Navegando por Autor "Mussi, Ricardo Franklin de Freitas"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssociação entre atividade física e depressão em idosos: o que diz a literatura.(2013) Ouro, Emille Nascimento do; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Maurício deA partir do aumento da presença de pessoas mais velhas nas mais diversas populações, cresce o interesse e a necessidade do desenvolvimento de estudos que busquem compreender os comportamentos e interações da saúde nesse grupo. O presente estudo pretende descrever os perfis da produção científica que associa “Atividade Física” e “Depressão” em idosos, presente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, buscando especificamente identificar nos artigos aceitos os tipos de estudo; conferir as modalidades utilizadas no estudo, e descrever a ocorrência da associação investigada. Metodologicamente foram levantados 134 artigos por pesquisa booleana utilizando os descritores “Idoso” “Atividade Física” (Exercício Físico ou Exercício) “Saúde Mental” e “Depressão”, tendo sido 8 artigos no SCIELO e 126 textos no Google Acadêmico, considerando a exclusão de fontes replicadas que totalizaram oito, após refino foram aceitos 12 artigos para compor esta revisão. Identificou-se equilíbrio entre estudos de intervenção e estudos transversais, todos utilizaram aplicação de questionário para avaliação dos níveis de atividade física e depressão. Dentre as modalidades relatadas (naqueles artigos em que foram citadas) os exercícios aeróbios prevaleceram. Quanto a relação entre Atividade Física e Depressão em idosos, foi identificado marcante relação inversa, quanto maiores o níveis de atividade física, menores os escores para depressão. Resultado observado tanto em estudos de intervenção quanto nos transversais. Apenas 25% dos estudos não relataram significância estatística. Aponta-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas de intervenção, com grupos amostrais maiores, modalidades bem definidas, e estudos controlados.
- ItemA dança afro-brasileira como proposta pedagógica na escola Malê Debalê.(2013-11-11) Souza, Haialla Pereira de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Amorim, Angelo MaurícioEssa monografia foi produzida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem como problema investigativo: de que maneira o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserida na Escola Municipal Malê DeBalê? Como hipótese, reconhecemos que a dança Afro-Brasileira se trata de um conteúdo que, para ser devidamente inserido no cotidiano das aulas, precisa de profissionais qualificados para ensiná-la desde a sua história aos movimentos corporais. A pesquisa tem como objetivos identificar, dentro do projeto político pedagógico, a concepção curricular da dança Afro-Brasileira na E.M.M.D e analisar a prática pedagógica do conhecimento da dança Afro-Brasileira na mesma. O tipo de pesquisa realizada foi documental, abordando estudo de caso e teve como fundamentação teórica principal BARRETO (2008); NANNI (2008); RANGEL (2002). A pesquisa desenvolvida nos garantiu reconhecer de que forma o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserido na Escola Municipal Malê DeBalê.
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) Silva, Geane Rodrigues da; Rocha Filho, Hamilton Heroclides; Silva, Rosimary dos Santos; Almeida, Sandra Conceição Soares; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Teixeira, Leila Maria Prates; Estrela, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar.(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos de; Amorim, Angelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.
- ItemEducação Sexual para Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis em Escolares(2022-06-15) Alves, Marcelo Silva; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Almeida, Cláudio Bispo de; Figueiredo, Ana Cláudia Morais Godoy; Alves, Tarcisia CastroEsta pesquisa trata da Educação Sexual com uma abordagem sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas tanto por vírus, bactérias ou demais micro-organismos, que têm como via principal de transmissão a sexual (oral, vaginal, anal) sem proteção, com uma pessoa infectada. Mais de 376 milhões de novos casos anuais de Infecções Sexualmente Transmissíveis curáveis – clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis – são diagnosticados entre pessoas de 15 a 49 anos, impactando na saúde e na vida das pessoas. A fase da adolescência é permeada por mudanças e, com estas chegam novas possibilidades, outras vivências, como os relacionamentos sexuais. Nesse sentido, as temáticas que envolvem a Educação Sexual na escola são essenciais para disseminar estratégias para prevenção e conhecimentos necessários para uma vida sexual saudável e segura. Com base no exposto, a presente investigação objetivou analisar na literatura científica, o conhecimento dos estudantes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e quais as estratégias de ensino em educação sexual voltadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis em escolas da Educação Básica. Trata-se uma revisão integrativa da literatura a partir da pergunta de investigação: De acordo com a literatura científica, qual o conhecimento dos estudantes sobre as IST e as ações de ensino referentes a educação sexual relacionada à prevenção de IST em escolares? A busca dos artigos foi realizada por um único pesquisador entre os meses de setembro a novembro do ano de 2021, resultando em um total de 1.894 publicações, distribuídas entre as bases de dados National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) 95,5%, Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS) 2,8% e Scientific Eletronic Library Online (SciElo) 1,7%. Adotouse os seguintes critérios de inclusão: estudos com dados primários que abordassem o tema proposto, fizessem referência à pergunta de pesquisa anteriormente mencionada e que estivessem disponibilizados integralmente nas bases virtuais; para que a busca fosse diversificada, não foi estabelecido recorte temporal; exclusão de capítulos de livros, artigos completos que não tinham livre acesso, resenhas, cartas ao editor, posicionamentos, artigos de reflexão; As produções que apresentaram duplicidade foram excluídas, portanto, sendo consideradas apenas uma vez. Do total de referências, treze estudos foram selecionados, analisados criticamente e estratificados em duas categorias para análise dos dados: conhecimento dos escolares das Infecções Sexualmente Transmissíveis; Intervenções em educação sexual e sua eficácia para o conhecimento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os estudantes adolescentes possuem um déficit de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e as intervenções, apesar de utilizarem várias abordagens metodológicas, tiveram aspectos similares, pois contribuíram para aquisição de conhecimentos do público em questão. A partir disso, foi elaborada uma sequência didática organizada em cinco atividades, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da temática nas salas de aula do ensino médio para abordagem sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
- ItemEfeito hipotensor pós-exercício de uma sessão de capoeira em adultos saudáveis.(2013-11-10) Figueiredo, Rafael Souza; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal DantasA prática da Capoeira no âmbito da atividade física e saúde representa questão marcada pela escassez teórica, principalmente frente à densa produção científica linhada a sociologia e as humanidades. Então, o objetivo deste estudo foi descrever as respostas pressóricas pós-aula de Capoeira. Neste sentido, após aula de 45 minutos, com intensidade variada, foi aferida a pressão arterial (PA) pré e pós-treino (ao final, 15, 30 e 60 minutos pós-aula) em sete capoeiristas adultos de ambos os sexos. Foi identificada hipotensão pós-exercício na PAS pós 60’ quando confrontada com o valor pré-treino (p<0,05) e pós 30’ frente à PAS imediatamente pós-aula (p<0,05). Já para PAD, a HPE ocorreu aos 30’ frente a PA pós-aula (p<0,05). Estes resultados sugerem que para além de uma prática histórica e culturalmente importante para a sociedade brasileira, a prática de Capoeira gera HPE, representando fator de proteção para o sistema cardiocirculatório, mesmo em pessoas saudáveis. Mais ainda, parece que esta prática, após melhor compreendida, poderá ser recomendada para indivíduos hipertensos, representando mais um mecanismo contributivo para regulação e controle de seus níveis pressóricos, com ou sem o uso de fármacos.
- ItemEnsino do treinamento resistido com materiais alternativos(UNEB, 2023-03-30) Melo, Fábio Thomaz; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; José, Helma Pio Mororó; Almeida, Claudio Bispo de AlmeidaO treinamento resistido (TR) é uma das atividades mais tradicionais e popularmente praticadas para melhora e manutenção da saúde. A busca por novas formas de ensino para o TR acredita-se ser um meio de concretização do aprendizado para o alcance de diferentes populações. Portanto, o papel do profissional de saúde nas atividades de ensino é facilitar a aprendizagem em busca de soluções para inúmeros problemas apresentados pela sociedade. É nessa perspectiva que o ensino do TR com materiais alternativos será essencial para promoção de uma aprendizagem que possibilite, conscientemente, uma tomada de decisão, e a intervenção prática como potencializadora da saúde. Numa tentativa de auxílio ao aprendizado, o material didático (MD) e os materiais alternativos (MA) serão dois elementos importantes nesse processo. o MD como um objeto acessível, com uma linguagem sistematizada e compreensível, enquanto o MA um objeto capaz de auxiliar na ação motora, bem como substituir os materiais convencionais de alto custo e de difícil acesso. O presente estudo objetiva analisar as possibilidades e benefícios do ensino do TR com materiais alternativos. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa quanto a natureza, quanto ao tipo, caracteriza-se uma revisão crítica da literatura, aos objetivos, se caracteriza-se uma pesquisa explicativa e aos procedimentos, pesquisa de levantamento bibliográfico com recorte temporal de 2011 a 2021. Neste caso, o enfoque foi nas análises de publicações no ensino do TR com MA. Como protocolo de tratamento analítico para amostra final, optou pela análise de conteúdo de Bardin. O material didático consistiu em um guia prático (GP), o qual foi constituído por produtos técnicos/tecnológicos ao campo do TR abordando cada etapa que compreende a caracterização/construção do material alternativo, seu modo de manejo e a execução do exercício específico para cada grupamento muscular proposto. Conclui-se na presente dissertação que, o TR traz diversos benefícios à saúde, que há um distanciamento no diálogo entre ensino, MD e MA com a prática do “Treinamento resistido”, por isso não foram encontradas contribuições direcionadas especificamente para a temática, mas com esforço, percebe-se, a partir de um diálogo generalista, que o ensino, ancorado nas abordagens tecnicista e progressista contribuem no ensino-aprendizagem-treinamento, que o MD e MA são instrumentos facilitadores e auxiliadores da aprendizagem para tomada de boas decisões e que as estratégias metodológicas precisam ser mais detalhadas para melhor inferência.
- ItemA influência da mídia no voleibol brasileiro: o que diz a literatura especializada.(2013-12-06) Lima, Bruno da Silva; Amorim, Angelo Mauricio de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, ElmoO processo de transformação do esporte em produto pela mídia, em especial o voleibol, constitui o tema central deste estudo. Há diversos posicionamentos favoráveis e desfavoráveis na literatura sobre o processo de popularização e influencia midiática no esporte de alta performance. Nesta perspectiva foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática, tendo como objetivo central, analisar as publicações dos principais periódicos brasileiros sobre mídia e voleibol. Conclui-se que a evolução do voleibol se deu a partir da sua transformação em espetáculo, e os clubes em produto, no momento em que as grandes empresas passam a financiar os clubes brasileiros como forma de incentivo ao esporte, e também, manter um nível nos campeonatos realizados no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Pode-se afirmar que, de forma direta ajudou nas transformações do estilo de jogo e nas regras, tornando-o mais dinâmico, atrativo, e o foco principal, associar à criação de heróis do esporte a suas marcas para poder vender bens de consumo, perpetuando a modalidade. Fato esse seguido das grandes conquistas das Seleções Feminina e Masculina no cenário Esportivo Mundial do Voleibol de Quadra.
- ItemLesões e a educação física escolar: validação de questionário.(2014) Castro, Aline Lima; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Letti, Ariel Gustavo; Cavalcante Neto, Jorge LopesObjetivos: Construir instrumento válido para verificação da associação entre a prática de Educação Física escolar e ocorrência de lesões. Metodologia: Pesquisa de cunho quantitativo descritivo, sendo utilizado levantamento como procedimento de coleta de dados num colégio estadual da cidade de Jacobina-Ba. Para isso, construiu-se um instrumento que passou pelo procedimento de validação que envolve as etapas de construção do instrumento, avaliação da validade de conteúdo e de avaliação da clareza dos itens (Índice de Validade de Conteúdo) e correlação entre teste e reteste (r de Pearson). Foram selecionados 05 (sujeitos) para validação de conteúdo, 12 (doze) para avaliação da clareza do instrumento e 09 (nove) para obtenção da fidedignidade. Resultados: O índice de Validade de Conteúdo alcançou 0,88; já o índice de clareza atingiu 0,95, considerados bons em relação ao indicado na literatura. Por fim, a correlação teste e reteste obtida pelo coeficiente de correlação r de Pearson foi de 0,99. Conclusões: Baseado nas etapas do processo de validação de instrumento de coleta de dados, o instrumento construído durante esta pesquisa apresenta boa fidedignidade e, portanto, pode ser considerado um instrumento confiável, sendo este estudo indicado a alunos de graduação e àqueles que sentirem interesse em conhecer ou aprofundar o tema.
- ItemLetramento científico em um dispositivo de acolhimento de ingressantes no ensino superior(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-27) Borges, Vandearley dos Santos; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Nunes, Cláudio Pinto; Souza, Elizeu Pinheiro deEste trabalho teve como objetivo principal elaborar um dispositivo de acolhimento de ingressantes no Ensino Superior a partir das leituras sobre letramento científico. Utilizamos a técnica de pesquisa do tipo revisão integrativa. As etapas seguidas nesta revisão foram: elaboração do tema e questão de pesquisa, identificação dos descritores em busca de amostragem, estruturação de rotinas boleanas e coleta de dados, critérios de inclusão e exclusão e análise de dados, apresentação e discussão dos resultados. O levantamento de dados foi realizado nas plataformas: Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos da CAPES, pois, estes portais de buscas se configuram como os mais importantes bancos de dados das produções científicas de acesso livre. Como resultados da pesquisa, apresentamos uma produção textual sobre o letramento científico para ingressantes no Ensino Superior e um produto educacional: um curso livre de extensão sobre letramento científico para ingressantes no Ensino Superior a ser disponibilizado na Plataforma avate.uneb.br, plataforma de cursos à distância da UNEB. O resultado da pesquisa apresenta para a comunidade acadêmica uma importante fonte de busca de dados e de novos conhecimentos sobre o letramento científico para ingressantes no ensino superior, além de fornecer ferramentas essenciais para a introdução da escrita científica.
- ItemPossibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola(2013) Lino, Eluanne Dias; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de FreitasEsta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.
- ItemPrevalência de lombalgia em integrantes da comunidade da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobina(2013-11-11) Silva, Marluce Barros da; Estrela, Rafael Leal Dantas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Mussi, Ricardo Franklin de FreitasA coluna lombar é um dos segmentos que suporta maior peso no nosso corpo, além de ser uma das mais móveis. Tais fatores colaboram para que dores nesta região corporal sejam especialmente frequentes. As doenças degenerativas da coluna alteram o conforto e, frequentemente, ameaçam o emprego, assim como, as atividades estudantis de lazer, cotidianas e da vida social. Dor lombar ou lombalgia é uma das alterações musculoesqueléticas mais comuns na sociedade, podendo afetar cerca 70% a 80% de pessoas em algum momento de suas vidas. A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior, lombossacra ou sacroilíaca. Os músculos abdominais participam no suporte da coluna, funcionando de uma maneira que diminua a tensão exercida sobre a mesma, o suporte dado a ela poderá ser diminuído com o enfraquecimento de tal musculatura, visto que o fortalecimento dos músculos abdominais trará mais estabilidade à coluna vertebral. A pesquisa realizada é um estudo transversal, quantitativo descritivo. Visando contribuir com os estudos nesta área esta pesquisa tem como objetivos: Identificar a prevalência de lombalgias entre estudantes e funcionários da UNEB; Analisar aspectos ergonômicos do mobiliário utilizado por alunos e funcionários da UNEB; Identificar a presença de fatores de risco para lombalgias na amostra. Esta pesquisa utilizou como instrumento para coleta de dados questionários. Foram distribuídos 100 questionários, para estudantes e funcionários da UNEB campus IV. Como resultado notou-se que a maioria dos participantes da pesquisa sofrem com algum tipo de dor nas costas. Portanto foi constatado que 72,7% dos participantes apresentam dores nas costas, 40,3% relataram que são sedentários e 80,5% não estão satisfeitos com as cadeiras da universidade.
- ItemO profissional de educação física no NASF: intervenções acerca da atividade física e saúde(2013) Aquino, Júlia Mara Barbosa de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal DantasA Atenção Básica possui a Saúde da Família como principal estratégia de trabalho. Neste sentido, para apoiar e orientar o trabalho da Equipe de Saúde da Família (ESF) foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por uma equipe multidisciplinar, a qual um dos profissionais que podem integrar a equipe é o profissional de Educação Física (EF). Assim, utilizando da Atividade Física (AF)/Práticas Corporais(PC) realiza sua intervenção de acordo com o apoio matricial e clinica ampliada. Esta pesquisa pretende por intermédio da revisão da literatura discutir sobre a inserção e intervenção do profissional de EF no NASF. Chegando a consideração que este será incluído apenas frente a demanda local e/ou regional, assumindo a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a Equipe NASF
- ItemPropostas pedagógicas na educação física escolar e saúde: um importante desenrolar histórico(2013-11-10) Jesus, Elaine Freitas de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Estrela, Rafael Leal Dantas; Amorim, Angelo Maurício deA compreensão das características evolutivas das concepções pedagógicas da Educação Física no campo da Saúde pode representar forte aliada no contexto educacional na proteção e desenvolvimento das comunidades. Então, este estudo objetiva discutir as questões fundamentais das abordagens pedagógicas da saúde na EF escolar, incluindo debate quanto a base conceitual das questões fundamentais da AF e Saúde. Para este fim foi realizada pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Desta maneira, observou-se que a atuação profissional com o enfoque na saúde, requer do profissional uma abordagem que contemple a saúde e a qualidade de vida, para isso a inserção da educação em saúde é apontada como a concepção pedagógica que de fato corrobora para mudanças significativas aos hábitos sedentários, propiciando assim a busca da saúde e qualidade de vida. Sendo assim, é necessário repensar como estas concepções têm sido interpretadas sobre o enfoque de promoção da saúde no âmbito escolar.
- ItemA psicologia do esporte como conhecimento a ser tratado na iniciação de jogos esportivos coletivos(2013-11-12) Santos, Nathanna Sales Pereira; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Silva, Osni Oliveira Noberto daA psicologia do esporte vem sendo pesquisada e estudada com mais constância devido ao reconhecimento, por parte dos psicólogos e dos profissionais do esporte, pois o fenômeno esportivo é uma perspectiva de extrema relevância no comportamento humano e tem como objetivo a obtenção de dados e a consequente intervenção na melhoria da atuação dos esportistas. Os psicólogos do esporte estão diretamente envolvidos na investigação das relações entre exercícios e estados de humor e emoções, com a finalidade de ajudar atletas a usar os princípios psicológicos para melhorar o desempenho e compreender como a participação em esportes afeta o desenvolvimento psicológico, principalmente se tratando de iniciação esportiva, o qual de maneira geral é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. Sendo assim, o presente trabalho apresentará a relação da psicologia do esporte com os esportes coletivos, visto que o mesmo têm se manifestado significativamente no cenário nacional. Os objetivos são: apresentar o processo histórico e aplicações da psicologia do esporte; descrever as bases metodológicas sobre iniciação em jogos esportivos coletivos e; identificar de que forma os conhecimentos da Psicologia do Esporte contribuem no processo de iniciação em jogos esportivos coletivos. Para obtenção dos resultados a pesquisa foi de cunho bibliográfico, onde se trata de levantamento de bibliografias já publicadas, que tem como instrumento para coleta de informações livros, artigos e periódicos. Conclui-se que a Psicologia do Esporte tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem-treinamento, o componente psicológico é constituinte da capacidade de rendimento esportivo e esta área do conhecimento analisa as bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas e dos conhecimentos advindos deste assunto, o qual deve haver uma cautela quando inseridos no contexto de iniciação aos jogos esportivos coletivos, tratados nesta pesquisa no que tange a motivação, estresse, emoção e preparação para competição.
- ItemSequência didática sobre o ensino das infecções sexualmente transmissíveis em escolares(2022-06-15) Alves, Marcelo Silva; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas