Navegando por Autor "Miranda, Maria Anália Macedo de"
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- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemOs desafios para atividades práticas de educação ambiental no ensino médio em Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Silva, Ângelo Gabriel da Conceição; Miranda, Maria Anália Macedo de; Araújo, Luísa Magalhães; Stefanelo, Daniela RossatoA Educação Ambiental (EA), devido ao processo socioeconômico, histórico e cultural pelo qual o ser humano se apropriou dos bens da natureza, foi evidenciada como uma estratégia para o entendimento crítico e reflexivo dos problemas ambientais. Sua prática no espaço formal requer uma estruturação dos conteúdos curriculares, de modo que seja trabalhada de forma dialogada entre o professor e o aluno e adequada ao contexto em que a escola está inserida. De modo geral, o objetivo desse estudo foi discutir as práticas da Educação Ambiental no ensino médio da Rede de Educação do Estado em Barreiras e de modo específico: identificar a estrutura fornecida pela instituição escolar, relacionar as práticas de EA com as legislações e programas elaborados por instituições transnacionais como a ONU, o MEC e o Governo do Estado da Bahia, as dificuldades enfrentadas para realização das práticas e como os docentes trabalham EA na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa viabilizada por meio do método estatístico e posterior interpretação dos dados, onde o público-alvo foi o professorado de duas escolas da educação básica do Estado da Bahia. Para coleta de dados, foi realizado um questionário online, os dados obtidos compilados no Microsoft Excel e as análises e testes estatísticos foram feitos nos Softwares SPSS, BioEstat, SigmaPlot e o R-Studio em combinação com a intepretação desses dados a fim de obter conclusões mais assertivas. Os resultados demonstram que boa parte dos professores realizam práticas de EA, sendo que as mais recorrentes são os conteúdos em sala de aula, projetos e eventos promovidos pela escola. Dentre as dificuldades apontadas, a mais recorrentes são a de interdisciplinar o conteúdo com outros professores, falta de recursos didáticos e falta de tempo (carga horária excessiva). Dentre as atividades realizadas as mais frequente são os conteúdos em sala de aula, projetos desenvolvidos e eventos, indicando um contato mais efetivo com o ambiente além da sala de aula. Além do mais, faz-se necessário melhorar a formação continuada para esses professores, haja vista que, é um trabalho indispensável para a efetiva atividade de EA emancipatória na escola.
- ItemPercepção e estratégias de adaptação de agricultores familiares frente às mudanças climáticas no município de Barreiras Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Silva, Kédima de Souza; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela Rossato; Cerqueira, Reginaldo ConceiçãoA agricultura familiar é uma modalidade de produção agrícola responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. No entanto, por estar intrinsecamente ligada ao ciclo da natureza, essa prática vem sofrendo constantemente os impactos das mudanças climáticas. As previsões para as regiões semiáridas brasileiras indicam um aumento da seca e da escassez de água. Para amenizar os impactos negativos das mudanças climáticas, é fundamental que os produtores rurais adotem práticas agrícolas sustentáveis. Porém, a adoção dessas práticas requer, primeiramente, percepção dos efeitos das mudanças climáticas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a mudança climática a partir da percepção e estratégias adaptativas adotadas pelos agricultores familiares às mudanças climáticas. A amostra da pesquisa foi de 13 respondentes do Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB, localizado no município de Barreiras, Bahia. A análise dos dados foi realizada baseando-se no método de estatística descritiva, por meio de tabelas e gráficos desenvolvidos no software de planilhas eletrônicas, o Excel. Os resultados demonstram que a maioria dos agricultores já percebem as mudanças climáticas e já presenciaram vários eventos climáticos extremos como aumento da temperatura, chuva em excesso, secas mais longas, falta de água e surgimento de pragas e doenças. Para minimizar esses impactos, os produtores rurais fazem uso de algumas estratégias de adaptação como: diversificação das culturas, aumento do uso da irrigação, alteração na data de plantio, construção de sistema de captação e armazenamento de água da chuva, desistência de culturas e realizam plantio direto na palha. Espera-se que as contribuições desta pesquisa possam oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam de maneira mais eficaz às necessidades dos agricultores familiares no contexto das mudanças climáticas.