Navegando por Autor "Menezes, Taise Lima de"
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- ItemFormação continuada de professores de escolas dos núcleos rurais do município de Dias D’Ávila – Bahia: educação do campo no plano de formação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-07) Menezes, Taise Lima de; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro de; Lima, Aline dos SantosEsta pesquisa, é intitulada “Formação continuada de professores de escolas dos Núcleos rurais do município de Dias d’Ávila – Bahia: Educação do Campo no Plano de Formação”. Questiona em que medida a formação de professores de escolas de núcleos rurais em Dias d’Ávila, Ba, pode contribuir para o fortalecimento da Educação do Campo fundamentada nos princípios dos movimentos sociais: uma educação política, crítica, que problematize o acesso à terra, a tecnologia, ao modelo de produção capitalista e a própria produção de conhecimento? O objetivo geral procurou analisar a formação continuada de professores alicerçada nos fundamentos da Educação do campo, implementando curso livre de formação continuada com professores que atuam nos núcleos das escolas rurais do município de Dias d’Ávila, Bahia. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar a formação continuada de professores no âmbito da Educação do Campo, realizando um balanço da política de formação, identificando finalidades, concepções e desdobramentos educacionais e sociais; mapear as ações de formação continuada de professores que atuam nas escolas dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, no Referencial Curricular da Educação do Campo de Dias d’Ávila, no Currículo das escolas rurais e no Plano Municipal de Educação, analisando concepções e fundamentos teórico-metodológicos; realizar um curso livre de formação continuada de professores dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, fundamentado na perspectiva da Educação do Campo; sistematizar plano de formação da Educação do Campo com propósito de subsidiar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila. O aporte teórico conceitual se fundamentou nas sistematizações de Arroyo (2007), Bogo, Carvalho e Ferreira (2021), Brandão (1985), Caldart (2002), Carvalho (2008), Curado (2017), Ferreira (2015), Fialho (2020), Freitas (1995), Molina (2014), Santos (2015), Saviani (1991), dentre outros. A metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa de intervenção, tendo aporte no referencial de Gil (2008) e Minayo (2010), aproximando-se do método dialético na perspectiva de Cury (1986), Saviani (1991) e Kosik (1976). No processo da intervenção foram realizadas análise de documentos norteadores da Educação do Campo no município em fontes secundárias e entrevistas semiestruturadas, o que embasou a realização do curso livre de formação continuada como ação interventiva para levantamento de dados primários e elaboração do Plano de Formação. Para subsidiar as sistematizações coletivas do Plano de Formação a análise dos dados apoiou-se na aproximação do aporte teórico da dialética em Kosik (1976), com a proposta de expressar as condições materiais da classe trabalhadora em Marx e Engels (2007) e luta dos trabalhadores do campo e seus movimentos sociais pela Educação do Campo, pelo acesso à terra e construção de outro projeto societário. A pesquisa contou com a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado da Bahia, expressa no parecer de n° 6.290.694. Com o propósito de orientar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila, o produto desse estudo se consolida em um Plano de Formação para subsidiar a Educação do Campo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada de professores. Política educacional. Educação do Campo. Plano de Formação