Navegando por Autor "Miguel, Antonieta"
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- ItemGinásio Dom Justino Russolillo, em Palmas de Monte Alto (1965 - 1980): memória e história(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Pereira , Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira; Veiga, Cynthia Greive; Miguel, AntonietaEsta pesquisa tem como objeto de estudo a história do Ginásio Dom Justino Russolillo, instituição de ensino privado criada, no final do ano de 1964, no município de Palmas de Monte Alto-BA. Busca contribuir com a conservação da memória institucional escolar, requisito importante para a reflexão sobre as práticas educativas do passado e do presente. A instituição funcionou entre os anos de 1965 e 1980, quando ofertou o Curso Ginasial e o Curso Normal de 2º Grau com a formação em magistério. A propósito disso, atentamo-nos aos debates que determinaram o processo de criação do Ginásio, à origem social dos alunos e ao que a cultura escolar, representada pelas fontes, nos permite conhecer sobre: ensino e aprendizagens, a relação entre escola e seus atores, escola e comunidade, e a conjuntura social, política e econômica que a envolvia. O presente estudo orienta-se pela metodologia da Nova História Cultural, que contempla as práticas sociais e culturais de realidades específicas, em conexões com o contexto da época. Apoiados nesse parâmetro historiográfico, interpretamos as fontes documentais em papel pertencentes ao arquivo do ginásio, fontes verbais e a estrutura física da escola, para conhecermos também as relações de poder e a relação entre educação pública e educação privada de ensino. Nesse sentido, analisamos a arquitetura do primeiro prédio, emprestado pela prefeitura para o funcionamento provisório do ginásio, no período de 1965 a 1970, bem como a arquitetura do Colégio Dom Justino Russolillo que funcionou em prédio próprio a partir de 1970. Além disso, discutimos as práticas educativas, a formação de professores, as tendências de ensino, os eventos festivos e a relação entre as memórias da Instituição e os seus respectivos espaços, tanto interno como externo. Entendemos que o Dom Justino Russolillo demarca o início da educação secundária no município, por isso é importante a preservação da sua memória para melhor conhecer a história da educação local e discutir aspectos da história da educação brasileira. Embora tenha assumido um importante papel, ao ofertar esse modelo educativo à comunidade de Palmas de Monte Alto, nem por isso pode ser concebido como um colégio que atendeu as demandas do município quanto a essa etapa de ensino, pois não era para todos, mas restrito às famílias que podiam pagar pelo estudo ou que recebiam bolsas da administração municipal ou do próprio ginásio. Nesse ensejo, refletimos sobre a negação das condições básicas de cidadania pelo poder público, sobretudo devido à falta de acesso ao ensino público secundário. A despeito disso, reconhecemos o interesse da sociedade monte-altense, a partir do movimento de crianças, jovens, adolescentes e adultos, no campo e na cidade, pela busca da educação escolar, inclusive em colégios públicos de cidades vizinhas.
- ItemGuia de Curricularização da Fanfarra Escolar(2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, AntonietaEste Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
- ItemMelodias que ressoam na escola: sentidos e significados da fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Teixeira , Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, Antonieta; Carvalho , Eliana Marcia dos Santos; Cunha, Eudes OliveiraEste trabalho tem como principal objetivo investigar como a linguagem musical desenvolvida pela fanfarra escolar atua na produção de saberes, sentidos, significados e na disseminação de práticas socioculturais. A pesquisa foi realizada no Complexo Integrado de Educação de Caetité-CIEC, escola de tempo integral, localizada na cidade de Caetité- BA. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, pelo fato de a pesquisadora interagir com a comunidade investigada, enquanto professora da escola, e por indicar a interação com outros atores na produção de conhecimento acerca da fanfarra escolar. Os métodos utilizados para obtenção dos resultados deste estudo foram a pesquisa documental e o questionário. O trabalho de pesquisa documental foi avaliado com base no conteúdo dos documentos encontrados, definidos e selecionados, a fim de construir agrupamentos administrativos, pedagógicos e de memória. Na pesquisa documental, identificamos as bases legais de implantação da fanfarra escolar, os registros de sua atuação na escola e no território, o quantitativo de estudantes participantes e de instrumentos musicais disponíveis, quem são os integrantes da fanfarra, como as oficinas são desenvolvidas, bem como, a questão orçamentária para manutenção dessa atividade musical no espaço escolar. A partir do questionário, os sujeitos da pesquisa foram revelados e foi possível compreender as contribuições pedagógicas da FANCTEB, o seu significado para a comunidade escolar, como também, o sentido atribuído à fanfarra pelos estudantes. Com base na investigação foi possível constatar que a oficina de fanfarra acontece de forma extracurricular e apresenta algumas limitações que precisam ser superadas e, incluídas no currículo e no Projeto Político Pedagógico da escola. Por outro lado, a educação musical promovida na escola por meio da fanfarra tem possibilitado significativas contribuições para a formação integral das crianças, adolescentes e jovens, uma vez que amplia o repertório musical e cultural, a diversidade de linguagens e permite aos integrantes da FANCTEB a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. É antes de tudo trabalhar com a inclusão social e a sensibilidade humana, de uma forma saudável e prazerosa.
- Item“Os mortos falam muito sobre os vivos”: o cemitério de Botuporã — BA enquanto lugar de memória e ferramenta pedagógica para o ensino de história(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-01) Magalhães, Eliseu Machado de Souza; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Borges, Maria Elizia; Miguel, Antonieta; Sampaio, Joslan SantosA escola do século XXI precisa adaptar-se aos novos tempos – a era da tecnologia, com alunos hiperconectados, capazes de, em um clique, ‘conferir’ o conteúdo da exposição feita pelo professor. O livro didático, que continua sendo um organizador importante de conteúdo, não consegue dar conta da dinamicidade que os novos tempos exigem. É necessário ampliar as possibilidades do ensino-aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular, documento norteador de todo processo escolar, apresenta possibilidades de melhoria. Todavia, para muitas realidades a construção de uma história com significado ainda está por ser escrita. Nesse sentido, essa dissertação pretende apontar alguns caminhos para a construção de uma história local do município de Botuporã, na Bahia, para tanto, destaca o cemitério, enquanto documento histórico, fonte de pesquisa e ferramenta de ensino-aprendizagem. Busca-se entender a construção dos espaços, suas divisões sociais, aspectos socioculturais, religiosos, tal como a questionável máxima de que a morte iguala a todos. Do ponto de vista estrutural, seguimos dois passos: a construção de um texto dissertativo e a elaboração de um guia didático. O próprio espaço cemiterial conduziu-nos às etapas de elaboração de subtemas ou questões de pesquisa em função de inúmeras visitas, da observação da divisão dos espaços e da composição dos variados elementos que se somam na organização do cemitério. Fomos construindo um acervo fotográfico e absorvendo o próprio desenho do cemitério e suas particularidades. Seguiu-se, então, todo um levantamento de material bibliográfico de referência para aprofundamento do conhecimento sobre o estudo do cemitério. Dessa maneira, os dados levantados foram analisados e interpretados pela teoria que sustenta essa pesquisa e da leitura da vasta bibliografia sobre a temática. Assim, identificamos a possibilidade de construir uma história local diante dos estudos cemiteriais, bem como utilizar o cemitério como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, elaboramos um guia didático, nosso produto educacional, apresentando possibilidades de exploração do cemitério como ferramenta de ensino por meio de uma seleção de temas e sequências didáticas.
- ItemO professorado primário da Bahia formação acadêmica, normatização legal e atuação política (1889-1930)(2021-04-16) Miguel, Antonieta; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Luz, José Augusto Ramos da; Silva, Maria Conceição Barbosa da Costa e; Lins, Leonice de Lima MançurEste trabalho propõe-se a compreender a trajetória do professorado primário da Bahia durante a primeira República, situa-se no campo da História da Educação e se filia a uma perspectiva historiográfica (GINZBURG, 1989; RAGAZZINI, 2001) para investigar a profissão do professor(a) primário(a) a partir de três aspectos: formação acadêmica, normatização legal e atuação política. No percurso da pesquisa os(as) professores(as) primários(as) mostraram-se intelectuais (SIRINELLE, 2003; VIEIRA, 2011, 2015) atuantes na defesa do estado republicano e seus princípios de gestão, de políticas educacionais que incluíam a estrutura e o funcionamento das escolas, a democratização do acesso e sua própria formação com base na autonomia e no reconhecimento de sua autoridade profissional e da aplicação da Pedagogia Moderna (de base científica e regeneradora) como forma de progresso da nação e de sua introdução no mundo civilizado. A documentação usada nesta pesquisa consistiu na seleção de escritos de autoria de professores e professoras em jornais, revistas pedagógicas, teses, debates parlamentares e relatórios; e escritos que se referiam à educação e ao professorado, como falas dos governadores, relatórios de inspetores/diretores de instrução e de instituições escolares e imprensa em geral. O tratamento documental considerou a leitura e a análise de diferentes fontes em um movimento de cruzamento de informações e de exame de seus elementos e das pistas encontradas. Em sua conclusão aponta que a profissionalização docente na Bahia republicana ocorreu em um contexto de disputas em que o professorado atuou na esfera política através de discursos públicos (SANTANA, 2009; BAKHTIN, 2013) para interferir nos projetos de educação e de formação docente, demarcando tensões com os governos, em especial o executivo, articulando a organização da categoria e dialogando com a base epistemológica da pedagogia científica. Por outro lado, diferentes setores da elite baiana que se revezaram na direção do executivo conduziram a instrução pública em um movimento ora de mitigação do acesso popular sob a alegação de falta de recursos, ora de centralização e de afastamento do professorado primário de seus espaços de atuação política e de desvalorização de sua autoridade profissional.