Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mendes, Alessandra Dultra"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Aprendizagem organizacional e qualificação: um estudo sobre a metodologia de ensino com trabalhadores industriais da região metropolitana de salvador
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-08) Mendes, Alessandra Dultra; Sousa, Leliana Santos de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barreto, Maria Raidalva Nery
    A presente dissertação descreve uma pesquisa exploratória de natureza aplicada realizada em uma indústria automotiva na região metropolitana de Salvador. Participaram da pesquisa 11 trabalhadores, entre jovens e adultos, provenientes de diversos setores da referida indústria. O objetivo da pesquisa foi analisar como o processo metodológico interfere na aprendizagem desses trabalhadores nas qualificações profissionais oferecidas pela empresa. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação participativa, que buscou envolver ativamente os participantes na investigação científica e na ação educativa. Utilizou-se um formulário com perguntas semiestruturadas e uma oficina pedagógica para obter informações sobre o modo de aprender dos participantes, proporcionando-lhes autonomia para destacar os principais pontos percebidos e oferecer sugestões para conteúdos relevantes. Essa abordagem visa contribuir para uma intervenção eficaz e para a proposição de possíveis soluções. O estudo incluiu uma análise abrangente das formas de aprendizagem dos participantes, abordando aspectos teóricos, emocionais, comportamentais e motivacionais, além dos desafios enfrentados durante o processo de aprendizado. O foco foi criar condições para uma aprendizagem significativa na qualificação dos trabalhadores na indústria. Para enriquecer o estudo, foram consultados autores que discutem a metodologia utilizada e oferecem contribuições teóricas relevantes para a temática organizacional. Alcançaram-se resultados significativos ao aplicar princípios andragógicos e considerar estilos de aprendizagem diversos, o que facilitou a integração de novos conhecimentos com a experiência prática dos trabalhadores. O processo gerou um Manual de Orientação como produto final do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, que orienta a organização na elaboração de programas de qualificação flexíveis e adaptativos, maximizando a eficácia e a satisfação no trabalho.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais