Navegando por Autor "Mendonça, Marcos Cajaíba"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo pós-moderno: contribuições epistemológicas de Lyotard para uma abordagem crítica contemporânea(2009) Mendonça, Marcos Cajaíba; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Fialho, Nadia Hage; Galeffi, Dante AugustoA presente dissertação trata sobre a relação entre currículo e conhecimento na pósmodernidade. O currículo escolar é refletido sob o aspecto epistemológico para que se possa compreender como tal artefato do universo escolar subsiste e/ou se relaciona com os elementos da crise do conhecimento científico e, consequentemente, da mudança do estatuo deste, apontados por Lyotard. É neste pensador que se buscam contribuição epistemológica para que, assim, se possa pensar o currículo, suas possíveis relações com as bases modernas, ao passo que são apresentadas propostas curriculares que tentam romper com a epistemologia moderna, seguindo rumo a uma perspectiva pós-moderna. Uma vez apoiado nas considerações lyotardianas, o currículo escolar, numa perspectiva pós-moderna, vem sofrer as incidências das mudanças no estatuto do conhecimento, porém, a partir das aproximações com a epistemologia de Lyotard, podemos falar de currículo enquanto jogo de linguagem e enquanto tabuleiro-mosaico que abriga os distintos jogos num combate agonístico e essencial para a criação de vínculo social. Tratando, também do jogo conceitual entre saber e conhecimento, a pesquisa é de natureza teórico-conceitual, trazendo tais questões urgentes a serem discutidas no contexto de educação e contemporaneidade.