Navegando por Autor "Miguel, Antonieta"
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- ItemGuia de Curricularização da Fanfarra Escolar(2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, AntonietaEste Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
- ItemO professorado primário da Bahia formação acadêmica, normatização legal e atuação política (1889-1930)(2021-04-16) Miguel, Antonieta; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Luz, José Augusto Ramos da; Silva, Maria Conceição Barbosa da Costa e; Lins, Leonice de Lima MançurEste trabalho propõe-se a compreender a trajetória do professorado primário da Bahia durante a primeira República, situa-se no campo da História da Educação e se filia a uma perspectiva historiográfica (GINZBURG, 1989; RAGAZZINI, 2001) para investigar a profissão do professor(a) primário(a) a partir de três aspectos: formação acadêmica, normatização legal e atuação política. No percurso da pesquisa os(as) professores(as) primários(as) mostraram-se intelectuais (SIRINELLE, 2003; VIEIRA, 2011, 2015) atuantes na defesa do estado republicano e seus princípios de gestão, de políticas educacionais que incluíam a estrutura e o funcionamento das escolas, a democratização do acesso e sua própria formação com base na autonomia e no reconhecimento de sua autoridade profissional e da aplicação da Pedagogia Moderna (de base científica e regeneradora) como forma de progresso da nação e de sua introdução no mundo civilizado. A documentação usada nesta pesquisa consistiu na seleção de escritos de autoria de professores e professoras em jornais, revistas pedagógicas, teses, debates parlamentares e relatórios; e escritos que se referiam à educação e ao professorado, como falas dos governadores, relatórios de inspetores/diretores de instrução e de instituições escolares e imprensa em geral. O tratamento documental considerou a leitura e a análise de diferentes fontes em um movimento de cruzamento de informações e de exame de seus elementos e das pistas encontradas. Em sua conclusão aponta que a profissionalização docente na Bahia republicana ocorreu em um contexto de disputas em que o professorado atuou na esfera política através de discursos públicos (SANTANA, 2009; BAKHTIN, 2013) para interferir nos projetos de educação e de formação docente, demarcando tensões com os governos, em especial o executivo, articulando a organização da categoria e dialogando com a base epistemológica da pedagogia científica. Por outro lado, diferentes setores da elite baiana que se revezaram na direção do executivo conduziram a instrução pública em um movimento ora de mitigação do acesso popular sob a alegação de falta de recursos, ora de centralização e de afastamento do professorado primário de seus espaços de atuação política e de desvalorização de sua autoridade profissional.
- ItemRaízes e tradições: Histórias para ensinar matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-17) Novais , Jackeline Maria Almeida Novais; Miguel, Antonieta; D'Esquivel, Márcio OliveiraEste produto educacional é fruto dos desdobramentos da pesquisa de mestrado intitulada "A CASA DE FARINHA É A NOSSA CASA: Saberes Etnomatemáticos dos Produtores Locais de Ibiassucê-BA". A pesquisa foi desenvolvida ao longo dos anos 2022 e 2023 com produtores de farinha e polvilho do município de Ibiassucê-BA, por meio de pesquisas de campo que coletaram histórias locais, agora narradas neste livro. Essas histórias, que compõem o livro, transmitem saberes e práticas culturais valiosas, ensinando-nos muito. Além disso, são apresentadas sequências didáticas que ensinam matemática a partir de uma perspectiva crítica, contextualizada e interdisciplinar. Que ao ler este livro, sinta-se inspirado como uma brisa leve que paira pelo ar. Imagine-se sentado embaixo de uma árvore, sentindo o ar fresco, ouvindo o canto dos pássaros e uma brisa suave tocando seu rosto. Que este material seja uma fonte de inspiração, e que sua criatividade o leve além destas páginas, tocando a vida de tantos queridos estudantes.
- ItemVida material e cotidiano: a imperial vila da Victória na segunda metade do século XIX(UNEB, 2000) Miguel, Antonieta; Silva, Cândido da Costa; Neves, Erivaldo Fagundes; Paraguaçu, Marcos de Arruda CâmaraNeste trabalho, os objetos materiais serviram de ponto de partida para se discutir a produção e o consumo de bens no sertão baiano, mais especificamente na Imperial Vila da Vitória na segunda metade do século XIX. A escolha deste tema nasce da necessidade de conhecer o viver dos habitantes que formaram o pequeno arraial da Conquista. A descrição dos objetos nos inventários remetia à minha mente imagens relacionadas ao uso destes. Assim, um bacio de pé de cama surgia em minha mente em determinado ambiente e percorria a casa em mãos de um escravo para ser depositado em lugar nem sempre apropriado, provavelmente no rio Verruga, ao fundo. E como aqueles bens chegaram até ali? Os caminhos que percorreram enfrentando adversidades que, com certeza, tornavam-se menores diante da necessidade de consumi-los.