Navegando por Autor "Miranda, Helga Porto"
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- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de Oliveira; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga PortoA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contálas como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemDo ingresso à permanência: o olhar do discente sobre a política de cotas da UNEB – DCH IV/ a partir da resolução 1.339/2018(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-12) Santos, Isabela Ferreira dos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Miranda, Helga Porto; Santos, Cenilza Pereira dosA pesquisa em questão discute a política de cotas e as ações de permanência existentes na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, a partir da vivência de alunos cotistas, do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina. Assim, buscamos identificar as referidas políticas e ações de permanência, tendo como lócus de pesquisa o Departamento de Ciências Humanas - DCH IV/Jacobina, no intuito de compreender como os alunos cotistas, advindos da Resolução 1.339/2018, concebem e vivenciam a política de cotas, em consonância com as ações de permanência. Diante do exposto, apresentamos a seguinte pergunta de pesquisa: como os alunos cotistas da Resolução 1.339/2018 concebem e vivenciam a política de cotas e as ações de permanência na Universidade do Estado da Bahia - UNEB? Posto isso, o objetivo geral da pesquisa é compreender como esses alunos concebem a existência da política de cotas na UNEB, bem como vivenciam essa política e as ações de permanência no DCH IV. É a partir da vivência desses estudantes que compõem a comunidade de cotistas do Departamento que analisamos a relação existente entre cotas e permanência na Universidade. Para tanto, estabelecemos a narrativa como método e elegemos os grupos reflexivos como dispositivo, sendo esses os fios condutores capazes de nos auxiliar a reunir as narrativas dos alunos cotistas, de acordo com o objetivo da pesquisa. Os colaboradores da pesquisa foram os alunos da graduação do Campus IV que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou que estivesse vinculado a algum projeto de permanência da UNEB. Como principais autores tivemos aporte de FERES JÚNIOR (2021), CORDEIRO (2017), LIMA E MACIEL (2023), ZAGO (2006), SOUSA, PEIXOTO (2020). Após análise dos dados inferimos que a Universidade tem estabelecido programas e projetos no sentido de atender aos alunos cotistas com programas de permanência específicos. No que se refere ao produto da intervenção, sugerimos a criação de um e-book, o qual será produzido de forma colaborativa com os cotistas que aderiram à pesquisa, no sentido de apresentar como esses alunos se percebem na qualidade de cotistas e como as ações de permanência da UNEB são preponderantes para manutenção dos discentes abarcados pela Resolução 1.339/2018 na Instituição.
- ItemFormação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-24) Silva, Ovídio Gomes da; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Miranda, Helga Porto; Carvalho, Jucineide Lessa deEsta pesquisa se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem como tema a formação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis. Para fundamentar o percurso investigativo, a pesquisa se subsidiou nos principais autores e autoras: Sant`anna (2014), Gatti (2008), Lück (2010), Silva (2010) Lima (2019), Paro (2015), Creswell (2014), Vasconcelos (2014) e outros, que tratam do planejamento da gestão financeira e suas implicações no/para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O objetivo geral é analisar os processos do planejamento da gestão financeira que contribuem para a formação dos gestores escolares, a fim de promover maior interação universidade-escola e, consequentemente, fortalecer e ampliar a melhoria do serviço público educacional. Como objetivos específicos: examinar criticamente os subsídios teórico-metodológicos utilizados na gestão financeira das escolas para a formação dos seus gestores através da análise dos seus processos; mapear os principais desafios, dilemas das equipes gestoras no desenvolvimento e execução dos recursos financeiros para utilização racional de recursos e realização de fins determinados. O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, assumindo como método a pesquisa-ação colaborativa inspirada no paradigma da epistemologia crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola (lócus) e da realidade, prática, ação e reflexão em conexão com a práxis. A pesquisa contou com a participação de 12 gestores escolares do município de Jacobina-BA. Como dispositivo de construção de dados foram realizadas cinco oficinas formativas, colaborativas, o uso diário de bordo pelo pesquisador e aplicação do questionário. A investigação de dados foi realizada através da análise temática de conteúdo inspirada em Bardin, tendo como referência Creswell (2014). Os resultados centrais evidenciaram que os recursos oriundos do PDDE são insuficientes para atender todas as demandas das escolas e garantir uma educação com qualidade social; o planejamento financeiro coletivo já é uma realidade nas gestões escolares contribuindo de forma primordial nas ações desenvolvidas, classificando-o como essencial, potencializador das estratégias, de viabilidade das ações a serem desenvolvidas, contribuindo para a formação de gestor/a no trato pedagógico, financeiro e liderança, tendo como implicações para a gestão as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem. A acentuação no trabalho dos gestores escolares nos últimos anos foi fato positivo, nos aprendizados para gestão financeira dos recursos. Destacou-se ainda como elemento emergente do campo a proposta de intervenção coletiva, resultante das oficinas formativas, tendo como resultados-produtos: a dissertação e o “documento referencial” Gestão Participativa constituído de ações que poderá orientar a Secretaria Municipal de Educação no tocante às demandas da gestão escolar, a fim se servir como parâmetro para as escolas parceiras.
- ItemA Formação Profissional dos Educadores que Atuam no Programa Todos Pela Educação-Topa, no Município de Irecê e a Relação com a Práxis Pedagógica.(2015) Miranda, Helga PortoO presente trabalho intitulado: A formação profissional dos educadores que atuam no Pro-grama Todos pela Educação - TOPA no município de Irecê e a relação com a práxis pedagó-gica, tem como problemática investigativa o estudoda proposta de formação de professores alfabetizadores, para compreender se a formação continuada que vem sendo realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, tem contribuído para a melhoria da qualidade da práxis pedagógica do professor alfabetizador, em Irecê. Partindo dessa inquietação traçamos o seguinte objetivo geral para nortear a pesquisa: refletir sobre a formação inicial do educador da EJA e sua contribuição para atuar no Programa Todos pela Alfabetização. E como objeti-vos específicos: analisar a proposta de intervenção formativa que vem sendo desenvolvidos na atuação do educador da EJA do Programa Todos pela Alfabetização; caracterizar quem são os professores alfabetizadores que atuam no Município de Irecê; destacar as qualidades e neces-sidades formativas dos educandos do TOPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvol-vida através do estudo de caso, observando o processo de formação do educador do Programa TOPA para verificar se neste processo há transposição da formação para o contexto da práxis pedagógica, para contribuir com o aprimoramento da vivência formativa dos alunos, os ver-dadeiros sujeitos da EJA. Fizemos a leitura de autores importantes como: Freire (1996), Ga-dotti (2005, 2014), Dantas (2005, 2012), Romão (2011), Capucho (2012), Pimenta (2012), Soares (2002), Ventura (2007, 2014), dentre outros. Um trabalho importante que identificou as lacunas da formação, tais como: a formação não atender as necessidades formativas do professor alfabetizador, acontecer sempre ao final do programa, ser muito teórica e não con-templar a prática, dentre outras. Identificamos ouvindo os atores do processo de formação, os professores alfabetizadores. Tivemos como principais resultados a identificação dos professo-res alfabetizadores, sua formação inicial, como vem sendo desenvolvido o processo formativo desses sujeitos, suas lacunas e suas contribuições. Desta forma, esperamos assim contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem da EJA, em Irecê– Bahia.
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016) Santos, Jailma Pereira dos; Nascimento, Raquel Santos; Oliveira, José Benedito Andrade de; Barreto, Maria Iraides da Silva; Miranda, Helga PortoA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016-07) Santos, Jailma Pereira Dos; Nascimento, Raquel santos; Oliveira, José Benedito Andrade de; Barreto, Maria Iraides da Silva; Miranda, Helga PortoA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemNarrativas de si: a figura protagonista dos griots no processo de contação de histórias(2018-12) Bispo, Eliene Dias; Freire, Luciana dos Santos; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Miranda, Helga Porto; Sousa, Luzineide Vieira deA presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da tradição oral africana a partir dos contadores de histórias. Nesse sentido, analisamos como é representada a figura protagonista griot na personagem Jerusa, da obra literária infantil e juvenil O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. Alcançamos o objetivo geral mediante o percurso metodológico de cunho bibliográfico, embasadas nos autores Abromovich (1989,1997); Hall (1999,2003); Elias José (2012); Vansina (2010); Coelho (2000), Hampaté Bâ (2011) Cadermatori (2010); Bettelheim (1980) e Busatto (2007), com abordagem qualitativa, de forma exploratória, no intuito de aprofundar sobre as narrativas orais da cultura africana, tendo como base a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Concluímos que o processo de contação de histórias pelo griot traz em sua essência uma ressignificação da função social e identitária do negro na sociedade, proporcionando uma revisitação a estas temáticas que, outrora, foram negligenciadas e apagadas nas narrativas. Tudo isso só foi possível pelo viés da intertextualidade, que funciona como estratégia de práticas leitoras.
- ItemRessignificando a geografia nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso da cartografia escolar: experiências na Rede Municipal de Ensino de Serrolândia-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0026-04-24) Mota, Luane Rios dos Santos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Santos, Ivaneide Silva dos; Miranda, Helga Porto; Araújo, Joseane Gomes deA Cartografia Escolar é de grande importância para o Ensino de Geografia, uma vez que facilita a compreensão da representação de fenômenos que acontecem no espaço geográfico. Assim, é fundamental que o professor conheça a linguagem cartográfica e utilize noções cartográficas no processo de ensino e aprendizagem dos diversos conteúdos da Geografia. Visando contribuir com o ensino de Geografia a partir da Cartografia com a formação continuada de professores do município de Serrolândia-Bahia, apresento as seguintes questões norteadoras: Como vem acontecendo o ensino da Geografia com o uso da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Serrolândia-Bahia? E, como a formação continuada de professores da rede municipal de ensino pode potencializar o ensino da Geografia a partir de práticas com a Cartografia Escolar enquanto uma linguagem de ensino? Com o propósito de responder essas questões norteadoras apresento como Objetivo Geral: Compreender como vem ocorrendo o ensino de Geografia a partir da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Serrolândia-BA. E como os Objetivos Específicos: Identificar a partir das entrevistas os desafios encontrados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar com a Geografia a partir da Cartografia Escolar; Desenvolver oficinas pedagógicas como uma formação continuada de professores do município de Serrolândia que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Fundamental, visando auxiliar os mesmos na utilização de metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos da Geografia, a partir dos dados das entrevistas; Construir de forma colaborativa com os professores atividades para trabalhar a Geografia nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Cartografia Escolar com intuito de facilitar o ensino, mostrando a diversidade de possibilidades de se trabalhar; Avaliar o processo de desenvolvimento e aplicação das oficinas pedagógicas na construção do Caderno de Práticas Pedagógicas, e avaliação da formação continuada. O contexto onde foi desenvolvida a pesquisa foi no município de Serrolândia-Bahia. Os participantes da pesquisa foram docentes que ministram o componente curricular Geografia na rede pública municipal. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa, na área de conhecimento da Ciências Humanas e teve como propósito desenvolver uma pesquisa voltada para a construção de conhecimentos, na perspectiva da aplicação, com o tipo Pesquisa-ação participativa, que vem sendo compreendida como um método de pesquisa, levando em consideração os participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada com docentes que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oficinas pedagógicas com os docentes que se habilitaram a participar da pesquisa e aplicação de formulários a cada oficina para avaliar o desenvolvimento das mesmas seguido da produção colaborativa de um Caderno de Práticas Pedagógicas com os docentes que se dispuseram a participar das oficinas pedagógicas de formação de docentes para ser apresentado como produto final da pesquisa. Nesse sentido, espero que o presente trabalho promova mudanças significativas para o ensino de Geografia com a utilização da Cartografia Escolar, tendo a formação docente para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para valorização e significação dos conhecimentos de Geografia fortalecendo o pensamento crítico e reflexivo.
- ItemTrajetória formativa dos alunos do 1º ano noturno do colégio Estadual Felipe Cassiano: o abandono em análise.(2019-07) Ferreira, Adilson José Matos; Cunha, Rubia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga Porto; Costa Junior, Cales Alves da; Sousa, Luzineide Vieira deEste trabalho versa sobre a Trajetória Formativa de estudantes do Ensino Médio em uma escola da esfera pública localizada no Território da Bacia do Jacuípe – NTE 15, Ipirá-BA, no tocante as narrativas autorreflexivas a respeito do processo de evasão e/ou abandono e faz jus ao TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) de Licenciatura em Letras Vernácula do Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus IV – Jacobina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Logo, foram analisadas as questões que levaram ao Abandono Escolar na turma do 1º ano no Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Felipe Cassiano, em Várzea do Poço-Ba, com recorte temporal de 2011/2018. A escolha do tema se deu a partir das constatações registradas na Secretaria de Educação (SEC) e nas inquietações e angústias relatadas pelo quadro docente e discente através das Jornadas Pedagógicas, nas atividades complementares (ACC) e nas discursões travadas nos conselhos de classe e como resultado das estratégias não alcançadas e das lacunas dos objetivos não atingidos na prática pedagógica, ocasionaram impacto de ordem institucional com consequência extinção do curso em 2017. Tudo isso influenciou e corroborou para a projeção negativa do aluno como resultados das questões de natureza social e isso me possibilitou um (re) encontro com a minha história pessoal. A pesquisa possibilitou a reaproximação dos(as) estudantes considerados(as) evadidos(as) para, assim, compreender e promover estratégias de convite para o retorno dos(as) mesmos(as). Percebeu-se que os fatores determinantes do abandono escolar mostraram uma situação complexas, mas, a devolutiva social permitiu entender e sinalizar “alguns indicativos” como: o processo de culpabilização, a incompletude do ser, o reconhecimento identitário e a retomada da autoestima a partir do ajuste social que se materializaram nas narrativas, no histórico dos sujeitos e legitimou a situação de abandono em conformidade com os anos anteriores.