Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mota, Érica Pimentel"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    “Nada na nossa vida acontece por acaso”: professoras do atendimento educacional especializado (AEE) e suas experiências com os estudantes com deficiência intelectual em Ipirá-BA.
    (2015-06-17) Mota, Érica Pimentel; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Santana, Nivaldo Vieira; Silva, Luciene Maria da
    Esta pesquisa intitulada “Nada na nossa vida acontece por acaso: Professoras do Atendimento Educacional Especializado e suas experiências com o estudante com deficiente intelectual em Ipirá-Ba” buscou refletir sobre as experiências das professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE de estudantes com deficiência intelectual (DI) que frequentam as salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Ipirá. O lócus de ação deste estudo foram três salas de recursos multifuncionais, implantadas em três escolas municipais. A escolha por essas salas se deu por ser o único espaço educativo legalmente implantado no município para o atendimento especializado aos estudantes com deficiência intelectual. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica, que descreve e reflete sobre as experiências das professoras do AEE com o estudante com deficiência intelectual na relação professor-aluno. Para tanto, utilizei como principais referencias para o estudo sobre fenomenologia Souza (2012), Martins e Bicudo (2006) e Merleau-Ponty (2011). Esta pesquisa teve como proposta metodológica, além da pesquisa bibliográfica, a observação e entrevista centrada na pessoa. A investigação revelou que as experiências de vida das professoras do AEE em Ipirá-Ba, são tomadas como guia para o direcionamento das ações educativas que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes com deficiência intelectual. E que dizem muito sobre a experiência de vida dessas mulheres nas suas relações sociais e familiares. A pesquisa apontou, também, que as professoras entrecruzam os conceitos de experiência, corpo, doença, saúde, deficiência e cuidado como categorias indissociáveis e partes constituintes de suas experiências pessoais e profissionais.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais