Navegando por Autor "Menezes, Adriano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs figurações do fantástico em As intermitências da morte de José Saramago(2013-07-24) Santana, Karlane; Alves, Yane; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Menezes, Adriano; Valverde, TérciaO propósito dessa pesquisa é analisar o romance As intermitências da morte do escritor português José de Sousa Saramago, examinando as figurações do fantástico a partir de alguns aspectos teóricos do gênero. A investigação pretende ainda abordar conceitos e representações da morte em diferentes campos de estudos. A partir das discussões apresentadas, propõe a análise dos elementos da narrativa de As Intermitências da morte, levando em consideração a hesitação do leitor através do insólito e a representação social pelo viés da literatura fantástica. A análise revela que o enredo da obra compreende algumas facetas do gênero fantástico, demonstrando assim que a presença do fantástico no romance configura-se em determinadas sequências ou em distintas figurações.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne Almeida; Menezes, Adriano; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi AlvesO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.