Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Moreira, Bruno Alexon Santos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O estudo de Função do Primeiro Grau: A partir do Dinâmica de Trabalho na Agricultura
    (2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon Santos; Rocha, Gabriela Silveira
    Produto originado no Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Matemática, EJA, Ensino: DA Ciência à sala de aula
    (2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon Santos
    Muitos são os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Sendo assim, torna-se necessária a busca por estratégias de ensino que possam garantir a aprendizagem dos estudantes. Entre essas estratégias, podemos destacar as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Nesse sentido, foi realizada esta pesquisa intitulada “Matemática, EJA, ensino: da ciência à sala de aula” que visa responder a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino da Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar pode ajudar na aprendizagem dos alunos da EJA? E teve-se como objetivo geral analisar a importância da prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada numa abordagem qualitativa, em que foi feita a análise de três dissertações publicadas em diferentes Universidade e regiões do Brasil, além disso, foi feita uma análise com base em trabalhos científicos publicados, na observação e na experiência do autor sobre os desafios e possibilidade de ensinar a Matemática para alunos da EJA no município de Ibiassucê-Ba. Foi utilizado como referência para a escrita da fundamentação teórica vários autores, tais como: Moacir Gadotti (2008), Edgar Morin (2002), Hilton Japiassu (1978), Ivani Fazenda (1998), Paulo Freire (2006). Sendo feito um diálogo entre as pesquisas analisadas e os escritos dos teóricos que tratam do assunto. Os resultados desta pesquisa mostram que, ao valorizar os saberes que os alunos possuem para o aprofundamento e/ou construção de novos conceitos Matemáticos, eles se sentem estimulados a estudar e a participar ativamente das aulas, o que reflete positivamente nos resultados da aprendizagem. Quanto aos materiais didáticos, concluiu-se que a abordagem da Matemática através de situações do cotidiano dos alunos é essencial no processo de ensino aprendizagem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais