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Navegando por Autor "Mauricio, Jorge da Silva"

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    A Strategy for Local Development in Pelourinho – Historic Center of Salvador – Bahia
    (2015-04-28) Mauricio, Jorge da Silva; Nunes, Eduardo José Fernandes; Bomfim, Juarez Duarte; Silva, Francisca de Paula Santos da
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com professores e gestores do ensino fundamental e médio das Escolas Azevedo Fernandes, Vivaldo Costa Lima e João Lino, localizadas no Pelourinho e com os coordenadores dos museus Udo Knoff, Abelardo Rodrigues, Tempostal e o Centro Cultural Solar Ferrão, instituições, também localizadas na citada área histórica de Salvador – Bahia. O objetivo desse estudo visa compreender as estratégias educacionais e museológicas voltadas para a educação patrimonial. Fazendo uso da abordagem estudo de caso, a pesquisa contou com entrevistas, observação nas escolas, participação em oficinas, palestras e em reuniões pertinentes a elaboração de PPPs, além da análise de documentos e de bibliografias sobre os temas patrimônio e educação patrimonial. A educação patrimonial é vista de forma democrática, baseada principalmente nos princípios dedicados aos conceitos de equidade, dialogicidade, intersubjetividade e desenvolvimento local, inspirados nas orientações apresentadas por Freire (1984), Varine (2012) e Habermas (2003). O patrimônio cultural é analisado à luz da participação efetiva e da interação entre o corpo discente com o educador. Esse patrimônio também é visto de forma coletiva, a partir de uma construção baseada na interpretação histórica, da memória, da identidade, do pertencimento e da identificação cultural. A visão de desenvolvimento está associada ao contexto local a partir da educação patrimonial trabalhada nas escolas e nos museus, fazendo com que os atores sociais envolvidos no processo tenham amplas possibilidades de um aprendizado que ofereça a conscientização necessária para a defesa no sentido da preservação dos bens culturais. Desenvolvimento local é sinônimo de educação. A pesquisa mostra as dificuldades das escolas para trabalharem isoladamente a educação patrimonial em suas salas de aula e também, da inclusão em seus currículos escolares. Ao mesmo tempo, as escolas reconhecem a necessidade de uma discussão mais ampliada sobre o tema, buscando o apoio necessário junto aos museus localizados no Centro Histórico de Salvador para o desenvolvimento dos seus projetos voltados à educação patrimonial.
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