Navegando por Autor "Mutim, Avelar Luiz Bastos"
Agora exibindo 1 - 20 de 41
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO círculo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos na construção da cidadania planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da Costa; Aquino, Maria Sacramento; Sales, Kathia Marise Borges; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Antônio Pereira; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.
- ItemConselho municipal de educação: uma análise de sua participação no sistema municipal de ensino de Santa Luz – Bahia(2007-03-06) Nascimento, Maria Amélia Silva; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Almeida Neto, Prudente Pereira de; Fialho, Nadia HageNo Brasil, a partir da década de 90 do século XX, as reformas educacionais foram intensificadas, proporcionando a descentralização do setor educacional, com a finalidade de assegurar a gestão democrática da educação. Nesse cenário os municípios passaram a dispor de prerrogativas legais no sentido da educação local, a partir da criação dos seus sistemas de ensino. Esse fato gerou a demanda por participação da sociedade na gestão do sistema de ensino, via Conselho Municipal de Educação. No município de Santa Luz, a criação do Conselho Municipal de Educação e do Sistema de Ensino são fatos recentes, que podem ter levado o município a enfrentar dificuldades para compreender, e implementar tal processo. Esta pesquisa decorre a partir desse contexto, tendo como objetivo principal analisar como o Conselho Municipal de Educação vem desempenhado as suas atribuições regimentais no que se refere a sua participação no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, no período de 2002 a 2006. Para este fim, elaboramos um referencial teórico, fundamentado na legislação educacional e em autores contemporâneos que tratam das questões relacionadas à participação, tipos de participação e conselhos, em especial o Conselho Municipal de Educação. Quanto à metodologia, adotamos o estudo de caso, pois consideramos que esta metodologia reúne elementos necessários a nossa investigação. Por fim foram enunciados por meio da análise de dados e entrevistas alguns fatores que implicam no processo de participação do Conselho no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, Bahia.
- ItemConselhos municipais de educação e gestão territorial na Bacia do Rio Grande/BA: potencial interpretativo da dialética local/territorial na análise da política educacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-25) Furtado , Rosa Maria Silva; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Algebani, Eveline Bertino; Brandão, Paulo Roberto Baqueiro; Souza , Heron Ferreira; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Novaes, Ivan LuísO entendimento da perspectiva da gestão territorial e seu potencial na interpretação da realidade que envolve a problemática da política educacional impulsionou nosso interesse em aprofundar estudos sobre a atuação dos Conselhos Municipais de Educação (CME), à luz de uma série de tensões e fermentações que são políticas, institucionais e sociais, no contexto de implantação e desenvolvimento de uma nova forma de organização político-administrativa no Estado da Bahia, que ganhou o nome de Territórios de Identidade. Tomando como referência a abordagem territorial e seus possíveis nexos na democratização da política educacional, o presente estudo está pautado no objetivo de analisar as condições de atuação dos CMEs na gestão territorial da Bacia do Rio Grande/BA, seus limites e possibilidades na inter-relação com o CODETER, no planejamento e realização da política educacional. Como pressupostos teóricos, o embasamento deu-se, principalmente, pelo pensamento de Algebaile e Oliveira (2019); Bordignon (2008, 2020); Cury (2006); Fischer (1992, 2009); Fontes (2014); Haesbaert (2007); Rocha (2015); Santos (1988, 2006, 2007, 2011); Shneider (2004), entre outros. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa, desenvolvendo-se pela investigação dos fenômenos sociais diretamente relacionados à sua historicidade, por isso a caracterização como pesquisa histórica e a produção de dados por meio das fontes documentais, complementados por informações verbais, colhidas nas entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a necessidade de um olhar mais atento quanto à dialética local/territorial de modo a visualizar, com um enfoque mais abrangente, a relação entre a política educacional e gestão territorial, sobressaindo a relevância da perspectiva na democratização da política educacional e seu significado para o desenvolvimento. Neste momento histórico, a relação está comprometida, em face dos entraves e limites vivenciados por estas instâncias colegiadas, o que é evidenciado tanto pela percepção de membros dos CMEs, quanto por membros do CODETER, ao revelarem a necessidade de fortalecimento desses colegiados em busca da gestão territorial do desenvolvimento, com planejamento em escala local/territorial. Conclui-se que a abordagem local/territorial é capaz de influenciar as necessárias transformações na atuação dos CMEs, tomando o regime de colaboração e a dialética local/territorial para ampliar a concepção de espaço e transformar a democratização da política educacional em um instrumento de melhoria da educação e da gestão para um desenvolvimento politicamente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, é possível afirmar que a democratização da política educacional, entendida como fator de desenvolvimento, não consta na centralidade das ações dessas instâncias colegiadas e que a atuação dos CMEs na Bacia do Rio Grande permanece envolta em entraves e desafios, a exemplo da falta de autonomia administrativa e financeira e do expressivo compromisso e participação dos conselheiros na tomada de decisões, comprometendo a democratização e o exercício da cidadania em âmbito local/territorial.
- ItemDa mandioca à farinhada: aproximações e distanciamentos entre educação do campo e gestão escolar no território sertão produtivo - BA(2021-08-26) Silva, Priscila Teixeira da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Nunes, Claudio Pinto; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Mutim, Avelar Luiz BastosA gestão escolar pode dificultar ou colaborar paraa institucionalização da Educação do Campo como projeto da escola e comunidade, para discussão de tal tese elegemos o Território de Identidade Sertão Produtivo-BA como espaço de pesquisa. Assim o estudo busca analisar quais aspectos da gestão das escolas do campo no Território Sertão Produtivo-BA podem influenciar sua função na institucionalização da Educação do Campo como projeto da escola e comunidade. Deste modo levamos em consideração o perfil, as formas organizacionais, as condições de trabalho das(os) gestoras(es), os aspectos da gestão que se aproximam ou se distanciam dos princípios e das proposições sobre a gestão das Diretrizes Operacionais da Educação do Campo, e as redes de diálogo e apoio existentes e possíveis. A pesquisa de campo e documental está fundamentada na abordagem qualiquantitativa e, para coleta de dados, foram utilizadas informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica, questionário sobre aspectos relacionados à gestão e à Educação do Campo aplicado com gestoras(es) de escolas do campo do Território, Ciclo de Estudos Temático, como grupo de discussão, e o contato com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representantes de movimentos sociais, organizações e associações e do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Utilizou-se a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva do tipo medida de tendência central para interpretação dos dados. Apresentamos a Educação do Campo a partir de três dimensões: movimento de luta, modalidade educacional e concepção de educação, associando as disposições legais existentes no Brasil sobre gestão democrática. Como aproximações da gestão com a Educação do Campo, destacamos a formação em curso superior das(os) profissionais, o conhecimento sobre a legislação, a gestão real, a preocupação com o currículo, vinculação entre Educação do Campo e a gestão democrática, a existência de conselhos escolares e uma composição mais democrática em boa parte das escolas, a elaboração própria do Projeto Político Pedagógico ou, ao menos, o debate com a equipe escolar. Os dados apontam como distanciamentos as condições de trabalho, a inexperiência na gestão, a questão salarial, a indicação ao cargo, a gestão nucleada e a não-gestão, funções dos conselhos centradas em questões internas à escola, a baixa frequência das reuniões, a escassa inserção de temas da realidade do campo nos projetos, a pouca percepção sobre o papel da gestão na aproximação dos Projetos Políticos Pedagógicos aos princípios da Educação do Campo. As(os) gestoras(es) destacam como principais atores em sua rede de apoio e diálogo outras (os) gestoras(es), a comunidade e instâncias superiores. Apenas o Centro de Agroecologia do Semiárido foi citado como organização que articulou um processo formativo na área, assim, apresentamos o mapeamento de outras possíveis redes existentes no Território. As conclusões deste estudo reforçam a relevância da gestão na institucionalização da Educação do Campo, mas, para que isso se efetive, é preciso que se garantam condições materiais de trabalho, formação específica, fomento de outras formas organizacionais da gestão; vínculo com a comunidade/realidade local, organização coletiva e o fortalecimento de novas redes de diálogo e apoio.
- ItemDesenvolvimento territorial no Estado da Bahia: o caso das escolas agrotécnicas estaduais de Amargosa e Irecê(2009) Souza, Heron Ferreira; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Junior, Alexandre Américo Almassy; Fialho, Nádia HageO objetivo desta dissertação é discutir a territorialidade das escolas agrotécnicas estaduais na Bahia. Para tanto, tem-se como objetivo central a compreensão de como as escolas agrotécnicas têm contribuído para a promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade dos territórios baianos. São analisadas as escolas agrotécnicas de Amargosa e Irecê. Tomam-se como referenciais de análise o currículo, as práticas pedagógicas e o contexto regional/territorial. Propõe-se uma análise calcada na dialética materialista e histórica. A pesquisa é de cunho qualiquantitativo. Foram feitas entrevistas e/ou aplicação de questionários semiestruturados aos diretores, professores, ex-professores, educandos, egressos. A análise esteve direcionada as seguintes dimensões curriculares: proposta curricular; prática pedagógica; relação trabalho-educação; formação político-social; e as vivências dos sujeitos do processo educativo. Ficou evidente a necessidade de: articulação mais direta entre as escolas agrotécnicas e as políticas de desenvolvimento territorial; repensar a relação escola-comunidade, a fim de abarcar o meio rural como elemento pedagógico; e uma formação técnica mais pautada na formação sócio-política, sócio-ambiental. De modo geral, observou-se que a territorialidade das escolas agrotécnicas esteve historicamente atrelada a racionalização do capital do campo, porém, a dialética entre o currículo concebido e vivido permitiu a estruturação da contra-ordem.
- ItemA dimensão educativa da participação social da rede cammpi e sua influência nas políticas de habitação implementadas na península de itapagipe a partir de 1990(2012-10-31) Nascimento, Raimundo José Pedreira do; Nunes, Eduardo José Fernandes; Garcia, Antonia do Santos; Mutim, Avelar Luiz BastosA presente pesquisa tem como objetivo analisar a dimensão educativa da participação social da Rede CAMMPI e sua influência nas políticas de habitação implementadas na península de Itapagipe a partir de 1990. Pretende-se também compreender como se organizam os atores sociais envolvidos e as ações educativas desenvolvidas. Foram utilizados os referenciais teóricos metodológicos, relacionados aom a Educação Popular e a Participação Social, cidadania e democracia, vistos como instrumentos de emancipação dos sujeitos e Gestão do Território e do Desenvolvimento. Para a realização da pesquisa foram utilizadas as técnicas, grupo Focal e uma adaptação da IAD (Institutional Analysis and Development). Também foram utilizadas a análise documental de fontes secundárias (teses, artigos e documentos produzidos pelo Poder Público e pela sociedade civil). A pesquisa procurou analisar a dimensão educativo implicada no processo dialético de ação, reflexão e ação. Aponta-se para contradições inerente ao processo educativo vivenciado em diferentes níveis de participação que resultam em diferentes graus de qualificação dos atores da rede CAMMPI no acompanhamento e monitoramento das politicas públicas de habitação desenvolvidas na península de Itapagipe, produzindo resultados importantes para a coletividade e a emancipação social.
