Navegando por Autor "Melo, Daniella Brandão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpatia na Educação infantil: O que dizem as professoras?(2023-12-14) Melo, Daniella Brandão; Souza, Clara Maria Miranda de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Antoneide Santos AlmeidaEste artigo tem como objetivo discutir a importância da empatia na educação infantil, a partir da visão de educadoras. A empatia é um aspecto fundamental no desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permite que elas compreendam e se interessem pelos sentimentos dos outros. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, abordando conceitos, teorias e pesquisas que comprovam os benefícios da empatia na educação infantil. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma investigação, aplicada a um grupo de cinco educadoras da educação infantil, de uma escola, a fim de compreender a visão e a prática dessas profissionais em relação à empatia. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria das educadoras consideram a empatia como um aspecto importante na educação infantil. No entanto, a análise das respostas também mostrou que nem sempre a empatia é uma prática efetiva nas salas de aula. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de formação adequada dos profissionais ou a falta de recursos e materiais que promovam a empatia. A partir dos resultados obtidos, o artigo também discute algumas estratégias que podem ser adotadas para incentivar a empatia na educação infantil. Uma delas é a promoção de atividades que estimulem a compreensão e a identificação de emoções, como dramatizações e leitura de histórias. Além disso, é fundamental que os educadores trabalhem na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo, em que as crianças se sintam confortáveis para expressar suas emoções e se colocarem no lugar do outro. Em suma, este artigo mostra a relevância da empatia na educação infantil sendo essencial que educadores e gestores compreendam a importância desse aspecto no desenvolvimento das crianças e promovam práticas que estimulem a empatia no ambiente escolar. Através de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica de cunho descritivo foi definido o objeto de estudo, no caso a empatia em sala de aula na Educação Infantil, com estudo histórico que expõe o que é a empatia e como ela pode interferir nas relações interpessoais e na aprendizagem em sala de aula. Identificando os estudos sobre o assunto, relacionando pesquisas, além de livros, artigos e publicações que abordam o tema. Sintetizando até se chegar ao consenso de como a empatia está presente na sala de aula e como interfere no processo de desenvolvimento da criança.