Navegando por Autor "Maturino, Elmo"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de ações tático-técnicas das equipes de futebol finalistas da UEFA champions league da temporada 2020/2021: relação da saída de bola e progressão ao gol(UNEB, 2023-12-12) Sousa, Felipe Ribeiro de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nunes, Lizandra da Silva; Maturino, ElmoÉ sabido que o futebol passou as ser mais disputado desde sua criação, recorrendo a altas capacidades físicas, já que uma partida de futebol profissional é disputada com alta intensidade entre 90 minutos ou mais, alinhando a tática realizada por equipes além das capacidades técnicas individuais, os jogadores precisam ser capazes de resolver situações em poucos segundos, além de ter uma leitura do jogo dentro dos aspectos organizacionais tratados pelos treinadores, para que possuam ter a capacidade de executar as ações mais coerentes a partir do sistema de jogo proposto e assim obterem resultados positivos para as suas equipes. Diante disso, a necessidade de estudos relacionados a prática futebolística vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro da ciência esportiva. Trate-se de uma pesquisa documental, que, com os dados obtidos a partir das análises realizadas dos jogos que foram transmitidos pela UEFA e que estão armazenados no acervo pessoal do pesquisador, foi possível analisar e assim compreender como ocorrem as saídas de bola das equipes finalistas da competição, além de compreender as atitudes, padrões, qualidades e possíveis lacunas a partir do objetivo central da pesquisa. Utilizou-se como auxílio de pesquisa e para melhor entendimento acerca do jogo, o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) (Teoldo et al., 2011), o que forneceu fundamentação teórica sobre a tática no futebol. Através das análises, obteve-se resultados satisfatórios quanto ao retrospecto das equipes estudadas, tendo como características, principalmente da equipe M, números que faz jus a característica de jogo praticada durante a competição. Na variável posse de bola, foi encontrado um tempo de 2 minutos e 7 segundos de posse contra apenas 42 segundos máximo da equipe C que também realizava as jogadas com passes rápidos, porém, procuravam finalizar as jogadas com mais rapidez, diferente da equipe M que sua característica principal no estilo de jogo era envolver a equipe adversaria até encontrar lacunas. Diante disso, a análise de desempenho de jogadores de futebol e clubes profissionais é necessária e deve acompanhar a constante evolução do futebol profissional na área do treinamento esportivo, juntamente com as grandes exigências apresentadas no jogo de alto rendimento. Por isso, cada partida de futebol se torna única, com novos “problemas” a serem resolvidos diante de adversários distintos e com novas tomadas de decisão durante os jogos, tornando assim esse esporte como imprevisível, já que, cada partida se torna única a frente dos objetivos mostrados e que devem ser resolvidos para que os resultados tornem sempre positivos ou o mais favorável possível.
- ItemAssociação entre atividade física e depressão em idosos: o que diz a literatura.(2013) Ouro, Emille Nascimento do; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Maurício deA partir do aumento da presença de pessoas mais velhas nas mais diversas populações, cresce o interesse e a necessidade do desenvolvimento de estudos que busquem compreender os comportamentos e interações da saúde nesse grupo. O presente estudo pretende descrever os perfis da produção científica que associa “Atividade Física” e “Depressão” em idosos, presente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, buscando especificamente identificar nos artigos aceitos os tipos de estudo; conferir as modalidades utilizadas no estudo, e descrever a ocorrência da associação investigada. Metodologicamente foram levantados 134 artigos por pesquisa booleana utilizando os descritores “Idoso” “Atividade Física” (Exercício Físico ou Exercício) “Saúde Mental” e “Depressão”, tendo sido 8 artigos no SCIELO e 126 textos no Google Acadêmico, considerando a exclusão de fontes replicadas que totalizaram oito, após refino foram aceitos 12 artigos para compor esta revisão. Identificou-se equilíbrio entre estudos de intervenção e estudos transversais, todos utilizaram aplicação de questionário para avaliação dos níveis de atividade física e depressão. Dentre as modalidades relatadas (naqueles artigos em que foram citadas) os exercícios aeróbios prevaleceram. Quanto a relação entre Atividade Física e Depressão em idosos, foi identificado marcante relação inversa, quanto maiores o níveis de atividade física, menores os escores para depressão. Resultado observado tanto em estudos de intervenção quanto nos transversais. Apenas 25% dos estudos não relataram significância estatística. Aponta-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas de intervenção, com grupos amostrais maiores, modalidades bem definidas, e estudos controlados.
- ItemO brincar e o se movimentar na educação (física) Infantil: um estudo de campo.(2017-12-15) Souza, Raissa Heliodorio de Carvalho; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Maturino, Elmo; Silva, Crismilla dos SantosA expressão brincar e se-movimentar refere-se às atividades com as quais as crianças realmente se envolvem nos primeiros anos de vida. Através do brincar a criança dialoga com o mundo e consigo mesma, esta é muito mais do que uma simples atividade, ela é fundamental na vida da criança tendo que ser respeitada e permitida, deve ser priorizado nas aulas da Educação Infantil, principalmente quando se relaciona a aula de Educação Física para esse seguimento, pois através do brincar a criança é capaz de desenvolver suas habilidades de forma integral. O objetivo deste estudo é investigar a relação do brincar e do se movimentar entre as práticas de ensino-aprendizagem na educação (física) infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Adonel Morreira Freitas em Jacobina-BA. A metodologia empregada é a qualitativa do tipo descritiva, caracterizada como um estudo de campo, a coleta de dados foi realizada através observações livres com anotações em diário de campo. Também foi aplicado um questionário com algumas professoras da escola. De acordo com os dados coletados nesta pesquisa é possível concluir que o brincar e se-movimentar é importante para vida da criança, e que os professores estão cientes dessa importância no ambiente escolar. Desta maneira as crianças aprendem, expressa seus sentimentos, desenvolve a fantasia e a imaginação, refletindo diretamente no processo de socialização.
- ItemDança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi.(2015-11-12) Silva, Geisa Alves da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoEssa monografia vem ampliar as pesquisas e discussões acerca da dança de matriz africana no espaço escolar. Essa temática vem promovendo inúmeras discussões a respeito dos benefícios físicos e sociais que a dança afro-brasileira promove no alunado, bem como à sociedade como um todo. Utilizamos a abordagem qualitativa tendo como base teórica a pesquisa bibliográfica, tomando como referência alguns textos e artigos. Nesse sentido, o objetivo proposto é o de investigar, por meio de intervenções, as implicações da dança afro-brasileira como conteúdo das aulas de educação física escolar, embasando-se na lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisaação, realizada no período de 13/06 à 12/09/2015, na Escola Valtenci Rocha Levi da cidade de Uibaí-BA. Participam, enquanto sujeitos da pesquisa cerca de 20 alunos na faixa etária entre 13 e 14 anos, entre meninos e meninas, valendo-se como instrumentos para coleta de informações, relatórios de campo e questionários, aplicados antes e após as intervenções. Constatando-se a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, e a importância da sua inclusão como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, sendo este um valioso instrumento de ação pedagógica que podemos utilizar para promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira dentro da escola.
- ItemA dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática(2014) Mascarenhas, Rosângela Silva; Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cavalcante Neto, Jorge LopesO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de ensino do conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física e teve como objetivo analisar por meio de revisão sistemática da literatura as implicações da dança nas aulas de Educação Física Escolar. Foram feitas buscas sistemáticas nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES, Lilacs e Google acadêmico, além de periódicos específicos da Educação Física por meio dos descritores: Educação Física escolar, dança. A busca permitiu encontrar 6 artigos que foram analisados na íntegra, ficando claro que existe a possibilidade de aproveitamento desse conteúdo dentro das aulas de Educação Física e que o mesmo pode acrescentar algumas vantagens ao processo educacional. O estudo foi feito a partir de artigos que utilizaram basicamente questionários, entrevistas e observações, tendo como público alvo professores de Educação Física e alunos. Descobriu-se que grande parte dos estudos sobre dança na escola foi desenvolvida nas regiões sul e sudeste, o que nos faz questionar a respeito da importância que esse conteúdo possa ter nas outras regiões do país.De forma geral, observou-se uma limitação nas pesquisas de campo que abordem o conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar, contudo o presente estudo abre possibilidades para que publicações sobre a temática possam ser melhor debatidas, problematizadas e melhor sistematizadas no sentido de possibilitar o retorno pedagógico ao campo escolar, no qual a Educação Física se apropria.
- ItemDesafios encontrados no mercado de trabalho por recém-formados do curso de Educação Física do Campus IV Jacobina-BA.(2018-06-15) Silva, Erenilda Freitas da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Crimilla dos Santos; Maturino, ElmoO presente estudo propõe uma análise no que toca a inserção de profissionais recém-formados em Educação Física no mercado de trabalho, levando em consideração as oportunidades de admissão e suas possíveis dificuldades. A finalidade deste estudo é mostrar, através de dados coletados, a realidade enfrentada por quem conclui os estudos na universidade e encara as divergências no mercado de trabalho. Também, procura discutir, analisar e entender os diversos motivos de tantos desafios e enigmas encontrados no momento de introduzir-se ao mercado de trabalho. Diante desse cenário, observa-se um verdadeiro descaso com o profissional recém-formado perante as dificuldades no momento de inserir-se no mercado de trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa elencou como objetivo geral investigar os desafios encontrados pelos profissionais recém-formados de Educação Física do curso de Educação Física da UNEB/Campus IV, Jacobina-BA no mercado de trabalho. Como objetivos específicos: investigar em quais campos de trabalho esses formandos estão atuando; levantar informações a respeito da inserção e aceitação destes profissionais nos campos de atuação; elencar as principais dificuldades enfrentadas pelos recém-formados quanto a inserção e atuação no mercado e atuação; verificar a percepção dos profissionais recémformados e se os conhecimentos adquiridos em sua formação foram relevantes e/ou suficientes para a sua atuação no mercado de trabalho. Essa pesquisa classifica-se como de natureza básica, sendo considerada como descritiva, já que registra e descreve os fatos observados sem interferir neles. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. A pesquisa nos revela que a cidade de Jacobina-Ba não oferta grandes oportunidades de emprego na área de educação física. Deixa a desejar tanto no campo formal quanto no não formal. Os resultados obtidos permitiram reflexões importantes sobre a trajetória acadêmica, a satisfação com a escolha profissional e a transição pós-saída da universidade para inserir-se no mercado trabalho.
- ItemEducação física e os alunos concluintes de ensino médio em Mirangaba-BA: um olhar direcionado ao significado da educação física(2014) Silva, Daniela dos Santos Cajueiro; Costa, Salomão Clêomenes Lima; Maturino, Elmo; Sousa, Francisco Sales AraujoO presente trabalho traz um direcionamento de olhares ao significado da Educação Física para os alunos concluintes do Ensino Médio, do Centro Educacional Sóror Joana Angélica, da cidade de Mirangaba-BA. Justifica-se, a opção pelos alunos concluintes do Ensino Médio, o fato de estarem na etapa final da educação básica, cuja trajetória permite inferir melhor sobre as impressões e conhecimentos adquiridos ao longo do processo educacional básico, possibilitando um maior entendimento no que diz respeito à construção dos significados. O objetivo é investigar o significado da Educação Física, para assim compreender a interferência do modo como o componente curricular se insere na Educação Básica sobre a construção desse significado. A metodologia pautou-se no levantamento da literatura acerca da introdução e atuação da Educação Física no contexto educacional brasileiro; em fatores inerentes à construção dos significados, no tocante ao contexto histórico, ao meio sociocultural, às influências midiáticas, com ênfase na inserção do componente curricular na educação; e nas leis que foram sancionadas e regem a Educação Física Escolar e o Ensino Médio. Para e efetivação do trabalho foi feita a pesquisa de campo, apresentando como instrumento o questionário, com questões relevantes às perspectivas dos objetivos. O diálogo com a literatura junto à análise das informações da pesquisa de campo, leva ao entendimento de que, o público alvo da pesquisa atribui importância ao componente curricular, porém o seu significado está sintetizado, para a maioria, na prática do movimento e seus propósitos na dimensão biofisiológica. Infere-se ainda que, a configuração como o componente curricular é inserido no ambiente escolar é imprescindível ao pensamento do aluno, sucessivamente à construção do significado.
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) Amorim, Andréa dos Santos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Soares, Ilma Maria FernandesEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.
- ItemExercício físico como via de tratamento aos efeitos progressivos da fibrose cística.(2017-12-15) Silva, Maria Elvira Oliveira; Aragão, Robson da Silva; Nova, Jéssica Vitorino Terra; Maturino, ElmoA Fibrose Cística (FC) é uma patologia crônica, hereditária e progressiva que agrava principalmente a função pulmonar e o sistema digestivo podendo ocasionar baixa tolerância à prática de exercício físico. O objetivo deste estudo é investigar através de uma revisão sistemática as contribuições do exercício físico regular orientado pelo profissional de Educação Física para o tratamento de pessoas com Fibrose Cística. Para realização deste trabalho foram utilizados Livros/textos e artigos indexados, abrangendo o período de 2007 a 2017 onde foram localizados em periódicos e nos bancos de dados nacionais/estrangeiros, como (BVS), (LILACS), (MEDLINE), (PubMed), (SCIELO) e (COCHRANE LIBRARY). Para a seleção dos artigos foram empregados os descritores cystic fibrosis/fibrose cística, exercise/exercício e physical activity/atividade física. Os resultados encontrados no total da amostra (104 artigos), foram melhorias na capacidade cardiopulmonar depois da aplicação de protocolos de treinamentos, 83 destes estudos apresentaram aumento significativo da Força Muscular, 76 identificaram a Resistência de Força dos pacientes com Fibrose Cística, e 60 deles afirmaram que o exercício físico regular melhora a Densidade Mineral Óssea (DMO). Os testes de capacidade aeróbica como a caminhada de 6 minutos ou variações de técnicas como os treinos intervalados contínuos ou ondulatórios demonstraram bons resultados para a melhoria das valências físicas em questão, beneficiando esses indivíduos quanto à autonomia para os afazeres diários. Assim então, o presente estudo trouxe evidências, de que a prática regular do exercício físico melhora a aptidão cardiorrespiratória, aumenta à força muscular e a resistência, melhora a Densidade Mineral Óssea (DMO), “saúde” e bem estar de pessoas com Fibrose Cística. Também auxiliando como excelente instrumento não farmacológico, atenuante aos efeitos e/ou sintomas progressivos da Fibrose Cística, retardando então possíveis internações destes pacientes
- ItemGinástica laboral: benefícios para a saúde do trabalhador.(2012) Franco, Anderson Hangel Souza; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Mauricio; Santos, João PauloO desenvolvimento da Ginástica Laboral vem cada dia ganhando mais importância e sendo também alvo de questionamentos sobre sua real eficiência, analisando o seu desenvolvimento ao passar dos anos nota-se que houve avanços tanto em pesquisas quanto na aplicação e implantação de programas de Ginástica Laboral dentro das empresas. A Ginástica Laboral ficou conhecida e relacionada à prevenção de doenças causadas por gestos repetitivos principalmente a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), estudos afirmam que a Ginástica Laboral vai muito além disso englobando fatores como prevenção de estresse, integração entre os funcionários, aumento da produtividade dentre outros que fogem da questão prevenção de patologias. Comprovando então a eficiência da Ginástica Laboral pode-se afirmar que para as empresas torna-se bastante atraente a implantação de programas de Ginástica Laboral. Realizamos então um estudo através de pesquisas bibliográficas buscando analisar pesquisas realizadas dentro de grandes empresas que dispunham de programas de Ginástica Laboral buscando comprovar através de números a eficácia desses programas e refletir sobre o real interesse das empresas com esses programas, melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários ou apenas a obtenção de lucros e redução de custos? Sabe-se que toda empresa busca a obtenção de lucro, mas é preciso estar atento e ter um maior cuidado com o lado humano tratando o funcionário não apenas como mais uma peça da engrenagem.
- ItemA hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade.(2011-09-06) Mota, Cleber Pereira da; Maturino, Elmo; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Nunes, Fábio SantanaO Presente estudo tem como tema a hidroginástica na terceira idade, que teve como principal objetivo identificar a importância da hidroginástica, como fator de socialização para população da terceira idade, e objetivos específicos de considerar as contribuições para a saúde e o bem-estar físico-mental do idoso. Procuramos compreender e caracterizar teoricamente sobre: a hidroginástica e seu histórico, a hidroginástica e suas vantagens e as propriedades físicas da água. Em se tratando da parte específica do nosso trabalho, partimos para o problema que fala sobre a socialização em termos gerais, e a relação da prática da hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo principal instrumento na coleta de dados foi à revisão de literatura e dados informatizados. A análise dos dados mostrou que a hidroginástica na terceira idade desempenha um papel importantíssimo, proporcionando a socialização, tirando o idoso de uma condição de excluído, inserindo-o de volta na sociedade, resgatando as relações sociais e melhorando consideravelmente sua aptidão-física.
- ItemA influência da mídia no voleibol brasileiro: o que diz a literatura especializada.(2013-12-06) Lima, Bruno da Silva; Amorim, Angelo Mauricio de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, ElmoO processo de transformação do esporte em produto pela mídia, em especial o voleibol, constitui o tema central deste estudo. Há diversos posicionamentos favoráveis e desfavoráveis na literatura sobre o processo de popularização e influencia midiática no esporte de alta performance. Nesta perspectiva foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática, tendo como objetivo central, analisar as publicações dos principais periódicos brasileiros sobre mídia e voleibol. Conclui-se que a evolução do voleibol se deu a partir da sua transformação em espetáculo, e os clubes em produto, no momento em que as grandes empresas passam a financiar os clubes brasileiros como forma de incentivo ao esporte, e também, manter um nível nos campeonatos realizados no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Pode-se afirmar que, de forma direta ajudou nas transformações do estilo de jogo e nas regras, tornando-o mais dinâmico, atrativo, e o foco principal, associar à criação de heróis do esporte a suas marcas para poder vender bens de consumo, perpetuando a modalidade. Fato esse seguido das grandes conquistas das Seleções Feminina e Masculina no cenário Esportivo Mundial do Voleibol de Quadra.
- ItemLazer e práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da formação no curso de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobina.(2015) Soares, Camilla Fernandes; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto daO lazer em ambientes naturais é algo que tem crescido muito, tanto em relação a investigações, quanto a busca por essas práticas. A cidade de Jacobina-Ba possui uma quantidade muito grande de locais naturais promissores para a realização de atividades próprias para esses ambientes. A pesquisa quis saber qual formação o curso de Educação Física da UNEB – campus IV, fornece para a atuação do profissional no desenvolvimento das práticas corporais de aventura na natureza. Para responder, foi traçado como objetivos específicos: apresentar as questões relacionadas ao lazer para entendimento de sua contextualização histórica e implicações na contemporaneidade; discutir a importância das práticas corporais de aventura na natureza como uma atividade de lazer e analisar a legislação brasileira e os documentos do curso no que diz respeito à formação para as práticas corporais na natureza. A pesquisa se delineia como qualitativa e de cunho exploratória, onde foi utilizado como instrumento de coleta a analise de documentos. Os documentos analisados para responder o problema dessa pesquisa foram as resoluções CNE/CP nº 01/2002 e CNE/CES nº 07/2004, além dos documentos do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – Campus IV. Como resultado, notou-se que, as resoluções não trazem muita coisa sobre as atividades na natureza e as citações ainda são um pouco vagas, no projeto de criação do curso de Educação Física da UNEB – Campus IV, não faz nenhuma referência às atividades em ambientes naturais, além disso no fluxograma do curso não encontra disciplinas que prepare esse profissional para trabalhar nessa área, na universidade também não existem grupos de pesquisas e nem professores que discutem as práticas em ambientes naturais.
- ItemMetodologia do ensino dos esportes nas escolas públicas estaduais.(2012) Santos, Marco Antônio dos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Rocha, Salomão Cleomenes LimaO presente estudo buscou investigar como está sendo a metodologia do ensino dos esportes nas escolas públicas estaduais do 6º ao 9º ano, na cidade Jacobina, tendo o esporte como conteúdo a ser desenvolvido no ambiente escolar, de forma que leve ao aluno a pensar, refletir e criar uma postura crítica inserida no planejamento de ensino. Então, realizei pesquisa de campo, fazendo uso da técnica de coleta de dados para atender os objetivos da pesquisa, através do questionário aplicado aos professores em três escolas públicas, estaduais na sede de Jacobina que abarca a disciplina de Educação Física Escolar. Constatou-se com os dados coletados que os professores são Pós- Graduados em outras áreas da educação, sendo que dois estão em formação pelo PROESP, na área de Educação Física Escolar. Em relação à prática do esporte coletivo na escola, percebem-se as dificuldades dos professores devido à falta de estrutura das escolas, sendo necessário o uso de espaços públicos, fora das escolas. Também foi diagnosticada a insegurança de alguns sujeitos em relação às abordagens metodológicas da Educação Física. Neste sentido, entende que a formação dos profissionais da área se faz necessário, portanto é imprescindível o reconhecimento do Curso de Educação Física em sua matriz de Fluxo contínuo e também dos programas Especiais como Plataforma Freire e PROESP, que se disponibilize para o mercado de trabalho, profissionais que tenham o conhecimento especifico de forma que venham a contribuir positivamente enfatizando o papel docente em todas as etapas do ensino.
- ItemMusculação e o uso de esteróides anabolizantes: uma análise sobre o contexto de jovens praticantes de musculação da cidade de Jacobina-Bahia.(2011-09-22) Luiz, Assis dos Santos; Souza, Itamar Silva de; Souza, Itamar Silva e; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoNa sociedade atual o corpo tem sido, cada vez mais, considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para modelar, reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural. Dentre as ferramentas para efetivar estas transformações, temos os esteróides anabolizantes que de maneira crescente e preocupante se multiplica em meio ao público jovem que deseja obter um modelo de corpo ideal. Contudo, pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academias. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar quais as razões que levam jovens da cidade de Jacobina com idade que variam de 18 a 34 anos, praticantes de musculação, ao uso de Esteróides Anabolizantes. Para tanto, se fez uso estudo investigativo de caráter explicativo e descritivo, que utilizou metodologia qualitativa. Os resultados obtidos apontam para facilidade do uso e da grande disponibilidade de obtenção, o que ressalta para a necessidade de ações preventivas e educativas junto à população jovem.
- ItemNíveis de sobrepeso e obesidade infantil em escolares de uma escola pública de Jacobina-BA.(2012) Pereira, Nadson Almeida Santos; Costa, Laura Emmanuela Lima; Suto, Cleuma Sueli Santos; Maturino, ElmoObjetivo: Identificar os níveis de sobrepeso e obesidade infantil entre alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de Jacobina-BA. Metodologia: Pesquisa de Campo, do tipo Quantitativo-Descritiva, no qual foi utilizado os números de corte de IMC oferecidos por Viuniski (2001), apartir da coleta de dados. Foram selecionados, de forma aleatória, 95 estudantes com faixa etária entre 06 e 11 anos, matriculados regularmente no ensino fundamental. Por meio, da coleta dos dados antropométricos (peso e estatura) e realização do cálculo da respectiva fórmula de Peso/Estatura2 chegamos ao índice de massa corpórea - IMC. Para obtenção dos níveis de sobrepeso e obesidade foi calculada o percentil, média e desvio padrão das medidas antropométricas de peso e estatura. Amostra: Probabilista-Estratificada no qual utilizou a técnica de amostragem, Estudos de Descrição de População, do total da amostra, 49 eram do sexo masculino e 46 do sexo feminino, a média etária para o gênero feminino foi de 7,7 anos, já para o gênero masculino foi de 8,5 anos. Resultados: Os dados da presente pesquisa apontam que as crianças estão acima do peso, com um percentil referente à amostra representativa, de 43,1% para sobrepeso e 5,4% classificados como sendo obesos. Conclusão: Foi constatado que o nível de crianças, de ambos os sexos, em sobrepeso e/ou obesas, é de quase metade da quantidade total da amostra pesquisada, ou seja, uma percentagem de 48,5%. Este número pode ser considerado um nível muito alto para níveis de normalidade esperado.
- ItemParâmetros de avaliação e acompanhamento no paciente diabético e exercício físico: uma revisão sistemática.(2018-06-15) Cunha, Sávio da Silva; Costa, Laura Emmanuela Lima; Ribeiro Neto, Agenor José; Maturino, ElmoObjetivo: Identificar como os seguintes parâmetros de avaliação e acompanhamento de peso, pressão arterial, hemoglobina glicada e glicemia são influenciadas durante a realização de exercícios físicos rotineiros no paciente diabético. Metodologia: Uma revisão sistemática de literatura em fontes secundárias de artigos científicos, disponibilizados nos sites Scielo (Scientific Eletronic Libary Online) e Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Utilizando - se as seguintes palavras chaves: Educação Física, exercício físico e diabetes. Os resultados da busca subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa através da seleção de artigos desenvolvidos em revistas brasileiras referentes a pesquisas com seres humanos no período de 2000 a 2018. Resultados: O exercício físico tem ação hipoglicemiante e reduz a pressão arterial, em alguns estudos não foi eficiente para reduzir a hemoglobina glicada e melhora da função renal. O parâmetro peso não foi encontrado alterações positivas ou não através da prática dos exercícios, já as práticas intermitentes favorecem ao menor risco de hipoglicemia. A diabetes gestacional é auxiliada na presença do exercício porque diminui a glicemia e a necessidade do uso da insulina. O treino físico é positivo no combate a doenças crônicas, porém feitas rotineiramente e com supervisão do professor de Educação Física. Considerações Finais: Os estudos apresentados e a discussão realizada apresentam uma diminuição dos níveis glicêmicos, controle da pressão arterial, melhora a aptidão física, porém os dados encontrados não informam se ocorre o controle ou diminuição do peso. Sendo assim a prática regular do exercício físico é indicado para quem possui diabetes pelos pontos positivos na junção do exercício físico com os parâmetros de avaliação pesquisados.
- ItemA percepção dos professores de educação física acerca dos jogos estudantis de Jacobina - Bahia.(2013) Ferreira, Roberto Sandro Lima; Maturino, Elmo; Cavalcante, Jorge Lopes; Silva, Osni Oliveira Norberto daHoje em todas as cidades do país é fácil notar a grande popularidade dos Jogos Escolares, um evento que é esperado por inúmeros alunos de escolas particulares e públicas. Esta questão está ligada principalmente a grande influência do esporte na sociedade, e o seu importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, matriz de socialização e de transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e fonte de saúde, estes são alguns dos atributos do fenômeno Esporte. O objetivo deste estudo foi analisar os Jogos Escolares como parte pedagógica no processo de educação formal, pesquisando o envolvimento dos alunos participantes e professores de educação física, na realização do mesmo. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa, e uma entrevista semi-estruturada desenvolvida com base na necessidade de saber como o professor de Educação Física vê os Jogos Estudantis e a sua relação com as aulas de Educação Física ministradas no espaço escolar. Os resultados mostram que é de extrema importância o estudo de eventos esportivos desta dimensão, pois, Jogos Escolares de Jacobina Bahia é uma ferramenta que pode ser utilizada durante as aulas de educação física, pois oferece ao profissional de Educação Física uma possibilidade de leitura da realidade social e de convívio entre os alunos de várias instituições de ensino; além de possibilitar e desenvolver no aluno a valorização do ser humano enquanto agente de transformação social.
- ItemPráticas esportivas orientadas para pessoas com lesão medular: uma investigação bibliográfica.(2016-11-10) Nery, Naddienne Dias; Costa, Salomão Cleômenes Lima; Isozaki Filho, Mario; Oliveira Júnior, Osni; Maturino, ElmoEste Estudo tem como propósito mapear as contribuições da Atividade Física Desportiva no que diz respeito a sua funcionalidade em pessoas com paraplegia por lesão medular. Nesse sentido, foi feito um levantamento bibliográfico em algumas fontes escritas e em artigos publicados em livros, manuais, periódicos científicos e bases de dados virtuais que tratam sobre a temática em questão e seus desdobramentos no tocante a estas atividades com sujeitos lesados. Aqui, também, faço referência ao ato de se reconhecer as possibilidades que as práticas desportivas orientadas no basquetebol em cadeira de rodas e a natação de forma adaptada, oferecem ás pessoas com paraplegia por lesão medular, assim como as implicações da perda do movimento para as mesmas. No entanto, foi através da analise dos beneficios destes esportes quando praticados por pessoas com LM, foi possivel constatar que a prática esportiva orientada tem contribuindo significativamente para restabelecimento de Autonomia, Autoestima, Diminuição de hospitalizações. Tudo isso, são indicativos que vem corroborar para o entendimento da validade dos exercícios tanto como prevenção de ocorrência de distúrbios decorrentes do sedentarismo das pessoas com a lesão medular como forma de possibilidade de se continuar no aqmbiente de esporte como sujeitos. Enfim, acredita-se que, a difusão do uso de Atividades Desportivas junto a estas pessoas, pode ser uma alternativa viável para complementação do Processo de Reabilitação do médico e do fisioterapeuta, promovendo adaptação funcional e social de forma mais prazerosa, bem como, possibilitar por meio da experiência da prática de atividade desportiva, o hábito de exercitar-se, no cotidiano, prática esta que pode acontecer de forma continuada, mesmo após a reabilitação.
- ItemA produção do conhecimento em educação na formação em educação física do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV - Jacobina.(2013) Bispo, Kátia dos Santos; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Francli de Freitas; Maturino, ElmoEste trabalho é fruto de uma pesquisa documental de natureza quantitativa de caráter descritivo que aborda a Produção do Conhecimento em Educação Física no Curso de Educação Física da UNEB – Campus IV, Jacobina, Bahia. Tendo como objetivos apresentar considerações sobre o percurso histórico das concepções de currículo e formação profissional em Educação Física; Identificar as áreas temáticas e tipos de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos em Educação Física, UNEB, Campus IV, Jacobina-Ba. Para esclarecer tais objetivos foi feito a análise de 40 monografias produzidas no curso de educação física, e para tratar as informações colhidas foram utilizados gráficos e análise de conteúdo. Neste sentido, ficou evidente que se faz necessárias construções de debates a cerca das necessidades, dificuldades e métodos utilizados nas abordagens relacionadas à formação dos acadêmicos.