Navegando por Autor "Massa, Mônica de Souza"
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- ItemAI+RTESTING: remoção de redundâncias de conjuntos de casos de teste a partir de dados de execução do teste de mutação(UNEB, 2018-07-06) Santos, Eder Pereira dos; Lenz, Alexandre Rafael; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Massa, Mônica de SouzaUm software evolui ao longo do tempo de vida, essa evolução acontece através da adição de novos requisitos ou realização de manutenções. No sentido de evitar a introdução de defeitos em decorrência de alterações no software é utilizado o Teste de Regressão. A atividade de Teste de Regressão consome um tempo considerável do total do desenvolvimento do software, aumentando o seu custo. Um dos fatores determinantes para o custo são as atividades executadas manualmente. Para contornar esse problema e apoiar a atividade de teste de regressão, muitas metodologias têm sido propostas visando reduzir o tempo despendido na atividade. Muitas dessas metodologias utilizam técnicas de aprendizado de máquina, as quais relacionam as informações coletadas durante a atividade de teste para identificação de casos de teste com comportamentos similares. Essas técnicas comumente permitem a geração de regras que podem ser aplicadas para a redução do conjunto de casos de teste. A redução é capaz de diminuir significativamente o tempo do teste de regressão, pois exclui permanentemente os casos de teste redundantes. O objetivo deste trabalho consiste em aplicar a metodologia proposta no projeto de pesquisa AI+RTesting definida pelo professor Alexandre Rafael Lenz para apoiar a redução do conjunto de casos de teste, a partir da implementação de uma ferramenta que automatize esse processo para programas escritos na linguagem Java em nível de método, ou seja, cobrindo o teste de unidade, com intuito de reduzir o tempo gasto na atividade de teste de regressão. A nova ferramenta integra o teste estrutural apoiado com a ferramenta Jabuti e o teste baseada em erros apoiado pela ferramenta Mujava. Junto com a API WEKA, adicionada a nova ferramenta para gerar os agrupamentos que possibilitam a aplicação de algoritmos de classificação para geração de regras, permitindo classificar as classes de equivalência em ordem de prioridade. Os resultados obtidos com os experimentos realizados na fase de validação demonstraram que o método baseado em PG é capaz de remover redundâncias, mostrando maior eficiência em programas mais simples, como observado quando aplicado no método MDC. Em comparação a programas mais complexos, que é o caso do segundo método testado, os resultados apresentados, demonstram que o método baseado em PG não consegue realizar a remoção de forma eficiente, devido a quantidade elevada de redundâncias encontradas. Para atingir resultados mais precisos, sugere-se a definição de uma metodologia que consiga realizar uma redução mais significativa que a apresentada utilizando a progressão geométrica, assim como a utilização de informações coletadas durante a atividade do teste estrutural devido à complementariedade das técnicas de teste de software.
- ItemAI+RTESTING: um método para remoção de redundâncias de conjuntos de casos de teste integrando as ferramentas jabuti, mujava e weka(UNEB, 2018-07-06) Souza, Ana Cecília Santos; Lenz, Alexandre Rafael; Massa, Mônica de SouzaA execução do teste de regressão é imprescindível para garantir que adições e alterações realizadas em um software não introduzam erros em funcionalidades já existentes. Consequentemente, o teste de regressão é uma atividade dispendiosa e executada com frequência. Em vista disso, metodologias foram propostas para reduzir o esforço empregado na execução dessa técnica de teste, dentre essas metodologias encontra-se a redução de casos de testes. A redução consiste na remoção permanente de casos de testes redundantes do conjunto casos de testes original. Com intuito de auxiliar na identificação desses casos de teste redundantes, podem ser aplicados algoritmos de aprendizado de máquina. Através dos quais é possível associar as informações obtidas durante a atividade de teste para detectar comportamentos análogos. Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi a análise, implementação e validação de um método automatizado para remoção de redundâncias em um conjunto de casos de teste que tem por finalidade a redução do esforço dispendido pelo testador durante a execução do teste de regressão em métodos implementados na linguagem Java. A automação consistiu em coletar as informações da atividade de teste fornecidas pela integração das ferramentas de teste Jabuti e Mujava. Subsequentemente, esse dados foram submetidos aos algoritmos de agrupamento e classificação disponíveis no pacote de software Weka. Com a obtenção das classes de equivalências que foram geradas através das regras de classificação, foi aplicado o cálculo da Progressão Aritmética (PA) para selecionar os casos dos teste que devem ser removidos do conjunto de teste a ser reexecutado. Após a realização dos experimentos de validação, foi possível concluir através dos resultados obtidos que o método automático conseguiu remover as redundâncias atingindo o mesmo valor dos critérios estruturais e escore de mutação do conjunto de casos de teste original.
- ItemAplicação de técnicas de gamificação no dizziness app(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-11) Santana, Juliana de Carvalho; Massa, Mônica de Souza; Sousa, Maria da Gloria Canto de; Pereira , Filipe Tiago LimaO Dizziness App é um aplicativo para auxiliar o tratamento da tontura. A tontura na criança pode se manifestar de diversas formas, uma dessas é através da cinetose. Este tipo de tontura afeta diretamente o desenvolvimento escolar e social das crianças, que por não entenderem a importância desse tratamento são desmotivadas pela forma como esses são conduzidos. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo sobre a gamificação e aplicar seus elementos no Dizziness App para engajar as crianças e aumentar a adesão ao tratamento. Foi realizada a pesquisa experimental com doze crianças para comparar o tratamento do Dizziness App com o protótipo gamificado, onde o protótipo gamificado apresentou uma taxa de adesão de 50% a mais do que o aplicativo não gamificado e engajou mais os indivíduos da pesquisa atingindo uma maior média de sessões realizadas, o que, consequentemente, trouxe melhores resultados para esses indivíduos
- ItemDesenho e análise de interfaces geográficas para representações de dados virais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Jesus, Eugênio Santos de; Restovic, Maria Ines Valderrama; Fonseca, Vagner de Souza; Massa, Mônica de SouzaEsta monografia descreve o desenvolvimento de um artefato de representação geográfica aprimorada no ABVdb, focado nos vírus dengue, zika e chikungunya. O trabalho envolveu a extração, processamento e apresentação de dados georreferenciados em uma interface web renovada, com destaque para a funcionalidade de exportação de metadados clusterizados conforme filtros específicos e regiões geográficas. A avaliação do projeto, realizada com base na metodologia Design Science Research, incluiu uma comparação com a versão anterior do ABVdb e a aplicação de um grupo focal de profissionais, juntamente com a avaliação da usabilidade da interface utilizando o questionário Post-Study System Usability Questionnaire (PSSUQ). O resultado é uma plataforma que oferece representações geográficas mais precisas e detalhadas, otimizadas conforme os feedbacks recebidos, e que contribui para uma representação geográfica mais precisa e detalhada dos dados virais no ABVdb
- ItemDizziness vr: desenvolvimento de cenários virtuais destinados à reabilitação vestibular(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Matos, Ricardo Silva; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Sousa , Maria da Glória Canto de; Massa, Mônica de SouzaEsta monografia destaca a contribuição da Realidade Virtual (RV) na reabilitação vestibular, enfatizando o desenvolvimento iterativo de cenários virtuais. Através da aplicação da RV por meio da metodologia Design-Based Research, foram criados seis cenários distintos, cada um projetado para abordar aspectos específicos dos estímulos visuais destinados à Reabilitação Vestibular. Estes cenários foram avaliados e aprimorados com base no feedback de especialistas na área, demonstrando a utilidade da RV como ferramenta terapêutica. A pesquisa sublinha a importância do design iterativo na construção desses ambientes virtuais, permitindo ajustes contínuos e refinamento da solução. Este processo não só otimiza a experiência do usuário, mas também assegura a relevância clínica dos cenários. O estudo ressalta a perspectiva de desenvolvimento contínuo da solução em RV, visando ampliar as opções terapêuticas e melhorar a experiência para indivíduos com sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio.
