Navegando por Autor "Mendonça, Victor Artur Barros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) Mendonça, Victor Artur Barros ; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) Mendonça, Victor Artur Barros; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.