Navegando por Autor "Matos, Geruza Rios da Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO trato com o conhecimento esporte na educação física escolar: análise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2013.(2014) Matos, Geruza Rios da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Cruz, Amália Catharina Santos; Sales, FranciscoCompreendendo a enorme importância do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte na produção do estudo cientifico na área, entendendo este como local fundamental de emergência de novas propostas, para o ensino do esporte surge o questionamento que irá justificar esse trabalho: quais as orientações teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho pedagógico com o conhecimento do esporte presentes na produção do Grupo de Trabalho Temático Escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), em 2013? Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as orientações teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho pedagógico sobre o esporte escolar presentes na produção do Grupo de Trabalho Temático Escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), em 2013. E para galgar este objetivo procuramos: refletir sobre a escola e a maneira que a Educação Física, em especial, o esporte vem contribuindo na formação dos indivíduos; identificar de que forma o esporte é tratado teórico-metodologicamente nos artigos publicados nos anais do GTT escola do CONBRACE 2013; apontar possibilidades críticas e reflexivas de abordar o ensino do esporte escolar. Nesse contexto, ressalta-se que a pesquisa está pautada numa abordagem qualitativa, e quanto ao procedimento metodológico, baseia-se numa revisão sistemática. Ao analisar os dados, os artigos do Grupo Temático/GT Escola do XVIII CONBRACE 2013 que tem como tema central “Identidade da Educação Física e ciência do esporte em tempos de megaeventos”, foram analisados oito artigos dando ênfase nas orientações teóricas e metodológicas utilizados nesses trabalhos trazendo uma discussão e dialogando sobre o que foi apresentado nos textos com os autores que o referenciam. Dessa maneira compreendemos que o esporte no contexto escolar apresenta conhecimento amplo e sofre influência de diversos setores da sociedade, podendo contribuir para o desenvolvimento da cultura corporal do esporte dentro deste contexto. Buscou-se uma maior compreensão sobre a temática, sem pretensões de formular uma solução pronta e acabada.