Navegando por Autor "Mendes, Cleidiane Nogueira Prates"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- Item“Essa ciranda é de todas nós”: A formação continuada em educação ambiental na prática de coordenadoras pedagógicas no município de Guanambi-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva , Maria de Fátima Gomes da; Cruz , Elizeu Pinheiro daEste trabalho de pesquisa se insere no âmbito das discussões sobre a importância da formação para os (as) profissionais que atuam na educação básica, teve por objetivo geral: Analisar as contribuições da formação continuada em Educação Ambiental na prática de coordenadores pedagógicos (as) que atuam na rede municipal de ensino de Guanambi/BA com a formação continuada de professores (as). Especificamente, objetivou-se: Discutir sobre a educação ambiental numa perspectiva crítica, a partir dos apontamentos da Política Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental, explicitando o lugar que ela ocupa no currículo da educação básica e a sua relevância na formação dos sujeitos; desenvolver uma proposta de formação continuada em educação ambiental com coordenadores (as) pedagógicos (as) da rede municipal de ensino de Guanambi-BA e refletir sobre a importância dessa formação na prática da coordenação pedagógica do referido município. Optou-se metodologicamente pela pesquisa-ação e pela análise de conteúdo dos dados produzidos pelas 07 (sete) coordenadoras pedagógicas que participaram da formação continuada em educação ambiental. Essa formação junto ao Caderno Pedagógico, intitulado: “Ciranda das práticas formativas em educação ambiental”, constituíram o Produto Educacional (PE), fruto dessa dissertação. A partir disso, evidenciou-se que o papel da formação continuada em educação ambiental na prática da coordenação pedagógica é propiciar diálogos e reflexões acerca dessa temática, para que os sujeitos que atuam na escola possam compreender as relações ecológicas, sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas que atravessam as práticas de educação ambiental e tencionam a transformação social. Desse modo, concluímos que a formação continuada desenvolvida no âmbito da coordenação pedagógica foi um caminho significativo, na construção e ressignificação de saberes. A partir da ação-reflexão-ação do fazer pedagógico, das relações dialógicas construídas na pesquisa-ação com as coordenadoras pedagógicas, o processo formativo contribuiu para o diálogo sobre a educação ambiental, e, além disso, a “Ciranda de diálogos” desenvolvida durante a formação trouxe possibilidades teórico-metodológicas para a construção de práticas formativas que irão subsidiar o trabalho da coordenação pedagógica com a educação ambiental numa perspectiva crítica.