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Navegando por Autor "Matos, Agda Arilma dos Santos Rios"

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    A contextualização do ensino de geografia em face da reorganização e uso do território de Itaitu, Jacobina-BA
    (UNEB, 2021-05-13) Matos, Agda Arilma dos Santos Rios; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Pacheco, Clécia Simone Gonçalves Rosa
    Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os processos dinâmicos decorrentes dos loteamentos rurais e do ecoturismo, os quais transformam o território de Itaitu, Jacobina-Bahia, e como o Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires percebeu essas transformações. Para atingir nosso objetivo, foi utilizado o método materialismo histórico-dialético; um método fundamental para analisar o contexto espacial/ territorial, dinâmico e em transformação; no qual o colégio está localizado. Esse Colégio encontra-se no centro de discussões contraditórias em torno do estabelecimento de uma unidade de conservação também na Cachoeira Véu de Noiva, visto que, outra cachoeira, a cachoeira Arapongas, já faz parte da área de conservação do Parque Estadual das Sete Passagens. A pesquisa bibliográfica possibilitou a caracterização da área física, necessária para a compreensão do entorno do colégio; já a análise de documentos permitiu entender e apresentar as normas que regulamentam e norteiam o ensino escolar de Geografia, para isso, as fontes utilizadas foram: a Base Nacional Comum Curricular, e outros documentos que vão do nacional ao local. Em relação à base, houve a necessidade de levantar alguns questionamentos no tocante a esta considerar apenas as competências e habilidades, desconsiderando outras possibilidades para a formação integral do discente. As entrevistas evidenciaram posicionamentos contraditórios, no que concerne a entender o contexto da Vila. Os resultados evidenciaram que a venda de imóveis, pelos próprios nativos causa maior impacto social, visto que gera o êxodo rural. Os loteamentos rurais, por sua vez, levam a impactos ambientais maiores, visto que vão além do desmatamento, agravando a problemática da falta de água. As entrevistas com os nativos evidenciaram que o Colégio Crescenciano fica invisível diante das dinâmicas apresentadas, e isso ocorre por causa de um currículo desatualizado e descontextualizado, o qual não insere as questões locais. Por fim, ficou evidenciado que o ensino de geografia no Colégio Crescenciano reflete as questões apresentadas timidamente, pois segue um plano de aula direcionado para o uso do livro didático (principal ferramenta pedagógica de ensino), e esse não é produzido para a realidade do discente que vive no campo do Semiárido Brasileiro. O ensino contextualizado, voltado para a educação no/do campo é trazido como uma perspectiva possível e mais condizente para realidade da escola pesquisada.
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