Navegando por Autor "Menezes, Graziela Ninck Dias"
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- ItemEntre mitos e narrativas: a docência na educação profissional técnica(2015-03-26) Menezes, Graziela Ninck Dias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fartes, Vera Lúcia Bueno; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Luciano CostaEste trabalho tem por objetivo analisar como as experiências de vida, formação e profissão tecem a constituição da docência, inclusive no que tange aos modos como os professores estão produzindo/vivendo a profissão e como os sentidos de trabalho e de técnica atravessam a produção da docência na Educação Profissional Técnica. O trabalho de campo foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus, envolvendo seis professores (três bacharéis e três licenciados) que atuam nos dois cursos de Ensino Médio Integrado. O estudo tem natureza qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. A análise de dados fundamentou-se na vertente fenomenológica-hermenêutica, com o intuito de compreender as leituras produzidas pelos sujeitos sobre o contexto em que vivem e sobre suas trajetórias, aderindo à proposição de que as experiências pessoais não se dissociam dos processos profissionais. O estudo revelou de que modo as experiências pessoais, formativas e profissionais implicaram nos modos como os professores constituíram a identidade docente. Além disso, apontou os principais desafios para o trabalho docente diante da realidade vivida na Educação Profissional Técnica - especificamente, no Campus de Ilhéus - , e como esse trabalho é atravessado pelos sentidos de técnica e trabalho presentes no contexto da contemporaneidade. Revelou, ainda, a importância da atitude reflexiva como fundamento para a formação docente. O trabalho traz como consideração a necessidade de constituição de um projeto formativo, ético e político para a docência na Educação Profissional Técnica como fundamento para a defesa da profissão docente e constituição da identidade profissional nessa modalidade educacional.
- ItemModos de ser professor/a na educação profissional técnica integrada: o tecer da vida-profissão(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-19) Silva, Lúcia Maria Menezes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Prado, Guilherme do Val Toledo; Menezes, Graziela Ninck Dias; Silva, Ana Lúcia Gomes daEsta pesquisa busca compreender os modos como se constituem as identidades docentes dos professores bacharéis que atuam na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia. A pesquisa analisou como as experiências de vida, formação e profissão contribuíram na tessitura dos modos de ser professor, a partir da constituição das identidades docentes, na trajetória de formação profissional, na inserção no mercado de trabalho e na atuação na Educação Profissional. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEPSV), em Salvador, envolvendo duas professoras e três professores bacharéis. O estudo tem natureza qualitativa e foi desenvolvido a partir da Pesquisa Narrativa, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo da pesquisa. A análise dos dados fundamentou-se nos pressupostos hermenêuticos com a finalidade de compreender os sentidos produzidos pelos professores colaboradores da pesquisa, sobre suas trajetórias de vida-profissão e no contexto da docência. O estudo revelou que em suas trajetórias de vida-formação-profissão, os docentes bacharéis chegaram à docência pelos movimentos da vida-trabalho, não por uma construção formativa para a referida profissão, e, com o tempo, tornam-se de fato professores e constituem a sua identidade docente a partir das diversas socializações realizadas/construídas no cotidiano da escola, ficando em formação permanente, aliado às oportunidades familiares, às experiências profissionais e sociais de cada docente, aliados aos seus próprios processos internos de construção das suas identidades contribuíram com a constituição das identidades pessoal e profissional. Revelou, ainda, que os docentes das disciplinas técnicas são selecionados para exercer as suas atividades na Educação Profissional Técnica por meio de contratação temporária, podendo permanecer ou não em uma mesma escola. Nesse sentido, no movimento das identidades, atravessam do não-lugar para o entre-lugar, às vezes ocupando duas profissões, duas formações. Ser e não ser professor. O estudo também demonstrou como os marcadores sociais das diferenças agregaram às composições da identidade docente desveladas pela constituição de si como docente. Diante das narrativas dos docentes, o estudo revela a necessidade de adensar a formação continuada para os/as docentes que atuam nesta modalidade de educação. Há necessidade de estabelecer um plano de formação continuada para esses profissionais, uma vez que em seus contextos as escolas que ofertam educação profissional integrada assumem identidades próprias, conectadas aos Territórios de Identidade as quais fazem parte.
- ItemProfessores e professoras do sul: cartografias da profissão docente em contextos de diversidade na educação profissional técnica(2020-04-23) Menezes, Graziela Ninck Dias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Suarez, Daniel Hugo; Fleuri, Reinaldo Matias; Santos, Luciano Costa; Sales, Mary Valda SouzaMENEZES, Graziela Ninck Dias. Professores e Professoras do Sul: cartografias da profissão docente em contextos de diversidade na Educação Profissional Técnica. 2020. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador/BA, 2020. Este estudo tem por objetivo cartografar a profissão docente na Educação Profissional Técnica do Instituto Federal da Bahia, a partir das experiências educativas com a diversidade. A diversidade é aqui pensada como um campo de disputa das existencialidades que permeiam as dimensões da profissão docente. Assim, os processos formativos, a organização do trabalho docente, os modos de atuar, os lugares que os professores e professoras ocupam no interior da profissão, e como se posicionam e posicionam a instituição enquanto espaço público democrático, são reescritos em uma dinâmica que reconfigura a docência. A partir de uma perspectiva epistêmico-política, que se inclina à escuta das experiências desperdiçadas dos docentes (SANTOS, 2011), a pesquisa buscou identificar os saberes que os professores e professoras vêm constituindo, e reposicionando a condição formativa e de produção do conhecimento acerca da docência para o interior da profissão (NÓVOA, 2017). Na etapa inicial, o trabalho metodológico constituiu-se em uma cartografia de “dados” quantitativos e um mapeamento dos campi de Ilhéus e Valença, lócus da pesquisa. Estes “dados” foram lançados aos professores colaboradores da pesquisa, que atuam no Ensino Médio Integrado a estes dois campi, para um exercício coletivo de diálogo e análise hermenêutica. Tal procedimento trouxe à tona os sentidos construídos pelos docentes, a partir das experiências que circunscreveram a leitura da realidade em cena. Inspirada nos princípios que norteiam a Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2015), a segunda etapa da pesquisa debruçou-se sobre as cartas pedagógicas pelas quais os docentes foram convidados/as a revelar suas experiências educativas com as questões da diversidade. As cartas deram origem a documentos finais escritos pelos professores e professoras que foram publicados e voltaram para a tese como um referencial bibliográfico da discussão das próprias experiências narradas, e tendo em vista pensar como a emergência dessas práticas atravessam a constituição profissional dos docentes. Os resultados me levaram a caracterizar como a diversidade, enquanto um campo de disputa das existencialidades, provoca um processo de disrupção sobre a profissão, posto que foram observados movimentos de reconfiguração nas diversas dimensões constitutivas da docência. Desse modo, a profissão foi pensada por territórios. Um desses territórios expressa a produção de não-existências, por meio de invisibilidade e silenciamento dos sujeitos da diversidade e da política interna de relação com as comunidades e de formação docente. Outro território revelou-se como espaço de crises profissionais, afetando os docentes em seu processo de profissionalização, suas identidades e na organização do trabalho. Por outro lado, também foi analisada a formação de territórios de re-existências, os quais são produzidos por professores que se dirigem epistemologicamente e politicamente em direção ao Sul, por meio de práticas educativas insurgentes que provocam as disrupções nos processos formativos partilhados e construídos entre os pares, na relação com as comunidades, no reconhecimento e enfrentamento dos conflitos pedagógicos diante dos modos como os sujeitos da diversidade são percebidos nos campi. Os dados revelam, assim, que este processo resulta na construção de uma nova territorialidade profissional que se baseia no diálogo intercultural e na formação de subjetividades democráticas, ganhando, então, a configuração de uma cultura profissional intercultural.