Navegando por Autor "Messeder, Marcos Luciano Lopes"
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- ItemAções afirmativas e permanência estudantil nas universidades estaduais baianas(2021-03-26) Figueiredo, Otto Vinicius Agra; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Zimmermann, Clóvis Roberto; D'Adesky, Jacques; Araújo, Marta Maria Oliveira Pacheco; Silva, Ana Célia da; Messeder, Marcos Luciano LopesA pesquisa tratou das ações afirmativas e da permanência estudantil nas universidades estaduais baianas (UNEB, UEFS, UESC e UESB), doravante representadas pela sigla UEBA. O principal objetivo foi identificar o nível de institucionalização que a ação afirmativa e a permanência estudantil ocupam nessas instituições públicas de ensino superior. Para perseguir tal objetivo, foi necessário descrever como se deu o processo de implementação das respectivas políticas nas UEBA e analisar de que maneira estão presentes nas resoluções, planos e relatórios de cada uma das universidades. Optou-se pela pesquisa qualitativa que tem por objetivo traduzir os sentidos dos fenômenos no mundo social e trata de reduzir a distância entre teoria e dados, entre contextos e ações. O método utilizado foi estudo de caso coletivo, que é apropriado para abordagens qualitativas de pesquisa e indicado para realização de exames detalhados de determinado objeto para que seja possível identificar categorias de observação, bem como a geração de hipóteses para novos estudos ou quando o estudo conjunto de alguns casos se faz necessário para compreender determinado fenômeno. A técnica de coleta de dados adotada na pesquisa foi a análise de documentos, que traduziram o processo de institucionalização das ações afirmativas e de permanência estudantil nas UEBA. O procedimento metodológico adotado na análise dos dados foi a triangulação teórica a partir de perspectivas interpretativas da teoria da justiça, teoria do reconhecimento e teoria decolonial. Para realizar a triangulação teórica foi elaborado modelo de análise para identificar os níveis de institucionalização das ações afirmativas e permanência estudantil nas UEBA, traduzidos em níveis básico, médio I e II e avançado. O modelo de análise integrou níveis de institucionalização do percurso da vida universitária levando em consideração o acesso, a permanência estudantil e a afiliação acadêmica e intelectual na perspectiva da universidade decolonial. Dentre os principais resultados encontrados pelo estudo destacam-se: a incidência política do movimento negro em pautar governos e o Estado brasileiro para que o enfrentamento ao racismo entrasse nas agendas e se tornasse política pública; o percurso da permanência estudantil no Brasil, que evidenciou o quanto a concepção dominante a associava ao suprimento das necessidades materiais dos estudantes, sendo que este estudo defendeu a permanência conectada às ações afirmativas alcançando dimensões materiais e imateriais; a triangulação teórica, que buscou as justificações e potencialidades das correntes para fundamentar as ações afirmativas e permanência estudantil na educação superior; e a análise das políticas de cada UEBA, que permitiu entender o percurso das ações afirmativas e da permanência estudantil e identificar os níveis de institucionalização com a aplicação do modelo de análise proposto. A tese apresentada pela pesquisa é a proposição do modelo e de indicadores de análise utilizados enquanto modelo prático-teórico para a implementação de ações afirmativas e da permanência estudantil na perspectiva da afiliação acadêmica e intelectual para a construção da universidade decolonial.
- ItemAprendiz do tempo: rezadeiras de Salvador e suas experiências educativas(2022-11-03) Moura, Daniele Rodrigues de; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Mota, Clarice Santos; Costa, Lívia Alessandra daAs rezadeiras, seus saberes e cuidado estão por todo o Brasil, seja no campo ou na cidade, com seus banhos, chás e rezas. Este trabalho pretende analisar de que forma as rezadeiras foram construindo suas trajetórias de aprendizagem e como esses saberes têm sobrevivido contemporaneamente. Buscamos também conhecer o papel da reza na vida dessas mulheres, compreendendo os discursos e práticas relacionados à medicina popular e as concepções de saúde e doença que embasam esses conhecimentos. Para tanto, realizamos conversas informais, entrevistas e observamos as suas práticas de cura, inclusive participando como pacientes. Entendemos que as experiências educativas dessas mulheres se orientam por sentidos interculturais que têm o afeto e o cuidado amoroso com todos os seres como base fundamental.
- ItemUma breve reflexão sobre a implantação da Lei 10.639/03 na rede municipal de ensino de Salvador (2005-2006): a parceira SMEC e CEAFRO(2007) Figueiredo, Otto Vinicius Agra; Silva, Ana Celia da; Guimarães, Elias Lins; Mattos, Wilson Roberto de; Messeder, Marcos Luciano LopesEste trabalho apresenta resultados da pesquisa intitulada Uma breve reflexão sobre a implantação da Lei 10.639/03 na rede Municipal de Ensino de Salvador (2005-2006): a parceria SMEC e CEAFRO. A motivação para a presente investigação foi o trabalho realizado a partir do Projeto Escola Plural: a diversidade está na sala – desenvolvido para algumas escolas professores da rede municipal de ensino pelo CEAFRO – Programa de Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero, órgão ligado ao Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO/Universidade Federal da Bahia/UFBA – em forma de parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador – SMEC. O interesse pela temática parte do desejo de analisar o processo de implantação da Lei 10.639/03 na Rede Municipal de Ensino através das ações de secretaria Municipal de educação e Cultura e do CEAFRO. A importância desse estudo está no aprofundamento das discussões acerca das relações étnico-raciais em educação e o amadurecimento das relações entre órgãos governamentais e instituições ligadas à sociedade civil organizada na formulação e gestão de políticas públicas educacionais. A abordagem adotada foi a pesquisa qualitativa em educação através da técnica de análise documental e da entrevista semi-estruturada como instrumento de pesquisa. Sobre o processo de implantação da Lei 10.639/2003 na Rede Municipal de Ensino foi possível concluir que se deu através de um conjunto de ações que em sua maioria não alcançou toda a Rede de Ensino, além de se perceber certas divergências entre os parceiros investigados na operacionalização de algumas dessas ações.
- ItemCom o maracá na mão, as guerreiras pataxó vão á luta: olhares das mulheres indígenas sobre violência doméstica(2017-09-28) Sobreira, Gerusa Cruz; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Sacchi, Angela Célia; Costa, Lívia Alessandra Fialho daO presente trabalho teve como objetivo conhecer o olhar das mulheres indígenas sobre a violência doméstica. Os primeiros passos para a chegada ao objeto de pesquisa começaram no ano de 2014, quando visitei uma Aldeia indígena no Extremo Sul do Estado da Bahia para realizar diálogos sobre o tema da violência doméstica e foi nesse contexto que passei a perceber que a organização social indígena exige que se pensem as políticas públicas de forma diferenciada para esses povos. A Aldeia mencionada, no entanto, não foi o destino final desta investigação por uma decisão dos homens da comunidade, o que me levou a conhecer outra Aldeia da etnia Pataxó, no município de Porto Seguro/ BA, liderada por uma mulher, onde realizei este trabalho de pesquisa de 2015 a 2017. Para responder os questionamentos suscitados nesta investigação priorizei a utilização de técnicas da pesquisa etnográfica para a extração dos dados, tendo realizado diversas aproximações com a comunidade através de visitas aos locais de socialização das mulheres indígenas (escola, igreja e casas de farinha), acompanhando a participação delas em diversos eventos onde se debatiam questões de gênero e participando de atividades culturais da comunidade. Durante a observação participante realizei entrevistas informais com mulheres e homens que me ajudaram a entender algumas teias societárias e, também, fiz entrevistas semiestruturadas com cinco interlocutoras de diferentes idades, nas quais abordei diretamente a questão da violência doméstica. O estudo revelou uma diversidade no entendimento do que seja violência doméstica e esta é movida por diversas influências, dentre elas: a escola, a igreja e a militância. Além disso, ao longo do trabalho, o conceito de agência é mobilizado para mostrar que as mulheres indígenas conseguem driblar situações adversas dentro dos seus relacionamentos e que, também, estão buscando criar mecanismos de superação da violência doméstica dentro e fora das instituições formais.
- ItemConvivendo com a deficiência intelectual: percursos de cuidado e educação nas redes parental e social de apoio(2014-08-22) Portela, Cláudia Paranhos de Jesus; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes; Cruz, Antonio Roberto Seixas da; Jacquet, Christine; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Messeder, Marcos Luciano LopesEsta investigação, de natureza qualitativa, debruçou-se sobre o tema dos percursos de cuidado e educação das pessoas com deficiência; mais concretamente, sobre a formação e atuação das redes de apoio parental e social no cuidado e educação da pessoa com deficiência intelectual. Para tanto, busca analisar as estratégias de cuidado elaboradas e experienciadas pelas famílias diante da necessidade de cuidar, educar e socializar filhos(as) com deficiência intelectual. A pesquisa, realizada entre os anos de 2010 e 2014, utilizou a entrevista semiestruturada com dezesseis famílias de pessoas com deficiência intelectual, adultas, da cidade do Salvador/BA. Os resultados obtidos na investigação revelaram uma realidade familiar em que as mães aparecem como as principais cuidadoras dos(as) filhos(as). Evidenciou-se também que o apoio fornecido pelas redes parental e social se revelam como fatores determinantes no processo de cuidado, educação e socialização do(a) filho(a) com deficiência intelectual, tendo em vista que, quanto maior é o apoio recebido, mais qualidade de vida se dá às pessoas com deficiência e às suas famílias. Quanto aos doadores das redes de entreajuda parental e social, as mulheres se destacam como protagonistas das redes de solidariedade. Sobre a relação existente entre a escolha das redes de entreajuda e o posicionamento das famílias na estrutura sócioprofissional, a constatação é que quanto mais elevado é o grau de escolaridade e a estrutura socioprofissional dos(as) cuidadores(as), menor é a proporção dos apoios recebidos. Por último, o que pudemos concluir é que as pessoas eleitas pelos(as) cuidadores(as) para compartilhar seus sentimentos sobre a criação, educação e socialização dos(as) filhos(as), sobretudo, daqueles com deficiência, são as pessoas que usufruem da sua confiança. Neste caso, embora presentes, os parentes consanguíneos ou afins não aparecem como os únicos sujeitos privilegiados nas relações de apoio e entreajuda. Amigos e mesmo terapeutas se revelam, com suas especificidades, como agentes importantes no processo de cuidado. O mapeamento da rede de relacionamentos e dos recursos sociais acessados pelas famílias participantes dessa investigação revelou o entrelaçamento de relações entre os familiares, demais parentes, amigos, vizinhos, profissionais, organizações privadas e serviços públicos. A pesquisa aponta a necessidade de novos estudos comparativos que estabeleçam a relação entre a influência das redes de solidariedade familiar e social no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.
- ItemCorpo, juventude(s) e diversidade: uma experiência em dança-educação(2020-12-04) Silva, Talita de Oliveira Costa; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Oliveira, Urania Auxiliadora Santos Maia de; Silva, Luciene Maria daEsse texto é produto de uma pesquisa sobre as elaborações das subjetividades dos jovens do Grupo de Dança Ubuntu, a partir da experiência com o aprendizado da dança contemporânea nas oficinas do Ponto de Cultura Ubuntu na Federação (2019). Executou-se, neste sentido, uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como metodologia de pesquisa a etnografia - observador participante e contou com os seguintes instrumentos de coleta de dados e informações: roda de conversa, entrevistas semi-estruturadas e caderno de campo. Para análise dos dados, foram utilizadas as anotações, observações e análises do caderno de campo, bem como áudios de whatsapp, com gravações das respostas às entrevistas dos e das jovens e gravação de áudio da roda de conversa realizada em 2020. Foram entrevistados/as 8 jovens que participaram ativamente do Grupo de Dança no ano de 2019, todos moradores do Engenho Velho da Federação, estudantes e com faixa etária entre 15 a 22 anos. A pesquisa traz um panorama dos estudos antropológicos sobre o corpo, além de abordar as temáticas da juventude, neurodiversidade - autismo e dançaeducação. Os achados interpretados, à partir da análise dos discursos dos sujeitos da pesquisa, evidenciam que a educação do corpo é utilizada como mecanismo de controle psicossocial desde o nascimento do indivíduo e atinge diretamente a forma como estes e estas jovens se posicionam culturalmente no ambiente e na comunidade em que vivem. Foi possível, ainda, observar e analisar como a dançaeducação assume um papel catalizador de identidades e emoções, extraindo e fomentando em cada um, mas também no Grupo, o que há de mais autêntico e verdadeiro.
- ItemO currículo escolar e a construção da identidade étnico-racial da criança e do adolescente quilombola: um olhar reflexivo sobre a auto-estima(2008-09-26) Macêdo, Dinalva de Jesus Santana; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Silva, Ana Célia da SilvaEsta dissertação é o resultado de um estudo realizado sobre a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos/as educandos/as, em uma escola municipal situada na comunidade negra rural quilombola Araçá/Cariacá, no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Médio São Francisco, no estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica, pensada a partir da minha participação como professora formadora no Projeto de Capacitação e Acompanhamento de Professores dos Quilombos de Mangal/Barro Vermelho e Araçá/Cariacá. A partir dessa relação é que se construiu o objeto de estudo. Nesse sentido, buscou questionar: de que forma o currículo escolar influencia no processo de construção da identidade étnico-racial e da auto-estima da criança e do adolescente quilombola? Para a investigação, utilizamos a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo, uma técnica com os/as alunos/as intitulada Conversando através do espelho, reuniões, análise da proposta pedagógica da escola, conversas informais e história oral. Para analisar os dados coletados, utilizamos alguns elementos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados revelam que a escola demonstra desejo e preocupação para trabalhar com a história e a cultura da comunidade, porém não consegue questionar e transgredir o currículo oficial, para ir além dos conteúdos tradicionalmente valorizados pelos estabelecimentos de ensino. Assim, a escola não atende às especificidades étnica e cultural dos/as alunos/as e tende a propagar um currículo monocultural e hegemônico, o que dificulta o processo de construção da identidade étnico-racial e da auto-estima desses/as educandos/as. A escola encontra dificuldades para o rompimento dessas práticas discriminatórias e excludentes, que silenciam as culturas historicamente marginalizadas do processo educacional. As possíveis causas relacionadas com essas dificuldades são: a falta de material didático-pedagógico e de pesquisa para trabalhar com a diversidade étnico e cultural, a falta de formação inicial e continuada para trabalhar com a educação das relações étnico-raciais, a resistência dos/as alunos/as aos conteúdos que tratam de questões relacionadas às populações negras e a dificuldade e/ou resistência das professoras em trabalhar com a questão racial. Cabe ressaltar que já aparecem na escola iniciativas individuais e pontuais de trabalho sobre a história da comunidade e a questão da identidade quilombola dos/as educandos/as, que podem influenciar positivamente em seus processos identitários, bem como na formação de uma auto-estima positiva. Diante disso, esta pesquisa aponta para a necessidade de redefinir concepções de educação, currículo e ações, para buscar a afirmação da identidade étnico-racial da criança e do adolescente quilombola, bem como a gestação de uma escola plural e emancipatória.
- ItemDe Angola à Nilo Peçanha: traços da trajetória histórica e da resistência cultural dos povos Kongo/Angola na Região do Baixo Sul(2020-11-26) Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Paxe, Abreu Castelo Vieira dos; Miranda, Cláudia; Quiñonez, Santiago Arboleda; Castro, Yêda Antonita Pessoa de; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Viera Filho, Raphael Rodrigues; Messeder, Marcos Luciano LopesA pesquisa foi desenvolvida em 8 (oito) províncias de Angola: Cabinda, Zaire, Uige, Bengo, Luanda, Malanje, Kwanza Norte e Kwanza Sul, as quais compunham os antigos Reinos Kongo, Ndongo e Matamba. Uma investigação que teve seu início em outubro de 2018, com o objetivo de investigar como o levantamento sócio-histórico e demográfico sobre os povos de origem Kongo/Angola pode contribuir para descolonizar o currículo oficial de ensino em relação à história e à cultura da população negra na escola de Nilo Peçanha, localizada no território do Baixo Sul da Bahia-Brasil. Esta preocupação surge a partir das experiências vividas e análises feitas no período da pesquisa de Mestrado, que buscou compreender as formas de discriminações raciais, xingamentos, apedrejamentos e todas as formas de preconceitos vividos por jovens dos Kilombos de Boitaraca e de Jatimane ao saírem dos seus respectivos Kilombos para estudar na cidade de Nilo Peçanha. Com os estudos feitos durante o Mestrado também foi possível refletir significativamente sobre o currículo de base neocolonial e, consequentemente, os materiais didáticopedagógicos utilizados com os alunos/as kilombolas e não kilombolas na escola Nair Lopes Jenkins, na cidade de Nilo Peçanha, bem como a importância de uma formação continuada para os professores negros e negras da já referida escola, que ampliasse a discussão sobre a influência da cultura negra de origem Kongo/Angola e a inclusão deste conhecimento no currículo escolar. Estas reflexões alargaram-se, levando-me a atravessar o Atlântico e retomar discussões históricas nesta Tese de Doutoramento sobre a constituição do território que hoje chamamos Angola e como esta história, memória e ancestralidade constituem-se e inscrevem-se em nossos corpos diaspóricos negros e kilombolas no Baixo Sul da Bahia, mantendo-se vivos e vibrantes em nosso/a Ntu/Mutué (cabeça), Ntima/Muxima (coração) e Muanda/Nzumbi (espírito). Trabalho de natureza etnográfica, apresenta uma abordagem qualitativa, utilizando na coleta de dados: fotos, filmagens, acervos iconográficos, referências nacionais e internacionais, observações participantes, entrevistas semiestruturadas/narrativas realizadas com Reis, Ngangas, Mweni-xi, N’gola, Sekulos, Sobas, além de pesquisadores da área. Por fim, a pesquisa demonstra a importância da educação pensada a partir da ancestralidade Kongo/Angola e sua análise e resultados dos dados abrem perspectivas para elaborações de propostas de Educação Antirracista como Formação Docente através de Licenciaturas de História da África e Letras com Habilitação para o Kikongo e Kimbundu, bem como a produção de Material didático-pedagógico.
- ItemDiário crespo: narrativas de jovens negras sobre o processo de transição capilar(2021-12-12 ) Alves, Fernanda Andrade Esquivel; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Bento, Nanci Araújo; Oliveira, Iris VerenaEsta pesquisa buscou compreender como o processo de transição capilar colabora para a construção positiva da autoimagem de jovens negras. Ao acompanhar, na contemporaneidade, milhares de mulheres assumindo suas texturas capilares, buscamos analisar se a ressignificação da estética capilar interfere na constituição identitária dessas jovens. Diante do contexto da COVID-19, os procedimentos metodológicos ocorreram de forma online em grupos criados do aplicativo WhatsApp. Nesse espaço, foi possível realizar rodas de conversa virtuais que possibilitaram levantar as informações necessárias para realização do trabalho. O desenvolvimento desta pesquisa revelou a complexidade imbricada no processo de transição capilar e na ressignificação da estética negra, uma vez que esta foi por séculos estigmatizada e inferiorizada pelos grupos hegemônicos. Foi constatado também um movimento educador em curso que, através das Marchas e do processo de Empoderamento Crespo, desestabiliza um padrão de beleza dito universal e constrói outras narrativas baseadas na valorização e ressignificação da beleza negra.
- ItemAs diversas manifestações do brincar e as suas contribuições na construção da cultura escolar: um estudo de caso em uma escola pública da zona rural do município de Serrinha – BA(2008) Nunes, Rosa Bernadete Pinto Paes; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de; Silva, Ana Célia da; Pereira, Ângela Maria Nunes MachadoA criança vem sendo apreendida e reconhecida como participante ativa na construção sóciocultural, com suas experiências, vivências e formulações sobre o mundo em que vive: a criança é um ator social e agente cultural que pode nos revelar aspectos significativos da sociedade. Esta pesquisa se insere, portanto, no panorama das investigações relacionadas à criança, com base na construção de um universo que lhe é próprio, diferenciado qualitativamente do mundo adulto, ainda que não isolado deste. Alinha-se aos estudos que compreendem as brincadeiras infantis como sendo uma expressão intrínseca às crianças, portanto, capaz de nos fornecer preciosas informações sobre a sua agência social e cultural. Busca uma aproximação entre as ciências sócio-antropológica e pedagógica, investigando as contribuições do brincar das crianças na construção da cultura da escola, através de um estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Galiza, situada no Povoado Saco do Correio, zona rural do município de Serrinha, interior da Bahia.
- ItemDo cansaço da lavoura ao alívio na escola um estudo sobre quotidiano e espaços de sociabilidade de estudantes da EJA do noturno, ensino médio, no município de Irará Bahia(2009-10-15) Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Rabinovich, Elaine Pedreira; Messeder, Marcos Luciano LopesEsta pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos e significados atribuídos pelos alunos da EJA do noturno acerca da temporalidade escolar, construídos na relação com as suas vivências quotidianas. Para tanto, buscamos um estudo junto aos alunos da EJA do Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho no município de Irará, Bahia. O eixo de análise da pesquisa esteve voltado para a compreensão dos entraves e das dificuldades enfrentadas por esses estudantes trabalhadores no seu cotidiano, das idéias que elaboram acerca da vida e do trabalho na roça e na cidade e dos motivos que os levam a construir um discurso que coloca o trabalho na roça como algo a ser eliminado. Na continuidade, investigou-se como os alunos experimentam e significam os diferentes tempos de vida: tempo da escola, tempo do trabalho, tempo do descanso, a fim de construir uma interpretação acerca do modo como percebem a escola e que sentidos atribuem ao estudo nas classes de EJA do noturno. Compreender os modos de apropriação do espaço/tempo vivido na comunidade (Mangabeira) e as interações e sociabilidades construídas nos interstícios da vida escolar foi uma idéia que permeou esse estudo. Das perspectivas de reinvenção do espaço escolar pelos alunos, a partir da identificação dos significados construídos sobre o mesmo, percebeu-se possibilidades para se pensar em outras lógicas de aprendizagens na escola e fora dela. Nos relatos dos alunos era recorrente a idéia de ser a escola o lugar do encontro, da interação e da realização de um aprendizado que vai além dos conteúdos ensinados. A noção de tempo estava implicada às vivências dos sujeitos, os quais nas suas falas traziam um conhecimento construído nas diferentes situações experimentadas no cotidiano e que somadas à condição de estudo na EJA poderia configurar em um aprendizado para a vida. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, privilegiando-se um estudo do tipo etnográfico. As observações participantes foram realizadas na sede da escola entre os meses de agosto a novembro de 2008 e abril a agosto de 2009. Um conjunto de entrevistas (dezesseis ao todo), foi realizada com oito estudantes da EJA do noturno de uma faixa etária entre 20 a 23 anos.
- ItemÉ pra descer quebrando: o pagode e suas performances para a educação das relações etnicorraciais no currículo escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Santana, Elizabete Conceição; Azevedo, Amailton Magno; Castro Júnior, Luis Victor deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.
- ItemEducação em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais(2015-03-22) Macêdo, Dinalva de Jesus Santana; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Ivenicki, Ana; Santana, Marise de; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Silva, Valdélio SantosEsta tese tem como objetivo central analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de Araçá Cariacá, Brasileira e Rio das Rãs. O lócus investigativo constitui-se de três escolas: a Escola Municipal Araçá Cariacá, a Escola Municipal Quilombola Emiliano Joaquim Vilaça e a Escola Municipal Elgino Nunes de Souza, localizadas no município de Bom Jesus da Lapa/BA, pertencente ao Território de Identidade do Velho Chico. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de perspectiva etnográfica, que tem como interlocutores os/as professores/as, as diretoras, vice-diretores, uma coordenadora pedagógica, os/as alunos/as, os pais e as lideranças quilombolas das comunidades. A pesquisa de campo utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, observações participantes, análises de documentos, grupos focais, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Para a análise dos dados, recorreu-se da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados evidenciam que as especificidades étnico-culturais das comunidades locais, bem como as temáticas relacionadas à população afro-brasileira e africana são trabalhadas nas escolas de maneira pontual e superficial, com metodologias tradicionais, em datas comemorativas, no componente curricular de história, ou através de gincanas e outros eventos. As práticas acabam reproduzindo uma concepção tradicional de educação, sem relação com o universo sociocultural dos/as educandos/as. Todavia, constatamos algumas experiências significativas para além do componente curricular de história nas três escolas em foco, de professoras que vêm transgredindo os currículos para dialogar com os conteúdos culturais e históricos das comunidades. Nesse contexto, as lideranças quilombolas lutam por uma educação escolar diferenciada que tenha ―a cara dos quilombos‖, isto é, que inclua de forma efetiva nos currículos, nos materiais didáticos e nas práticas educativas, a história, a cultura, os valores, os costumes, os saberes e o modo de vida de suas comunidades. Diante disso, é urgente superar as propostas de educação impostas às escolas quilombolas pelo Sistema Oficial de Ensino, para elaborar currículos interculturais diferenciados, referendados pela ecologia de saberes partindo de dentro das comunidades quilombolas, de maneira que os conteúdos escolares dialoguem com os saberes e as práticas desses sujeitos. A implementação da educação escolar quilombola se constitui numa política sociocultural necessária para a melhoria da educação escolar nas comunidades quilombolas. Portanto, para garantir uma educação intercultural diferenciada a essas populações, é imperativo escolas com autonomia, professores/as locais formados/as e concursados/as por processos específicos, capazes de repensar os currículos e as práticas pedagógicas à luz da história e realidade locais, ou seja, implica numa organização sistêmica da educação escolar quilombola em regime de colaboração entre os entes federados (Municípios, Estados, Distrito Federal e a União). Esperamos que esta pesquisa sirva de inspiração para a elaboração e a implementação de políticas públicas de educação escolar diferenciadas, para as comunidades quilombolas locais e regionais.
- ItemEducação escolar quilombola: um estudo sobre os aspectos difundidos no quilombo rio das rãs(2014-12-05) Purificação, Josemar Oliveira; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Macedo, José Jaime Freitas; Silva, Valdélio Santos; Silva, Ana Célia daA dissertação ora apresentada aborda uma investigação acerca da Educação Escolar desenvolvida nas instituições públicas de ensino situadas no Quilombo Rio das Rãs. Por meio de observações, análises de documentos e diálogos junto aos professores, gestores, equipe técnica e moradores da comunidade quilombola; a pesquisa buscou identificar por meio dos procedimentos metodológicos adotados e depoimentos coletados; a presença ou ausência das culturas produzidas in loco em relação com os conteúdos explorados nas salas de aula. Para fundamentar, utilizou-se como pressupostos as normas estabelecidas no que tange à Educação Etnicorracial e a Educação Escolar Quilombola.
- ItemEducação, memória e pluralidade cultural(2017-11) Messeder, Marcos Luciano Lopes; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta coletânea reúne pesquisas, finalizadas ou em andamento, desenvolvidas no campo da Educação e tendo como lócus de investigação o território baiano. Os pesquisadores envolvidos são doutores, mestres, doutorandos ou mestrandos que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Busca-se aqui tratar a pluralidade cultural a partir de diferentes contextos empíricos em uma perspectiva de Educação que a compreende através das singularidades sócio históricas de formas de organização e concepção de mundo. Ao investigarem esses temas, os pesquisadores, afirmam a diversidade como tema sensível, que para ser ensinado, precisa ser vivido, experenciado ou escutado como processo histórico de formação da sociedade brasileira.
- ItemEscolarização, festejos e religiosidade na constituição de um quilombo contemporâneo no oeste da Bahia(2010-08-26) Santana, Edson Carvalho de Souza; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Macedo, José Jaime Freitas; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Silva, Valdélio SantosEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no povoado do Mucambo localizado no Município de Barreiras, extremo oeste da Bahia. Como objetivo procurou compreender que tessitura dá sustentação identitária étnico-racial à comunidade do Mucambo de Baixo. Para a realização da pesquisa fiz opção pela abordagem metodológica do estudo de caso qualitativo de cunho etnográfico. Como instrumentos metodológicos, fiz uso das técnicas de entrevista aberta e semiestruturada individual e coletiva, grupo focal, conversas informais, observação participante com registro em caderno de campo, questionário fechado para levantamento de dados quantitativos. O estudo sinalizou que a comunidade do Mucambo de Baixo vem constituindo a sua territorialidade, desde meados do século XIX, a partir de um possível acoitamento de ex-escravizados(as) e escravizados(as) oriundos(as) das lavras de diamantes da Chapada Diamantina. Apontou, também, a existência da prática da discriminação e do preconceito raciais no povoado e na escola. Revelou, ainda, que a comunidade tem uma maneira particular de cultivar e ressignificar os seus valores e expressões étnico-raciais e culturais.
- ItemEstudantes cotistas em curso de alto prestígio social da Universidade Do Estado Da Bahia: Percepções, enfrentamentos e superações(2016-10-11) Santana, Vandeilton Trindade; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Santos, Dyane Brito Reis; Costa, Graça dos Santos; Messeder, Marcos Luciano LopesEste trabalho buscou analisar o trajeto de estudantes cotistas em cursos de alto prestígio social da Universidade do Estado da Bahia. Procurou compreender como se deu o trajeto desses estudantes, quais caminhos percorreram para chegar à universidade, buscando identificar os aspectos e as estratégias que favoreceram e/ ou dificultaram o acesso desses estudantes aos cursos escolhidos. Para os procedimentos de pesquisa, tomei como base o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada para conhecer e analisar o trajeto desses estudantes desde a escolarização, na educação básica, até acessar o ensino superior. A investigação revelou que o trajeto feito pelos estudantes cotistas foi marcado por inúmeras histórias de dificuldades, frente às quais a política de ações afirmativas emergiu como medida que proporcionou oportunidade de superação. Assim, o que evidenciou a pesquisa é que a Política de Ação Afirmativa além de permitir, objetivamente, o acesso desses estudantes à universidade, potencializou as táticas criadas para subverter as dificuldades, permitindo vencer o medo, o preconceito e, consequentemente, a exclusão, que possivelmente decorreria do processo seletivo convencional. Desse modo, a pesquisa poderá contribuir para o avanço do debate em torno da temática e para a análise da pertinência da Política de Ação Afirmativa.
- ItemEstudo sobre a temática indígena na formação docente em um contexto de relações interétnicas: o currículo de pedagogia da UESC entre silêncios e discursos.(2016-02-23) Ribeiro, Laís Reis; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Ivenicki, Ana; Costa, Livia Alessandra Fialho daEssa dissertação trata dos sentidos produzidos sobre a formação de pedagogos/as para o ensino de história e cultura indígena na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio dos diálogos com os diversos atores sociais, bem como, das leituras dos documentos curriculares que orientam os processos formativos. O estudo considerou o contexto interétnico da região de Ilhéus, objetivando perceber se existe relação entre o currículo do curso de Pedagogia e a realidade local que é palco de luta do movimento Tupinambá. As discussões aqui apresentadas estão apoiadas nas teorias críticas e pós-críticas de currículo e os dados foram analisados através da perspectiva sócio-histórica e da teoria enunciativa de Mikhail Bakhtin que dá ênfase à compreensão dos fenômenos sociais em toda a sua complexidade e no seu acontecer histórico, possibilitada pela linguagem. Foram realizadas entrevistas individuais com professores e representantes de Colegiado e Departamento, grupos focais com estudantes do 1º e 7º semestre, além de observações das aulas de disciplinas relacionadas à diversidade cultural. Esses encontros nos fizeram conhecer como é tratado o tema “história e cultura indígena” no curso de Pedagogia da UESC e como os sujeitos interpretam e avaliam essa formação diante de um contexto regional de relações interétnicas conflitivas, mas, deveras silenciado.
- ItemExperiências religiosas e práticas educativas: sociabilidades no percurso de formação de professores na Universidade do Estado da Bahia – UNEB(2018-08-23) Oliveira, Adauto Leite; Costa, Lívia Alessandra Fialho; Grossi, Gabriel; Gatinho, Andrio Alves; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta tese tem por objetivo estudar a relação existente entre as experiências religiosas trazidas de discentes e as práticas educativas identificadas no espaço universitário, em cursos de Letras, História e Pedagogia. Diante da inegável presença de alunos de diferentes matrizes religiosas, nota-se que, quando são tratados elementos sensíveis às suas crenças, há desafios postos para as escolas públicas no como lidar com a questão da diversidade religiosa e seus condicionantes (dogmas e hábitos), que interferem nas relações interpessoais e no rendimento escolar. O cenário torna-se mais preocupante, quando essas questões são refletidas em um país cuja Constituição o reconhece como Estado laico, mas apresenta, na composição do seu Congresso Nacional e no Senado Federal, o fortalecimento da chamada ―bancada evangélica‖, que vem trabalhando intensamente, nos tempos atuais, para impor seus dogmas à nação por meio de diversos projetos de lei e iniciativas parlamentares que se contrapõem à laicidade. O campo da pesquisa é a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, seus alunos são os principais colaboradores, conferindo ao trabalho um olhar intrainstitucional importante para pensar limites e alcances da formação universitária quando a diversidade religiosa entra no centro da discussão. A questão central que norteia essa tese é: compreendendo a dialética que envolve a relação entre as experiências religiosas dos discentes e as práticas educativas presentes na universidade, em que medida a UNEB contribui para a formação de professores numa perspectiva de escola laica? Tomou-se como recorte para estudo de caso três turmas nos cursos de Letras, História e Pedagogia, uma turma de cada curso, a partir do mote proporcionado pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, que apontam as disciplinas de História, Literatura e Artes como campos privilegiados para o trabalho com os conteúdos de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. O estudo de caso etnográfico e análise qualitativa prevalente, sustenta-se em técnicas e instrumentos próprios para geração de seus dados, aliados a fontes terciárias de informações, com base na multirreferencialidade. Dentre esses elementos, as entrevistas ganham destaque, onde as experiências religiosas, a partir das histórias de vida expressas oralmente, sustentam as percepções dos colaboradores sobre o que vivenciaram no percurso de formação em seus respectivos cursos, considerando seus olhares no campo religioso. Como resultado, não se identificou uma preocupação sistemática e articulada em se estabelecer, na formação de professores da instituição, processos que contribuam para o trabalho dos futuros docentes que favoreçam, em suas práticas educativas, o princípio da laicidade. Há um sombreamento das realidades religiosas que tecem diálogos com a dinâmica acadêmica, revelando contornos peculiares. Estas sociabilidades são postas à margem das reflexões, enquanto componentes pertinentes ao currículo proposto pela UNEB, que fomentam as práticas educativas curriculares e extracurriculares que acontecem no seu espaço.
- Item“Fazer o corre e ter o pão de cada dia”: participação política, dinâmicas de socialização e educação em famílias de putas(2021-04-15) Silva, Fernanda Priscila Alves da; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Piscitelli, Adriana Gracia; Costa, Livia Alessandra Fialho da; Sousa, Fabiana Rodrigues de; Lemos, Ana Claudia; Messeder, Marcos Luciano LopesO foco desta tese é a análise das narrativas das mulheres trabalhadoras sexuais – Autorreferenciadas mulheres da batalha – sobre suas práticas e dinâmicas de socialização, formação, cuidado e educação dos seus filhos e filhas. Trata-se de um estudo empírico, de cunho exploratório, realizado entre os anos de 2017-2021. O referencial teórico se circunscreve ao campo de estudos em educação e dialoga com referenciais teóricos da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia. Tais referenciais favorecem a compreensão de como um processo de socialização e cuidado que permite às pessoas tornarem-se e constituírem-se sujeitos, em um movimento dialético e dialógico, onde a relação entre as pessoas, no processo de cuidado, educar-se e socializar-se é sempre uma relação entre outros, entre mãe/pai (cuidadores) e filhos (as), educador(a) e educandos(as), entre as pessoas e o mundo que o cerca. O grupo pesquisado é composto de mulheres de baixa renda, em exercício de prostituição, prevalecendo idade a partir dos 35 anos, além de um grupo mais amplo de pessoas que consiste do grupo que compõe os familiares e rede de apoio e cuidado das crianças e socialização e educação dos filhos e filhas. As trabalhadoras sexuais entrevistadas neste estudo são, em sua maioria, autodeclaradas negras, de famílias de camadas populares. A pesquisa realizou-se por meio de visitas a locais onde as mulheres da batalha se encontram: praça, rua, bares, unidades domiciliares com o objetivo de conhecer as redes de relações e apoio onde elas exercem o cuidado como forma de educação e socialização de seus filhos e filhas. Foi realizada uma aproximação das interlocutoras da pesquisa, sendo elas, ora as próprias trabalhadoras sexuais, ora alguns filhos adultos que aceitaram participar da pesquisa. As técnicas foram entrevistas, histórias de vida, histórias de família, contatos com as famílias e mais outras técnicas como, por exemplo, a observação e construção etnográfica. Os resultados apontaram que as famílias das trabalhadoras sexuais, as famílias de Putas, não se diferenciam em termos de organização dos outros modelos de famílias. Entretanto, a convivência com mães trabalhadoras sexuais constroe sujeitos com olhares diversificados e abertos às questões apresentadas pelo Movimento de Trabalhadoras Sexuais. Por outro lado, o processo de organização e colaboração das trabalhadoras sexuais preconiza uma forma de cuidado pautada na solidariedade, rede que se apoia e organização coletiva no processo de socialização e educação dos filhos e filhas: a roda colaborativa é uma expressão de como as redes de afeto contribuem no “corre” das mães que também são Putas.