Navegando por Autor "NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) SANTOS, Jéssica Pinho dos; RAMOS, Michael Daian Pacheco; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) SILVA, Crismilla dos Santos; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.