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Navegando por Autor "Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira"

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    Desenvolvimento profissional e prática pedagógica: um estudo sobre a formação continuada de professores na cidade de Alagoinhas - Bahia
    (2004-07-30) Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira; Sonneville, Jacques Jules; Maheu, Cristina Maria d´Ávila Teixeira ; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Mota, Kátia Maria Santos
    Este trabalho de pesquisa é um estudo de caso etnográfico, de base qualitativa, que centra sua atenção nas contribuições do “curso de formação de professores (em serviço) para as séries iniciais do ensino fundamental” para o desenvolvimento profissional e possíveis ressignificações e mudanças da prática pedagógica das professoras/sujeitos do estudo. A fundamentação teórica é lastreada por Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Antonio Joaquim Severino, dentre outros. Tem como campo empírico 06 escolas da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas-BA, nas quais trabalham professoras egressas da primeira fase do Projeto Rede UNEB 2000. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos observações, entrevistas semi-estruturadas e análise dos relatórios (de supervisão em processo e de observação participada). A análise dos dados está organizada em três categorias: vivência pessoal, vivência profissional e vivência institucional. Como principais resultados temos que as contribuições do curso e as mudanças foram pontuais, porém consistentes, e referem-se ao fortalecimento da auto-estima das professoras, ao acesso de conhecimento acadêmico/científico, ao olhar sobre a criança e à concepção de aprendizagem. Com referência à terceira categoria - Vivência institucional - pode-se afirmar que muitas questões estão em aberto e necessitam de reflexão por parte dos sujeitos e população da pesquisa, uma vez que a escola ainda não se sente responsável pela formação dos seus professores, concebendo esta formação como elemento isolado das ações institucionais.
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