Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Muniz, Maria Rita Rocha de Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para educadores/as
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Muniz, Maria Rita Rocha de Souza; Silva, Deysiene Cruz; Moreira, Edna Souza; Silva, Geisiane Rocha da
    Este trabalho tem como centralidade investigar os desafios enfrentados pelos/as educadores/as no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que estão na fase da Educação infantil ao ensino fundamental II, bem como discutir o que a legislação prevê sobre o trabalho com essas crianças, que são públicos da educação especial e, por fim, esclarecer estratégias pedagógicas para adaptar o trabalho dos/as profissionais às necessidades específicas dessas crianças. Sendo assim, considerando as categorias, adotou-se nesta pesquisa o método materialista histórico-dialético para compreender esses desafios, considerando as condições materiais e históricas que moldam a realidade social e educacional, com base na ideia de que a sociedade está em constante transformação. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A pesquisa explora os desafios enfrentados pelos/as educadores/as devido ao aumento dos diagnósticos de TEA e a necessidade de adaptações significativas para o/a educando. Os resultados indicaram que, quando aplicadas metodologias personalizadas e focadas nas necessidades individuais, há uma melhora significativa no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TEA. Além disso, observou-se que a formação contínua, as políticas públicas, são fundamentais para a efetividade das intervenções. Conclui-se que, apesar das dificuldades, as crianças com TEA podem aprender e desenvolver habilidades quando recebem o suporte adequado, reforçando a necessidade de um ambiente escolar mais inclusivo e humanizado.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais