Navegando por Autor "Menezes, Adriano Antônio Lima"
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- ItemA comicidade no Auto da Compadecida como forma de desconstrução social(2013-11-12) Miranda, Eulípia Coutinho; Sampaio, Síria Lima; Valverde, Tércia Costa; Menezes, Adriano Antônio Lima; Barreto, Maria IraídesA comicidade pode denunciar os vícios e os paradoxos de uma dada sociedade, e acaba, assim, por provocar uma provável modificação da mesma. Desse modo, escolhemos como objeto de pesquisa para nosso Trabalho de Conclusão de Curso a obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Percebemos nesta obra o humor como forma de promover crítica às instituições sociais, ao preconceito, aos costumes, e às tradições de uma dada organização social. Temos como objetivos: demonstrar a comicidade como forma de desconstrução social; evidenciar a visão crítica do riso, da ironia e do fantástico maravilhoso; e relacionar a obra Auto da Compadecida com o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Para a elaboração deste trabalho, utilizamos o referencial teórico sobre o riso, a crítica literária, a cultura popular e a história da comicidade, buscando alguns autores específicos dessas áreas, tais como: Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Rachel Soihet, Gil Vicente, Maria Tereza Alves, dentre outros. O Auto da Compadecida é uma obra que combina religiosidade, regionalismo, cultura popular e características ibéricas. Representa uma peça teatral divertida, na qual, por meio de seus personagens, Suassuna desmascara as distintas classes da sociedade brasileira. Assim, a obra em questão, tece uma crítica à Igreja Católica, às injustiças e a corrupção implícita das autoridades religiosas. O Auto da Compadecida é constituído por personagens populares do Nordeste: membros da Igreja, cangaceiros, sertanejos, o coronel, o Padeiro e sua mulher, o Diabo, a Compadecida, Jesus Cristo, além da dupla cômica que protagoniza a trama: Chicó e João Grilo. Juntos, vivem uma história divertida na qual denunciam as mazelas da sociedade. No entanto, o ápice da comicidade, na obra Auto da Compadecida, reside no personagem João Grilo. Ele representa um sertanejo pitoresco, pois, articula a vida de todos os outros personagens, em busca da sobrevivência. Para conseguir viver em um mundo tão injusto, faz uso de seus bens mais preciosos: a esperteza e a astúcia. Desse modo, a dupla formada pelos personagens João Grilo e Chicó representa a revisão da sociedade brasileira realizada por Suassuna, via comédia.
- ItemLiteratura cor-de-rosa: contribuições para a formação leitora dos alunos do ensino médio.(2021-07-15) Leite, Alessandra de Morais; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Menezes, Adriano Antônio Lima; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzEsta pesquisa está situada no campo da Teoria da Literatura, com ênfase na formação leitora através da leitura literária. Nesta perspectiva, averígua-se o papel desempenhado pela literatura cor-de-rosa – também denominada literatura sentimentalista – na formação leitora de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Miguel Calmon, Bahia. Além disso, busca-se analisar o tratamento dispensado a esse tipo de literatura no ambiente escolar, com vistas a analisar se esta é valorizada e problematizada como fomentadora do comportamento leitor dos alunos. As questões teóricas foram discutidas à luz de estudiosos, tais como: Sodré (1988, 1992), Borelli (1996), Caldas (2000), Sousa (2014), Todorov (1988, 2009), Lajolo (1984, 2000), Zilberman (1985, 1987, 2008) e Yunes (1995), os quais trazem significativas contribuições para a área de literatura de massa, literatura cor-derosa, estrutura narrativa e formação leitora. A metodologia utilizada ancora-se na abordagem de cunho qualitativo, com base na pesquisa de campo. Os instrumentos de construção de dados foram: questionários, elaborados no Google Forms, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no aplicativo WhatsApp. Logo, foi possível observar que a literatura cor-de-rosa tem contribuído significativamente na formação leitora e no fomento à leitura dos estudantes, que destacam como atrativos desse tipo de literatura as narrativas leves e descontraídas e a abordagem sobre o cotidiano juvenil – como namoro, amizade, dilemas da adolescência – fazendo com se identifiquem com os personagens e se envolvam com a leitura.
- ItemPonciá Vicêncio: memórias de uma Mulher Negra(2014-12-15) Alcantara, Adnilde Telis; Cajueiro, Ivanice Alves; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Menezes, Adriano Antônio Lima; Carvalho, Joaquim Gama deO presente trabalho analisa as memórias de uma mulher negra presentes na obra Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo, a escritora negra de projeção internacional, de quem a escrita expressa a emergência de uma visão de mundo relacionada à história, a cultura e a experiência de ser negra e mulher na sociedade brasileira. A partir dessa temática, a investigação procurou discutir como o sujeito negro e feminino vê sua história ao longo do tempo e de que forma a identidade afrodescendente é representada em Ponciá Vicêncio. Buscou-se examinar como as vivências memorialísticas sinalizam a presença da ancestralidade, levando-se em consideração alguns aspectos da diáspora negro-africana e o contexto escravocrata e pós-abolição no Brasil. O estudo investigou ainda como problemas, situações e experiências vivenciadas por esta mulher negra representa a voz de muitas outras mulheres, revelando por meio das memórias de Ponciá Vicêncio como a identidade étnica e feminina se faz presente na obra de Conceição Evaristo.
- ItemO potencial comunicativo da publicidade: uma análise semiótica(2013-12-15) Nascimento, Maria Josiane Rios do; Menezes, Adriano Antônio Lima; Valverde, Tércia Costa; Silva, Patrícia Vilela daA publicidade exerce um poder de manipulação, diretamente ou indiretamente, na sociedade, utilizando-se de diversos recursos que se unem causando efeitos de sentidos inesperados, como também consegue ludibriar as pessoas através da promoção de puras aparências, ditando regras de valorização social e reconhecimento. Desse modo, foi escolhido como objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso, um anúncio publicitário impresso do Banco Itaú. Através do qual ficou notório o potencial comunicativo da linguagem publicitária. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivos: analisar os signos utilizados para o convencimento do mercado consumidor; identificar as estratégias responsáveis pela eficácia comunicativa da linguagem publicitária; perceber os recursos utilizados como meios para atrair o leitor- consumidor; e compreender o papel do texto imagético no anúncio analisado. Em conformidade com a teoria semiótica de Charles Sanders Pierce, para explorar este potencial comunicativo, este estudo lançou um olhar para os três pontos de vista básicos e complementares, propostos pela semiótica, através dos quais se procede à análise: o qualitativo-icônico, o singular-indicativo e o convencional-simbólico. Assim, este trabalho dialoga com autores que possuem obras significativas para o estudo aqui realizado: Santaella (2003), (2005) e (2012), Sodré (1999), Citelli (2002), Chiachiri (2010), Catanho (2007), dentre outros que contribuíram para a efetivação deste trabalho que foi realizado a partir de uma abordagem semiótica.