Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Matos, Vanessa Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Bombeiro na Escola: Formação e Prevenção de Acidentes no Colégio da Polícia Militar- Unidade Luiz Tarquínio, Salvador/Bahia
    (2018-03-05) Matos, Vanessa Souza
    A segurança é um fenômeno social que mobiliza debates e ações de instituições públicas e/ou privadas a elaborarem mecanismos que viabilizem a garantia da proteção e bem estar da sociedade. Para que estas propostas sejam eficazes é necessário a fomentação de informações sobre prevenção onde busca-se diminuir as possibilidades de acidentes seja em ambientes domésticos, hospitalares, áreas comuns e escolares. Portanto, surge como questão que desafia a compreensão e indica um processo de investigação sobre: quais as potencialidades da inserção de atos formativos sobre prevenção de acidentes na escola pública? Assim, este relatório técnico tem como objetivo desenvolver conhecimentos prevencionista no Colégio da Polícia Militar Luiz Tarquínio, na cidade de Salvador/Ba, ao que concerne a mobilização do quadro de professores, gestores, coordenadores e alunos da unidade de ensino do Colégio da Polícia Militar – CPM, a partir de estratégias pedagógicas, orientações sobre prevenção contra acidentes, prevenção e combate a incêndios e princípios básicos de primeiros socorros. Apresenta como consequência de imersão a integração dialógica do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA, a PM, a Escola, a Família e a Comunidade, para que esses pilares unidos consigam constituir um espaço favorável e fecundo aos saberes sobre prevenção, proporcionando segurança e qualidade de vida nos espaços de interação. A pesquisa engajada e de intervenção está ancorada nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa com uma abordagem da pesquisa participante, pela sua característica horizontal e colaborativa, partindo da participação dos sujeitos na construção, criação e desenvolvimento de práticas instituintes, direcionadas na resolução dos problemas, ou seja, o próprio grupo, pensando ações que visem à resolução coletiva em seus lugares de (com) vivência. Este trabalho culminou com a produção de vídeos educativos sobre a temática para divulgação em redes sociais, imprensa, palestras, oficinas e exposições, estruturações de oficinas formativas no lócus de pesquisa que trabalharam com os principais temas sobre prevenção possibilitando condições para a minimização dos riscos e danos nas residências e escolas, a confecção de relatório técnico como base para criação do projeto contra incêndio e Pânico para o CPM Luiz Tarquínio, além da construção do protótipo de um link e código QR para solicitação de palestras e oficinas em escolas para agilizar esse tipo de serviço à sociedade. Produtos esses pensados com o intuito de diminuir os números de acidentes nesses espaços que insistem em crescer a cada ano. Palavras-Chave: Prevenção; Formação; Estratégias Pedagógicas; Bombeiro Militar; CPM.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais