Navegando por Autor "NUNES, Jacy Bandeira Almeida"
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAnálise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de Geografia - 6º ano do ensino fundamental II(2015-11-04) SOUSA, Iatita Maiana Costa; FRANCO, Gustavo Barreto; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Jorima ValozA Cartografia se define como a técnica de representar os espaços, utilizada em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de interpretar os fenômenos que ocorrem no tempo e no espaço geográfico, contribuindo para a construção de sujeitos críticos e atuantes na realidade onde vivem. Neste trabalho, foi realizada uma análise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de geografia do 6º ano, na perspectiva de conhecer a realidade atual da veiculação desse tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Geografia quanto à temática cartografia. Para tal, foram analisados quatro livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental II em relação à temática Cartografia. Das obras analisadas, apenas duas apresentam descrições detalhadas dos principais temas cartográficos, além disso, observou-se que novos conceitos adotados pela comunidade científica têm sido incorporados nessas publicações. Ressalta-se a necessidade de aperfeiçoamento no enfoque dos conteúdos apresentados nas obras analisadas, além da articulação dos conceitos de Cartografia com outros temas geográficos. Adicionalmente, sugere-se ênfase nas explicações de temas como “história da cartografia” e “projeções cartográficas”.
- ItemA APAEB e sua relação com o desenvolvimento local em Valente-BA.(2008-11-11) SANTOS, Isis Cássia Silva dos; FILHO, Antonio Muniz dos Santos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; NOVAIS, Marcos Paulo SouzaEste trabalho objetiva estabelecer uma análise no município de Valente – BA, buscando compreender se tem havido um processo de Desenvolvimento Local e qual o papel desempenhado principalmente pelas ações da APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) no referido município. Nesse estudo foi adotado como parâmetro metodológico o modelo de análise com base em Fonseca (2006). Conforme tal modelo, a implantação de uma estratégia de desenvolvimento, depende de três aspectos consensuais: o contexto, os recursos e as ações, juntos correspondem aos novos conteúdos do território, principalmente no que se refere às dinâmicas de desenvolvimento territorial nos dias atuais. Para nossa análise o território hoje deve ser entendido segundo aponta Silva (2003) como uma síntese de quatro características, dentre as quais destacamos que o território tende a apresentar laços de coesão e solidariedade, estimulados e dinamizados pelo crescimento das competitivas relações entre diferentes unidades territoriais no contexto da globalização; em termos dinâmicos os territórios valorizam suas vantagens e possibilidades comparativas através de formas organizacionais sociais, institucionalmente territorializadas capazes de promover uma inserção competitiva e bem sucedida nas novas e dinâmicas relações socioeconômicas, culturais e políticas de nossos tempos, em uma escala global.
- ItemAs contribuições do materialismo histórico e dialético para a ciência geográfica através da Geografia Crítica(2011) RIOS, Dioga Argolo de Cerqueira; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes; NUNES, Marcone Denys dos ReisEste trabalho objetiva explicar quais as contribuições que o materialismo histórico e dialético, desenvolvido por Karl Marx, deram à ciência geográfica através da sua incorporação na Geografia Crítica. Para alcançar este objetivo, o procedimento utilizado foi o da pesquisa bibliográfica voltada para a elucidação do materialismo histórico e dialético, através das obras do próprio Marx, assim como de outros autores que discutem o marxismo. Neste mesmo sentido, foram consultados os autores que discutem história do pensamento geográfico e, logo Geografia Crítica. Foram utilizados livros, artigos científicos e documentários que tratam do tema em questão. Com o objetivo didático de tornar este trabalho mais compreensível para o leitor, este foi dividido em duas partes: a primeira voltada mais especificadamente para os conteúdos filosóficos, que são necessários para se compreender o materialismo histórico e dialético; e, a segunda parte direcionada para a ciência geográfica, sua história, suas principais correntes, até o seu desembocar na geografia crítica, com a incorporação do materialismo histórico e dialético. Como resultados, foi perceptível que o materialismo histórico e dialético forneceu os subsídios teóricos e metodológicos para que a Geografia Crítica rompesse com o pensamento tradicional, apolítico e acrítico da Geografia Tradicional e Pragmática, bem como permitiu uma crítica ao Paradigma Positivista largamente utilizado na ciência geográfica, e à sociedade capitalista repleta de desigualdades e explorações.
- ItemDiagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações para gestão e planejamento de riscos na cidade de Jacobina, Bahia(2022-12-16) NASCIMENTO, Nilma Alves do ; SILVA, Wesley Lopes da ; JESUS, José Alves; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho objetiva realizar diagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na cidade de Jacobina-BA (2021-2022), visando gestão e planejamento de riscos. Metodologicamente, adotou-se abordagem quantitativa, em especial devido implementação de banco de dados geográficos em SIG. A tipologia da pesquisa é descritiva, porém sem abdicar à explicação. O trabalho foi estruturado sob método hipotético-dedutivo, tendo como fontes principais as primárias, em virtude da inexistência de pesquisas anteriores sobre o objeto de pesquisa definido. Em termos procedimentais, realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório. Neste sentido, estabeleceu-se estruturação de SIG, zoneamento e classificação das suscetibilidades. Os dados importados e gerados foram analisados a partir da produção de mapas temáticos, fotointerpretação, desenvolvimento de pré-mapa e carta síntese. Os resultados indicam suscetibilidades a escorregamentos planares, quedas de bloco e inundações nas porções norte, sul, leste e oeste da cidade de Jacobina. Por fim, evidenciou-se que a erosão desencadeada pela supressão da vegetação e exposição do solo no contexto da expansão urbana desordenada é o evento de interface entre as suscetibilidades de movimentos gravitacionais de massa em encostas e inundações nas várzeas da cidade de Jacobina.
- ItemA dimensão ambiental nos livros didáticos de geografia de 5ª série do ensino fundamental(2008-11-10) MENEZES, Emille Mena Lima; MARTINS, Jacqueline de Vasconcelos Dantas; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos SantosDurante muito tempo, os livros didáticos deixaram de ser objeto de estudo de pesquisadores devido ao duvidoso papel que desempenhavam na configuração das instituições de ensino, sobretudo nas escolas da rede pública de ensino. Antes conhecido apenas como instrumento de memorização, o livro didático avançou, e hoje, além de transmitir conhecimento, transformou-se em um instrumento pedagógico importante para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos e para a formação política e social dos mesmos. Também serve como objeto de atualização de professores e deve promover a formação de cidadãos responsáveis, principalmente com a questão ambiental que tanto preocupa, atualmente, a sociedade e é uma questão expressamente discutida nos diversos meios, sejam eles acadêmicos, sociais, a mídia, dentre outros. O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, que avalia e seleciona os livros didáticos para o uso em sala de aula, foi o grande responsável pelo notável avanço no campo conceitual desse material didático. Neste trabalho, busca-se avaliar a dimensão conceitual de Meio Ambiente nos livros didáticos de 5ª série do Ensino Fundamental. Sendo assim, foram analisados para compreender como os autores desses livros trabalham o conceito de Meio Ambiente e as implicações provenientes do tipo de abordagem desenvolvida por cada um deles. Objetivando analisar e refletir acerca do modo como esses autores empregam este conceito nos livros didáticos, aplicou-se a A.C. – Análise de Conteúdo. A classificação do conceito de Meio Ambiente, trazido por cada autor dos livros didáticos estudados, foi caracterizada com base nas concepções paradigmáticas de Sauvé, bem como as categorias sobre as concepções de Meio Ambiente apresentadas por Barzano.
- ItemA espacialidade do desenvolvimento socioeconômico nos últimos dez anos na cidade de Miguel Calmon-Ba(2012-12-15) MIRANDA, Graciete Adelaide de; SILVA, Mayla Fabiana Alcantara; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; jesus, José Alves de; GUERRA, Miriam Geonisse de MirandaAlgumas pequenas e médias cidades do Brasil vêm ganhando destaque em seus cenários espaciais, é nesse intuito que o objeto da presente pesquisa se refere à Espacialidade do desenvolvimento socioeconômico nos últimos dez anos na sede de Miguel Calmon. Os Objetivos desse estudo foram: historicizar e conceituar o que é Espacialidade; conhecer e reconhecer os indicadores responsáveis pelo desenvolvimento socioespacial e econômico de Miguel Calmon; identificar os fenômenos e as explicações para tal desenvolvimento; analisar a correlação entre crescimento socioeconômico e a construção da espacialidade. A inquietação referente a problemática despertou a necessidade de contribuir cientificamente para a construção do conhecimento sobre esse desenvolvimento ocorrido na última década, pois a atual sede em meados dos anos 2000 presenciou o inicio de novas configurações em seu território. O enfoque da pesquisa foi quantitativo utilizando o qualitativo como auxiliar na elucidação dos dados obtidos. Os procedimentos realizados nesse trabalho foram pesquisa bibliográfica, e a pesquisa de campo, na qual foi utilizada os questionários socioeconômicos com a população dos cinco maiores bairros da cidade, as entrevistas com o poder público, os dados do SEI, do censo 2000 a 2010 e da Prefeitura Municipal. Os resultados mostram que Miguel Calmon alcançou patamares significativos em temos de saúde, saneamento básico e infraestrutura. Todos dos moradores possuem água tratada, energia elétrica e coleta dos resíduos orgânicos, a maioria moram em casa própria. Porém, o tratamento da rede de esgoto é inexistente, sendo que o mesmo é jogado na lagoa da cidade. A maioria trabalha na agricultura e o nível escolar se restringe as séries iniciais do ensino fundamental. Em termos de desenvolvimento socioeconômico, observou-se que é incipiente, e que a melhora nas condições de vida da população é consequência dos programas sociais fornecidos pelos governos federais e estaduais em parceria com a Prefeitura Municipal.
- ItemEspecialidade do Programa Bolsa Família no combate à fome no município de Quixabeira - Bahia(2011-03-14) FERREIRA, Elton Rodrigues; JESUS, Fábio Nunes de; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA fome é um fenômeno presente em diversas partes do mundo e com ela, o saldo de milhões de pessoas que falecem devido à insuficiência alimentar. Não distante da nossa realidade, ela se faz presente em nosso meio, com diversas conotações que as oculta. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo, analisar até que ponto a espacialidade do programa Bolsa Família contribui no combate à fome no município de Quixabeira – Bahia. Para a compreensão geográfica da fome, foram adotadas as concepções teórica de Josué de Castro (1984), Adas (1999) e Abramovay (1991) onde os autores são consensuais de que o fenômeno da fome consiste numa problemática da esfera social, política e econômica, sendo este último, o mais acintoso para a permanência da penúria. A pesquisa trás átona a grande discussão entre crescimento populacional versus produção alimentar, confrontando as teorias com os atuais índices de produtividades, chegando a uma conclusão dessa problemática. Na sapiência de que a forma de organização de um espaço possui relatividade para o estabelecimento dessa penúria, foram trabalhadas as categorias da geografia, começando pelas relações territoriais na formação socioespacial do Brasil, a região, dando ênfase à relação teórica entre o Nordeste e a questão da fome, bem como, em última escala, foi fomentada uma discussão e análise empírica da espacialidade do programa no referido município, respaldando a dimensão da carência e a aquisição da renda propiciada pelo Bolsa Família, como um dos mecanismos necessário para a alimentação dos beneficiados. Tendo como enfoque o quantitativo e o qualitativo, e corroborado pelo método dialético e das coletas de dados em entrevistas semi-estruturadas e questionários, percebeu-se ao término da pesquisa, que a condição de renda dos beneficiados é incipiente, necessitando da efetividade do Estado no combate à fome, através de programas de distribuição de renda para contribuir na alimentação familiar como o Bolsa Família.
- ItemEstratégias de Aprendizagem no Ensino de Paisagem para alunos com Síndrome De Down(2011-11-15) CARVALHO, Alaíde Gonçalves; LIMA, Graciete Carneiro Oliveira; MATOS, Rosemeire Lopes; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO conhecimento do professor acerca das limitações e habilidades dos alunos especiais é fator primordial para a escolha de estratégias que potencializem a aprendizagem dos conteúdos escolares por esses discentes. Diante desse fato, esta pesquisa objetiva investigar a articulação de estratégias de aprendizagem no ensino dos conteúdos geográficos de paisagem para alunos portadores da síndrome de Down. Fundamentado nos pressupostos do enfoque crítico dialético, o procedimento metodológico utilizado para elucidar o fenômeno investigado, caracteriza o estudo como pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que as estratégias de aprendizagem possivelmente mais eficientes para potencializar a aprendizagem dos alunos portadores da síndrome de Down acerca dos conteúdos de paisagem, referem-se aquelas que trabalham a memória visual, como por exemplo, as aulas de campo, as fotografias e os desenhos, pois, como esses discentes possuem dificuldades de abstração e concentração, essas estratégias além de despertarem um maior envolvimento e interesse dos educandos, possibilitam a construção do conhecimento a partir do concreto, do vivido pelo aluno.
- ItemFatores que impedem a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino nas escolas municipais no município de Jacobina, Bahia. Desafio para uma educação inclusiva.(2008-11-10) OLIVEIRA, Itanna Ribeiro de; NUNES, Viviane Santos; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SOUZA, Antonieta Leolina de; SANTOS, Edel Isamar Martins dos; NUNES, Jacy Bandeira AlmeidaA presente pesquisa buscou analisar os fatores que impedem a inclusão de alunos surdos no ensino regular no município de Jacobina, Bahia, através de uma abordagem Trânsito-Dialético, uma vez que para as Ciências Geográficas os questionamentos apresentados em forma de hipóteses podem ser referendadas mediante a relação dos sujeitos participantes da mesma. Os resultados apresentados se reportam às questões das dificuldades dos professores em desenvolver um trabalho eficiente com alunos surdos pelo desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, gerando a falta de comunicação entre os atores do processo ensino-aprendizagem; tal situação se dá em função da não capacitação no exercício de formação continuada, principalmente por não haverem Políticas Públicas no municipio de Jacobina, apesar da Lei 9.394/96 explicitar tal necessidade.
- ItemFeira Livre em Quixabeira – Ba: redes de sociabilidade e a construção do sentimento de pertencimento(2018-06-15) SILVA, Aigo Lima; ARAÚJO, Alana Mendes Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne deA presente pesquisa tem por objetivo geral compreender a relevância, a dinâmica e as redes de sociabilidades estabelecidas na feira livre de Quixabeira – BA que por sua vez influenciam na construção do sentimento de pertencimento de seus frequentadores em relação ao lugar. Os objetivos específicos são identificar a relação que se estabelece entre o lugar, as redes de sociabilidades e o sentimento de pertencimento e identificar ainda as principais redes estabelecidas na feira livre. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizados os métodos de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, sendo os instrumentos de coleta dos dados, as entrevistas realizadas com os frequentadores, a História Oral utilizada com alguns moradores antigos da cidade de Quixabeira e as observações in loco. Nos resultados alcançados percebe-se a existência de várias redes de sociabilidade na feira, tais como, a colaboração, solidariedade, as regras e amizades entre os frequentadores e essas formas de sociabilidade fazem da feira um lugar.
- ItemA Geografia da Cultura do Licurí em Serrolândia e sua influência para o Equilíbrio Ambiental: do descaso à necessidade.(2016-12-15) ARAÚJO, Fredson Rodrigues de; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Edivaldo Hilário dosTrabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar a Geografia da Cultura do Licurí (Syagros coronata) no município de Serrolândia-BA, destacando os principais elementos que revelam a sua influência para o equilíbrio ambiental, a partir de evidencias teóricas e práticas, tomando como base as iniciativas existentes para discorrer sobre as características da cultura e os resultados obtidos com a exploração da espécie. Trata-se de uma pesquisa baseada na categoria de análise da paisagem e das interações do homem/sociedade com os elementos da natureza. Inicialmente, realizou-se levantamento bibliográfico e pesquisa documental para obtenção de parâmetros entre a teoria e a prática, para em seguida efetuar a observação de campo para elucidar o fenômeno. Os resultados obtidos apontaram para a efetivação da situação de equilíbrio ambiental, torna-se-ão viáveis ao se levar em conta o nível de conhecimento adquirido pela população em relação aos benefícios vitais que a cultura do licurí oferece. Logicamente os impasses para a concretização reside no fato da supervalorização do capital e na sociedade do consumo em detrimento a obtenção da qualidade de vida pautada no bem estar socioambiental.
- ItemA influência das políticas públicas na configuração socioespacial do assentamento Vila Nova, em Ourolândia - BA.(2013) Reis, Gabriel Carneiro; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes; JESUS, José Alves deTrabalho de conclusão de curso desenvolvido com o objetivo analisar como as políticas públicas tem influenciado na configuração socioespacial do assentamento Vila Nova, em Ourolândia, Bahia. O foco se deu a partir dos desafios e perspectivas de permanência no assentamento, frente às políticas e ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público, bem como os impactos na dinâmica social do assentamento. O estudo de caso permitiu identificar e explorar os problemas da realidade. O materialismo dialético deu suporte a toda à pesquisa e permitiu a interpretação da realidade a partir das contradições sócio históricas estabelecidas espacialmente. A coleta dados foi feita através de formulários e entrevistas estruturada, sendo estas analisadas e tratadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontaram que no assentamento Vila Nova as ações do Estado tem influenciado diretamente na configuração socioespacial, através das políticas sociais e de infraestrutura produtiva. As políticas tidas como sociais tem proporcionado o acesso a seus serviços, em condições parcialmente satisfatórias. Enquanto que as políticas de infraestrutura produtiva não estão atendendo as necessidades básicas de geração de renda, para garantir condições de vida dignas. Dessa forma, tem provocado insatisfação nos assentados, o que tem levado a desistência ou evasão dos trabalhadores.
- ItemLugar e Território do Ser Negro no Brasil Contemporâneo: ponto de vista dos alunos do Ensino Médio de Várzea Do Poço-Ba(2017-12-15) SILVA, Eilane Carvalho da; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes de; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o ponto de vista dos alunos do Ensino Médio de Várzea do Poço – BA, sobre o território e lugar do ser negro no Brasil contemporâneo. Parte-se da suposição de que a identidade étnica é produto das interações sócio espaciais, histórica, cognitivas e afetivas. Inicialmente realizou-se o levantamento bibliográfico. A pesquisa campo foi aplicada no Colégio Estadual Felipe Cassiano, em Várzea do Poço, Bahia, com alunos do Ensino Médio, através de entrevistas narrativas. As entrevistas foram feitas com uso de gravador, sendo que foram dirigidas perguntas para cada entrevistado individualmente e em local isolado dos demais. A gravação foi permitida e os nomes dos entrevistados não foram revelados por questões éticas para garantir a dignidade dos entrevistados, mas foram identificados por números seguidos de letras A (que possui características de auto afirmação) e NA (que não apresenta características de auto afirmação). O conceito de lugar foi fundamentado em Carlos e Santos. Para o conceito de território utilizou-se Souza e Haesbaert. Os resultados apontam que essa população já conquistou um lugar igualitário. Segundo os alunos, o lugar do negro são todos os lugares. No que diz respeito ao território, eles percebem que existem desavenças, preconceitos, interiorização dessa população. Dessa forma, os confrontos por território são perceptíveis.
- ItemLugar, Cooperativismo e Economia Solidária: um estudo da Cooperativa Recicla no Município de Jacobina-Ba.(2017-12-15) DALTRO, Daiane Lima de Oliveira; LIMA, Jamille da Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; ARAÚJO, Joseane Gomes deEsta pesquisa tem por objetivo compreender a relação existente entre o lugar e a dinâmica político-econômica da Cooperativa Recicla Jacobina. Esta cooperativa foi fundada no ano de 2012, após o fechamento do lixão no município de Jacobina - Bahia, devido a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu obrigatoriedade da substituição dos lixões a céu aberto por aterros sanitários como medida de proteção ambiental. Nesse contexto, os catadores autônomos, que encontravam-se em situação de extrema precariedade social, aglutinaram esforços a procura de outras alternativas para trabalhar, o que resultou na criação da Cooperativa Reclica Jacobina. Esta pesquisa se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual foi realizada por meio da observação sistemática das ações promovidas pela cooperativa investigada durante o ano de 2016 até meados de 2017, bem como por meio da realização de entrevistas com os técnicos, direção da cooperativa e com os demais cooperados. Este estudo permitiu compreender a relação entre o lugar, base da re-produção da vida, e a Cooperativa Recicla Jacobina, pois mesmo a partir da alteridade com/no lugar, criou-se uma teia de relações que sustentam a vida, tanto do indivíduo, quando do coletivo dos cooperados. A cooperativa ganha novos contornos através da dinamicidade do lugar, mas também alimenta e redefine o próprio sentido do lugar.
- ItemNegros nos sertões: a territorialidade da matriz religiosa africana em Jacobina-BA(2016) SILVA, Márcia Santos da; JESUS, Fábio Nunes de; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Jorima Valoz dosA construção e desenvolvimento de Jacobina está diretamente atrelada ao processo de interiorização da Bahia ainda durante o período colonial do Brasil, no qual as terras, mesmo habitadas por tribos indígenas, foram entregues a donatários mediante sistema das sesmarias. A ocupação dessas terras se deu inicialmente através da criação de gado e isso, dentre outros fatores, condicionou a vinda de um número significativo de negros (ainda na condição de escravizados) para trabalhar. Diante de uma sociedade espelhada em modelos de desenvolvimento europeu, as manifestações culturais e religiosas negras foram constantemente reprimidas e socialmente segregadas em Jacobina, todavia conseguindo se auto afirmar e resistir até os dias atuais, tendo a partir da década de 70, o apoio institucional da Federação Baiana dos Cultos Afro Brasileiros através de um representante local. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo discutir como se configura a territorialidade da matriz religiosa africana em Jacobina, Bahia, frente aos processos históricos e relações dialéticas que envolvem as classes dominantes da sociedade e os cultos de matriz africana, assim como as ligações e influência destas nos cultos religiosos negros deste local de estudo. Para constatação destes fatos foi realizada pesquisa bibliográfica que inclui a leitura e consulta a livros, artigos científicos, monografias, dissertações, documentários, periódicos e leis municipais, assim como a realização de uma pesquisa de campo, mediante entrevista oral. Os resultados mostraram que apesar do processo de construção social de Jacobina ter sido pensada e estruturada em um modelo homogeneizador frente as diferentes culturas presentes na cidade, as manifestações religiosas negras se fazem presentes no município até os dias atuais. Durante a pesquisa foi possível perceber que os terreiros de candomblé presentes na cidade, são ligados mais diretamente a capital Salvador e que os cultos religiosos que se desenvolveram em Jacobina são reflexos das influências entre as crenças africanas, indígenas e católicas, surgindo como uma adaptação a uma imposição a crença exclusivamente católica.
- ItemA percepção ambiental no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, distrito de Itaitu, Jacobina – Bahia, à luz do Programa Despertar: um estudo de caso(2008-11-20) SEIXAS, Lívia Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; LEAL, Ione Oliveira JatobáEste trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória, qualiquantitativa e baseada no método hermenêutico-dialético, acerca da percepção ambiental dos alunos e professores, a partir da atuação do Programa Despertar, no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, situado no Distrito de Itaitu, zona rural do município de Jacobina-BA. O Programa Despertar é um programa especial do Serviço Nacional de Aprendizado Rural, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e com a Companhia de Eletricidade da Bahia. Atua promovendo capacitação em EA nas escolas das comunidades rurais dos municípios baianos. O Programa Despertar visa promover a conscientização ecológica do indivíduo, formando cidadãos conscientes dos problemas socioambientais do planeta e dispostos a promover ações de melhoria no âmbito da saúde, educação e meio ambiente. A proposta desse estudo de caso é, de fato, identificar a percepção ambiental dos alunos e dos professores do Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, a partir da aplicação de questionários de questões abertas para os professores e questionários de questões abertas, inclusive desenhos, para os alunos participantes da pesquisa. Esta pesquisa tomou como referência para interpretação dos dados as duas principais vertentes da EA: a conservadora e a emancipatória. Para a análise de dados utilizou a metodologia da Análise de Conteúdo. Ao final da pesquisa, detectou-se a presença da vertente naturalista da EA tanto nas concepções dos professores quanto nas concepções dos alunos, no entanto, percebe-se a transição desta para a visão socioambiental em ambas as partes.
- ItemA perda dos referenciais urbanos no centro de Jacobina - Bahia.(2014-11-12) OLIVEIRA, Rosilane Gomes de; LIMA, Jamille da Silva; JESUS, José Alves de; NUNES, Jacy Bandeira AlmeidaA presente pesquisa teve o objetivo de compreender a influência das transformações arquitetônicas no Centro de Jacobina na perda dos referenciais urbanos. A pesquisa é um estudo de caso, entendendo que este direciona para o estudo das dinâmicas socioespacias existentes num determinado lócus. Utilizou-se o enfoque crítico dialético e uma abordagem qualitativo-quantitativo. A realização da coleta de dados foi feita através de pesquisa documental, iconográfica e de campo. Para a realização desta, entrevistaram-se trinta e duas pessoas residentes no recorte do centro urbano. Na análise dos dados coletados em campo, geraram-se alguns dados estatísticos, bem como as falas dos sujeitos pesquisados foram analisadas, sendo imprescindíveis para o presente trabalho. Os resultados dos dados coletados, tabulados e analisados apontaram que a perda dos referenciais no centro de Jacobina, decorre das diversas transformações arquitetônicas no centro de Jacobina. Constatou-se a partir das análises realizadas sobre as falas dos sujeitos, que ainda que o desaparecimento dos marcos referenciais, dado através das transformações ocorridas em suas formas ou ainda além das novas funções de uso dessas construções, para alguns caracteriza um fator negativo, enquanto que para outras pessoas não. Os sujeitos demonstraram considerar que a perda dos referencias urbanos, é produto das tantas modificações ocorridas no centro urbano.
- ItemO potencial da webquest para a aprendizagem da educação ambiental(2012) PEREIRA, Udiane dos Santos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como intuito apresentar o processo e os resultados do desenvolvimento de um minicurso com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi preciso que os discentes executassem as atividades propostas numa webquest, articulando pesquisas na internet e atividades de campo sobre os problemas socioambientais na cidade de Morro do Chapéu – Bahia; a fim de buscar constatar o potencial do uso da webquest na aprendizagem sobre Educação Ambiental. A modalidade de investigação utilizada foi a pesquisa-ação. As atividades desenvolvidas no minicurso e propostas na webquest contemplaram a realização de atividade de campo, de forma coletiva, para que os alunos apontassem os problemas socioambientais existentes na cidade; a delimitação e o registro fotográfico do problema; a construção dos caminhos para a busca de possíveis soluções; a socialização para os demais alunos por meio de pequenos vídeos e apresentações eletrônicas. A construção do referencial teórico estabeleceu a interlocução com: Demo, Tripp, Martins Fernandes, Paulo Freire, Pierre Lévy, Galiazzi, Vidal, Heerdt e Finck Brandt. Com os resultados obtidos com a realização do trabalho, pode-se comprovar a importância de se criar situações significativas, utilizando a pesquisa como princípio educativo. Com a metodologia desenvolvida os alunos leram, discutiram, escreveram sobre os problemas socioambientais, apontaram soluções possíveis com execução das atividades disponibilizadas na webquest, garantindo alcance dos objetivos propostos. Diante a isso, pôde-se constatar o potencial significativo da webquest para promover maior mobilidade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem, na educação ambiental e na inclusão digital dos alunos.
- ItemA produção e comercialização da pinha em Presidente Dutra: uma alternativa de desenvolvimento sustentável?(2008-11-10) SOUZA, Indira Neiva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL. Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Edivaldo HilárioEsse trabalho tem como tema o Desenvolvimento Local Sustentável no município de Presidente Dutra – Ba, a partir da produção e comercialização de pinha. O problema central dessa pesquisa consiste na existência ou não de desenvolvimento local sustentável no município de Presidente Dutra gerado pela produção e comercialização da pinha, e se esse desenvolvimento é sustentável a longo prazo. O objetivo geral desse trabalho é desvendar tal problema, e investigar as razões pelas quais tal produto gera tantas divisas para o município, porém não consegue promover esse desenvolvimento, e quais as possibilidades da construção deste no município. Para tanto, a metodologia segue a linha dos pressupostos do Materialismo Dialético, visto que se propõe a analisar todo o processo de formação da economia do município, desde a sua criação, a introdução da pinha até os dias atuais. A abordagem feita foi a quantitativa, quanto à análise dos dados da economia municipal, e qualitativa, analisando assim a qualidade de vida da sociedade local. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram a atual inexistência de um desenvolvimento local sustentável no município, uma vez que o sistema ao qual está organizada a produção de pinha, assim como a economia do município, é baseado no sistema capitalista de desenvolvimento econômico, pautado no uso indiscriminado dos recursos naturais, sem a preocupação com a conservação destes para as futuras gerações. No entanto, observou-se a potencialidade local a ser explorada no município, tendo como base a dinamização da produção de pinha, a otimização no uso dos recursos naturais, e a preocupação com as futuras gerações.