Navegando por Autor "Menezes, Jaci"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores nos cursos de Letras para ensinar Literatura desafios para a implementação da Lei 10.63903(2015-06-19) Souza, Alan Fernandes de; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Schneider, Liane; Freitas, Joseania Miranda; Menezes, Jaci; Dias, Antonio; Macedo, MarluceA presente tese tem por objetivo central discutir a formação de professores em cursos de Letras de duas Universidades Públicas do estado da Bahia, diante do que determina a Lei 10.639/03. Assim, a pesquisa concentra-se na formação de professores de Literatura Brasileira nos cursos de Letras objetivando a análise do ensino desses cursos, sua inter-relação com o ensino na Educação Básica destacando o que determina a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desta forma, realizamos um levantamento histórico sobre o ensino de Literatura desde as origens da educação no Brasil, com a finalidade de compreender e analisar a formação de professores de Literatura Brasileira nos cursos de Letras pesquisados. A partir disso levantamos questionamentos a respeito da formação de professores para ensinar Literatura Brasileira em face do que preceitua a Lei 10.6339/03. Adotamos como metodologia a análise documental e a pesquisa de campo. O campo foi constituído por duas Universidades Públicas do estado Bahia e os sujeitos da pesquisa foram: alunos formandos e professores dos cursos de Letras pesquisados. Inicialmente, fizemos uma discussão sobre as legislações e reformas que pautaram o ensino de Literatura na Educação Básica e no Ensino Superior, destacando as principais mudanças, mas também apontando à permanência de alguns modelos no atual ensino. Em seguida, diante da discussão histórica e a luz da atual legislação vigente, investigamos a formação de professores de Literatura Brasileira, a partir dados coletados nos Projetos Políticos Pedagógicos e Programas das Disciplinas dos dois cursos de Letras analisados. Diante disso, analisamos a partir de dados coletados através de questionários aplicados junto aos formandos e através de entrevistas realizadas junto aos professores dos cursos pesquisados. Constatamos que, mesmo após mais de uma década de sanção da Lei 10.639/03, os cursos de Letras pesquisados não reformularam seus Projetos Políticos Pedagógicos, os Programas das Disciplinas obrigatórias de Literatura Brasileira não mencionam o que determina a Lei 10.639/03. Verificamos que durante a formação no curso de Letras há uma primazia de leituras de obras da Teoria e da Crítica Literária, há pouca indicação de leitura de obras da Literatura Brasileira. A leitura de obras da Literatura Brasileira, quando sugerida nas disciplinas, há pouca ou quase nenhuma indicação de obras da Literatura Afro-Brasileira. Detectamos que não há discussão sobre didática para ensinar Literatura Brasileira na Educação Básica, nem sobre a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desse modo, constatamos que os professores pouco o nada mudam seus Programas de Disciplinas a fim de contemplar o que determina a legislação e ampla maioria dos alunos dos cursos de Letras formam-se com grandes lacunas de conhecimento sobre a Lei 10.639/03 e consequentemente sobre a Literatura Afro-Brasileira.
- ItemHistória e memória da educação na Bahia - fortalecendo redes de pesquisa(2013-01) Menezes, Jaci; Paiva, Marlúcia; Aquino, Maria SacramentoEsta obra faz parte da Coleção Memória da Educação na Bahia que reúne os trabalhos dos membros do Grupo Memória e outros colegas em torno do Programa de Qualificação Institucional - PQI CAPES, que foi desenvolvido conjuntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de São Paulo entre 2003 e 2008. A relevância desta obra se confirma pela contextualização da produção de conhecimentos com foco na pesquisa, tão demandada na Era da Economia do Conhecimento. Apresenta diferentes textos em diferentes espaços de um grupo de pesquisa que agrega produções de outros grupos com conteúdos disciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares. O leitor terá a oportunidade de ter acesso a conteúdos provenientes de pesquisa em diferentes ambientes, que tocam aspectos da vida cotidiana imbricando sensibilidade, criatividade, ludicidade, aprendizado do corpo humano, relações ambientais, relações de poder e sindicalismo no contexto escolar, história, misturas raciais, origens da população brasileira, em específico a baiana e a diversidade de estratégias de pesquisa.