Navegando por Autor "Miranda, Dayse Lago de"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCodocência universitária: sentidos produzidos para a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Vencimento, Nívia Valéria Carneiro Rosas; Sitja, Liége Maria Queiroz; Miranda, Dayse Lago de; Anjos, Marineuza Matos dos; Cunha, Maria Isabel da; Conceição, Ana Paula Silva daA pandemia causada pelo COVID-19 evidenciou, no Brasil, a desatualização de conhecimentos sobre os recursos tecnológicos disponíveis para a docência, sendo essa apenas uma das facetas das dificuldades que os docentes, de todos os níveis, enfrentam. No campo da Docência Universitária essas criticidades se agravam ao se somarem à solidão pedagógica, oriunda da falta de orientação para questões que envolvem a prática docente, juntamente com a excessiva fragmentação do conhecimento nos modelos educacionais tradicionais e o pouco incentivo organizacional à transdisciplinaridade. A pesquisa se debruçou sobre o fenômeno, enquanto metodologia de co-construção da prática docente, e teve como objetivo geral compreender quais os sentidos produzidos pela experiência da codocência para a prática docente e formação profissional no âmbito da docência universitária. Como objetivos específicos a investigação propôs descrever aspectos teórico-metodológicos da codocência, a partir da percepção dos colaboradores da pesquisa; e identificar as concepções de codocência vivenciadas. A investigação desenvolveu-se como um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia, instituição que autorizou a codocência como medida emergencial de trabalho e local onde a pesquisadora exerce a docência universitária. Como delineamento metodológico a investigação possui natureza qualitativa, tipificada quanto aos objetivos como descritiva-exploratória, cuja a base epistemológica está assentada na transdisciplinaridade. A fenomenologia husserliana foi adotada como base teórico-metodológica que orientou a elaboração dos instrumentos de pesquisa e a fase de análise dos achados de campo. O relatório final apontou que os docentes vivenciaram diferentes concepções de codocência e, em sua maioria, incorporaram ganhos na sua formação profissional e mudanças na prática docente, potencializando o caráter inovador da experiência e sugerindo a necessidade de mais investigações sobre o tema.
- ItemDe práticas pedagógicas inovadoras às experiências formativas: desafios para os docentes universitários(2018-11-08) Miranda, Dayse Lago de; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Ediva de Sousa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da pedagogia universitária e assumiu como objetivo compreender o papel da reflexão sobre a própria prática pedagógica para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e docentes na visão dos participantes da pesquisa. Adotou como questões de pesquisa investigar quais as principais contribuições da prática pedagógica inovadora para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes e quais as principais aprendizagens construídas pelos docentes participantes no processo de realização das práticas pedagógicas relatadas na Série Práxis na elaboração do relato analítico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O referencial teórico contemplou os conceitos sobre práticas pedagógicas inovadoras, experiência e desenvolvimento profissional docente com base em autores como: Cunha (2005 2011); Lucarelli (2004); Soares e Cunha (2010); Day (2001); Masetto (2003); Nóvoa (1997); Vieira (2009, 2014); Pimenta e Anastasiou (2002); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Santos (2010); Sanz Acedo Lizarraga (2010). Ancorou-se na metodologia qualitativa, utilizando para a construção de dados e para a análise documental e entrevista semiestruturada e para o tratamento dos dados construídos a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram sete docentes que publicaram na Série Práxis e Docência Universitária, Coletânea anual produzida pela Universidade do Estado da Bahia. Dentre os resultados, destacam-se as motivações dos docentes para desenvolverem as práticas pedagógicas: a ruptura da lógica de ensino tradicional; a busca de formação de profissionais críticos e autônomos, as necessidades formativas dos estudantes e o desejo e a disposição pessoal de inovar a docência. Sobressaem os objetivos de ensino voltados para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais e políticas dos estudantes; a inserção destes no contexto da prática profissional e a participação ativa no desenvolvimento das práticas pedagógicas; a adoção de abordagens interdisciplinares e a concepção da docência como uma prática social e política. E ainda, as aprendizagens dos próprios docentes no âmbito pessoal, da condução das práticas, apresentando fatores dificultadores e desafiantes para a realização a partir de reflexões sobre pensar, agir e sentir.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemPedagogia universitária: a potência da grupalidade como dispositivo formativo docente a partir da teoria de Pichonrivière(2021-11-09) Fontes, Norma Barbosa; Sitja, Liege Maria Queiroz; Silva, Denise Vieira da; Machado, Alvaro Lima; Miranda, Dayse Lago deO presente trabalho teve como objetivo compreender como a formação docente que integre processos formativos em coordenação de grupos - com os referenciais dos Grupos Operativos (GO) de Pichon-Rivière - contribui para a produção de uma estética de professoralidade, identificada na diferença que o sujeito produz em si mesmo. A questão norteadora deste estudo se definiu como: Quais estéticas da professoralidade foram produzidas e reconhecidas pelos docentes, a partir das experiências vividas nas suas práxis, quando em seu processo de formação continuada agregam a formação em GO de Pichon-Rivière? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa com o aporte epistemológico da fenomenologia hermenêutica, orientada por Max van Manen (2003), adotada ainda como referencial na análise dos achados. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a entrevista fenomenológica, integrando cinco docentes do ensino superior. Para o quadro teórico que articula as categorias de pesquisa, tomou autores que são referenciais nos dois campos de conhecimento, aqui em congruência: a psicologia grupal e a educação e contemplou conceitos que no pensamento de Pichon-Rivière, gravitam em torno da grupalidade e sua associação com a pedagogia universitária. Os resultados apontaram que a potência que se identifica nesta aproximação foi construída na dinâmica da espiral em que circulam convergência e heterogeneidade; protagonismo e autonomia dos sujeitos; afiliação e produção de atitudes e valores que encontram eco nas demandas da sociedade. Com esse estudo a potência da grupalidade se insere no campo da pedagogia universitária como dispositivo formativo para a produção de ambiência de aprendizagem colaborativa, aguçando protagonismo e autonomia discente, provocando aprendizagens produzidas na heterogeneidade de pensamentos e respeito às singularidades dos sujeitos. Foi possível a discussão sobre os impactos que a formação em GO provocou nos docentes, ocasionando transformação em suas vidas e visão de mundo e compreender que integrar GO na formação docente potencializa a docência para novos desafios na educação frente à diversidade de perfis dos estudantes.
- ItemProblematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade. Série Práxis e Docência Universitária, Vol. 4(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Souza; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 7 - Relação teoria e prática dimensões e desafios para a formação de profissionais(2019-11) Soares, Sandra Regina; Miranda, Dayse Lago de; Barreiro, Mariana SoledadeEsta obra reúne textos que apresentam relatos analíticos de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos autores, cujo fio condutor foi a relação teoria e prática numa perspectiva dialética, problematizadora, distanciando-se do modelo tradicional de ensino no qual a teoria é supervalorizada, o aprendizado do conhecimento prático é subordinado ao aprendizado do conhecimento teórico e a prática é meramente um espaço de aplicação das teorias e técnicas produzidas por cientistas. Na contramão desse modelo, as experiências pedagógicas relatadas, de forma cativante, nesse volume da Série Práxis e Docência Universitária evidenciam que a formação de profissionais capazes de lidar com as situações complexas e inusitadas dos seus contextos laborais, de forma competente, investigativa, autônoma e ética, é aquela que desafia os estudantes a construírem problemas diante dessas situações e soluções adequadas para seu enfrentamento, assegurando a eles o protagonismo. Um processo formativo que provoca o desenvolvimento de competências cognitivas, como a problematização, reflexão, criatividade, investigação e criticidade, que se configuram em importantes dimensões da relação teoria e prática dialética e emancipadora. Foi considerando esta perspectiva, que os autores, docentes da educação superior de diferentes áreas, mediaram práticas de ensino que envolveram a aprendizagem baseada na problematização, no ensino com pesquisa, na análise fílmica e no intercâmbio intercultural reflexivo de experiências.
- ItemSérie práxis e docência universitária problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária. Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.