Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Matos, Andrevânia Santos de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre caminhos e descaminhos: ensinar e aprender com a pedagogia histórico-crítica
    (2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de; Dutra Júnior, Wagnervalter
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalho e Formação Humana Omnilateral em Espaços Educativos não Formais: A Educação nos Movimentos Sociais
    (2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de
    A presente pesquisa objetiva analisar como ocorrem os processos educativos em espaços de educação não formal vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité-BA, considerando a relação existente entre trabalho, formação humana e as possibilidades da pedagogia histórico-crítica para a formação humana omnilateral. Dessa maneira, por meio do materialismo histórico-dialético, a pesquisa transcorreu por discussões acerca dos conceitos de trabalho, educação e formação humana, os quais são indispensáveis para a compreensão do homem enquanto ser omnilateral dotado de especificidades que vão muito além das subjetividades inerentes ao indivíduo e que perpassam pela formação do ser social. Nessa perspectiva, as discussões abordam a importância dos espaços de educação não formal e a defesa da educação do campo. Incialmente, a dissertação aborda a concepção de homem em Marx e depois realiza um passeio entre obras literárias e outras bibliografias que contribuem para a interpretação da realidade dos trabalhadores rurais e membros do sindicato, que participaram da pesquisa através do envio de cartas, contando suas histórias e experiências na educação formal e não formal. Por meio dos resultados obtidos, torna-se possível a criação de um plano de ensino baseado na pedagogia histórico-crítica e na omnilateralidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais