Navegando por Autor "Mota, Celio de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Disciplina “Pré-Policial Militar” no CPM Alagoinhas: poder disciplinar, relações raciais e de gênero entre alunxs do Ensino Médio (2017 a 2019)(2019-09-26) Mota, Celio de SouzaEste trabalho busca analisar a percepção de alunxs e ex-alunxs do 3º Ano do Ensino Médio do CPM Professor Carlos Rosa sobre a disciplina pré-policial militar - enquanto estrutura de poder disciplinar - e sua influência sobre as relações étnico- raciais e de gênero entre xs discentes. A pesquisa teve como objetivo compreender de que forma o poder disciplinar arraigado na disciplina militar e na cultura escolar de um Colégio da Polícia Militar, ao normatizar e homogeneizar condutas, impacta nas relações étnico-raciais e de gênero e como isso afeta no rendimento dos discentes nas provas do ENEM. É um trabalho de cunho antropológico, assim, considerando a natureza do objeto, utilizou-se do recurso da etnografia, sob a égide da “descrição densa”, tendo como abordagem metodológica a pesquisa participante. Utilizou-se ainda, como método de coleta de dados, a aplicação de questionários com professores(as) e alunxs do CPM e do CELNB, além de entrevistas com ex- alunxs do CPM Professor Carlos Rosa, a análise de documentos, inclusive, fazendo um comparativo da percepção das relações raciais e de gênero de ambos os colégios. A pesquisa apontou que o poder disciplinar militar ao tempo que homogeneíza, também individualiza comportamentos, revelando resistências às normatizações. Assim, a matéria pré-policial militar, responsável por disseminar a cultura militar, concomitantemente disponibiliza as ferramentas para o desenvolvimento do espírito critico. Diante disso, pode-se concluir que a disciplina militar adotada no Colégio CPM Professor Carlos Rosa, segundo a percepção dos discentes e docentes, não reforça as desigualdades de raça e de gênero, embora ambiguamente demarque a concepção de gênero normatizada pela sociedade através do uniforme, cabelo, adereço, maquiagem etc. Pôde se observar ainda que a disciplina e a sensação de segurança são variáveis que contribuem para o sucesso dos discentes no ENEM, entretanto, são insuficientes para dar conta dos problemas estruturais da educação e marcados por circunstâncias históricas.