- ItemEscape: jogo digital educativo para o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes do ensino superior de computação.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Cruz, Jader Maciel dos Santos; Massa, Mônica de Souza; Neto, Ernesto de Souza; Chaves, Débora Alcina RegoEste estudo aborda as recorrentes dificuldades enfrentadas por estudantes em disciplinas introdutórias à programação, fenômeno documentado na literatura de formação em computação e frequentemente associado a altas taxas de reprovação e evasão. Os principais obstáculos reportados pelos alunos incluem dificuldades em abstração, resolução de problemas e raciocínio lógico, competências intrinsecamente ligadas ao pensamento computacional. Com enfoque aplicado, o objetivo central da pesquisa foi desenvolver um jogo educativo narrativo direcionado ao aprimoramento do pensamento computacional em estudantes universitários matriculados em disciplinas introdutórias à programação. Explorando o potencial das narrativas interativas, o estudo visou não apenas mitigar desafios, mas também impulsionar o engajamento e a motivação dos estudantes. Um protótipo do jogo narrativo foi construído e posteriormente submetido à avaliação por professores que possuem experiência no ensino dessas disciplinas. As informações resultantes desta avaliação foram utilizadas para a formulação de princípios de design que pretendem orientar futuros trabalhos e intervenções semelhantes, contribuindo assim para novas abordagens no enfrentamento das dificuldades no ensino de programação
- ItemRosa: chatbot para coleta de pautas no jornal correio da Bahia utilizando o framework watson para processamento de linguagem natural(UNEB, 2021-07-12) Carneiro, José Diôgo da Silva; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Massa, Mônica de Souza; Cardoso, Hugo Saba PereiraO surgimento de soluções digitais para atendimento e relacionamento com o consumidor vem crescendo exponencialmente em diversas áreas. O jornalismo é uma das áreas que se relacionam diretamente com a população no seu dia a dia, seja para noticiar uma informação, divulgar um produto/serviço ou mostrar a agenda cultural, ensejando que novas experimentações de interação possam ser explocardas nesse âmbito. Neste contexto este trabalho tem o objetivo de desenvolver um assistente virtual (chatbot) para coleta de sugestões de pautas enviadas pelos leitores do jornal Correio da Bahia. A metodologia utilizada foi viabilizada por meio de pesquisa bibliográfica, consolidação do fluxo de coleta de pautas e a construção do chatbot, por meio do framework IBM WATSON. A partir dos resultados concluímos que através da utilização de linguagem natural para interagir com os leitores é possível torná-los parte ativa no processo de construção de novas pautas, impactando assim positivamente na relação entre leitor e jornal.
- ItemUm ambiente de apoio ao ensino-aprendizagem de programação baseado em flashcards(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-01) Armede, Thiago Luiz da Cruz; Massa, Mônica de Souza; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Amorim, Cláudio Alves deAlunos de disciplinas de programação comumente tem bastante dificuldade de aprendizado e de adaptação. Essa dificuldade, reflete diretamente no desempenho deles e evidenciam a necessidade de melhorias no ensino-aprendizagem da área. Com base nas investigações e achados científicos disponíveis sobre o tema, foi identificado que os softwares são uma alternativa eficiente no auxílio da sala de aula, assim como o uso de técnicas de estudo como os Flashcards podem trazer benefícios ao estudante. Com o apoio da metodologia Design Science Research – DSR, um ambiente colaborativo que busca apoiar o ensino-aprendizagem de programação com uso de Flashcards foi projetado conforme o processo definido por essa metodologia.
- ItemUma solução automatizada para gerência de requisitos de acordo com o MPS.BR.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-07) Vaz Junior, Jailton Almeida; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Massa, Mônica de SouzaNa indústria de software, mercado cada vez mais competitivo, a qualidade é um fator crítico de sucesso. É em busca de obter mais qualidade em seus produtos, que muitas empresas deste setor aderem aos preceitos do MPS-BR. Estudos recentes em empresas que implantaram ao menos o nível de maturidade inicial (nível G) do MPS-BR demonstraram uma melhora significativa na qualidade do processo de desenvolvimento de software, melhora na comunicação, um aumento de produtividade entre os membros da equipe de desenvolvimento e uma série de outros benefícios. Contudo, muitas empresas que pretendem se certificar ou que apenas desejam implantar os conceitos do seu nível G podem enfrentar dificuldades. Cumprir com exatidão os resultados esperados definidos no seu modelo de referência e adotar as ferramentas automatizadas existentes são algumas destas dificuldades. Este trabalho apresenta uma solução automatizada que auxilia no atendimento aos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos em relação aos aspectos tratados pelo MPS.BR. Contribui assim para que as organizações alcancem o nível de maturidade G. Para isso foi especificado e implementado um software funcional para apoiar a gestão de requisitos, seguida de uma avaliação realizada por profissionais envolvidos diretamente com o MPS-BR de uma empresa que possui certificação vigente. Após análise das respostas colhidas nas avaliações, ficou constatado pelos entrevistados que, embora o sistema aborde os resultados esperados previstos no MPS.BR, existe a necessidade de implementação de melhorias, seguidas de novas avaliações (em uma maior quantidade de participantes), com o intuito de se chegar a uma solução que atenda de maneira completa todos os resultados esperados.
- ItemWeiminer: ferramenta de mineração e de extração de texto para o workshop sobre educação em computação (wei)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Souza, João Victor Fontes Santana; Massa, Mônica de Souza; Massa Neto, Ernesto de Souza; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA falta de interesse e desmotivação dos alunos são sentimentos que interferem no processo de ensino-aprendizagem, a aula precisa ter participação e o aluno precisa estar interessado com o conteúdo que está sendo abordado. Existe uma carência em meios eficientes de acessar informações sobre alternativas de ensino no contexto da computação para apoiar o professor no processo de mediação didática. Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta denominada WeiMiner que consegue buscar estudos científicos e extrair informações sobre o conteúdo sobre mediação didática no contexto do WEI