Navegando por Autor "Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa"
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- ItemEducação e (com)ciência geotecnológica do lugar: narrativas iconográficas dos sujeitos do bairro do Tento, Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-17) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Epífania, Anderson Gomes da; Oliveira, Valeska Maria Fortes de; Araújo, Kátia Soane Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda SouzaApresentamos uma pesquisa que objetivou outra perspectiva de conhecimento e ciência a partir do viver cotidiano. Para tanto, tomamos como base o aspecto geotecnológico das iconografias no bairro do Tento, localizado na cidade de Valença-BA, ecoadas nas narrativas de um grupo de sujeitos desse lugar. Dessa forma, foi destacado o caminho da revelação, do reconhecimento, das considerações e das afirmações de uma outra concepção de educação científica, a partir de um segmento não formal de aprendizagem, oriunda das dinâmicas sociais desse lugar vivido. Esse espaço, composto das condições de pertencimento, assim como dos afetos, sentimentos, sentidos e significados depositados pelo sujeito ao fragmento espacial, aqui o denominamos de lugar-seu. Dito isto, esta tese apresenta uma trilha discursiva que parte da importância das iconografias para a promoção do conhecimento, levando em consideração como as geotecnologias, em seus aspectos materiais e imateriais, potencializam o (re)conhecimento do lugar. Como um trabalho iniciado no período de distanciamento social, são enfatizados, no corpo textual, os desafios da pesquisa a partir dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19, assim como seus reflexos na educação. Apesar disso, a escrita teve sua base de produção dos achados através da abordagem etnográfica. Isso visou, dentro das limitações, participar do cotidiano e estabelecer aproximações com, inicialmente 20 e finalmente, 13 moradores partícipes. Durante os encontros formativos, foram realizadas entrevistas, levantamento de questões, discussões e considerações iconográficas. Com o apoio da bricolagem, como ação de movimento entre os procedimentos de análise e os dispositivos, e da análise do discurso bakthianiana, este trabalho demonstrou, através das narrativas iconológicas dos partícipes, os aspectos de subjetividade para a (com)ciência do bairro do Tento como lugar-seu e a importância das geo(tecno)grafias para essa concepção, presente nos discursos que estavam além dos narrados, mas factual nos gestos e olhares. Assim, a presente tese se configura como um olhar para o futuro na perspectiva de reconhecer outros caminhos para uma discussão e construção da educação, do conhecimento, que tome como base o estado de (com)ciência do sujeito, a partir de suas concepções acerca do lugar-seu.
- ItemO lugar da pesquisa na educação geográfica: relatos de experiências dos alunos do ensino médio – Ifba/Campus Valença(2015-03-13) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Silva, André Luís Souza da; Brito, Francisco Jorge de Oliveira; Faria, Marcelo Oliveira deO lugar enquanto conceito ou palavra está a cada dia mais presente no cotidiano das pessoas e também nas discussões acadêmicas em suas distintas áreas e aplicações. O seu estudo e aprofundamento a partir da ciência geográfica, apresenta elementos que caminham desde a representatividade do sentimento de pertença ou sua negação, até o lugar como palco de transformações e interconexão ao mundo. E desta forma, o lugar se faz presente em diferentes temáticas e possibilidades de abordagem em nossa sociedade. Nesse sentido, esse trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, na cidade de Valença, tem como objetivo desenvolver uma dinâmica de educação científica à compreensão do lugar, potencializado pela educação geográfica e nas perspectivas do Projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio. Os pressupostos metodológicos da pesquisa participante e todo processo colaborativo presente nesta abordagem estruturam esse trabalho. Ao longo da pesquisa, foram implementadas ações como oficinas temáticas, saídas de campo e orientações semanais, que possibilitaram a ampliação, compreensão e percepção do lugar por parte daqueles jovens pesquisadores, partícipes de uma proposta de intervenção, na perspectiva de uma educação de transcende os limites da escola, aproximando assim, a pesquisa, ciência e educação básica.