Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Matheus de Carvalho"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Plataforma whatsapp mediadora na interação de aprendizagem na EJA
    (UNEB, 2025-01-13) Melo, Matheus de Carvalho; Sá, Francisca de Assis; Guedes, Neuma de Sá; Rio, Rita Cristina Novais
    A pesquisa investiga a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Joca de Souza Oliveira, onde realizei meu estágio. O foco principal foi a análise do uso do WhatsApp como uma ferramenta para facilitar a interação e o aprendizado entre os alunos da EJA, destacando suas potencialidades no contexto educacional. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, envolvendo questionários direcionados aos alunos, além de observações em sala de aula e interações virtuais. Essa abordagem possibilitou uma avaliação aprofundada sobre a eficácia do WhatsApp contribuindo para promoção da aprendizagem e na superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. A relevância deste tema é evidente no debate contemporâneo sobre as tecnologias educacionais, especialmente quando é considerado os avanços e desafios que surgem nas turmas de EJA. Esta pesquisa buscou explorar práticas que utilizam a tecnologia de forma eficaz na sala de aula, priorizando a interação entre educadores e alunos. O objetivo é fomentar um ambiente colaborativo que estimule a aprendizagem, reconhecendo que plataformas digitais, embora possam ter contribuído para o distanciamento social, também têm o potencial de serem aliadas no processo educativo. Infere-se que a integração do WhatsApp na EJA enriquece o processo de ensino-aprendizagem, além de promover uma maior inclusão digital entre os alunos. A pesquisa evidencia que, ao utilizar essa plataforma de comunicação, os educandos podem se sentir mais motivados e engajados, contribuindo para um aprendizado significativo e transformador. Portanto, o uso consciente e planejado do WhatsApp pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a experiência educacional na EJA, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para sua vida cotidiana e profissional.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais