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Navegando por Autor "Mota, Ariel Antonio Souza"

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    Play now: o uso de jogos digitais no ensino de Geografia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Mota, Ariel Antonio Souza; Souza , Hanilton Ribeiro de; Pinheiro , Josemare Pereira dos Santos; Souza, Luciana Cristina Teixeira de
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso dos jogos digitais como uma metodologia de ensino para aulas de Geografia na educação básica. Há um grande interesse de crianças e adolescentes por jogos digitais. Assim, utilizar essa tecnologia em sala de aula pode trazer o conteúdo escolar para a realidade do(a) aluno(a), promovendo um maior interesse por aprender Geografia. Os jogos digitais estimulam o desenvolvimento cognitivo, aprimoram habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Sendo assim, a pesquisa objetiva discutir como os jogos digitais podem ser utilizados como ferramenta de ensino e aprendizagem da Geografia em sala de aula, possibilitando outras leituras de mundo, mais reflexivas e autônomas. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e propositivo, fundamentada na pesquisa-ação, para uma análise das potencialidades desses jogos por meio de revisão de literatura e testes práticos realizados durante o período de estágio no Ensino Médio, no Colégio Democrático Estadual Dr. Rômulo Almeida, na cidade de Santo Antônio de Jesus/BA – sede do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Após o período de testes, foram realizadas entrevistas com os estudantes, todos(as) os(as) alunos(as) avaliaram de forma positiva o uso de jogos digitais nas aulas de Geografia, relatando que a metodologia adotada tornava as aulas mais interessantes, participativas e facilitava o aprendizado, apesar de algumas dificuldades relatadas devido à falta de infraestrutura escolar.
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