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Navegando por Autor "Mesquita, Josenilda Pinto"

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    Ensino de História e Jogos Digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia
    (2018-10-25) Mesquita, Josenilda Pinto; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Messeder, Suely Aldir; Sales, Kathia Marise Borges
    A tese Ensino de História e Jogos Digitais: experiência com o RPGAD para o ensino da Independência do Brasil na Bahia é resultado de um estudo de pesquisa aplicada que tem como método de investigação a Design Based Research (DBR) ou metodologia por proposta como é mais conhecida e se constituiu a partir da imersão da pesquisadora na elaboração de Design Cognitivo para o uso de Jogos de Representação (JR). Esta experiência foi realizada em meio ao componente curricular História da Bahia, mais especificadamente com a temática Independência do Brasil na Bahia e teve como público-alvo os estudantes da Licenciatura em História de três Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salvador-Bahia. A proposta nasceu devido à necessidade de elaboração de um jogo digital, que possibilitasse a participação ativa/interativa dos estudantes no componente curricular História da Bahia. O Jogo funcionando em rede apresenta-se como interface digital que pode ser utilizada como referência simulando a cidade de Salvador-Bahia durante o século XIX. Utilizamos como base epistemológica o método de interpretação e uso do tempo de Lukács (2003) e o dialogismo de Bakhtin; Guerra Filho (2004), Tavares (2012), Matta (2013), Silva (2012), dentre outros, para elaboração do contexto histórico e de uma interpretação da Independência do Brasil na Bahia; Cabalero e Matta (2008); Schmit (2008); Castells (1999) para as discussões de questões fundamentais sobre sociedade em rede e tecnologias da informação e comunicação (TIC), Jogos Digitais e RPG. Russen (2010), Cerri (2011), Vygotsky (2010), Martineau (1997) para centrar na proposta pedagógica que tenha a imaginação e consciência histórica como conceitos fundamentais alicerçando o socioconstrutivismo, o modo de pensar histórico e suas características de trabalho cognitivo com o objetivo de construir uma forma sociointerativa de ensino através dos jogos de simulação.
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