Navegando por Autor "Montalvão, Vânia"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdministração rural: um estudo das ferramentas gerenciais no setor da agricultura familiar da Comunidade Quixaba – Guanambi (BA)(2019-09-18) Nogueira, Renata Fialho; Souza, Vanessa Moreira de; Souza, Jussimara de Cassia L.; Montalvão, Vânia; Souza Neto, José Brilhante deAs tarefas pertinentes à gestão agrícola não podem ser deixadas para um segundo plano. É necessário que o agricultor passe a observar a produção e as questões de cunho gerencial da propriedade rural. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar o perfil do produtor rural e as ferramentas de gestão administrativa utilizadas no processo de produção das pequenas propriedades rurais que fazem parte do quadro da Agricultura Familiar da Comunidade de Quixaba. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado com diversas alternativas. Os questionários foram aplicados a 10 famílias, sendo escolhidos com base no levantamento dos principais produtores de hortaliças contemplando o número de amostragem. Os dados obtidos na pesquisa, revelam que a maioria dos produtores rurais não tem conhecimento sob o papel das ferramentas administrativas na agricultura. O estudo identificou ainda, um grande número de produtores rurais, que não faz uma utilização mínima de gestão financeira, como os custos de produção, contas a receber, planejamento, mantendo o controle através de suas experiências de trabalho, em que são apenas mentalizadas de modo abstrato. Assim, a realidade da agricultura familiar merece uma atenção maior, e como sugestão, buscarem se aperfeiçoar, conhecer e aplicar técnicas administrativas e tecnológicas através de cursos específicos de gestão rural e procurar orientações por profissionais da área.
- ItemAndragogia como ferramenta para aumento das competências organizacionais(2019-09-27) Silva, Marusa Barbosa da; Nobre, Simone de Souza Gomes; Souza Neto, José Brilhante de; Montalvão, VâniaAs atuais transformações sofridas pela sociedade nas áreas sociais, tecnológicas e financeiras trazem impacto direto para dentro das organizações, cabendo a essas, buscarem maneiras de acompanhar às mudanças a fim de se manterem ativas e competitivas. Estudos apontam que para se alcançar os resultados almejados, faz-se necessário que as organizações tenham colaboradores capacitados e motivados para enfrentar desafios do dia a dia. Para isso, além de aplicarem boas técnicas de recrutamento e seleção, as organizações necessitam investir continuamente em seus colaboradores, que são jovens e adultos, através de treinamento, desenvolvimento e educação. A andragogia é a ciência direcionada à educação de adultos, e, evidencia, que educar adultos requer uma técnica com estratégia e planejamento específicos. Logo, este artigo objetiva apresentar ao leitor como os métodos de treinamento, desenvolvimento e educação alinhados à andragogia podem auxiliar as organizações a manterem-se vivas e competitivas. Para a construção deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa onde foi utilizada a pesquisa de revisão bibliográfica, debruçada sobre obras de autores especialistas nos assuntos abordados como Chiavenato, Malcolm Knowles, Marisa Eboli, dentre outros. Essa nos possibilitou constatar que as organizações que incentivam a gestão do conhecimento são capazes de se adequar mais facilmente às mudanças e transformações constantes e que a andragogia traz benefícios mútuos, compartilhados entre colaboradores e organizações.
- ItemAscensão das mulheres no mercado de trabalho brasileiro: análise dos dados da PNAD 2012 a 2018(2019-09-18) Silva, Andreia Coutinho; Alves, Leidiane da Silva; Costa, Naydson Manoel Ataide; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia Leite; Santos, Wilson Pereira dosEste artigo objetivou investigar a ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, tendo por base os dados da PNAD C de 2012 a 2018. As variáveis estudadas foram a participação no mercado de trabalho, nível de instrução, rendimento médio, jornada de trabalho e proporção da ocupação de cargos de direção ou gerência. A pesquisa se trata de um estudo bibliográfico, caracterizado como exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a relação do trabalho é desigual entre os sexos e que apesar de muitas conquistas, o cenário ainda se encontra desfavorável para as mulheres brasileiras. A pesquisa confirma que a presença das mulheres na força de trabalho cresceu, porém ainda existe um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade de gênero, e ainda que apesar das mulheres receberem salários menores, a tendência é de melhoria. Observou-se também que a mulher possuía uma diminuição no rendimento de acordo com a idade. O escopo dessa pesquisa proporciona uma reflexão que torna possível compreender e identificar o processo de ascensão da mulher no mercado de trabalho, assim como o seu cenário atual, para que se promova melhor entendimento, conscientização e valorização do gênero.
- ItemEfeito do merchandising na decisão de compra: um estudo exploratório em supermercados de grande porte de Guanambi-BA.(2013-12-20) Bezerra, Larissa Gonçalves; Cairo, Ricardo Pereira; Lopes, Fabrício; Leite, Carlos Fernando Faria; Montalvão, Vânia; Cruz, João Hélio Reale daO presente trabalho se dá pela necessidade das estratégias de comunicação e técnicas de merchandising a ser utilizadas ou não pelos supermercados no processo de atração, conquista e fidelização de clientes impulsionando o consumo e conseqüentemente consolidando a empresa no cenário econômico. A metodologia utilizada compõe-se de pesquisa exploratória, através de referencial bibliográfico e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores de cada supermercado e consumidores. O estudo abordou marketing, comunicação e merchandising, bem como as formulações estratégicas voltadas para o varejo em geral, supermercados em particular, até aportar no fenômeno do merchandising no autosserviço. Os resultados serviram para o balizamento das conclusões com a identificação do composto estratégico e os efeitos percebidos pelos consumidores. As conclusões que se tirou deste estudo respondem, de modo satisfatório, aos objetivos da pesquisa. No contexto, o estudo pauta-se enquanto ao método de pesquisa científica, sendo a pesquisa de caráter exploratório, explicativa, apoiando-se numa revisão bibliográfica. Contudo, os dados foram coletados a partir das intervenções feitas pelos pesquisadores, como também através de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três grandes supermercados de Guanambi. A mensuração e análise partiram do entendimento de figuras e tabelas para melhor compreensão da problemática do trabalho, onde se viu a necessidade de mudanças dos proprietários dos estabelecimentos no ambiente de maior conhecimento e aplicação do merchandising, a fim de melhorar ainda mais as vendas as técnicas para criar vantagens competitivas, persuasão, e a estrutura física do ambiente, a fim de fidelizar cada vez mais clientes.
- ItemEstilos de liderança: estudo no 17º batalhão da polícia militar de Guanambi (BA)(2019-09-27) Pereira, Carlos dos Santos; Silva, Werlley Ramon dos Santos; Santos, Wilson Pereira dos; Montalvão, VâniaEste estudo sobre os estilos de liderança é resultado de uma pesquisa realizada no 17º batalhão da policia militar de Guanambi (BA), e tem como objetivo geral analisar o perfil de liderança dos oficiais comandantes de companhias do 17º batalhão desta cidade. No organograma do batalhão existem seis companhias, o universo da pesquisa é formado por 211 policiais militares, sendo seis oficiais comandantes e 205 praças, a amostra para a realização deste estudo foi formada por seis oficiais comandantes de companhias deste batalhão e 134 praças pertencentes a estas companhias. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo feito levantamentos da estrutura organizacional da polícia militar bem como do batalhão de Guanambi. Buscou-se fundamentação teórica em autores sobre o tema perfil de liderança. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois tipos de questionários online, utilizando o aplicativo google forms, um direcionado aos oficiais comandantes de companhias e o outro as praças que são integrantes dessas companhias. As interpretações e análises dos dados foram feitas a partir das informações colhidas através das respostas destes questionários. Com isso, foi possível concluir que dentro do 17º batalhão de Guanambi as relações de trabalho ocorrem de maneira participativa, onde os comandantes e comandados trocam informações e interagem para o bom desempenho do serviço policial. Foi perceptível que os oficiais apresentam um perfil democrático, onde prezam pela coletividade do grupo, buscando dar espaço para a exposição das ideias.
- ItemGerenciamento de embalagens de agrotóxicos em Guanambi: Atuação dos revendedores quanto à logística reversa(2019-09-15) Pereira, Cristiana da Silva Domingues; Rocha, Noilma Santos; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Montalvão, Vânia; Cruz, João Hélio Reale daO presente artigo tem por objetivo analisar o gerenciamento das embalagens dos agrotóxicos em Guanambi e a atuação dos revendedores no processo da logística reversa (LR). Considerase para isso o percurso desses resíduos sólidos até o descarte, a ação dos órgãos competentes, legislações pertinentes quanto às mesmas e melhorias no seu armazenamento. No que se refere à metodologia, optou-se pelos estudos exploratório e descritivo, com a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário escala Likert com as seis empresas que fazem parte da Associação dos Revendedores de Produtos Fitossanitários de Guanambi e Região (Ariag) e uma entrevista semiestruturada com o Fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Os dados da pesquisa demonstraram o percurso da LR das embalagens dos agrotóxicos nas empresas, conforme o que determinam as leis, pois essas, por não possuírem estrutura adequada para receber as embalagens, associam-se a unidade de recebimento. Devido a distância da atual central que atende os revendedores de Guanambi, fazse necessário criar uma unidade de recebimento nesse município, como também melhorar a divulgação de informações para os consumidores e revendedores.
- ItemO gerenciamento de resíduos sólidos nas concessionárias de veículos automotores de Guanambi (BA)(2019-09-19) Ribeiro, Ana Paula Oliveira; Santos, Jaqueline Aparecida Silva dos; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Montalvão, Vânia; Oliveira, Flávio Américo F.Os resíduos sólidos gerados através das atividades desenvolvidas pelas oficinas de concessionárias automotivas possuem natureza perigosa, devido o seu alto índice poluidor, por isso, necessitam ser gerenciados conforme os procedimentos estabelecidos pela legislação, pois afetam diretamente a saúde pública e o meio ambiente. Assim sendo, o presente estudo visa analisar como é realizado o gerenciamento de resíduos sólidos nas concessionárias de veículos automotores da cidade de Guanambi-BA e verificar se tais procedimentos são executados conforme a legislação. A pesquisa foi realizada com população finita e trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, através de questionário semiestruturado e entrevista direta com responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos. Os resultados encontrados expressam que 50% das concessionárias não possuem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 62,5% não realizam a logística reversa, 75% não são cadastradas no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos e 75% não conhece a quantidade de lixo que gera mensalmente. Concluise que as concessionárias automotivas não realizam o gerenciamento dos resíduos gerados, deixando de cumprir com a responsabilidade ambiental estabelecidas pela legislação.
- ItemGestão de pessoas no cenário de crise econômica e perda de direitos trabalhistas(2019-09-26) Domingues, Marcos Bomfim Perrone; Cruz, João Hélio Reale da; Montalvão, VâniaEsta pesquisa aborda a Gestão de Pessoas nas organizações em períodos de crise financeira, cujos efeitos são sentidos na supressão de postos de trabalho. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, tendo como base estudos e dados estatísticos, foi feito um levantamento histórico da crise mundial econômica e financeira de 2008, fazendo também contraponto entre o trabalhismo brasileiro e sua legislação, com evolução da escola de recursos humanos, tendo como objetivo principal a análise do papel da Gestão de Pessoas como área de conhecimentos específica da ciência administrativa em ambientes de crise. A instabilidade dos mercados foi a justificativa para o avanço da destruição do trabalhismo, havendo forte pressão do empresariado para a aprovação de leis como a das terceirizações e a reforma trabalhista, o enfraquecimento e descrédito dos sindicatos, recrudesceram o processo de exploração da mão de obra, sob a propaganda de redução do desemprego e modernização, mas que na realidade apenas mascara a manutenção de suas margens de lucro em tempos de crise. Neste cenário a moderna Gestão de Pessoas tem sido usada como arcabouço teórico para minorar os efeitos negativos de instabilidades sobre a produtividade e lucratividade das organizações, lançando mão de diversas técnicas e estudos, sendo o principal articulador e interlocutor entre os colaboradores e a alta administração. No caso brasileiro, dentre as múltiplas abordagens possíveis, faz-se uso extensivo do downsizing como redução de custos.
- ItemGestão pública e controle social: uma análise da atuação do conselho do FUNDEB de Urandi - BA na percepção dos seus membros(2013-07-25) Fernandes, Edimarcos Neves; Araújo, Eduardo Morais de; Rodrigues, Fabrício Lopes; Leite, Carlos Fernando F.; Marques, Rogério Santos; Montalvão, VâniaO presente trabalho tem como foco de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Urandi. O seu objetivo principal é conhecer o perfil e a percepção dos conselheiros titulares quanto a atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Urandi-BA. Quanto à metodologia empregada esta se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que fez o uso da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e da pesquisa documental, visto que houve a análise dos documentos legais de constituição do referido conselho e por fim a pesquisa de campo feita através de um questionário semi-estruturado. Após a análise qualitativa dos dados observou-se que: no tocante ao perfil dos conselheiros os dados que mais se destacaram foram os do nível de escolaridade visto que 60% dos membros entrevistados têm nível superior de ensino e destes 66,66% são pós-graduados. Entretanto, por falta de capacitação específica, eles sentem dificuldades em analisar os dados e informações contidas nos documentos que lhes são enviados mensalmente. Essa falta de capacitação também os leva a ter uma noção parcial da real função deste órgão, pois a sua função social é não apenas fazer o acompanhamento e a fiscalização dos repasses do FUNDEB vai mais além, cabendo também ao conselho supervisionar anualmente a realização do Censo escolar, instruir com parecer, as prestações de contas que serão apresentadas aos Tribunais de Contas dos Municípios e fazer o acompanhamento e o controle de outros recursos federais como o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. No tocante às dificuldades três foram as elencadas pelos membros do conselho: a falta de capacitação, a falta de transparência e a complexidade dos documentos. A falta de capacitação é um problema que acaba dificultando o conselho de agir de forma crítica e autônoma, levando a omissão ou até mesmo ao descrédito no seu papel como representante da sociedade civil, além disso, ela esta intimamente ligada com a dificuldade que os conselheiros têm de interpretar os dados e informações contidas nos documentos mensalmente enviados pelo poder público municipal. A falta de transparência é outro limitante para a boa atuação do conselho cabendo a este órgão usar os mecanismos legais como as Leis 101/2000 e 12.597/2011 bem como a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB e exigir o acesso aos registros contábeis e demonstrativos gerenciais do fundo. Destarte, apesar das dificuldades encontradas pelos conselheiros os dados levantados com a pesquisa denotam um comprometimento e envolvimento por parte destes, externados com as ações de controle e de fiscalização dos recursos públicos.
- ItemA importância do sistema de informação gerencial na migração de informações para o eSOCIAL nos escritórios de contabilidade de Guanambi, Bahia(2019-09-16) Teixeira, Cleriston Fernandes; Bomfim, Thayná Nunes; Santos, Wilson Pereira dos; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia L.; Oliveira, Flávio Américo F.Com o avanço tecnológico nas diversas esferas da sociedade moderna, criou-se ferramentas que auxiliam à tomada de decisão nas empresas. Uma das grandes mudanças se deu por meio do Sistemas de Informação Gerencial (SIG) que condensa os dados de uma organização, a fim de transformá-los em informações relevantes, facilitando a tomada de decisão. Em conformidade com a era digital, o Governo Federal, com intuito de aprimorar a captação de informações contábeis, trabalhistas, previdenciárias, sociais e fiscais, criou ao longo dos anos diversas plataformas com propósito de desburocratizar e facilitar o acesso à informação. Somente em 2015, englobou em uma única plataforma o envio desses dados, cognominada de eSocial. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância do SIG para os escritórios de contabilidade de Guanambi, Bahia, enquanto ferramenta auxiliadora no processo de migração de dados para o eSocial, bem como apontar as dificuldades enfrentadas por estes após a obrigatoriedade de adesão a esta plataforma. Com o intuito de cumprir com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, uma vez que houve o levantamento bibliográfico de revisão de literatura, através de artigos obtidos na internet, livros, sites governamentais, decretos de leis e portarias, bem como a aplicação de questionário e entrevista, envolvendo 22 escritórios de contabilidade, situadas no município de Guanambi, onde 57,1% das empresas entrevistadas veem benefícios em utilizar o SIG, e 40,9% vislumbram que o eSocial traz melhorias no cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária, social e fiscal, acarretando melhorias para os trabalhadores.
- ItemLiderança: o papel do líder na motivação da sua equipe.(2013-01-09) Leite, Ney José Trindade; Leite, Thales Vinicius dos Reis; Carvalho, Youre Jivago Lima de; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Junior, Adir; Oliveira, Sayonara Miranda deAs organizações têm passado por uma serie de mudanças e transformações, em que a competitividade passou a ser cada vez maior, nesse ambiente o capital humano passa a ser um diferencial. Sendo assim, o presente trabalho monográfico teve por objetivo identificar o papel do líder no processo de motivação de sua equipe, verificando os fatores que levam a exercer tal influência e também analisar os estilos de liderança dos gestores perante suas equipes. Em seu embasamento teórico será abordado alguns conceitos de motivação e liderança, alem das teorias mais utilizadas na literatura que tratam desse assunto. A analise metodológica caracterizada por um estudo de caso de natureza qualitativa com aspectos quantitativos realizado na empresa (DISBEL) – Distribuidora De Bebidas Sertaneja Ltda teve como foco a analise do nível de motivação e aceitação da liderança dentro da organização, para tanto fez-se necessário a coleta de dados mediante questionários semi-estruturados de questões objetivas com a equipe de colaboradores das áreas administrativa, operacional e vendas. Com este estudo, buscou-se, ainda, identificar quais fatores interferem na motivação da equipe da empresa em destaque além de verificar como o estilo de liderança intervém na satisfação do funcionário. Foram identificados através das analises dos dados pesquisados fatores como: espírito de equipe, coerência da liderança e preocupação do gestor com a vida pessoal e profissional dos funcionários, bem como reconhecimento pelos resultados obtidos, os quais influenciam diretamente na motivação do colaborador e, conseqüentemente, na produtividade da equipe.
- ItemMotivação no setor público: um estudo na secretaria de administração da prefeitura de Guanambi(2019-09-27) Mendes, Jucinéia Evangelista; Neres, Jusimara Alves; Guimarães, Jane Kelly N. P.; Moreira, Rayanny Cardoso; Montalvão, VâniaA GP possui papel fundamental diante da exigência e competitividade do atual mercado. Conduzem os envolvidos na trilha da eficiência, qualidade, produtividade e ainda busca manter a motivação dos mesmos. Para manter o servidor público motivado é necessário uma liderança voltada para isso, que ofereça treinamentos, oportunidade e valorização dos serviços prestados. Quando se refere a serviço público, é primordial que se observe tais princípios, pois os servidores prestam serviços à sociedade e com a responsabilidade de proporcionar maior eficiência na máquina pública. Nessa perspectiva, este artigo tem como propósito principal analisar aspectos motivacionais dos servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Guanambi. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos: identificar, junto aos servidores públicos, as ações de cunho motivacional que são executadas, ou que podem ser utilizadas pelos líderes; avaliar o nível de pertencimento dos servidores e destacar os itens considerados como principais motivadores do trabalho, pelo público alvo selecionado. A pesquisa teve abordagem qualitativa com procedimentos de um Estudo de Campo, onde as técnicas de coleta de dados incluíram observações e questionários. Este estudo apresenta-se em cinco partes: Iniciando pela introdução, na qual é apresentada a temática e a relevância do trabalho; O referencial tratado na parte seguinte, onde serão abordadas a motivação e suas teorias e a fundamentação para a pesquisa de campo; em seguida a metodologia e por fim a analise dos resultados e conclusão. A pesquisa permitiu observar técnicas motivacionais que não são executadas pelos gestores e, ainda, saber o que mais motiva os mesmos, sendo que a participação nas decisões, estabilidade e remuneração estão entre os principais motivadores.
- ItemA responsabilidade social empresarial nas indústrias de cerâmicas de Guanambi – BA(2011-10-07) Rocha, Daiane Lobo; Fernandes, Marcus Vinícius Silva; Correia, Zeliane Ribeiro; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratóriodescritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemTecnologia da informação: análise de sua aplicação e reflexos nos resultados da academia Raphael Zílio em Guanambi(2019-09-27) Araújo, Igor Borges; Guimarães, Ravany Cruz; Sousa Neto, José Brilhante de; Montalvão, VâniaO presente trabalho estudou o nível de utilização da Tecnologia da Informação (TI) na Academia de Ginastica Raphael Zílio, na cidade de Guanambi (BA). O referencial teórico da pesquisa foi estruturado com base no conhecimento dos autores: Beal (2007), Pitts & Stolar (2002) e Rezende (2008). Para o desenvolvimento desta pesquisa, analisou-se de que forma são realizadas a coleta e processamento de informações da academia selecionada, e, de forma mais específica, identificou-se as principais dificuldades na aplicação da TI o processo de coleta das informações, bem como o tratamento e a utilização dessas informações no processo decisório. A metodologia utilizada quanto aos procedimentos da pesquisa foi um estudo de campo que decorreu de uma pesquisa de opinião, com uma abordagem qualitativa. Para a interpretação dos dados utilizou-se a observação e questionários semiestruturados. Foram identificados os impactos da ausência destas ferramentas na gestão da academia, observando-se que até o ano de 2018 os recursos de TI não eram utilizados, sendo que a partir de 2019 fizeram a aquisição de software especializado. Constatou-se também, as vantagens obtidas pela empresa a partir do momento que passou a utilizar as ferramentas de maneira eficaz.