(2014-09-30) Mattos, Nicoleta Mendes de; Silva, Luciene Maria da; Franciscatti, Kety Valéria Simões; Pimentel, Susana Couto; Nascimento, Antônio Dias; Santos, Jaciete Barbosa dos; Cotidiano EscolarNesta pesquisa buscamos identificar como as relações entre o medo e o preconceito são expressas no cotidiano escolar a partir da percepção das professoras que atuam em escolas regulares com alunos em situação de inclusão e de que maneira essas relações interferem na sua ação profissional, considerando a importância do professor na efetivação da atual proposta de inclusão educacional que orienta a política educacional brasileira. Realizamos uma pesquisa qualitativa sobre as bases do medo e do preconceito e os modos de atualização na sociedade contemporânea, bem como investigamos as contradições do projeto inclusivo. Utilizamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade, particularmente os escritos de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno para aprofundarmos os estudos sobre o medo e o preconceito, recorrendo também à Psicanálise, especificamente os escritos de S. Freud. Para a investigação sobre a inclusão educacional, buscamos subsídios principalmente nos estudos de Ligia Amaral, José León Crochík, José Geraldo Silveira Bueno, Rosalba Maria Cardoso Garcia, que nos permitissem estabelecer um diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade. O estudo foi realizado na cidade de Valença – Bahia, através de levantamento documental e entrevistas com 07 (sete) professoras que atuam em 04 (quatro) escolas municipais regulares de ensino fundamental I. A partir da análise dos dados, verificamos que o medo está presente na prática docente na sala de aula, sendo experimentado como um sentimento associado à possibilidade de irrupção da agressividade, ligada às características do aluno em situação de inclusão, e que remete ao medo ancestral de aniquilamento, justificando as atitudes preconceituosas. Sobre o projeto de inclusão educacional, as professoras entendem que ele é necessário, e o defendem com ressalvas, afirmando o despreparo como condição intrínseca ao seu trabalho. O cotidiano dessas professoras encontra-se atravessado pelas emergências do dia-a-dia, não sendo a prática percebida como fonte de experiência, impedindo a reflexão e a responsabilização por suas ações. Foi identificada também a ausência de uma política municipal que contemple o projeto de inclusão educacional, fato que, juntamente com a forma de efetivação do projeto de inclusão, compromete o trabalho das professoras, mantendo-as numa posição de menoridade e justificando o seu despreparo, reforçando a permanência do medo e do preconceito no cotidiano docente.
- Item“ La calle, La Plaza, La Palabra”: educação popular, contemporaneidade e experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo(2020-11-09) Silva, Ivandilson Miranda; Santos, Luciano Costa; Rebuá, Carlos Eduardo; Santos, Stella Rodrigues dos; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Elizeu Clementino ; Silva, Tattiana Tessye Freitas daEsta tese estuda a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina. Nossa pesquisa se preocupou em entender a lógica político/epistêmica de organização dessa instituição. É importante destacar que, do ponto de vista do objetivo geral, buscou-se conhecer a experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo, que completa vinte anos em 2020, estabelecendo uma conexão de sentidos dessa práxis educativa com o conceito de educação popular na contemporaneidade. Por isso, a pergunta de partida da pesquisa é a seguinte: Em que sentido a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo se constitui como uma iniciativa de educação popular na contemporaneidade? A pesquisa se utiliza do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados para a pesquisa, produzida a partir das idas à Associação das Madres de Mayo, no mês de janeiro de 2019, em Buenos Aires, para conhecer a Associação e o trabalho realizado na Universidade Popular (hoje Instituto Universitário Nacional de Derechos Humanos Madres de Plaza de Mayo). A fenomenologia privilegia a descrição do sentido das coisas e não a explicação do fato. Aquilo que é percebido constitui um conjunto de intencionalidades significativas que possuímos das coisas, dos fenômenos. A Entrevista Narrativa se caracteriza por aprofundar aspectos específicos das histórias de vida do entrevistado, o qual remonta, a partir das suas memórias, aos acontecimentos fundamentais de sua história. A narrativa, sendo pensada como dispositivo de produção de dados/corpus para o método fenomenológico, nos direciona para a experiência, que será um conceito de grande importância para pensar a relação Fenomenologia e Entrevista Narrativa. A narração é uma experiência humana que se consolida através do relato, da lembrança que reconstrói um passado, uma particularidade. Faz-se necessário a discussão do conceito de experiência, pois não se compreende fenomenológica e narrativamente sem considerar a necessária relevância da experiência das pessoas. A experiência das universidades populares tem se constituído como possibilidade/realidade ante o processo do não (re) conhecimento e/ou legitimação do acesso da maioria da população pobre ao conhecimento científico/filosófico/social em suas dizibilidades contemporâneas. A expectativa com os resultados da pesquisa é que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, possamos pensar/agir na perspectiva de uma educação libertadora que alimente possibilidades de se buscar um “outro mundo”.
- ItemA licenciatura de pedagogia da terra: uma proposta de formação para o educador do campo(2011-12) Moreira, Edna Souza; Nascimento, Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Nunes, Eduardo; Mota, Kátia Maria SantosO presente trabalho faz parte do debate sobre Educação do Campo e tem como unidade de análise o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Terra ministrado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias –DCHT campus XVII em Bom Jesus da Lapa, o qual é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Pronera e os Movimentos Sociais e Sindicais. Tem como principal questão norteadora da pesquisa: qual o papel dos Movimentos Sociais do Campo na construção de uma proposta de formação de Professores do campo sobretudo no que diz respeito a preservação da identidade camponesa? Esta questão e as demais que nortearam este trabalho foram compreendidas a partir da contribuição dos seguintes sujeitos: estudantes militantes dos movimentos CETA, FETAG- BA, FATRES, MLT, PUC bem como dos participantes da comissão de elaboração do projeto do curso. O trabalho aqui apresentado privilegiou a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso e para coleta das informações as técnicas escolhidas foram as seguintes: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Os dados coletados confirmam a importância dos Movimentos Sociais e Sindicais do campo na luta e na construção de uma proposta de Educação do Campo que busca tanto o “desvelamento” quanto a transmissão/construção de saberes específicos de cada componente curricular; mostrou também que o Curso estudado privilegiou os valores da Educação do Campo bem como o resgate e a preservação da identidade do camponês.
- ItemA luta social ensina: o direito à educação na vida de mulheres e homens sisaleiros – Assentamento Nova Palmares – Conceição do Coité – Bahia(2014-04-25) Faria, Edite Maria da Silva de; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antonio Mufarrej; Nunes, Eduardo José Fernandes; Paiva, Jane; Hetkowski, Tânia Maria; Feitosa, Débora AlvesEste trabalho analisa como se produz o direito à educação na vida de mulheres e homens sisaleiros que vivem o cotidiano do campo e como se dão os aprendizados no Assentamento Nova Palmares, localizado no município de Conceição do Coité, pertencente ao Território do Sisal da Bahia. A pesquisa procura traçar o perfil dos sujeitos, conhecer suas histórias e trajetórias de vida que, desde crianças, os interrogam e interrogam a educação sobre os significados políticos da miséria, da fome, da luta pela terra, pela identidade e pela sua cultura, pela vida e dignidade. O referencial teórico que fundamenta este estudo compreende a relação indissociável entre a educação, à luta social e o direito na vida dos jovens, adultos e idosos do campo, numa perspectiva transformadora e forjada no movimento concreto da luta dos trabalhadores na direção da superação e transformação da sociedade que se organiza, tendo por base as desigualdades sociais e o não direito. O caminho metodológico baseia-se no estudo do cotidiano, partindo da análise dos memoriais e entrevistas com os sujeitos, das observações in loco e dos registros a partir de fotografias e diário de campo. Os resultados da pesquisa revelam a importância da educação na vida dos protagonistas deste estudo, como também as expectativas, dificuldades, entraves e desencantos com a educação que é pensada para eles e não com eles. A relação que estabelecem com ela revela o lugar que ocupa nas suas trajetórias de vida e na luta social.