Navegando por Autor "Miranda Filho, Vamberto Ferreira"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) Novaes, Dhiany de Melo; Sousa, Itamar Silva de; Nunes, Fábio Santana; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemCibercultura e o currículo para a formação inicial de professores de educação física na UNEB.(2013-11-11) Nascimento, Diogo Costa do; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Jesus, José Alves de; Sousa, Rita de Cassia Roxané Ferreira Borges deTrata-se de um trabalho monográfico desenvolvido no âmbito do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia. Produto do estudo de características qualitativas cujo método de investigação foi à pesquisa bibliográfica tendo como tema a Cibercultura e o Currículo para Formação Inicial de Professores de Educação Física na UNEB. Podendo a Cibercultura ser compreendida neste trabalho como uma importante ferramenta para a afirmação da Educação Física. Baseando-se nos estudos de Lévy (2010), Kenski (2008), Freire (1996), Nóvoa (1992), Coletivo de Autores (1992) através desse embasamento teórico foi possível construir a base para esta pesquisa. Com o objetivo de apresentar os conceitos de Cibercultura e sua relação com o sistema educacional e a Educação Física bem como refletir sobre a formação inicial e os currículos da UNEB diante os desafios da Cibercultura. A questão abordada é Quais os desafios para a formação inicial de docentes em Educação Física na UNEB diante a Cibercultura? Baseado na análise dos currículos de Educação Física da UNEB onde são esboçadas algumas recomendações e implicações para futuras pesquisas relacionadas ao tema o que torna valido a inserção dos conceitos de Cibercultura na Educação Física.
- ItemConcepções de corpo sob a ótica dos professores de educação física escolar da cidade de Jacobina-BA: realidade, tensões e contradições(2015-11-12) Matos, Naiara da Rocha; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo teve como objetivo geral analisar os pressupostos políticofilosófico que norteiam as concepções de corpo dos professores de Educação Física da cidade de Jacobina-Ba, e como objetivos específicos: Conhecer em que perspectiva o corpo vem sendo tratado nas aulas de Educação Física e identificar a abordagem pedagógica do ensino da Educação Física defendidas pelos professores. É caraterizado como um estudo de campo, do tipo descritivo, de natureza qualitativa, com aproximações do Materialismo Histórico e Dialético. Teve como universo de investigação cinco escolas públicas, sendo três municipais e duas estaduais, ambas situadas na cidade de Jacobina-Ba. Com relação à população estudada, a amostragem contemplou seis professores graduados em Educação Física de diferentes segmentos escolares, desde a educação infantil ao ensino médio, que livremente aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário construído, composto por 18 questões abertas, fechadas e de múltiplas escolhas, contemplando os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, corpo e Educação Física. Para a análise dos dados, utilizamos a técnica da categorização, onde os dados foram agrupados em três categorias distintas, de acordo com o grau de regularidade nos discursos dos professores pesquisados. O estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo descrevo a trajetória das concepções de corpo desde a antiguidade, representado pela Grécia Antiga e posteriormente pela Roma Antiga, até a contemporaneidade. No segundo capítulo descrevo a relação do corpo e a Educação Física, desde o século XIX, onde Educação Física esteve ligada as instituições médicas e militares, resgatando também quatro tendências da Educação Física brasileira: A Educação Física Higienista; a Educação Física Militarista; a Educação Física Pedagogicista e a Educação Física Competitivista. Além disso, caracterizamos neste capítulo de forma breve três tendências/abordagens da Educação Física escolar: A abordagem cultural; abordagem fenomenológica e a abordagem critico-superadora. No terceiro capítulo apresento a análise das concepções de corpo identificadas nos discursos dos professores de Educação Física da Educação Básica, mostrando também a importância da discussão de corpo nas aulas de Educação Física, identificando em que perspectiva o corpo vem sendo tratado nas aulas, e as abordagens pedagógicas do ensino da Educação Física defendidas pelos professores. Portanto, os resultados obtidos sobre as concepções de corpo dos professores de Educação Física de Jacobina-Ba, sinalizam para três concepções diferentes: A concepção fragmentada de corpo; a concepção eclética de corpo e a concepção integrada de corpo. Além disso, identificamos que todos os docentes reconhecem a importância da discussão de corpo nas aulas de Educação Física, tratando o corpo sob duas perspectivas: A perspectiva da saúde/qualidade de vida; e a sócio-histórico-política. Em relação as abordagens do ensino da Educação Física, os docentes sinalizaram três tendências: A abordagem desenvolvimentista; a crítico-superadora e as abordagens pósmodernas.
- ItemAs contribuições do Pibid para o processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência de educação física: limites, desafios e possibilidades no desenvolvimento do programa em Jacobina-BA(2017) Gomes, Leonara Alves de Miranda; Sousa, Rita de Cássia Roxané F.B. de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Costa, Juliete Barbosa da; Gonçalves, Tarija AlcântaraO presente estudo tem como finalidade a investigação das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial dos bolsistas do subprojeto de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-BA, objetivando a compreenção dos desafios limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Programa na referida Instituição. Sob essa perspectiva, foi analisado as Políticas Públicas para a educação no Brasil, buscando entender qual o sentido da criação do PIBID e os objetivos que o permeiam. Em conseguinte examinou-se o subprojeto do Curso de Educação Física intitulado “Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA” a partir de autores renomados no campo da educação e Educação Física. Deste modo esta investigação tem por base os pressupostos da pesquisa social qualitativa, se enquadrando como pesquisa de campo e documental concomitantemente, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativa com apreensão de dados através da técnica do grupo focal. Em relação aos sujeitos da pesquisa foram organizados e classificados quanto ao tempo de atuação no Programa, sendo eles três ex-bolsistas licenciados, ou seja, estudantes que concluíram o curso e residem no município ou próximo e três bolsistas que atuam em diferentes escolas parceiras desde o início do subprojeto. Este estudo apresenta três capítulos centrais que delineiam toda a investigação, o primeiro traz uma discussão sobre a origem das políticas públicas e seu delineamento para a formação de professores no Brasil, apresentando pressupostos históricos do PIBID refletindo criticamente sobre a inserção do mesmo no país, como ele surge e quais os objetivos que o permeiam numa breve revisão de literatura. No II Capítulo analiso o subprojeto do PIBID de Educação Física da UNEB-Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, a partir de autores que sustentam sua base teórica, refletindo sobre suas ações em uma perspectiva dialética e no III Capítulo apresento algumas reflexões sobre as experiências do PIBID de Educação Física em Jacobina-BA onde foi privilegiado discussões em torno dos dados obtidos, de onde decorreu interpretação tanto dos obtidos empiricamente através de ánalise de conteúdo como das contribuições teóricas utilizadas. Os resultados apontam para a compreensão do PIBID enquanto uma política pública transformadora que tem proporcionado aos futuros professores de Educação Física acreditar na docência e entender que embora existam percalços e desafios a serem superados na carreira profissional, as experiências ofertadas pelo Programa os fazem pensar em possibilidades inovadoras que marcam sua formação inicial impulsionando-os para uma atuação docente confiante e comprometida com a realidade social.
- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar.(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos de; Amorim, Angelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.
- ItemEducação escolar e educação física: uma análise crítica sobre a mercadorização do corpo na sociedade.(2013-12-12) Lima, Luciana Silva de; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia Roxané Ferreira Borges de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsta pesquisa busca compreender o processo de mercadorização do corpo pelo modo de produção capitalista, dialogando com autores que se propõe a investigar a lógica do capital partindo do entendimento das transformações científicas, políticas, culturais e sociais ocorridas na cisão do mundo medieval para o mundo moderno. Embasou-se ainda, em obras literárias que discutem a construção social do corpo a partir da ideologia mercadológica que instaura na dimensão corporal os simbolismos da mercadoria e do consumo. Além disso, analisou-se como as produções teóricas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) publicadas no anais do XVII CONBRACE (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte) no ano 2011, no GTT “Corpo e Cultura” abordam essa problemática. Para desenvolver o estudo utilizouse a pesquisa bibliográfica, como fonte de conhecimento, embasando-se em obras literárias que discutem a mercadorização do corpo com base nas ciências sociais e humanas. É uma pesquisa qualitativa, sendo marcada pelo enfoque interpretativo, e está objetivada em descrever e explicar as características referentes ao objeto de estudo. A pesquisa traz como um dos principais resultados a transformação do corpo em uma mercadoria a partir dos pressupostos da era moderna. A análise sócio-histórica do corpo a partir da consolidação da sociedade burguesa aponta para uma visão de corpo a serviço do capital - corpo dualista, fragmentado, oprimido e explorado – que tem sua essência humana violentada pelo capitalismo.
- ItemA educação física nas séries iniciais: a experiência pedagógica do estágio nas escolas municipais do distrito do Junco- Ba.(2017-12-15) Souza, Fabiana Ramos de; Sousa, Rita de Cássia Roxané F. B. de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Barbosa, Ana Carla BorgesEste trabalho de pesquisa foi pensado a partir do surgimento do estágio da Prefeitura Municipal de Jacobina-BA no ano de 2016, com a proposta de selecionar estudantes também da área de Educação Física para lecionar nas séries iniciais. O fato do curso de Licenciatura da UNEB- campus IV não oferecer um estágio nas séries iniciais, foi uma grande motivação para a realização do mesmo, que pode nos proporcionar uma bagagem mais ampla para decidirmos a área de atuação e enriquecer nossa formação. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou Saviani como principal referência para a fundamentação teórica, com o objetivo de analisar as concepções pedagógicas e a relação com a experiência da Educação Física nas séries iniciais. Concluímos que a educação está em constante mudança e a Educação Física contribui significativamente para a melhoria e avanço da mesma. Não é a escola que faz a sociedade, mas a sociedade que faz a escola, temos que aprender a ensinar de maneira a permitir que o sujeito crie seu próprio caminho ao conhecimento.
- ItemA educação física no ensino fundamental I: história, realidade e perspectivas.(2012) Albernaz, Cristiane Araujo; Sousa, Especialista Itamar; Sousa, Rita de Cassia Roxané F. B. de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsse trabalho apresenta uma discussão acerca dos fatores que impossibilitam o ensino da Educação Física no Ensino Fundamental I nas escolas públicas, dentro dessa perspectiva enfatizando como agravantes: a falta de infraestrutura, materiais didáticos para a execução das aulas nos espaços escolares, bem como a ausência de propostas metodológicas, profissionais qualificados e políticas inclusivas por partes dos poderes públicos. Para desenvolver o trabalho foram utilizados livros bibliográficos, periódicos, como também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e as Leis de Diretrizes e Bases/ LDB 9.394/96, os quais deram suporte para escrita do mesmo.
- ItemEducação física no programa ensino médio com intermediação tecnológica do Governo do Estado da Bahia.(2014) Primo, Mozar Nunes.; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivos analisar as implicações da relação conteúdo-método do programa Emitec, para as aulas de Educação Física no ensino médio e, discutir o programa Emitec e as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica na Educação Física escolar. O tipo de pesquisa, segundo a fonte de informações, é a pesquisa documental, onde os documentos analisados foram o Site do Emitec e os Planos de ensino de Educação Física do ano de 2014. O fichamento foi a técnica utilizada para a coleta dos dados, a Análise de conteúdo o método usado para a apreciação dos dados e a Categoria Temática o tipo de análise de conteúdo trabalhado. Este método consistiu numa análise realizada em três etapas denominadas de Pré-análise, Exploração do material e Interpretação/inferência, respectivamente. O elemento central da pesquisa foi a relação conteúdo-método. Os indicadores de categoria analítica foram conteúdo, método e as TIC como ferramenta pedagógica e os de categoria empírica foram seleção, organização e sistematização do conteúdo. Os resultados mostraram que embora se perceba que, tanto em informações contidas no site do programa, como nos planos de ensino para o ano de 2014, existe a preocupação de se utilizar de referenciais críticos, de trabalhar com conteúdos da área da cultura corporal e utilizar de diversas ferramentas pedagógicas para isso, na relação conteúdo-método apresentada não foi possível perceber a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver na aula de Educação Física, pois conteúdo e método aparecem como partes desarticuladas. Sendo assim, é importante entender a relação conteúdo-método como partes articuladas, onde, no processo de ensino, um depende do outro. E, sendo o Emitec, um importante programa de universalização do acesso ao ensino médio no estado da Bahia é relevante que pesquisas científicas sejam voltadas para o programa, no intuito de contribuir para melhorar os serviços prestados à população.
- ItemA eficiência do uso do exercício físico associado à dieta com o objetivo de prevenção do crescimento da população obesa.(2010) Silveira, Daniela Mendes Miranda da; Carvalho, Luciano Mello de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Lima Júnior, Normando RaimundoA obesidade trata-se de um distúrbio nutricional caracterizado pelo acúmulo de gordura no corpo em razão do balanço energético positivo e pode ser resultado da interação de diversos fatores internos e externos. Uma das maiores preocupações em relação a este problema é que diversos estudos comprovam que a obesidade não é apenas uma doença isolada, mas que traz consigo co-morbidades como a diabetes, a hipertensão, coronariopatias em geral, e é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Sendo a obesidade um problema de crescimento em escala mundial, se tornou necessária um maior nível de conhecimento por parte da população sobre os riscos que este distúrbio oferece e principalmente sobre as formas possíveis de tratamento e prevenção de forma segura para que se possa superá-la com a devida segurança em relação a saúde do individuo. Embora um considerável número de estudos tenham sido feitos para investigar a eficácia do exercício físico em relação a obesidade, suas conclusões ainda são controversas, baseado no seguinte problema: Que tipo de contribuição o exercício físico dá para a prevenção e o tratamento da obesidade? Esta pesquisa bibliográfica envolve um estudo sobre o uso do exercício físico na prevenção e tratamento deste distúrbio, utilizando como base autores que tratam do assunto desde a sua forma geral como ABDELHAMID (2003), MAUGHAN et al. (2000), McARDLE et al. (2008), POWERS e HOWLEY (2005) e WILMORE e COSTILL (2001), até referências mais específicas como BOUCHARD (2003), DÂMASO (2003), SILVA et al. (2007) e TROMBETTA e SUZUKI (2005). Traz dados estatísticos que comprovam o seu crescimento dentre as populações mundiais e as prováveis causas deste crescimento. Em seguida temos informações relevantes sobre o assunto, os tipos de exercícios que surtem efeito com uma discussão sobre a eficácia do treinamento aeróbico, e o treinamento específico de força. Após esta discussão se faz necessária a adição de algumas informações a respeito do que acontece ao nosso corpo enquanto nos exercitamos, bem como a ação hormonal, os fatores que influenciam na utilização das fontes de energia durante a atividade, e o metabolismo durante a ação dos exercícios físico incluindo os benefícios que ele traz para a saúde do paciente, seja ele obeso ou não.
- ItemUm estudo sobre o ensino do judô na Escola: uma experiência através da extensão universitária da UNEB (2012-2016).(2017-12-15) Silva, Ricardo Oliveira da; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino do Judô na escola a partir da análise do projeto de extensão Judô – Bushidô na escola: História, Filosofia e Práxis pedagógica. A investigação tem como objetivo central analisar os fundamentos históricos, filosóficos e didático-pedagógicos que fundamentaram o projeto de extensão e explicitar as contribuições educativas do projeto no processo formativo dos alunos. Para tanto, buscou-se estabelecer uma aproximação com a abordagem Materialista Histórico-Dialética, enquanto uma concepção de mundo, um método e uma práxis. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: a análise do projeto de extensão e a realização do Grupo Focal com sete estudantes matriculados no projeto. Os resultados apontam que o projeto de extensão contribuiu na formação humana, uma vez que, evidencia-se nas expressões dos entrevistados que o Judô melhorou substancialmente a aprendizagem escolar, no que diz respeito à concentração, paciência, respeito e memorização, elementos estes trabalhados dentro do projeto. Além disso, trouxe contribuições nas relações interpessoais estabelecidas fora do ambiente escolar. Em síntese, percebe-se que o projeto de extensão possibilitou aos seus alunos o acesso a um conhecimento pouco explorado no ambiente escolar o que reforça a necessidade do trato teórico-metodológico do ensino das lutas, entendo-o como elemento da cultura corporal que pode contribuir significativamente no processo formativos dos estudantes.
- ItemA formação de professores de educação física no PIBID-UNEB: uma análise a partir dos editais e subprojetos.(2016) Lima, Luzenir Santos; Souza, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges deO presente trabalho é um estudo sobre a Formação de Professores de Educação Física no PIBID-UNEB: Uma análise a partir dos Editais e Subprojetos, cujo objeto foi Analisar a Concepção de Formação de Professores de Educação Física presente nos editais e subprojeto do PIBID/UNEB, bem como verificar a concepção de formação de professores presente nos subprojetos de Educação Física da UNEB (Jacobina).Trata se de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisada a partir dos editais de seleção de subprojetos do PIBID ano 2010 até 2014, sendo identificado a participação do curso de Educação Física CAMPUS/IV de Jacobina no ano 2012 com aprovação de um subprojeto. Assim sendo o curso de Educação Física tem dois subprojetos aprovados em diferentes seleções. Portanto os subprojetos apresentam preocupação com a qualificação profissional, uma vez que fomentar a iniciação a docência é importante e com auxílio da CAPES órgão responsável pelo aperfeiçoamento profissional em nível superior. Com uma concepção de formação de professor voltada para a ação e reflexão de sua pratica conclui que os subprojetos contribuem com a formação do profissional qualificado e autônomo capaz de intervir diante a realidade local de cada escola onde poderá atuar de maneira crítica valorizando o conhecimento dos alunos.
- ItemA formação de professores(as) de educação física para a educação infantil: uma análise a partir do PIBID UNEB/DCH IV.(2015-11-10) Silva, Vanessa Anunciação; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Roxane, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva deO presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições que o PIBID tem proporcionado para a formação das graduandas em Educação Física da UNEB/DCH IV que atuam como bolsistas I.D. no segmento da educação infantil. Para tanto, foi elaborado um estudo bibliográfico sobre as modificações curriculares nos cursos de Educação Física no Brasil nos anos de 1969, 1987 e 2004; uma síntese do Projeto de Implantação do curso de Educação Física da UNEB/DCH IV; e levantamento na literatura sobre a Educação Física e educação infantil. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, na qual o grupo de estudo foi composto por 5 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que atuam no segmento da educação infantil através do Subprojeto do PIBID Educação Física Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA. Foi utilizado como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, com um roteiro composto pelas categorias Formação; Educação Infantil e PIBID. Os dados encontrados foram analisados através da análise de conteúdo. Ficou evidenciado, por meio das entrevistas, que o PIBID vem contribuindo de maneira significativa na formação inicial das bolsistas I.D, tanto para a formação como todo, quanto para futuros trabalhos docentes no âmbito da educação infantil. Além disso, as falas destacaram o aprimoramento com a práxis pedagógica e o estudo de teorias que discutem o desenvolvimento infantil. Foi possível concluir que há a necessidade de incluir no currículo do curso disciplinas que contemplem as nuances da educação infantil, bem como vivenciar os estágios com esse segmento da educação; discutir as políticas de formação do curso, uma vez que os projetos de extensão e o próprio currículo ainda não atendem questões de ordem específicas da localidade; e incentivar os programas de formação, como o PIBID que vem contribuindo de fato, para o preenchimento de algumas lacunas que o curso ainda possui.
- ItemA identidade cultural Afro-Brasileira nas aulas de educação física: uma análise do componente curricular Manifestações Culturais da Universidade do Estado da Bahia/Campus- IV.(2017-12-15) Oliveira, Juliane Rosa de; Roxané, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA presente pesquisa tem como objetivo analisar o componente curricular “Manifestações Culturais para a prática pedagógica do futuro professor de Educação Física”, compreendendo os conhecimentos relacionados à Cultura Afro-brasileira enquanto indispensáveis à formação dos estudantes de graduação. Esse trabalho baseia-se no materialismo histórico-dialético por se caracterizar como uma visão materialista de mundo, uma relação dialética entre sujeito objetos dos quais estão dentro de um contexto de realidade histórica. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e trabalha também com pesquisa de campo, onde foram utilizados dois questionários distintos para o docente e os discentes que fizeram parte da disciplina analisada. A entrevista foi semi-estruturada e contou com a participação de sete alunos graduandos e graduadas em Educação Física pela UNEB Campus IV. O roteiro da entrevista foi dividido em 3 categorias, formação acadêmica, sobre o componente curricular manifestações culturais, sobre o tema cultura afro-brasileira. Também é uma pesquisa documental que visou analisar as leis e documentos que fizeram obrigatório o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira e em especial trouxeram a disciplina Manifestações Culturais para os cursos de Graduação. Concluímos a partir da análise dos dados que a disciplina é muito importante para a formação do professor de Educação Física e contribui para melhor entendimento dos conteúdos a respeito da Cultura afro-brasileira, em contrapartida a carga horária não é considerada suficiente para contemplar a gama de estudos a respeito dessa cultura. Mas que de fato esses conteúdos são capazes de romper preconceitos enraizados na sociedade e contribuir com as lutas dos movimentos negros que estão cada vez maiores e mais fortes na busca por uma sociedade justa e igualitária.
- ItemPIBID na capoeira: uma discussão de gênero.(2015-11-10) Muricy, Jalícia Lima Santos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cássia R. F. B. deEsta pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação, que teve a Capoeira e as relações de Gênero como objeto de estudo. A mesma se deu a partir das atividades de um projeto de intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Educação Física, intitulado PIBID na Capoeira. O grupo de estudo foi composto por 12 pessoas, dentre as quais eram alunos/as do Ensino Médio da Escola parceira do Subprojeto na cidade de Jacobina – BA e outros/as participantes advindas da comunidade externa. A Capoeira foi ministrada como um dos elementos da Cultura Corporal, pautada na abordagem Crítico-Superadora, da Educação Física, com respaldo na pedagogia HistóricoCrítica da Educação e teve aproximação com o referencial materialista histórico e dialético. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender de que maneira a abordagem metodológica do projeto PIBID na Capoeira contribuiu para conscientizar os participantes sobre como tem ocorrido às relações de gênero estabelecidas historicamente, na Capoeira. Como delineamento metodológico, utilizamos a pesquisa-ação. O projeto foi desenvolvido no período de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Concluímos que as pessoas envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de entender como se dá as relações de gênero em sociedade, o porquê da existência do machismo, e como a hierarquia de gênero e a divisão sexual do trabalho contribuem para manutenção das desigualdades e dos vários tipos de opressão e exploração da classe trabalhadora, em detrimento da classe que possuí o poder econômico e político, e qual a relação dessas questões com a Capoeira.
- ItemPossibilidades pedagógicas do conhecimento slackline nas aulas de educação física escolar no ensino médio.(2014-07-18) Santos, Iasmin Soraia Maia; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de ensino do conhecimento Slackline nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio por meio se uma retrospectiva histórica a respeito da Educação Física e seu contexto na educação básica, partindo do pré suposto que o Slackline, previamente classificado como Atividades de Aventura, se configura da mesma maneira que um dos elementos da cultura corporal, a ginástica, no quesito fundamentos, possibilitando ser esse um possível caminho de introdução do conhecimento nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. Os resultados apontam que é possível inserir o conhecimento Slackline às aulas de Educação Física no Ensino Médio considerando que a ginástica possui particularidades semelhantes ao Slackline, e no Ensino Médio, o Slackline pode contribuir na formação do cidadão crítico e autônomo. Portanto, Acredita-se que esse estudo possa contribuir para uma reflexão à cerca do papel da Educação Física no Ensino Médio, contribuir de forma significativa no processo de seleção e introdução de conteúdos diferenciados para aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio e apresentar este conhecimento Slackline como uma possibilidade às aulas de Educação Física, partindo do pressuposto de que a Educação Física é um componente curricular na escola, que tem a cultura corporal como elemento fundamental.
- ItemO processo de avaliação da aprendizagem na formação inicial: uma análise da formação de professores do curso de educação física na UNEB Campus IV.(2016-11-12) Costa, Edileuza Matos da Silva; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Silva, Itamar de Sousa; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA presente pesquisa teve por finalidade analisar de que forma a avaliação da aprendizagem vem sendo conduzida na formação de professores de Educação Física da UNEB - Campus IV, bem como investigar quais as contribuições ou entraves no processo de ensino aprendizagem dos discentes. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, além de caracterizar-se também como um estudo de campo e documental. Teve como universo de investigação discentes do curso de Educação Física do Campus IV. A amostragem contemplou oito graduandos de diferentes semestres, que, livremente, aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais e questionário construído, composto por 25 questões abertas, fechadas e múltipla escolha, contemplado os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, avaliação da aprendizagem, condução metodológica, e fundamentação teórica. O trabalho foi construído em três capítulos. No primeiro capítulo, discorremos sobre avaliação da aprendizagem, a prática escolar baseada em exames escolares e ainda as teorias pedagógicas segundo Saviani. No segundo capítulo, tecemos uma avaliação do projeto curricular do curso, do regimento geral da UNEB e também das diretrizes curriculares para o ensino de graduação. No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada, identificação e análise dos principais instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes do curso de educação física do campus IV, Jacobina-Ba. Portanto, os resultados obtidos através da análise dos dados sobre a avaliação utilizada pelos docentes do curso de Educação Física do Campus IV apontam à necessidade de um agir diferente, buscando ressignificar a avaliação e empregá-la principalmente a favor de um processo de ensino/aprendizagem que favoreça a construção do conhecimento na Universidade.
- ItemO processo de esportização do boleado nos jogos estudantis da rede pública do Estado da Bahia(2014) Santos, Antônio Carlos dos; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente trabalho é um estudo de caso etnográfico que buscou identificar quais as implicações sociais da esportivização do Boleado nos JERP na cidade de Jacobina-Ba, para isso foi preciso realizar observação participante fazendo uso da técnica da coleta de dados através do levantamento de documentos e observação com registro de imagens em câmera digital para atender aos objetivos da pesquisa. Baseando-se nos estudos de Marli André,Valter Bracht, Jocimar Daólio dentre outros, teve como objetivo compreender como o boleado ganhou dimensões esportivas nas escolas de Jacobina focando os jogos finais do JERP. Após análise dos dados podemos concluir, que a socialização, a comunicação e o prazer da pratica do Boleado agem beneficamente na formação do ser cidadão.
- ItemPrograma de formação esportivo escolar na perspectiva teórico-metodológica das abordagens críticas da educação física brasileira.(2014) Batista, Tarcísio Moreira; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Baratz, Jaime; Sousa, Itamar Silva eEste trabalho analisa os princípios do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola - à luz da perspectiva teórico metodológica das abordagens críticas da Educação Física brasileira, referentes ao esporte escolar. Os objetivos deste trabalho são: Conhecer a documentação que fala sobre a criação do programa Atleta na Escola e suas características; identificar as perspectivas teóricas e metodológicas que nortearam a elaboração do programa Atleta na Escola; conhecer as abordagens críticas da Educação Física brasileira acerca do Esporte Escolar; discutir orientações das abordagens teórico - metodológicas críticas da Educação Física brasileiras referentes ao esporte escolar; e realizar a análise do Programa de Formação Esportiva Escolar de acordo com as concepções críticas da Educação Física brasileira. Para o levantamento dos dados, utilizou-se a pesquisa documental através da análise de conteúdo com uma abordagem qualitativa na busca de uma melhor compreensão e organização dos dados. Ao final da análise foi identificado que o Programa Atleta na Escola está filiado teoricamente às concepções tradicionais do esporte e focado em conceitos como competição, rendimento, talento esportivo, ou seja, o esporte é trabalhado numa perspectiva que exclui a maioria, enquanto as concepções críticas trabalham com os conceitos de cooperação, reflexão crítica e ênfase no movimento, o que faz com que essa veja o Programa como algo que deveria estar mais focado na visão da escola hoje e trabalhado de uma outra maneira, que considerasse todos os sujeitos da escola e respeitasse o projeto político pedagógico de cada uma delas.
- ItemOs significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de educação física escolar.(2015-10-30) Abreu, Isaac Araujo Novais; Sousa, Rita de Cassia Roxane F. B de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA capoeira é uma manifestação de origem e definição controversa. Existe na literatura especializada diferentes classificações para a capoeira. Sobre a sua origem pode-se dizer que é perceptível o embate sobre o tema. Existem estudiosos que defendem esta manifestação cultural enquanto africana, do outro lado, existem estudiosos que a vêem como brasileira.Neste trabalho, ela está sendo discutida como uma manifestação cultural afro-brasileira por considerar que foi desenvolvida por povos africanos em solo brasileiro e classificada a partir da tríade dança-lutajogo, elementos defendidos pelo estudioso da área José Luiz Cerqueira Falcão (2010). A partir da questão norteadora; “qual os significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de Educação Física escolar?”, o estudo teve como objetivo; investigar os significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de Educação Física escolar. Como resultados foram encontrados os significados de interação social, “valorização do nosso”, luta e resgate.