Navegando por Autor "Moreira, Raimundo Nonato Pereira"
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- ItemA filarmônica São José em Pojuca - BA (1959 - 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemA Filarmônica São José em Pojuca – BA (1959 – 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemEducar pelas leituras: ações educativas como concepções morais e políticas veiculadas pelo jornal correio mercantil (Salvador, 1838-1839)(2017-08-24) Moraes, Fabio Valente de; Brito, Gilmário Moreira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Sousa, Ione Celeste Jesus deEsta pesquisa é resultado da análise de duzentos e sessenta e três exemplares do jornal baiano “Correio Mercantil” – de mais de dois mil e duzentos disponíveis na Hemeroteca Digital do portal da Biblioteca Nacional. Utilizamos quarenta e nove números desse periódico para examiná-lo como empreendedor, entre outras possibilidades de leituras, de ações educativas em Salvador, produzindo, reproduzindo e fazendo circular, entre abril de 1838 e março de 1839, concepções morais e políticas que interessavam a determinados grupos sociais – comerciantes, proprietários, negociantes, empregados públicos e titulares (nobres) – cujos valores, alinhados à ordem vigente, alimentavam expectativas de serem utilizados e seguidos por outros grupos de menor visibilidade política na cidade. Assim, analisamos tensões sociais na capital da província da Bahia no contexto dos anos finais da década de 1830, como o Levante dos Malês (1835) e a Sabinada (1837-1838), além de outras sublevações e desobediências rotineiras locais atribuídas pelo jornal aos sabinos e escravizados africanos. Nesse sentido, apreciamos as estratégias de leitura que os redatores e proprietários do “Correio Mercantil” – os irmãos João Antonio e Luiz Antonio de Sampaio Vianna – usaram para elaborar ou disseminar conceitos em nome de determinados grupos sociais envolvidos com atividades relacionadas com a dinâmica comercial da cidade; e como esses escritores públicos – em suas atuações jornalísticas e educativas – fizeram do seu periódico um suporte de linguagem empenhado em receber, registrar de forma impressa e imagética opiniões, posicionamentos políticos e ideológicos de representantes incisivos de uma cultura letrada que experimentavam estampar no jornal o combate intransigente daquilo que consideravam perigo à manutenção das relações de poder do referido grupo. Cientes da importância das tradições de oralidade constitutivas da maioria dos moradores da cidade, recorreram aos “boatos” como forma de repercutir e disseminar o medo, visando a composição de versões que fizessem proliferar ou preservar princípios tidos como apropriados àquela sociedade. A pesquisa foi realizada a partir de fontes documental e bibliográfica, como referencial teórico abordagens dos Estudos Culturais e da História Cultural que realizaram aproximações entre a produção e veiculação de informações e notícias em jornal, com leituras à “contrapelo” de valores morais e políticos produzidos por letrados para o consumo da sociedade mediante o suporte do jornal. Esse exercício de pesquisa possibilitou analisar o “Correio Mercantil”, tanto como fonte para a história, quanto meio de veiculação de concepções educativas, superando a superficialidade que pode limitá-lo a mera condição de documento histórico ou simples veículo de informação. Logo, procuramos ir além da transcrição – integral, abreviada ou fragmentada – sem problematização dos textos, tornando indispensável e crucial a análise das linhas e entrelinhas do que era estampado e útil à pesquisa.
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson Lima; Santos, Marilécia Oliveira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Akinruli, Luana Carla Martins CamposO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemHumor, guerra, relações de poder e de gênero nas charges de Belmonte (1935-1943)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Santos, Juciele da Silva; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Santos, Marilécia Oliveira; Júnior, Otávio ErbereliO presente trabalho objetiva discutir algumas das charges políticas elaboradas pelo caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte, produzidas entre os anos de 1935 e 1943, destacando a relevância dos materiais em apreço como expressão de crítica social e política de acontecimentos e processos registrados na primeira metade do século XX, com especial atenção para os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim, a pesquisa investiga algumas das estratégias utilizadas pelo artista no uso do humor gráfico para subverter as impressões dos leitores acerca de personagens e símbolos de poder, representando estadistas como Adolf Hitler (1899-1945) e Neville Chamberlain (1869-1940) de forma satírica, expondo as suas fragilidades e contradições. Ademais, o trabalho problematiza o modo como Belmonte abordou as relações de gênero, utilizando-se de estereótipos do feminino nas suas ilustrações, na perspectiva da crítica às lideranças e às estruturas políticas da época. A pesquisa tomou como corpus as ilustrações presentes na obra Caricatura dos tempos (1948), um compilado de desenhos de Belmonte, no qual o artista tematizou fatos ocorridos na arena das relações internacionais entre os anos de 1936 e 1946 (a exemplo da marcha de agressões do nazismo, a política de apaziguamento britânica e a neutralidade inicial dos EUA no conflito bélico). Finalmente, o trabalho evidencia a relevância da charge como registro histórico e suporte para interpretação de contextos históricos diversos, além de enfatizar a importância do humor gráfico, abordado como instrumento de reflexão e denúncia, capaz de provocar risos e, simultaneamente, ensejar novos olhares acerca de questões sociais e políticas de um determinado período.