Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Moreira, Andréa dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Biogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Moreira, Andréa dos Santos; Franco, Gustavo Barreto; Portugal, Jussara Fraga; Matos, Mara Rojane Barros de; Amorim, Raul Reis
    Esta pesquisa intitulada “Biogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes” apresenta como foco de abordagem a análise e interpretação das narrativas sobre o saber-fazer de seis professoras (três licenciadas em Biologia e três em Geografia) de escolas públicas da rede estadual, localizadas na cidade de Feira de Santana (BA), como estas abordam em suas práticas de ensino os conceitos, conteúdos e temas ligados à Biogeografia. Trata-se de uma investigação ancorada na abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa narrativa, cujo dispositivo de recolha de dados (fonte) foi a entrevista narrativa. A questão norteadora foi: como os conteúdos, conceitos e temas que transversalizam a abordagem da Biogeografia reverberam no saber-fazer de professores que praticam à docência em três escolas vinculadas à rede pública estadual na cidade de Feira de Santana (BA). Os objetivos que demarcaram o processo de investigação foram: conhecer as trajetórias de formação e atuação profissional das professoras de Biologia e de Geografia que atuam em escolas públicas estaduais de Ensino Médio na cidade de Feira de Santana; descrever as estratégias metodológicas elaboradas e/ou utilizadas pelas professoras no seu fazer pedagógico, na abordagem de conteúdos, conceitos e temas vinculados à Biogeografia; cotejar, por meio da análise e interpretação das narrativas, as práticas de ensino de professoras de Biologia e de Geografia referentes à abordagem dos conteúdos, conceitos e temas da Biogeografia. Ao narrar sobre a trajetória de formação-profissão, as professoras colaboradoras da pesquisa sinalizaram que as experiências de vida-formação-profissão e suas dimensões reverberam no seu saberfazer-docente. As metodologias citadas são resultantes das experiências construídas no cotidiano da sala de aula.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais