Navegando por Autor "Menezes, Nívia Martins"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da gestão de contratos na administração pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-23) Barreto, Davi Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Dantas , Marcos Emanoel Andrade Silva; Menezes, Nívia MartinsEssa pesquisa teve como objetivo analisar os conceitos, desafios e melhores práticas na gestão de contratos na administração pública, combinando pesquisa de campo e bibliográfica. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura e as entrevistas com especialistas revelaram que a gestão contratual enfrenta desafios significativos devido à descentralização, falta de conhecimento técnico, déficit de pessoal e insuficiência de ferramentas adequadas. Esses fatores resultam em ineficiência e comprometem a qualidade dos serviços públicos. A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mostrou-se uma solução promissora para automatizar processos, melhorar o monitoramento e controle, e aumentar a transparência e eficácia na gestão de contratos. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação constante dos profissionais, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas. A pesquisa destacou a importância de um planejamento rigoroso e a garantia de transparência na gestão da informação. Os desafios incluem a falta de ferramentas adequadas para a gestão de contratos na administração pública municipal, planejamento ineficiente e falta de transparência nas informações, os quais podem ser mitigados através da capacitação, investimento em tecnologias modernas e melhoria dos processos.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba, quanto à gestão ambiental: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Fonseca, Lucas Garcia Ramos; Menezes, Nívia Martins; Neto, João Evangelista do Nascimento; Frisch, Maria Madalena da SilvaOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) vêm se mostrando cada vez mais necessários diante da escassez dos recursos naturais e do aumento da preocupação da sociedade com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, e os mesmos têm expandido sua aplicação para inúmeras áreas, podendo ser desenvolvidos em qualquer tipo de organização. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral entender a percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, com relação à gestão ambiental. Ao obter os resultados, a viabilidade da implantação de um SGA, na UNEB - Campus V, será avaliada, seguida pela análise dos fatores que poderiam interferir na lucidez das ações voltadas à questão ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise exploratória e descritiva, com aplicação de um questionário, que possuiu como entrevistados discentes, docentes e servidores técnicos/administrativos do Campus V. A pesquisa apontou em seus resultados, que grande parcela da amostra da comunidade reconhece que o Campus V / UNEB se preocupa com as questões ambientais, no entanto não nota ações de caráter ambiental em suas cidades. Foi possível traçar o perfil e entender o nível de aceitação da comunidade em relação ao tema, além de identificar marcadores que distinguem a percepção ambiental e de sustentabilidade, como o fator renda, idade e função dentro do campus, que demostraram influenciar no grau de colaboração e discernimento de ações já existentes e futuras ações envolvendo cuidado com o meio ambiente. Por fim, os resultados da pesquisa também apontaram receptividade por parte da comunidade interna com relação ao desenvolvimento de um programa voltado às questões ambientais, demostrando além da aceitação, um alto índice de concordância em colaborar com as ações do programa, além de atentarem para o que consideram indispensável na composição do SGA.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemClima organizacional e sua influência na saúde mental do trabalhador: um estudo de caso em uma indústria no recôncavo baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Santos, Alison Soares dos; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da SilvaA compreensão dos impactos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores em uma indústria do Recôncavo Baiano é o cerne desta pesquisa. Seu objetivo central reside na investigação e compreensão dos modos pelos quais o ambiente organizacional, suas dinâmicas e interações interpessoais influenciam o bem-estar psicológico dos funcionários nesse contexto específico. Essa análise abarca diversos fatores, como o ambiente laboral, interações sociais, políticas corporativas e outros elementos pertinentes à relação entre clima organizacional e saúde mental dos colaboradores nesta indústria na região do Recôncavo Baiano. Por meio dessa abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, utilizando um estudo de caso descritivo, revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário a uma amostra de 74 colaboradores, busca-se obter uma compreensão abrangente e profunda sobre os efeitos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores na parte administrativa da empresa. O levantamento de dados numéricos por meio do questionário e a obtenção de insights detalhados e contextuais por meio de abordagens qualitativas, como entrevistas e grupos focais, proporcionam uma análise holística e aprofundada do impacto do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores. Os resultados apontaram um nível de estresse variando de moderado a alto entre os colaboradores, atribuído à ausência de políticas claras de promoção da saúde mental na empresa. Esta lacuna em diretrizes específicas para o cuidado da saúde psicológica dos funcionários parece ser um fator significativo no ambiente laboral estressante identificado na organização. Tais descobertas oferecem à empresa informações valiosas para direcionar esforços na resolução desses problemas. Considerando o nível de estresse observado, a empresa pode contemplar a implementação de estratégias específicas, como programas de apoio psicológico, workshops sobre gerenciamento de estresse e flexibilidade no ambiente de trabalho. O investimento na saúde mental dos colaboradores não apenas contribui para um ambiente laboral mais saudável, mas também para a produtividade e bem-estar geral da equipe.
- ItemComportamento do consumidor: um estudo sobre a influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Almeida , Beatriz Barbosa de; Santos, Daisy Lima de Souza; Santos, Carina Araújo dos; Menezes, Nívia MartinsNeste trabalho monográfico, discute-se o comportamento do consumidor sob a perspectiva do estudo acerca da influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis num estudo investigativo e analítico de feedbacks de experiências vividas entre os clientes que buscam serviço de festas infantis na cidade de Santo Antônio de Jesus, via redes sociais, mapeando quais as mais utilizadas para esse tipo de prestação serviço, detectando qual produto mais procurado nesse ramo (decoração, buffet, animação, etc), como se dá esse processo de escolha, e como os comentários (positivos e negativos) influenciam na decisão de compra em redes sociais, não esquecendo de analisar sobre como é o retorno das empresas frente a uma reputação online que é gerada que apresento este trabalho, ao qual, busca analisar o comportamento de empresas do ramo eventos (festas infantis) frente as opiniões de clientes sobre os seus serviços/produtos. O trabalho se inicia com uma breve abordagem introdutória a respeito do Comportamento do Consumidor, Redes Sociais e o processo de decisão de compra e Serviços de Festas Infantis, trabalhando conceitos e desenvolvendo um raciocínio fundamentado em teóricos que foram utilizados para fundamentar essa pesquisa como: Abreu Fonseca (2019), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2006). Ao final dessa análise se constata que o acesso à informação melhorou quantitativa e qualitativamente a obtenção desse bem de consumo que é desejado pela grande maioria das mães do mundo moderno, fazendo com que o cliente seja mais exigente. Dessa maneira, a empresa, além de necessitar trabalhar com produtos ou serviços de qualidade, precisa surpreender sua clientela. Percebe-se também que para atender bem esse tipo de consumidor, além da qualidade dos produtos é uma filosofia que deve estar enraizada nas mais diversas atividades de uma estrutura organizacional desse meio, sendo sempre um desafio determinante para a criação de estratégias de estudo para que se possa estabelecer dados e ordenar alternativas que seja, viáveis ao mercado.
- ItemEstilos de liderança dos discentes do curso de administração da UNEB Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Souza, Idaily Santos Pereira Andrade; Menezes, Nívia Martins; Santos, Daisy Lima de Souza; Frisch, Maria Madalena da SilvaO presente trabalho objetiva investigar o estilo de liderança dos alunos do curso de Administração da UNEB - Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, no que tange aos estilos transacional e transformacional. O problema de pesquisa foi: Qual o estilo de liderança predominante dos discentes do curso de Administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA quando analisado sobre a ótica transacional e transformacional? Esse trabalho se baseia em um estudo realizado por Zeppenfeld, Santos e Laurini (2023) pela Faculdade Integrada de Santa Maria-RS, abordando a mesma temática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, cujo processo metodológico incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a coleta de dados através da aplicação de um questionário do modelo MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire). Esse questionário refere-se a uma série de perguntas com foco nos estilos de liderança transacional e transformacional e foi criado por Bernard Morris Bass em 1985. A análise desses dados foi executada a partir da análise de conteúdo nos padrões indicados por Laurence Bardin (1977). Concluiu-se que o estilo de liderança transformacional foi predominante entre os estudantes de administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA. Observou-se que cada semestre possui uma configuração quanto as características dos estilos analisados, mas que quanto mais próximo o discente está do fim do curso, mais intensa é a relação com o estilo transformacional. Além disso, pode-se verificar que tanto características do estilo de liderança transacional quanto do transformacional são identificadas durante a realização de atividades acadêmicas, apesar da predominância do estilo transformacional, e que os discentes usufruem mais de características como bom relacionamento com seus colegas, confiança, carisma, atenção ao desenvolvimento de cada um, com incentivo ao pensamento crítico e inovador e satisfação e recompensas por bom desempenho. Por outro lado, precisam se aprofundar em relação ao estabelecimento de padrões para auxiliar na execução de atividades e em comunicar de orientações de forma objetiva e simples.
- ItemO empreendedorismo nas pequenas cidades_Daiana Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-04-04) Teixeira, Daiana Oliveira; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice da; Silva, Denize Oliveira daO empreendedorismo auxilia no desenvolvimento de novas tecnologias, na criação de novos produtos e serviços de valor para o mercado de consumo. O ato de empreender representa geração de empregos, por essa razão, empreender nas pequenas cidades brasileiras tem proporcionado à superação no quesito empregabilidade por meio da abertura do seu próprio comércio. O referido estudo foi realizado com o objetivo de analisar como ocorre o empreendedorismo em Laje/BA e se o fortalecimento do empreendedorismo modificou a estrutura socioeconômica desse pequeno município. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, realizada com a amostra de dez empreendedores e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade de Laje-BA, no período de 19 de novembro a 10 de dezembro de 2021. Os resultados identificados confirmaram que atividades empreendedoras desenvolvidas no município nos últimos anos ofertaram novos produtos/serviços, diversificando essa oferta à população, reduzindo a necessidade de deslocamento até cidades maiores para realizar compras, contribuindo para que a renda circule no município. Houve o crescimento de empresas ativas na cidade, gerando novas oportunidades de emprego, pois a maioria dos empreendedores realizaram contratações nos últimos anos, há também o recolhimento de tributos municipais, que são revertidos em melhorias na infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento do município.