Navegando por Autor "Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÉ pra descer quebrando: o pagode e suas performances para a educação das relações etnicorraciais no currículo escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Santana, Elizabete Conceição; Azevedo, Amailton Magno; Castro Júnior, Luis Victor deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.