- ItemEducação ambiental e contemporaneidade: produção e práxis do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET/UNEB (2010-2020)(2021-10-26) Almeida, Jeane Pinto de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Aline de Oliveira Costa; Souza, Heron Ferreira; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Sales, Mary Valda SouzaO presente estudo teve como objetivo geral analisar como a práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios se expressa (ou não) na sua produção científica entre 2010 e 2020, no tocante as discussões sobre Educação Ambiental e Contemporaneidade. E, como objetivos específicos: a) Mapear a produção do GEPET (teses e dissertações) entre 2010-2020 destacando os principais enfoques temáticos e referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas análises sobre EA; b) identificar possíveis contribuições da produção acadêmica do GEPET para o fortalecimento da linha 03 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; c) analisar se e como a práxis educativa do GEPET se apresenta na sua produção entre 2010 e 2020, destacando possíveis contribuições para o campo da EA na Bahia e no Brasil. Para subsidiar a análise realizou-se discussões teóricas em torno das categorias Educação Ambiental e Contemporaneidade e a apresentação de um breve histórico da Educação Ambiental (EA) no mundo, no Brasil e na Bahia. Destacou-se o papel da Universidade na produção do conhecimento científico, a missão institucional da UNEB/PPGEduC e produção acadêmica sobre EA, a partir das suas tendências e/ou correntes, apresentadas também como objeto de discussão. Metodologicamente a pesquisa foi embasada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com a utilização da abordagem bibliográfica, inspirada nos estudos do tipo estado da arte. Foram apresentados o processo de formação e as principais atividades do GEPET, assim como o mapeamento da sua produçõ acadêmica (2010-2020) e a análise de 13 (treze) dissertações de mestrado, que constitui a amostra da produção sobre EA do GEPET. Conclui se que essa amostra expressa a práxis educativa do GEPET a partir do compromisso com abordagens político-pedagógicas que defendem a EA em todos os espaços de aprendizagem (formal, não formal e informal) numa perspectiva integral, participativa, emancipatória e em defesa da construção de sociedades sustentáveis. No entanto, o estudo também identificou na produção do GEPET, sobre Educação Ambiental, a ausência de proposituras de temáticas, relacionadas a Plantas Alimentícias e Não Convencionais/PANCs; Saneamento Básico, e temas direcionados a Educação Infantil, apontando a necessidade de lançar novos olhares sobre temáticas e novos contextos, com o intuito de colaborar com futuras pesquisas sobre EA nos contextos baiano e brasileiro.
- ItemEducação ambiental e educação profissional: olhares sobre o curso técnico em meio ambiente do centro territorial de educação profissional do litoral norte e agreste baiano(2015-09-30) Farias, Tereza Santos; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Silva, Sueli Almuiña Holmer; Machado, Célia TanajuraA pesquisa está assentada na discussão da relação entre a educação ambiental e a educação profissional partindo da análise do contexto do Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA) ofertado pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP/LNAB). O objetivo principal é a identificação das perspectivas que a formação técnica em meio ambiente do CETEP LNAB pode abrir para inserção social dos jovens egressos contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano. Para alcançar este objetivo optamos por analisar o Plano de Curso; descrever as práticas educativas desenvolvidas e analisar as possibilidades que essas práticas podem oferecer para o desenvolvimento sustentável do Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano. A metodologia tomou como base a abordagem qualitativa. Constituiu-se como estudo de caso começando pela análise documental, sobretudo da legislação específica, dos documentos produzidos no âmbito na superintendência de educação profissional da Bahia e no plano de curso de meio ambiente do CETEP LNAB. Esta etapa de trabalho resultou na ampliação da compreensão do cenário estudado. Serviu ainda como estrutura conceitual inicial para as entrevistas realizadas com 12 estudantes concluintes do ano de 2015, além de 05 professores, 02 articuladores, 01 gestor e 01 orientadora de estágio permitindo delinear a percepção dos sujeitos atores/autores do CETEP LNAB. Os resultados encontrados sinalizam para o desafio em que se constitui a formação dos técnicos em meio ambiente, e os dados conclusivos da pesquisa apontam para a compreensão de que o técnico em meio ambiente egresso do CETEP LNAB, pode assumir uma posição de destaque como potencial ator local, para o fortalecimento da perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável, com bases ancoradas na premissa das sociedades sustentáveis.
- ItemEducação ambiental e os desafios na gestão dos resíduos de serviços de saúde gerados por usuários de insulina: um compromisso com a sustentabilidade(2018-05-14) Silva, Ana Rosa Lins de Souza; Nunes, Eduardo; Almeida, Rosileia Oliveira de; Mutim, Avelar Luiz BastosQuestões associadas à crise ambiental tem se inserido cada vez mais no campo da saúde, o que nos leva a refletir acerca de inúmeras fontes de problemáticas socioambientais, tais como a produção de resíduos de serviços de saúde de uso doméstico pelos portadores de diabetes mellitus, pertencentes ao grupo de usuários de insulina. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre educação ambiental e os resíduos de serviços de saúde gerados pelos usuários de insulina, com a finalidade de propor estratégias de educação ambiental. O estudo em foco toma o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) como local selecionado para pesquisa, elege 30 usuários de insulina como sujeitos e seleciona o estudo de caso como trilha metodológica da investigação, à luz de Sauvé que apresenta uma abordagem pluralista e emancipatória da educação ambiental. Os resultados apontam que 73,33% dos entrevistados descartam e acondicionam os resíduos, perfurocortantes e/ou contaminantes, de forma inapropriada. Isso leva a uma série de indagações, consideradas ao longo do trabalho, para principiar diálogos voltados à construção participativa de estratégias de educação ambiental, de modo a entrelaçar na educação em saúde. Além disso, traz à tona várias reflexões para além da destinação adequada, a redução dos resíduos gerados por usuários de insulina por meio de tecnologias. Neste sentido, assinala-se 14 recomendações para abertura de horizontes no sentido de emancipação, uma vez que se observa uma multiplicidade de desafios para o alcance de uma qualidade de vida, sob a ótica da sustentabilidade. Em suma, a relação entre Educação Ambiental e resíduos de serviços de saúde dos usuários de insulina assume um caráter muito mais amplo do que o descarte e acondicionamento adequado, perpassa por reflexões para a ressignificação da vida frente à importância de sociedades sustentáveis, tornando-se um tema para a construção e consolidação de políticas públicas, que prima pela emancipação dos portadores de diabetes que necessitam, cotidianamente, de injeções diárias.
- ItemEducação ambiental em escolas do campo: possibilidades e desafios(2017-04-11) Paz, Marilia dos Santos da Silva; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Ribeiro, Generosa Sousa; Aquino, Maria Sacramento; Faria, Edite Maria da Silva deEsta pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios do fazer Educação Ambiental em escola do campo, tendo como lócus de estudo o Colégio Estadual Anativo do Sacramento, localizado na cidade de Sapeaçu-Ba. A pesquisa buscou tornar visível a importância da Educação Ambiental, especificamente em escola do campo, e investigar os desafios e as possibilidades disso acontecer, inclusive a partir de uma prática transversal. Foi evidenciada a trajetória histórica e algumas percepções sobre a Educação Ambiental à luz de diferentes autores, seguida de algumas ponderações sobre a educação do campo no Brasil. Também, foi realizada uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental em escola do campo. O trabalho apresenta características de uma abordagem qualitativa na perspectiva de um estudo de caso dentro da linha exploratória. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de informações: acervo bibliográfico, análise documental (Projeto Político Pedagógico da Escola), entrevistas semiestruturadas (envolvendo professores e direção da escola) e apreciação das informações, a partir da análise de conteúdo. Foi percebido a partir dos resultados da pesquisa, que apesar de a escola estar localizada no campo e de os alunos pertencerem ao campo, o PPP da escola não atende as suas especificidades, sobretudo no que diz respeito às questões ambientais. Na escuta sensível dos envolvidos, percebemos que apesar de algumas tentativas do fazer ambiental por meio de uma transversalidade e de um respeito às especificidades do campo, as ações ainda acontecem de forma fragmentada e descontextualizada. Nesse sentido, a pesquisa recomenda um redirecionamento para o fazer ambiental nas escolas do campo, além de apresentar, como fruto das inquietações que surgem no decorrer da pesquisa, uma cartilha didática/pedagógica, no sentido de contribuir com os sujeitos que buscam vencer os desafios de fazer Educação Ambiental nas escolas do campo contextualizando o processo educativo com base na sustentabilidade ambiental.
- ItemEducação ambiental na escola família agrícola de Jaboticaba, Quixabeira, BA: desafios para consolidar a formação do campo(2016-10-31) Lopes, Michelle Rios; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Nascimento, Antonio DiasA presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação Ambiental no contexto da Escola Família Agrícola e teve por objetivo analisar os desafios da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, em Quixabeira, Bahia, para efetivar a formação do jovem do campo tendo como base a educação ambiental. Optouse por uma abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método utilizado para alcançar os objetivos propostos. A coleta dos dados se deu por intermédio de entrevistas com os professores e monitores da EFA, além de observações diretas e análise de documentos que constituem o processo educativo da Escola. Essa pesquisa foi alicerçada no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Como fundamento teórico dessa pesquisa, pode-se destacar Gimonet (1998), Leff (2002), Loureiro (2005), Jacobi (2005), Cavalcante (2007), Van Der Ploeg (2009). Os resultados da pesquisa apontam que os desafios de efetivar o trabalho com a educação ambiental na EFA de Jaboticaba estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Dessa forma, identificamos desafios no âmbito da formação dos alunos, do processo educativo, da relação comunitária e da gestão participativa. Contudo, evidenciamos que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da EFA para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, concluímos que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.
- ItemEducação ambiental na formação docente: análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia da Universidade Do Estado Da Bahia (UNEB)(2017-04-11) Reis, Vanessa Ribeiro dos; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Souza, Girlene Santos de; Aquino, Maria SacramentoO presente trabalho tem por objetivo investigar a inserção do tema Educação Ambiental no currículo dos cursos de Pedagogia que são ofertados nos diversos campi da UNEB. A metodologia utilizou aportes da pesquisa qualitativa, empregando-se como técnicas para coleta de dados a análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. O desenvolvimento da pesquisa se deu por etapas, não estanques, mas integradas. No primeiro momento foi realizado um levantamento dos estudos e pesquisas de mestrado e doutorado que abordam o mesmo tema ou temas correlatos. Em segundo momento a identificação dos cursos de Pedagogia da UNEB procurando estabelecer relações que caracterizam os diferentes projetos pedagógicos. No terceiro momento, foi realizada análise documental dos fluxogramas e Projetos Pedagógicos. Por fim, foi realizada entrevista semiestruturada com alguns coordenadores (as) dos cursos de Pedagogia. A partir dessas informações estabeleceram-se discussões acerca dos documentos e fundamentação teórica a respeito de cada aspecto destacado no sentido de compreender qual a função da Educação Ambiental na formação docente nos cursos de Pedagogia da UNEB. Verificou-se que a temática ambiental não aparece entre os conteúdos, objetivos e ementas da maioria das disciplinas. Os resultados revelam que existe discrepância entre a abundância de documentos oficiais (leis, diretrizes e resoluções) e a tímida presença da Educação Ambiental na estrutura curricular dos cursos de pedagogia de diferentes departamentos da UNEB. Espera-se que os resultados alcançados possam servir de base para intervenções que visam o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos docentes na perspectiva da consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental prevista em lei.
- ItemEducação ambiental no ensino superior: um estudo sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2009-12-04) Dias, Viviane Borges; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Colombo, Ciliana ReginaO presente trabalho é um estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto específico. Com o objetivo de investigar em que medida o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, o estudo foi realizado nos campi VIII e X, situados nos municípios de Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, respectivamente. É uma pesquisa qualitativa, mas considera os dados quantitativos, pelo entendimento sobre a complementaridade entre ambos. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos sétimo, oitavo e nono semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, docentes e coordenadoras dos dois campi pesquisados. As técnicas para coleta de dados são a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados são o questionário, aplicados aos graduandos e docentes, e a entrevista semi-estruturada, realizada com as coordenadoras. A análise documental foi de suma importância, pois possibilitou a análise dos documentos, necessária à compreensão da estrutura do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB. O trabalho trata do processo de construção histórica da crise ambiental contemporânea, apresenta as concepções de Educação Ambiental discutidas no ensino formal, aborda a Educação Ambiental no Ensino Superior, enfatizando a organização curricular do Curso e sua relação com a abordagem da temática ambiental. Os resultados alcançados indicam, de modo geral, que as discussões apresentadas na Proposta Curricular não estão alinhadas com as ações e práticas desenvolvidas e que a percepção dos sujeitos pesquisados tem influência no desenvolvimento das ações realizadas nos campi pesquisados. Ficou evidenciado que a concepção de Educação Ambiental predominante no curso é a ecológico/preservacionista. Conclui-se que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, embora necessite dialogar com as concepções mais críticas da Educação Ambiental, de modo que haja a efetivação de uma proposta mais ampla, que busque trazer para o debate a complexidade das relações contemporâneas entre natureza e sociedade.
- ItemEducação básica no Estado da Bahia: financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito do conselho estadual FUNDEB(2013-11-08) Conceição, Sérgio Henrique da; Fialho, Nádia Hage; Verhine, Robert Evan; Nunes, Eduardo José Fernandes; Cunha, Maria Couto; Mutim, Avelar Luiz BastosA partir do entendimento da problemática da gestão ou administração educacional como fenômeno multidimensional, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o grau de aderência dos pressupostos normativos (Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e teóricos (relacionados às categorias financiamento, oferta, gestão educacional e controle social – Fogecs) da organização da educação básica brasileira com as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas pelas Instâncias de Controle Social (ICS) do fundo contábil responsável pelo suporte financeiro da educação básica (Fundeb). Explorando as práticas materializadas em atas, relatórios e demais expedientes e reconhecendo o papel relevante que é creditado às ICS tanto no âmbito normativo quanto na produção de caráter científico, e tomando como recorte a organização da Educação Básica da rede estadual pública do estado da Bahia no período de 2001-2010, o trabalho busca compreender como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas no âmbito do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb na Bahia (Cacs-Bahia). Para o alcance dos objetivos e resposta à problemática proposta, utiliza-se uma abordagem exploratória e descritiva pautada nas técnicas de análise de conteúdo e a aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas como estratégias para identificação e correlação das práticas efetivadas pelo Cacs-Bahia com os grupos categóricos propostos no estudo (Fogecs). Buscaram-se inferências quanto à atuação e contribuição do Cacs-Bahia para a superação dos desafios da educação básica e na construção do sentido democrático na gestão educacional desse estado. Os resultados obtidos através do survey dos expedientes processados pelo Cacs-Bahia, a aplicação de questionários junto a seus integrantes e entrevistas com os conselheiros titulares demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social nesse colegiado guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social, possibilitando inferir que a ausências de um plano metodológico de trabalho, suporte técnico, autonomia operacional e capacitação de seus conselheiros caracterizam-se como obstáculo ao pleno exercício da gestão democrática e do papel institucional dos colegiados Cacs-Fundeb.
- ItemEducação e Desenvolvimento Territorial: Uma Análise da Atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA(2019-06-11) Carvalho, Cecilia Maria Mourão; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Katia Siqueira de; Novaes, Ivan Luiz; Nunes, Eduardo José FernandesO presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA e sua relação com o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia. Para tanto, buscou discutir as inter-relações dos campos desenvolvimento territorial e educação, no complexo contexto político brasileiro contemporâneo tendo em vista os determinantes estruturais do sistema capitalista em crise. Como desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos foram: Compreender a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia; Identificar a percepção dos Conselheiros Municipais de Educação e da comunidade acerca da atuação do Conselho e da relação entre Educação e o Desenvolvimento do Território e verificar como a Educação é contemplada no Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário do Extremo Sul da Bahia. Para alcance desses objetivos, foi elaborado um esquema analítico visando interligar o processo participativo no espaço do Conselho Municipal de Educação à política de desenvolvimento territorial e à educação no Plano Territorial de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul. O percurso metodológico foi baseado no enfoque qualitativo, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação. Em consonância com os requisitos da pesquisa qualitativa, utilizou de pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo para a investigação, partindo do eixo da análise de conteúdo. Na dimensão macro, o enfoque é dado às inter-relações educação e desenvolvimento e ao território enquanto lócus da construção e reconstrução dos grupos sociais. Os conceitos de educação, participação social e desenvolvimento são explorados a partir de vários autores como Freire (1967, 1979, 1992, 1996). Frigotto (2010, 2018), Cury (2000, 2010), Demo (1999, 2002), Dagnino (2004), Tatagiba (2002), Pateman (1992), Gohn (2003, 2007, 2012), Mutim (2007), Mészáros (2007, 2008), Santos (2013), Saviani (2008, 2010), Dowbor (2007), Dalabrida (2007), Sachs (2008, 2009), Souza (2013, 2015, 2017), Bordignon (2004, 2009), dentre outros. Tais conceitos e referências foram utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento da investigação por meio de um processo de teorização e diálogo com os referidos autores. Na dimensão micro, foi analisada a atuação do Conselho Municipal de Teixeira de Freitas como espaço de participação democrático que agrega vários segmentos que compõem o território e corroboram ou não para o seu desenvolvimento. A partir da análise da atuação do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas e do Plano de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul da Bahia, verifica-se um caminho a percorrer para viabilizar a política de desenvolvimento territorial, através da contribuição da educação, junto a outras políticas sociais, visando a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população. As conclusões sugerem que o Conselho Municipal de Educação, ao cumprir as funções de caráter consultivo, deliberativo, de mobilização e controle social, pode refletir no desenvolvimento do Território uma vez que o desenvolvimento é pensado não apenas a partir da faceta econômica, mas engloba a qualidade de vida das populações, no que diz respeito à dignidade humana, justiça, participação e inclusão social, sustentabilidade, solidariedade, diversidade e igualdade
- ItemEducação e participação popular: processo educativo socioambiental no antigo quilombo cabula(2017-05-03) Queiroz, Iala Serra; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Andrade, Elizario SouzaO presente trabalho tem como objetivo analisar o exercício da participação popular dos grupos e movimentos sociais do Antigo Quilombo Cabula, buscando observar a dimensão educadora deste exercício dentro dos grupos sociais comunitários, de modo que esses espaços sejam um canal de diálogo e mobilização para a resolução de conflitos socioambientais. Para tanto, buscou-se responder o questionamento de como se configuram os processos de participação popular, nos grupos e movimentos sociais, do Antigo Quilombo Cabula enquanto espaços comunitários, e, em que medida eles são educadores e se mobilizam colaborativamente para o agir socioambiental. Sendo assim, a pesquisa teve como base epistemológica a dialogicidade na compreensão da dialética materialista freireana, qualitativa na classificação de pesquisa-participante, que envolveu diálogos e vivências nas comunidades participantes, observações, questionários, entrevistas, análises de documentos, rodas de diálogos e visitas técnicas, onde foram mapeadas iniciativas de grupos e movimentos sociais que atuam na área socioambiental; além dos conselhos comunitários do Antigo Quilombo Cabula; identificou-se a dimensão educativa desses espaços; identificou-se junto com os grupos e os movimentos sociais os conflitos socioambientais existentes na localidade do Antigo Quilombo Cabula; verificou como as políticas públicas ambientais estão sendo aplicadas ou não nesta localidade, bem como contribuiu no fortalecimento de um espaço educador que contemple reflexões sobre a temática socioambiental. Com a análise dos dados e com as vivências e diálogos, conclui-se que é diverso o número de grupos e movimentos sociais que atuam nesta localidade, com o mesmo propósito, porém desarticulados entre si e com dificuldade de atuarem em rede, além disso verificou-se que as políticas públicas ambientais não se materializam de forma efetiva, tendo como exemplo principal o descaso com o Horto Florestal do Cabula. No entanto, é legítimo o esforço feito pelos grupos sociais em estar discutindo em suas pautas de lutas, os conflitos socioambientais de forma conjunta, com a contribuição do projeto de Turismo de Base Comunitária, cujo principal objetivo é aproximar as comunidades do Antigo Quilombo Cabula, dando-lhes condições alternativas para gerir o local na busca de uma melhor qualidade de vida.
- ItemEducação para a construção de sociedades sustentáveis: um estudo em Ilha Amarela, Salvador, Bahia(2015-04-15) Lourenço, Rita Railda Soares; Nascimento , Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Silva, Regina Aparecida da; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho tem como finalidade compreender a relação da escola com os sujeitos que fazem parte do seu cotidiano: educadores, educandos, família e comunidade, considerando a participação destes nas práticas educativas na perspectiva da construção de sociedades sustentáveis. A base epistemológica deste trabalho está ancorada nos pensamentos de estudiosos como Paulo Freire, Antonio Gramsci, Boaventura de Souza Santos, Pedro Demo, Edgar Morin, José de Souza Martins, Zygmunt Bauman, Henri Acselrad, Pedro Jacobi e Michèle Sato que embasaram as discussões sobre educação, educação ambiental, dialogicidade, participação, justiça ambiental e sociedades sustentáveis. Nestes termos o percurso metodológico baseou-se em um estudo qualitativo, tendo como referência o estudo de caso alargado em uma região periférica, Ilha Amarela, localizada no Subúrbio Ferroviário da cidade do Salvador, Estado da Bahia, Brasil. Os resultados obtidos a partir da leitura das informações das visitas in loco, das entrevistas e dos registros do diário de campo demonstraram que existem muralhas (in)visíveis dentro e fora do ambiente escolar que precisam ser rompidas para assegurar uma relação dialógica e participativa entre estes sujeitos já que a formação do educando está vinculada a uma rede de relações que constituem o autêntico processo educativo com práticas sociais transformadoras.
- ItemEducação popular e discurso político nos movimentos sociais: relações de influência entre lideranças e liderados(2022-04-26) Siqueira, Nadilson Ribeiro de; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Arlete Ramos dos; González, Martha Lilia de Alba; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesConsidera-se que a ideologia política tende a ser incorporada à Educação Popular e que pode subverter a baliza ética das relações entre os sujeitos, com potencial para comprometer o produto finalítico de uma pedagogia libertadora. Assim, pesquisou-se Educação Popular e Discurso Político nos Movimentos Sociais: relações de influência entre lideranças e liderados, com objetivo geral de analisar de que forma lideranças e liderados operam processos de influência que carregam interesses ideológicos partidários. Perseguimos os seguintes objetivos específicos: analisar o discurso político de líderes influentes que alcança os Movimentos Sociais e se integram às práticas educativas populares e formular diretrizes que estimulem os debates a cerca da importância do compromisso ético da Educação Popular para os Movimentos Sociais, enquanto minoria ativa. Nesse sentido, buscamos, teoricamente, o entendimento em torno da construção do sujeito social e de como este evolui para um sujeito político, responsável por suas escolhas, momento em que se torna um agente social capaz de influenciar e passível de sofrer influências em suas interações. A tese se apoia nas contribuições do educador Paulo Freire (1980a, 1980b, 1983, 1993, 1997, 2000a, 2000b, 2001) na formulação de ideias em torno de conceitos como educação emancipadora, pensamento crítico e relação ética na educação. Além disso, também incorpora o pensamento do psicólogo social Serge Moscovici para apresentar considerações a respeito da construção do pensamento social, por meio de duas obras: La Psychanalyse, Son Image et Son Public (1961) e Psicologia das Minorias Ativas (1969). Do cruzamento entre a proposta para a Educação Popular de Freire com os processos que contribuem para a formação do pensamento social de Moscovici, surgiram alguns questionamentos sobre conflitos entre a lógica política e a lógica social de carência, conforme reforçados por Lovisolo (1990), em seu livro Educação Popular: Maioridade e Conciliação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem teórica/exploratória, em que se buscou, pelos aportes na Análise Crítica do Discurso, a sustentação da tese. Tomou-se, por recorte de investigação, a intencionalidade de se estimular o “ódio de classes” no pensamento social dos sujeitos carentes como forma de se obter ganhos políticos. A partir das contribuições de Fairclough (2020), os resultados apontaram para elementos negativos das representações e semioses produzidas por líderes de partidos políticos progressistas e de outros militantes e se avaliamos como tais elementos discursivos ecoam e interferem na Educação Popular. Portanto, consideramos que, a despeito das intencionalidades declaradas por esses líderes, ocorre uma abertura para a indesejada inconciliação entre a lógica política partidária e a lógica social de carência; que o discurso político se apresenta, muitas vezes, formatado para o objetivo contrário ao esclarecimento dos sujeitos, e que é possível que se esteja produzindo outra forma de opressão; que faz-se necessário um despertar dos intelectuais e acadêmicos para este efeito negativo, de forma a garantir a credibilidade das lutas sociais e de se evitar que a consciência dos sujeitos se reduza a mero caminho para se alcançar o poder.
- ItemEducação profissional integrada na rede pública estadual da Bahia: desafios da construção de uma proposta de educação para a classe trabalhadora(2015-04-30) Santos, Aline de Oliveira Costa; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Lima, Antonio Almerico Biondi; Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras; Machado, Célia TanajuraO presente trabalho se insere no debate sobre a educação profissional no Brasil e tem, como objetivo principal, analisar os desafios da construção da proposta de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) na Rede Pública Estadual da Bahia. Discutiu-se a relação Trabalho e Educação nos sentidos filosófico, histórico e político para se compreender a base da divisão social do trabalho que se reflete na educação profissional. Através da análise da história da educação profissional no Brasil e na Bahia, buscou-se identificar as disputas pela educação dos trabalhadores e o desafio da integração. Também se apresentou algumas dimensões da Rede Pública de Educação Profissional da Bahia no período de 2007 a 2014, sua estrutura políticaadministrativa, seus princípios e os números de sua expansão. A metodologia utilizada baseouse na dialética materialista, como procedimentos, foram realizados: levantamento e tratamento da literatura pertinente aos temas tratados; levantamento e análise de documentos que regulam a educação profissional no Brasil e na Bahia e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi o Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador, onde foram realizadas observações, coleta de documentos, entrevistas com a equipe gestora e aplicação de questionários com professores e estudantes. Constatou-se o grande investimento por parte do Governo do Estado para subsidiar a proposta de EPI, mas verificaram-se no CETEP-RMS questões que desafiam a construção da proposta, como: desconhecimento da proposta pelos estudantes; falta de professores para as disciplinas técnicas específicas; pouca utilização dos laboratórios e dificuldades para realização de estágio. Por outro lado foram identificadas no Centro atividades que refletem a proposta de formação integral e assinalam a possibilidade de concretização dos princípios defendidos para a educação da classe trabalhadora. Assim, conclui-se que a proposta de Educação Profissional Integrada é um desafio epistemológico, histórico, político e pedagógico.
- ItemEducação Profissional na Bahia: Representações Sociais dos Egressos no Território de Identidade de Irecê – TII(2018-10-30) Rocha, Ana Karine Loula Torres; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Okada, Alexandra Lilavati Pereira; Bomfim, Natanael Reis; Lima, Antonio Almerico Biondi; Manfredi, Silvia Maria; Ribeiro, Silvar FerreiraA sociedade contemporânea vem sendo marcada por transformações, configurando um cenário de mudanças em diferentes espaços, mas principalmente no campo da educação e no mundo do trabalho. Para este estudo, partimos do pressuposto de que os espaços e práticas de trabalho se constituem como possibilidades de formação e aprendizagem onde consideramos que o trabalho tem em si o princípio educativo: ao trabalharmos, aprendemos e ampliamos os saberes que já possuímos. Assim, a partir desta análise, definimos, enquanto objetivo para esta pesquisa, analisar a política de educação profissional no Território de Identidade de Irecê (TII) a partir das representações sociais construídas pelos sujeitos egressos sobre os objetos sociais trabalho e educação e, por objetivos específicos, discutir a reforma do ensino técnico e da educação profissional no Estado da Bahia a partir da implementação da política instituída pela Superintendência de Educação Profissional (SUPROF); identificar e analisar o conteúdo das representações sociais dos sujeitos egressos, entre os anos de 2011 a 2015, do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, sobre trabalho e educação; apreender pistas do conteúdo das representações sociais como forma de apresentar estratégias que possam orientar as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. O problema de pesquisa busca responder quais as representações sociais construídas pelos sujeitos egressos, dos anos de 2011 a 2015, do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, relativas aos objetos sociais trabalho e educação e como o conteúdo dessas representações pode contribuir para as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. Para responder aos objetivos, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994) que traz, no seu percurso epistemológico/metodológico, as seguintes abordagens, a saber: quanto ao objetivo geral, é de abordagem descritiva e interpretativa; quanto aos capítulos teóricos, a pesquisa é de abordagem bibliográfica; na perspectiva metodológica, a abordamos com a pesquisa empírica e aplicada de inovação e responsabilidade social, envolvendo as representações sociais (MOSCOVICI, 2009), com foco na perspectiva processual (JODELET, 2001) e estrutural (ABRIC, 1994), técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) e cartografia cognitiva por meio dos mapas mentais (OKADA, 2008) para analisar e interpretar os dados. As categorias de análise e principais autores que dialogamos foram: Trabalho/Educação – Antunes, Castioni, Ciavatta, Frigotto, Saviani, Manacorda; Educação Profissional – Manfredi, Kuenzer, Machado, Lima, Moura, Oliveira, Ramos, Mutim; Representação Social – Moscovici, Abric, Sá, Bonfim, Jodelet. A justificativa deste trabalho também encontra-se na sua proposta de analisar a política de educação profissional, a partir das representações sociais dos sujeitos egressos relativas aos objetos sociais trabalho e educação, utilizando a cartografia cognitiva por meio dos mapas mentais, buscando refletir ainda como o conteúdo dessas representações podem contribuir para as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. Com este estudo, refletimos que a educação profissional pode contribuir não só para o desenvolvimento científico e tecnológico, mas também para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho quando estabelecemos uma política que considere o trabalho como princípio educativo, sendo pensada não apenas como um modelo de educação que visa somente à técnica pela técnica, mas torná-lo capaz de compreender, intervir e realizar as transformações socialmente necessárias.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »