Navegando por Autor "Mota, Kátia Maria Santos"
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- ItemCasa do sol: entre sombra e luz. Uma proposta de educação em cajazeiras(2008-10-01) Santos, Cínthia Maria Seibert; Nascimento, Antônio Dias; Mota, Kátia Maria Santos; Pepe, Alda MunizO presente estudo tem por objetivo a investigação e o desvelamento da proposta educativa da Casa do Sol, entidade civil sem fins lucrativos, situada no bairro de Cajazeiras V, na cidade do Salvador, que tem por finalidade oferecer serviços de educação para crianças, adolescentes, mulheres e jovens em situação de risco e de desvantagem social, com o intuito de identificar as ações desenvolvidas pela Casa do Sol e os seus respectivos objetivos; identificar a importância e o significado desta instituição para as mulheres, declaradas sobrantes, do bairro de Cajazeiras, bem como identificar nas ações desenvolvidas com as mulheres de Cajazeiras, na sua gênese, as contribuições que estas receberam, ou que elas próprias providenciaram para o enfrentamento e/ou superação de desvantagens bio-psicosociais. Desta forma, optamos pela ação desenvolvida com um grupo denominado “Toque Vital”, formado por mulheres, precursoras deste espaço educativo e protagonistas de sua própria história. A opção metodológica que serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que este procedimento investigativo permite um contato direto com a situação pesquisada, o que possibilita ao pesquisador a descoberta de novas relações e significações, e ampliação de experiências. A fundamentação teórica contempla estudos do bairro de Cajazeiras, conceitos de comunidade e sociedade, e pedagogia da superação, a partir de estudos de Paulo Freire (1999; 2000; 2001; 2005). A pesquisa indicou que as práticas desenvolvidas com as mulheres, precursoras da Casa do Sol, sinalizam caminhos para o desenvolvimento de uma pedagogia da superação para os sujeitos declarados sobrantes, redundantes, formadores do “refugo do refugo humano”, no bairro de Cajazeiras.
- ItemDesenvolvimento profissional e prática pedagógica: um estudo sobre a formação continuada de professores na cidade de Alagoinhas - Bahia(2004-07-30) Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira; Sonneville, Jacques Jules; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Mota, Kátia Maria SantosEste trabalho de pesquisa é um estudo de caso etnográfico, de base qualitativa, que centra sua atenção nas contribuições do “curso de formação de professores (em serviço) para as séries iniciais do ensino fundamental” para o desenvolvimento profissional e possíveis ressignificações e mudanças da prática pedagógica das professoras/sujeitos do estudo. A fundamentação teórica é lastreada por Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Antonio Joaquim Severino, dentre outros. Tem como campo empírico 06 escolas da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas-BA, nas quais trabalham professoras egressas da primeira fase do Projeto Rede UNEB 2000. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos observações, entrevistas semi-estruturadas e análise dos relatórios (de supervisão em processo e de observação participada). A análise dos dados está organizada em três categorias: vivência pessoal, vivência profissional e vivência institucional. Como principais resultados temos que as contribuições do curso e as mudanças foram pontuais, porém consistentes, e referem-se ao fortalecimento da auto-estima das professoras, ao acesso de conhecimento acadêmico/científico, ao olhar sobre a criança e à concepção de aprendizagem. Com referência à terceira categoria - Vivência institucional - pode-se afirmar que muitas questões estão em aberto e necessitam de reflexão por parte dos sujeitos e população da pesquisa, uma vez que a escola ainda não se sente responsável pela formação dos seus professores, concebendo esta formação como elemento isolado das ações institucionais.
- ItemA dimensão educativa do trabalho de babás: construção da personalidade moral em crianças de zero a três anos(2008-10-09) Sampaio, Terezilde Leal; Palmeira, Maria José de Oliveira; Guimarães, Solange de Oliveira; Mota, Kátia Maria SantosEsta dissertação tem como foco principal a dimensão educativa da atuação da trabalhadora doméstica, denominada babá, e sua relação com a construção da personalidade moral em crianças de zero a três anos, sem perder de vista a realidade sócio-histórica que atravessa a subjetividade e o desenvolvimento da mesma. O objetivo geral foi analisar os processos educativos e os valores presentes no trabalho de babás em suas dimensões do cuidar e do educar. Com este propósito, buscamos analisar o papel da babá na formação moral de crianças de zero a três anos; identificar os aspectos ligados a função do educar e do cuidar presentes na atuação da babá; analisar os valores da auto-estima e autonomia presentes em seu trabalho; além de contribuir na discussão sobre a sistematização, legitimação e formação desta atividade laboral. As bases epistemológicas deste trabalho encontram-se na teoria de Joseph Puig sobre a construção da personalidade moral, na abordagem de Lev Vigotski sobre o desenvolvimento e aprendizagem e na teoria moral de Jean Piaget. Através da articulação desses arcabouços teóricos, observamos que a construção da personalidade moral se inicia nos primeiros anos de vida da criança e depende da qualidade da interação e dos cuidados dispensados à mesma. Neste sentido, a intersubjetividade que pode ser construída na relação entre criança e sua babá como forma de experiência moral, pode ser importante para a construção da personalidade moral da criança. Trata-se de um estudo exploratório, já que o tema escolhido abre um leque de possibilidades de estudo e existe pouco conhecimento sistematizado sobre o mesmo. As categorias de análise foram as funções do cuidar e do educar que aparecem na educação infantil como indissociáveis. Essas funções foram articuladas com as atividades das babás, com os valores selecionados da autonomia e autoestima e com ações requeridas para desenvolvimento da prática e da consciência de regras em crianças pequenas: promover noção de regularidade, proporcionar o brincar espontâneo e estabelecer intercambio verbal com a criança. O trabalho de campo foi realizado em uma empresa especializada na seleção, formação e contratação de babás, única no ramo em Salvador, na época da realização desta pesquisa. O universo da pesquisa foi composto por uma das sócias da empresa participante e sete candidatas a posição de babá. Dois instrumentos foram utilizados para o levantamento de dados: entrevistas semi-estuturadas e apresentação de situações-problema. A partir da articulação entre os aportes teóricos e a realidade pesquisada, concluímos que a dimensão educativa do trabalho de babás pode ser desenvolvida desde que envolva, não apenas, o processo de formação, mas também mudanças nas características sócio-econômicas estruturais desta atividade. Na Região Metropolitana de Salvador, se faz necessário um processo de transformação da realidade do trabalho precário e não reconhecido das babás a fim de gerar uma ocupação sistematizada e legalizada que possa englobar as funções de cuidar e educar crianças.
- ItemEducar na diferença: imagens e concepções docentes sobre o processo de letramento do surdo na educação de jovens e adultos(2009-11-09) Andrade, Simone Santos Barbosa de; Mota, Kátia Maria Santos; Fernandes, Sueli de Fátima; Silva, Luciene de Fátima; Bregow, Desirée De VitNeste estudo desenvolve-se uma Pesquisa-Ação, com ênfase na Formação-Reflexiva, com dimensão individual (auto-reflexão) e coletiva (reflexão partilhada) de 08 professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos, no Centro de Capacitação para Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez Wilson Lins – CAS-BA, instituição que objetiva a escolarização de surdos e a formação de profissionais na área da surdez. A investigação enfoca os posicionamentos reflexivos destas docentes em referência às práticas de letramento desenvolvidas com seus alunos, considerando que estes sujeitos pertencem a grupos linguístico-culturais diferenciados e que este processo para eles, constitui-se em aquisição de L2. Tomando como viés a formação do educador, com ênfase na diversidade cultural, que se impõe como saber docente fundamental na contemporaneidade, é traçado um panorama histórico, epistemológico, político e educacional que sustentou os diferentes paradigmas na educação de surdos, destacando-se o movimento metodológico que se desloca do campo médico-biológico em direção ao paradigma educacional socioantropológico e cultural, bem como a atuação pedagógica na EJA que tem como tradição o campo políticoideológico da Educação Popular. Como resultado mais geral da pesquisa, pode-se destacar o fato de que a experiência essencialmente visual da pessoa surda impõe caminhos específicos na aquisição da lectoescrita, que tem no uso de imagens, associadas à sua L1, um dos elementos fundantes no desenvolvimento de estratégias metalingüísticas – algo que demanda, pois, materiais didático-pedagógicos próprios e metodologia específica com foco no letramento visual.
- ItemHistórias cruzadas: leituras de mulheres negras da EJA(2008) Mercês, Leidinalva Amorim Santana das; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Mota, Kátia Maria Santos; Souza, Florentina da SilvaA pesquisa focaliza um estudo sobre as práticas culturais de leitura de um grupo intergeracional de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de escolas públicas na cidade de Salvador, levando em conta as condições socioeconômicas precárias em que essas mulheres têm estado inseridas. Buscando compreender os percursos de leitura no contexto contemporâneo, este trabalho foi fundamentado a partir do pensamento de Freire (1986, 1989), dos pressupostos da abordagem (auto) biográfica (DOMINICÉ, 1988; JOSSO, 1988, 2004; PINEAU, 1980, 1999) e da História Cultural (ABREU, 1999, 2001, 2002, 2006; CHARTIER, 1990, 2001, 2003; DE CERTEAU, 1994). A metodologia foi centrada em uma análise qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e, para a coleta de dados, foram realizados encontros de leituras de textos literários, com a intenção de evocar lembranças de vários períodos da vida de diferentes gerações de mulheres, com idades entre vinte e sessenta anos. Os resultados deste estudo evidenciam que, embora essas mulheres tenham participado de diversos processos de exclusão, elas articularam táticas, de acordo com os princípios de leitura de De Certeau (1994) e de Chartier (2003a), que as constituíram leitoras da palavramundo, conforme a pedagogia de Freire (1986). Essas táticas foram identificadas e analisadas em diferentes trajetórias, que possibilitaram a verificação de práticas culturais de leitura, bem como a compreensão das condições de vida em que estão inseridas as mulheres negras da EJA.
- ItemA licenciatura de pedagogia da terra: uma proposta de formação para o educador do campo(2011-12) Moreira, Edna Souza; Nascimento, Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Nunes, Eduardo; Mota, Kátia Maria SantosO presente trabalho faz parte do debate sobre Educação do Campo e tem como unidade de análise o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Terra ministrado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias –DCHT campus XVII em Bom Jesus da Lapa, o qual é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Pronera e os Movimentos Sociais e Sindicais. Tem como principal questão norteadora da pesquisa: qual o papel dos Movimentos Sociais do Campo na construção de uma proposta de formação de Professores do campo sobretudo no que diz respeito a preservação da identidade camponesa? Esta questão e as demais que nortearam este trabalho foram compreendidas a partir da contribuição dos seguintes sujeitos: estudantes militantes dos movimentos CETA, FETAG- BA, FATRES, MLT, PUC bem como dos participantes da comissão de elaboração do projeto do curso. O trabalho aqui apresentado privilegiou a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso e para coleta das informações as técnicas escolhidas foram as seguintes: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Os dados coletados confirmam a importância dos Movimentos Sociais e Sindicais do campo na luta e na construção de uma proposta de Educação do Campo que busca tanto o “desvelamento” quanto a transmissão/construção de saberes específicos de cada componente curricular; mostrou também que o Curso estudado privilegiou os valores da Educação do Campo bem como o resgate e a preservação da identidade do camponês.
- ItemA mão que segura o spray: a resistência, a identificação e a pedagogia dos graffiteiros de Salvador(2007) Pena, Patrícia Carla Alves; Ataide, Yara Dulce Bandeira de; Mota, Kátia Maria Santos; Cunha, Sílvio Humberto dos PassosTomando como ponto de partida as oficinas de graffiti do Projeto de Extensão Grafipaz, realizadas entre 2001 e 2004 no Cabula, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar elementos que influenciaram na relação dos graffiteiros, participantes do Grafipaz, com a escola. A história oral, em sua modalidade de história de vida, é o método utilizado neste estudo, por viabilizar o conhecimento de um conjunto de experiências pessoais, mediante a construção de uma relação mais próxima e de confiança entre entrevistado e entrevistador e por essa metodologia se constituir numa história que contempla a versão dos excluídos e marginalizados. A partir da interseção entre as dimensões da casa (família), da escola e da rua (graffitagem, experiências comunitárias e movimentos sociais) presentes nos fragmentos das trajetórias de vida de 11 graffiteiros, buscamos entender a relação que esses jovens artistas vêm construindo com a escola. Utilizamos a identificação, as expectativas, a relação com o saber e a resistência enquanto categorias analíticas capazes de auxiliar na identificação de aspectos que interferem na relação desses jovens negros com a educação formal. Enfim, esperamos que este estudo contribua para a construção de propostas pedagógicas capazes de valorizar e reconhecer a importância da vida social e da cultura popular dos jovens.
- ItemPercursos da oralidade e letramento na comunidade de saquinho, municipio de Inhambupe, BA(2008-08-25) Santos, Áurea da Silva Pereira; Mota, Kátia Maria Santos; Souza, Elizeu Clementino de; César, América Lúcia; Costa, Edil SilvaEsta pesquisa enfoca as narrativas de histórias de vida de quatro idosos, na faixa etária de 69 a 114 anos, residentes de uma comunidade rural – Saquinho – no interior da Bahia. Trata-se de pessoas consideradas “iletradas” devido ao baixo nível de escolaridade, com ascendência negra e que exercem funções de liderança popular na comunidade. Compreendemos que esses sujeitos representam a memória coletiva dessa comunidade, pois através dos seus relatos de vida pessoal eles nos contam sobre a origem do povoado, as famílias que ali se instalaram em tempos remotos, as histórias passadas pelos seus pais e avós as quais revelam mitos, valores e crenças construídos na vida cotidiana. Cada um desses protagonistas traz sua participação efetiva na vida social da comunidade: D. Catarina, 114 anos, parteira por mais de 40 anos; D. Vitória, 69 anos, tornou-se uma rezadeira de prestígio; Sr. Zé de Rufino, 79 anos, preserva a plantação de bananeiras como o legado deixado pela sua família e que se constitui no patrimônio territorial de respeito aos bens da natureza; Sr. Zé de Dudu, 89 anos, um líder que casou com a filha de um ex-dono de escravo. Do extenso material registrado na pesquisa, contendo narrativas lúcidas que envolvem vários tópicos da história de vida pessoal e coletiva, pode-se perceber que as histórias de vida contadas por esses idosos testemunham fatos, acontecimentos vividos em Saquinho em um amplo período de tempo, elementos que constituem um patrimônio cultural dessa comunidade e que se preserva através da tradição oral. Nesse sentido, ressaltamos a importância da tradição oral associada à preservação dos saberes locais e apontamos a ausência desses conteúdos da vida local nas práticas pedagógicas das escolas ali situadas. Por outro lado, investigamos a intervenção do letramento nas experiências de vida narradas por esses sujeitos ditos ‘iletrados’: são vários os episódios em que se deparam no convívio com eventos de letramento produzindo acertos e desacertos; verificamos o papel da leitura e da escrita na formação da identidade social. Utilizamos a metodologia da história oral (MEIHY,1994,2005,2007), destacando a importância da tradição oral e saberes locais na formação sociocultural de comunidades rurais (CERTEAU,1996; ZUMTHOR,1993,2000),e discutimos sobre as práticas de letramento escolar e o seu distanciamento com a realidade cultural da comunidade (ARROYO, 2003, 2005; MARCUSCHI,2001a, 2001b ; MOTA, 2002, 2004, 2006; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984; SOARES, 2000,2004). Os dados coletados e analisados trazem um valioso conjunto de textos que contribui para uma reflexão sobre a interação escola e comunidade, assim como uma avaliação sobre os currículos escolares em comunidades rurais.
- Item“Quem é da roça é formiga!” histórias de vida, itinerâncias formativas e profissionais de professores de geografia de escolas rurais(2013-12-18) Portugal, Jussara Fraga; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Cavalcanti, Lana de Souza; Mota, Kátia Maria Santos; Chaigar, Vânia Alves MartinsEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscreve-se no âmbito do método (auto)biográfico, toma as narrativas das histórias de vida e das trajetórias de formação-profissão de seis professores de Geografia que nasceram, cresceram, vivem e exercem a docência em escolas situadas em contextos rurais, no Território de Identidade do Sisal, no semiárido baiano. Intentou compreender como esses professores ressignificam, nas salas de aula da Educação Básica, os saberes construídos nas experiências cotidianas nos seus espaços de vivências, no que se refere aos conhecimentos geográficos e pedagógicos advindos dos processos formativos na universidade. A metodologia ancora-se nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos – memorial, observação, entrevista narrativa individual e, de modo pontual, questionário – para a coleta de fontes da pesquisa. As narrativas dos professores evocam memórias e descrevem histórias marcadas pelas singularidades da vida em contextos rurais, retratadas pelo trabalho infantil nas lavouras e na criação de animais, as trajetórias dos tempos de escola, as experiências no âmbito da formação acadêmica, o tornar-se e ser professor de escolas rurais. Essas histórias narradas compõem os repertórios das geo(BIO)grafias, as quais compreendem os modos singulares de narrar a vida a partir dos seus lugares de enunciação – a roça, a casa, a escola, a universidade – reafirmando, desse modo, a identidade rural dos professores, os lugares do acontecer da vida e os cenários da profissão. As experiências narradas revelam também que o significado que cada professor confere à sua atividade como docente está relacionado às suas histórias de vida; seu modo de situar-se no mundo, cujas representações são significativas na construção da sua identidade como professor de escolas rurais e ajudam a configurar os saberes que estruturam a sua profissão. Estes saberes entrelaçados aos conhecimentos geográficos acadêmicos apresentam ressonância na ação pedagógica nas escolas rurais, a partir das cartografias das práticas pedagógicas e do trabalho docente em escolas rurais.
- ItemQuestões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil(2008-06-08) Oliveira, Rogério Soares de; Mota, Kátia Maria Santos; Silva, Ana Célia da; Fernandes, Márcia ParaquettDiante da atual realidade na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, faz-se mister refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. Na contemporaneidade, o mundo está cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem a reforçar identidades diversas. Nesse sentido, a dissertação aqui apresentada, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta os resultados de uma pesquisa feita com dois livros didáticos de espanhol selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensinoaprendizagem de espanhol produzidos no Brasil contemplam: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico?; b) a afirmação da(s) identidade(s) latinoamericana(s)?; e c) a interação com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises podese concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico, tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem, através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.
- ItemO teatro na educação de jovens e adultos: contribuições para o processo de letramento e a formação da cidadania(2009-09-10) Carvalho, Carla Meira Pires de; Mota, Kátia Maria Santos; Farias, Sergio Coelho Borges; Trigo, Isa Maria FariaA escola constitui-se como um dos principais espaços de socialização na vida do indivíduo por conta da diversidade expressa por diferentes sujeitos e a sistematização dos conhecimentos construídos histórica e culturalmente pela humanidade. Neste contexto formativo, situa-se o Letramento como um dos maiores desafios educacionais, tornando-se ainda mais complexo e acentuado quando se trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reflete-se, então, que tal modalidade de ensino requer um cuidado e um olhar diferenciados, pois os sujeitos envolvidos possuem histórias de vida marcadas por um processo de exclusão da aprendizagem formal, dentro de uma sociedade grafocêntrica. Sendo assim, o caminho metodológico trilhado nesta investigação fundamentou-se na pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando, além da observação por parte do pesquisador, a análise de dados através da sistematização de categorias advindas das falas dos sujeitos entrevistados, professores e alunos de EJA. Este estudo investigou a inserção da disciplina Teatro e suas implicações político-pedagógicas na formação do Letramento e da Cidadania na Educação de Jovens e Adultos. Como fundamentação teórica, a presente investigação está embasada nos estudos sobre letramento, cidadania, teatro e educação. Utilizando como aporte teórico autores como Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Magda Soares, Ângela Kleiman, Tomaz Tadeu da Silva, Flávio Desgranges, Ana Mae Barbosa, Duarte Júnior e Viola Spolin. Os resultados da pesquisa, organizados em um total de 13 categorias, apontam não só para a contribuição da disciplina Teatro no desenvolvimento das práticas de letramento, como também para a motivação do sujeito da EJA em frequentar a escola, ao mesmo tempo em que insere este sujeito em espaços culturais que lhes foram historicamente interditados. Finalmente, fica evidente que a sensibilização estética desses sujeitos, a partir da experiência teatral, passa a se desenvolver nos diferentes espaços sociais em que estes sujeitos circulam, contribuindo, assim, para a sua formação de cidadania.
- ItemTempo de plantar, tempo de colher mulheres idosas, saberes de si e aprendizagens de letramento em saquinho(2014-05-21) Pereira, Áurea da Silva; Mota, Kátia Maria Santos; Brandão, Vera Maria Tordino; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Cosme Batista dosEssa tese se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e objetiva apresentar a narrativa autobiográfica de cinco mulheres idosas, identificando suas trajetórias de vida associadas ao contexto sociocultural de Saquinho (BA); suas experiências educacionais na comunidade, na família e na escola; e as práticas culturais vinculadas aos letramentos construídos nas esferas pública e privada. O interesse por tal estudo surgiu dos registros e observações durante as andanças e encontros com os moradores da localidade rural em questão, quando se pôde perceber a participação ativa das mulheres em atividades na Igreja, Associação de Moradores, lavoura, família, organização de festas, além da presença maciça delas nas salas de aula do TOPA, programa de alfabetização do governo baiano. Cinco mulheres foram escolhidas como colaboradoras: D. Felicidade, 73 anos; D. Lili, 75; D. Celestina, 68; D. Vitória, 73 e D. Mariinha, 58. No trajeto do estudo utilizamos o método etnográfico voltado à escrita do cotidiano da comunidade e, visando à construção das narrativas de vida, o método (auto)biográfico. Os corpora da investigação foram construídos a partir de registros do diário de campo, entrevistas narrativas, narrativas episódicas e filmagens. A pesquisa apresenta as trajetórias das mulheres do TOPA, destacando as aprendizagens, os saberes, os habitus, as táticas de letramento e a forma como se apropriam dessas estratégias no cotidiano e nos espaços escolares. Para as idosas, as aprendizagens da leitura e da escrita não foram materializados nos espaços do TOPA e esse fato se constituiu como algo “negativo”, pois se sentem desmotivadas e atrelam as dificuldades de aprendizagem à idade.
- ItemTrabalhadoras domésticas: experiências de escolaridade e (des)caminhos profissionais(2012-09-25) Oliveira, Beatriz Souza Lima de; Mota, Kátia Maria Santos; Santiago, Ana Rita; Queiroz, Delcele MascarenhasA pesquisa investigou as trajetórias profissionais e escolares da vida de trabalhadoras domésticas negras que se encontram na Educação de Jovens e Adultos. A atuação da mulher negra no mercado de trabalho antecede o desenvolvimento industrial, mas grande parte dos estudos feministas que se debruçaram sobre a participação feminina nas esferas produtivas, invisibilizaram a mão de obra negra feminina que era facilmente encontrada no comércio e no trabalho domiciliar. A atividade doméstica no Brasil historicamente é uma ocupação exercida majoritariamente por mulheres negras e até hoje é uma das principais oportunidades ocupacionais da população negra feminina. A seleção dos sujeitos foi precedida da aplicação de questionários cujas intenções foram identificar as trabalhadoras domésticas das turmas de EJA, seu tempo de inserção no trabalho doméstico, a interrupção dos estudos e tempo de afastamento dos bancos escolares. De todas as onze mulheres que responderam aos questionários, cinco trabalhadoras domésticas foram convidadas a participar das entrevistas. As etapas da pesquisa, inclusive as entrevistas, basearam-se nos procedimentos e princípios da História Oral Temática, que possibilita o protagonismo das atoras da pesquisa e atende à especificidade dos processos formativos escolares e profissionais nas suas histórias de vida. Após o processo de transcrição das entrevistas, durante a análise foram encontrados alguns elementos recorrentes em cada um dos relatos, a que foram classificados de categorias. Na análise das entrevistas, foi percebido que todas as participantes entram no mercado de trabalho na infância ou adolescência; a precariedade do trabalho doméstico está relacionada à precocidade da entrada das meninas no serviço doméstico, chegando a se configurar como trabalho escravo. A subalternidade marca grande parte dos relatos de trabalho das participantes da pesquisa e o trabalho doméstico impõe obstáculos à entrada e permanência dessas trabalhadoras nos bancos escolares.
- ItemUsos funcionais da escrita na história de vida dos atores da educação de jovens e adultos da escola municipal de Bananeiras/Ilha de Maré – Salvador/BA(2009-09-29) Araújo, Ivete Silveira de; Mota, Kátia Maria Santos; Gallego, Rita de Cassia; Nascimento, Antonio DiasA pesquisa que deu origem a esta dissertação foi qualitativa, inserida no campo educacional, e objetivou investigar qual o lugar da escrita na História de Vida dos atores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Bananeiras, em Ilha de Maré, localidade pertencente ao município de Salvador – Bahia. Para dar conta dessa investigação, realizou-se um estudo de cunho etnográfico, a partir da observação participante, no qual foram empregados instrumentos variados, como a entrevista focalizada e semiestruturada, o grupo focal, o questionário de perfil socioeconômico para os estudantes e outro questionário para o perfil da professora. Para a análise do material de linguagem coletado, empregou-se a Análise de Discurso (AD), da linha franco-brasileira de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, que tem no discurso o objeto da sua construção científica. Para a AD, o discurso é a linguagem em funcionamento, que se materializa em um texto, falado ou escrito, no qual o sujeito discursivo atribui sentidos, significando a si e ao mundo no qual está inserido. Por esse caminho, foi possível revelar, e desvelar, que, mesmo inseridos em uma comunidade onde prevalece a oralidade, os educandos e educandas desejam se apropriar da escrita para: aqueles que são evangélicos, inserir-se, de fato, na Igreja protestante; manter a privacidade, porque só o destinatário é que vai saber o conteúdo do bilhete enviado; tornar-se independente daquele que escreve e lhe serve de escriba; registrar sentimentos e emoções vividos com intensidade; autorreconhecer-se como também possuidor da beleza do ato de escrever. Já para a professora, a escrita tem a finalidade de responder às demandas pessoais, religiosas e profissionais do seu cotidiano. A partir disso, sugere-se que os poderes públicos municipal e estadual, em parceria, deveriam: construir salas de aula, em Bananeiras, para a matrícula de estudantes da 5ª à 8ª série; formar um corpo docente com profissionais da própria Ilha de Maré; ofertar a formação continuada, de imediato, para a professora que atua na EJA, em Bananeiras e, por fim, implementar a biblioteca que está em fase embrionária, transformando-a em um Centro Cultural para o Letramento, inclusive com a instalação de uma lan house pública.