Navegando por Autor "Modesto, Karla Kesia de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs profissionais de apoio e o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino médio técnico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Modesto, Karla Kesia de Oliveira; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deA presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as contribuições do profissional de apoio no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino técnico. Para tanto foi discutido, contexto histórico, conceito e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de inclusão escolar desses estudantes, a educação especial e os profissionais de apoio escolar (PAE). Os principais teóricos que embasaram a pesquisa, foram: Oliveira e Souza (2021); Beyer (2008); Lopes (2018); Batista e Barbosa (2022); Magalhães (2021); Kokkonen, Barbosa e Batista (2022); Brito e Vasconcelos (2016); Serra (2017), além de aportes legais (regulamentações, termos de referências e notas técnicas) que asseguram uma educação de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho para todos sem qualquer distinção. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que há significativos avanços no processo de inclusão do estudante com transtorno do espectro autista no ensino técnico quando há a presença do profissional de apoio em uma atuação conjunta com professores, família, gestores dos núcleos de apoio e da instituição.