Navegando por Autor "Menezes, Ana Maria Ferreira"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do CEMIT do Velho Chico (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-10) Santos, Letícia Machado dos; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Menezes, Diego Silva; Araújo, Helisâgela Acris Borges de; Guimarães, Silvanba de Oliviera; Menezes, Ana Maria Ferreira; Barreto, Maria Raidalva NeryO Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), corresponde a uma modalidade educativa voltada para o ensino médio, estando implantado no estado da Bahia, e que funciona através do uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC), de forma síncrona, caracterizando-se como ensino híbrido. Com este breve panorama, a pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: Que(ais) a(s) contribuições promovidas pelo ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA)? Seu principal objetivo foi analisar as contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA). Foram seus objetivos específicos: identificar os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos da proposta pedagógica do ensino com mediação tecnológica desenvolvido no estado da Bahia; (re)conhecer as contribuições do(a) mediador(a) e professores(as) no processo de construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA); e conhecer as possíveis mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Metodologicamente, é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, exploratória, de natureza aplicada, com método indutivo. É também, uma pesquisa bibliográfica, documental, e de campo, realizada através do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos, junto aos estudantes concluintes, egressos e mediadores e professores que atuam no Emitec, além da observação direta participante e análise de documentos – Projeto Político Pedagógico (PPP) do Emitec, decretos e portarias. Os resultados deste trabalho mostraram que o Programa Emitec, é uma modalidade de Ensino híbrido, com uma proposta didático-pedagógica, construída com base em princípios filosóficos, humanísticos e conhecimentos construídos com base no sociointeracionismo Vygotskyano. Proporcionou, aos participes grandes impactos, por meio do uso das NTDIC como forma de inclusão social e digital, desenvolvendo a autonomia desses estudantes, modificando a forma de ensinar e aprender, de forma colaborativa.
- ItemEnlaces entre governança universitária e gênero: trajetórias de mulheres Reitoras nas Universidades Estaduais da Bahia(Universidade Federal da Bahia, 2018-12-13) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Menezes, Ana Maria Ferreira; Castro , Yeda Antonia Pessoa de; Pimenta, Lídia Boaventura; Carvalho , Teresa; Silva, Francisca de Paula Santos da; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Barbosa, Licia Maria de Lima; Messeder, Suely AldirGovernança universitária e relações de gênero são temas que se entrecruzaram para que tivéssemos uma compreensão sobre as especificidades da gestão desenvolvida por mulheres que assumiram a reitoria das Universidades Estaduais da Bahia. Investimos em matrizes teóricas sobre governança pública e gênero e trouxemos para o diálogo Paulo Freire e Marilena Chauí, com o intuito de refletirmos sobre a ideia de Universidade como um lócus de produção de conhecimento emancipatório, embora essa instituição ao longo de sua história tenha reproduzido em suas dimensões administrativas e acadêmicas, o androcentrismo, o classismo, o racismo e o colonialismo edificados na sociedade brasileira. Para além destes autores/as, trilhamos um debate sobre Estado e o planejamento da gestão das universidades públicas. Com as teorias de gênero, enfrentando a construção social da divisão sexual e seus desdobramentos na dimensão do trabalho, entrecruzamos essa temática com aquelas matrizes construídas sobre gestão universitária no interior das universidades públicas estaduais da Bahia. No caminho metodológico, nos debruçamos sobre os regimentos das universidades, seus planos de Desenvolvimento Institucionais e estatutos e entrevistamos as ex-reitoras destas UEBAs. Na análise do material, identificamos a faceta androcentrica dos documentos e assinalamos como a gestão das mulheres se recria e se reinventa na condição de resistência. Os achados revelam as trajetórias de vida pessoal e profissional bem como as especificidades da governança realizada por mulheres. As competências ressaltadas denunciam os procedimentos historicamente adotados por homens no desenvolvimento de funções de comando, e acrescidas àquelas que usualmente foram naturalizadas para essas, constitui um poder que as diferencia. Assumindo um lugar de resistência e de protagonistas na gestão, buscamos difundir o trabalho exitoso das mulheres no âmbito das universidades e reiterar a relevancia desses espaços de liderança. Finalmente, na defesa de um processo formativo interdisciplinar de governança universitária com e para mulheres, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de extensão, tomando como base as discussões aqui postas, de forma dialógica, com mulheres que ocupam cargos de gestão, pesquisadoras sobre gênero e governança pública, para que esta tese possa ser usada na criação e na dinamização de espaços multirreferenciais de encontros e novas aprendizagens, capazes de denunciar as relações desiguais e preconceituosas de gênero, bem como de dominação que, infelizmente, ainda sustentam a governança de muitas universidades públicas do Brasil.
- ItemGestão do Colégio Estadual Helena Magalhães: processos de construção de políticas pedagógicas participativas e colaborativas com a comunidade do Beiru(2016-04-25) Rocha, Marineide Pereira; Silva, Francisca de Paula Santos da; Freitas, Kátia Siqueira de; Menezes, Ana Maria Ferreira; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho teve como objetivo geral analisar a gestão do Colégio Estadual Helena Magalhães (CEHMA)no intuito de entender como se efetiva a participação dos sujeitos sociais da instituição e do bairro do Beiru, no processo de planejamento e desenvolvimento de ações socioeducativas e práticas pedagógicas. A partir deste objetivo, buscou-se responder o problema:como se dá a interação entre a gestão do Colégio Estadual Helena Magalhães e os atores sociais da escola e do bairro do Beiru no processo de planejamento, organização e desenvolvimento das ações socioeducativas e práticas pedagógicas? Deste modo, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a coleta de dados obtidas por meio de observações, questionários, entrevistas e consulta a documentos, visando, com isto, entender como a escola e comunidade local se relacionam. Após a imersão no campo empírico e análise dos dados, conclui-se que a gestão do Colégio Estadual Helena Magalhãesainda não efetivou, em sua prática, uma gestão plenamente democrática, uma vez que o estudo evidencia a não consolidação dos princípios fundamentais para este modelo de gestão na escola, dentre eles: o Colegiado Escolar e Associações Estudantis atuantes, autonomia escolar e participação popular na gestão da escola. Entretanto, reconhece-se que o CEHMA, apesar das limitações e entraves de uma escola pública, caminha a passos largos para desenvolver, efetivamente, uma gestão participativa e democrática, por ser uma instituição comprometida com a comunidade escolar e local, com um histórico de parceria e projetos socioeducativos junto à comunidade do Beiru, além de possuir um ambiente organizacional que favorece e contribui para alavancar ainda mais esta relação.
- ItemInterfaces das políticas públicas e desenvolvimento(2016-04) Menezes, Ana Maria Ferreira; Campos, Maria de Fátima HanaqueO livro Interfaces das Políticas Públicas e Desenvolvimento reúne trabalhos que resultam das pesquisas de professores e pesquisadores de diversas instituições, e que têm por objeto de estudo a questão das políticas públicas e desenvolvimento. As abordagens metodológicas utilizadas se voltam para a transversalidade e para a interdisciplinaridade, o que possibilita o entendimento da complexidade dos fenômenos pertinentes à temática abordada. Dessa forma, esses trabalhos se destacam pelas reflexões sobre temas relativos às políticas públicas e o meio ambiente, turismo, espaço, inovação tecnológica, inovação social, inclusão social, política educacional, políticas de cultura, esporte e lazer, ambiência inovadora e economia solidária. Demonstram a sensibilidade e conhecimento dos autores no sentido de descortinar problemas que se constituem em desafios para o desenvolvimento. A expectativa é que este livro amplie a discussão dos problemas aqui tratados e agregue conhecimentos que contribuam com a construção coletiva de soluções que possibilitem uma dinâmica inovadora no trato das políticas públicas e do desenvolvimento.
- ItemNas dunas de Tieta, o conhecimento socioambiental e a gestão turística(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Lula , Luanna Ramos; Menezes, Ana Maria Ferreira; Santos, Carolina Marinho de Macêdo; Silva, Francisca De Paula Santos daSinônimo de poder, o conhecimento ao longo dos anos vem sendo manipulado para centralizar-se nas mãos de poucos. Compreendido como uma alta afirmação advinda da percepção dos valores culturais e ambientais existentes em seu entorno, o conhecimento socioambiental tende a proporcionar nas pessoas o desejo de atuar juntamente com os demais setores da sociedade, de modo a produzir ao mesmo tempo o crescimento econômico, a preservação espacial e cultural, assim como um resgate da identidade local. Veículo essencial ao desenvolvimento da humanidade, o meio ambiente caracteriza-se como ferramenta fundamental ao desenvolvimento do Turismo, no entanto, tal atividade na maioria dos casos acaba por proporcionar uma descaracterização do ambiente o que com o tempo gera a própria estagnação da atividade turística, fenômeno comumente identificado como a dualidade do setor turístico, e reversível e/ou contido apenas através do desenvolvimento sustentável. Disposto a estudar o conhecimento socioambiental como catalisador das gestões participativas no desenvolvimento do turismo sustentável, o estudo de caso a seguir busca na espacialidade de Mangue Seco, obter subterfúgios necessários a sua constatação, o que ocorre por meio de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, assim como faz uso da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo o qual se realiza através da aplicação de entrevistas aos gestores locais e aos representantes de entidades atuantes na localidade em prol do desenvolvimento socioambiental, e de formulários a população de Mangue Seco. Uma análise conceitual e prática o trabalho busca constantemente intercalar tais vertentes de modo a facilitar a compreensão do assunto abordado. Agrega, enfim, a conclusão que demonstra a inexistência do conhecimento socioambiental em Mangue Seco e a vulnerabilidade presente nos moradores locais advinda da falta de tal conhecimento.
- ItemPolíticas e Gestão Públicas no Século XXI: perspectivas, estratégias e impactos nas esferas estatais(2015) Santos, Luiz Carlos dos; Sousa, Leliana Santos de; Menezes, Ana Maria FerreiraA publicação foi organizada em dois eixos: Política Pública e Gestão Pública, que reúnem trabalhos resultantes de pesquisas multidisciplinares, com temáticas sobre: avaliação, turismo, direitos humanos, educação, participação popular, policiamento comunitário, mobilidade urbana, autonomia universitária, cultura, desenvolvimento, educação à distância, gestão participativa, controle judicial, gestão do conhecimento, parceria público e privado e planejamento estratégico.
- ItemPráticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa da UNEB: análise das ações de produção e difusão do conhecimento(UNEB, 2024-02-21) Sampaio, Tiago Santos; Menezes, Ana Maria Ferreira; Barreto, Maria Raidalva Nery; Cunha, Francisco José Aragão; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello; Sales, Mary Valda SouzaNo contexto da universidade pública brasileira, os grupos de pesquisa figuram como instâncias importantes que assumem ações de produção e difusão do conhecimento científico. Apesar das suas contribuições, recentemente, entre 2016 e 2022, além dos desafios do cenário pandêmico, as universidades públicas sofreram com ações de desmonte por parte do governo federal, efetivadas com o corte de recursos e com discursos que associaram a universidade a um estorvo. A partir deste contexto e somado às experiências pessoais como professor, pesquisador e gestor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – maior instituição pública de ensino superior multicampi da Bahia –, e diante do considerável aumento de grupos de pesquisa nesta instituição, nos motivamos a analisar nesta tese como se realizam as práticas de Gestão do Conhecimento Científico (GCC) em grupos de pesquisa da UNEB, tendo em vista suas ações de produção e difusão do conhecimento. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: discutir a GCC por meio de correlações teóricas entre a Gestão do Conhecimento (GC) e a Comunicação Científica (CC), considerando as dinâmicas do campo científico; avaliar, junto aos grupos de pesquisa participantes, notadamente a partir de seus líderes, suas ações de produção e difusão do conhecimento à luz das categorias teórico-analíticas discutidas sobre a GCC e sistematizar processos de ideação, tendo em vista fatores intervenientes identificados, mediante participação dos sujeitos da pesquisa, sobre práticas de GCC em grupos de pesquisa. Para tanto, nos posicionamos a partir da epistemologia crítico-dialética e discutimos a GC a partir dos modelos SECI de Takeuchi e Nonaka e da GC na gestão pública de Batista; as condições capacitantes (ba) para a criação do conhecimento; práticas de GC e a GCC a partir da noção bourdieusiana de campo científico e das modalidades de CC. Esse passo nos conduziu a categorias analíticas para construção dos instrumentos de produção de informações. Metodologicamente, inscrevemos a pesquisa como de tipo social, de abordagem qualitativa e de nível exploratória e explicativa. A partir de dados institucionais, delimitamos os lóci e sujeitos da pesquisa no universo de 252 grupos certificados e, amparados em uma amostragem não estatística representativa embasada na teoria dos campos científicos, identificamos 46 grupos ligados aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UNEB, dentre os quais selecionamos, a partir da busca de produtividade dos líderes, 12 grupos, dos quais 10 participaram efetivamente. Nesta etapa, delimitamos como modos de produção e análise de informações a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, a participação observante e círculos de estudo, tendo em vista os recursos da pesquisa participativa. Dentre os resultados obtidos, destacamos que: a) as práticas analisadas remetem a uma abordagem sistêmica e multifatorial da GC; b) a normatização sobre os grupos de pesquisa na UNEB apresenta-se difusa e tende a replicar parâmetros das agências de fomento; c) os processos de conversão do conhecimento são correlacionais, sendo a internalização mais sensível às outras modalidades; d) as práticas de GCC se aproximam dos princípios da GC na gestão pública e de modelos de CC que visam à participação pública na ciência; e) a GCC está intimamente relacionada com os diversos tipos de ba; f) é possível verificar, nas práticas de GCC dos grupos, elementos do campo científico. Ao fim, fizemos proposições em torno de eixos sobre a atuação e dinâmicas internas dos grupos; suas dinâmicas relacionais com diversos agentes; compartilhamento e tratamento de informações; infraestrutura e tecnologias e vida funcional do pesquisador, visando contribuir para aprimorar as práticas de GCC dos grupos de pesquisa da UNEB e, eventualmente, de outras instituições. Assim, consideramos que o percurso realizado reiterou a tese de que a compreensão das práticas de GCC em grupos de pesquisa implica pensar em suas ações de produção e difusão do conhecimento por meio das interrelações entre a GC e a CC, também consideradas a partir da noção de campo científico, mas não restritas às suas lógicas internas.
- ItemRevista Multidisciplinar - v. 1, n. 1(UNEB, 2015) Oliveira, Alex Ferreira de; Menezes, Ana Maria FerreiraA edição da Revista Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas - Campus I (DCH-I) de 2015.1 contempla vinte e um Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do curso de Bacharelado em Administração do DCH-I. Os trabalhos versam sobre diferentes temáticas que dialogam com distintos saberes do campo de pesquisa da área de Gestão. São apresentados aqui resultados de pesquisas de caráter multidisciplinar no campo da Administração e de áreas afins. Esse caderno traz investigações que se desdobram em discussões qualitativas sobre: métodos de gestão de estoques; marketing; gestão pública e burocrática; estratégias competitivas na gestão de empresas; sustentabilidade; administração em organizações; liderança feminina; logística reversa; qualidade de vida; gestão social; compras públicas sustentáveis na Bahia; responsabilidade social e muito mais. A edição é iniciada com o artigo de Alex Ferreira de Oliveira, orientado pela professora Ana Maria Ferreira Menezes. Em sua pesquisa o discente busca identificar as melhores práticas utilizadas pelos coordenadores na gestão do Projeto Universidade para Todos (UPT), do Governo Estadual, no ano de 2013, analisando seus processos de gestão e verificando como essas práticas podem melhorar os resultados pretendidos pelo Projeto. Administrações em Organizações Familiares é a temática central do trabalho de Jamylle Vasconcelos de Souza, que construiu uma narrativa explicativa de como ocorre o processo sucessório da organização familiar. Aqui, você leitor, encontrará também um estudo sobre as dificuldades da liderança feminina na Caixa Econômica Federal da Bahia sob a ótica da discente do curso de administração da UNEB, Joilma de Souza Lopes. Cabe destacar que por mais que tentemos apresentar esse caderno na sua totalidade, em função da sua dimensão e pluralidade de temas, não conseguiríamos citar aqui todos os trabalhos publicados. Estamos certos de que o material disponibilizado traz contribuições significativas para difusão do conhecimento, impactando positivamente na construção acadêmica da UNEB. Desejamos a todos uma ótima leitura!