Navegando por Autor "Matos, Gabriela Souza de"
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- ItemO papel dos profissionais de apoio na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atuação, contribuições e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Araújo, Michelly Walla da Silva; Matos, Gabriela Souza de; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deO estudo teve como propósito investigar a formação dos profissionais de apoio que atuam no acompanhamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, buscou se compreender de que modo uma formação adequada desses profissionais influencia o processo de inclusão e a qualidade da aprendizagem dos estudantes com TEA. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública localizada no município de Barreiras-BA. Utilizamos a abordagem qualitativa, com um delineamento exploratório e descritivo. Como principais fontes de investigação, recorreram-se ao edital municipal vigente da cidade, à coleta de dados realizada na instituição e à produção teórica de autores especializados. Como resultado, identificamos a necessidade premente de investimentos na formação especializada desse grupo de profissionais, a ampliação das contratações de apoio qualificado, a criação de políticas de valorização profissional e a elaboração de regulamentações claras que assegurem os direitos trabalhistas dessa categoria.
- ItemO papel dos profissionais de apoio na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): atuação, contribuições e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Matos, Gabriela Souza de; Araújo, Michelly Walla da Silva; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Santos, Jânia Cardoso dosO estudo teve como propósito investigar a formação dos profissionais de apoio que atuam no acompanhamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, buscou-se compreender de que modo uma formação adequada desses profissionais influencia o processo de inclusão e a qualidade da aprendizagem dos estudantes com TEA. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública localizada no município de Barreiras-BA. Utilizamos a abordagem qualitativa, com um delineamento exploratório e descritivo. Como principais fontes de investigação, recorreram-se ao edital municipal vigente da cidade, à coleta de dados realizada na instituição e à produção teórica de autores especializados. Como resultado, identificamos a necessidade premente de investimentos na formação especializada desse grupo de profissionais, a ampliação das contratações de apoio qualificado, a criação de políticas de valorização profissional e a elaboração de regulamentações claras que assegurem os direitos trabalhistas dessa categoria.