Navegando por Autor "Matos, Fernanda de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA realidade local pode estar no livro didático de geografia? Uma proposta de ensino a partir de um livro de geografia sobre e para Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Oliveira, Elaine Moreira de; Costa, Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Matos, Fernanda de OliveiraLivro didático é um material amplamente utilizado em todo território brasileiro. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar um ensino de Geografia sem muito significado e distante da realidade do aluno. Ciente dessa problemática e pensando em contribuir com o ensino de Geografia nas escolas de Educação Básica do município de Caetité foi desenvolvido ao longo deste estudo um produto educacional voltado para o ensino da Geografia do município de Caetité - BA, um livro didático intitulado “Geografia em foco: Caetité”. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o impacto do uso do livro didático “Geografia em foco: Caetité” na perspectiva local no ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se aplicação/ testagem do livro com a participação de dois universitários do VIII semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VI, os quais aplicaram o livro em uma turma de 1º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - CETEP, escola de Educação Básica localizada na cidade de Caetité - BA, na qual eles atuavam como residentes do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, cujos procedimentos adotados consistiram em pesquisa e revisão bibliográfica, levantamentos in loco e aplicação de questionário semiestruturado como instrumento de produção e investigação dos dados, que posteriormente foram tratados, tabulados e interpretados utilizando os princípios e procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do livro Geografia em foco: Caetité como material de apoio nas aulas de Geografia se mostrou extremamente assertiva, posto que os estudantes conseguiram visualizar na prática os fenômenos estudados, estimulando a participação e interesse pela aula.
- ItemPresença jesuíta no sertão da Bahia instituto São Luiz Gonzaga / Caetité - 1912 a 1925(2016-04-14) Matos, Fernanda de Oliveira; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Souza, Carlos Angelo de Meneses; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta pesquisa traz reflexões sobre a atuação pedagógica da Missão Jesuíta Setentrional Lusitana Dispersa da Companhia de Jesus no Sertão da Bahia, a partir da trajetória do Instituto São Luiz Gonzaga – escola implantada e conduzida pela referida ordem religiosa, na cidade de Caetité, entre os anos de 1912 e 1925, considerando amplamente o contexto sócio cultural, político e religioso local. Este trabalho foi realizado sob a perspectiva teórica da Escola Francesa dos Annales, quando propõe uma história de base social e cultural, que fragmentou-se em várias direções, sendo a educação uma delas. Neste sentido, para aprofundamento teórico, foram considerados pesquisadores da História, da Educação, da Política, da Religiosidade no Brasil e na Bahia e memorialistas regionais com informações sobre a localidade estudada. Trata-se de uma pesquisa histórica, documental, desenvolvida a partir da metodologia da análise do conteúdo, com base em fontes primárias praticamente inexploradas, entre as quais, jornais, cartas, livros. O resultado foi um estudo inédito sobre a atuação dos Jesuíta na educação sertaneja a partir do cotidiano do Instituto São Luiz Gonzaga em Caetité e suas implicações no cotidiano local.