Navegando por Autor "Mascarenhas, Aline Daiane Nunes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA injustiça cognitiva e a invisibilidade dos discentes que possuem deficiência durante a pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Pereira, Jeane Cardoso; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Silva, Miranice Moreira da; Moreira, Jefferson da SilvaDesde março de 2020, vivenciamos no Brasil e no mundo uma pandemia causada pelo Coronavírus, que culminou no distanciamento social e fechamento de instituições de ensino em todo o país. Neste contexto, o presente artigo realiza uma análise reflexiva sobre a injustiça cognitiva no contexto pandêmico vivenciado pelos discentes que possuem deficiência. O ensino remoto foi implementado através do Parecer CNE/CP nº 05/2020, que legitimou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a aplicação de conteúdos visando a continuidade e efetivação dos mesmos. Durante esse período de pandemia, a educação inclusiva foi invisibilizada, os documentos oficiais quase não sinalizavam preocupação com esses sujeitos. Diante disso, este trabalho propõe um diálogo fundamentado por autores, a exemplo de Crochík (2011), Mantoan (2003), Carvalho (2006); Diniz (2007), Mascarenhas e Franco (2020). Em meio ao descaso do Ministério da Educação, ainda vivenciamos uma grave ameaça por meio da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, o Decreto 10.502/2020, que induz à privatização da educação e intensifica processos de segregação e discriminação dos sujeitos da educação especial. Esse artigo é de natureza qualitativa e abordagem documental de documentos oficiais que regulamentaram o ensino remoto na pandemia, a exemplo do Parecer CNE/CP nº 05/2020, Parecer CNE nº 02/2020 e Parecer CNE nº 11/ 2020. Para além disso, o ensino durante a pandemia teve que se reinventar, assim como as práticas educativas, porém os discentes que possuem deficiência foram invisibilizados no processo de escolarização
- ItemEducação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, MarluseO presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
- ItemEnsino de história e pandemia da covid-19: uma análise das perspectivas metodológicas para o ensino - aprendizagem na disciplina história na escola CERJA em Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Sousa, Camila Lima dos Santos; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira da; Mascarenhas, Aline Daiane NunesEste trabalho pretende contribuir a estudos voltados ao uso de novas metodologias no Ensino de História na contemporaneidade e as possibilidades e desafios vivenciados pelos professores de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, Laje - Bahia durante o período de pandemia da covid-19. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender os processos metodológicos utilizados pela escola antes e durante a pandemia. Neste sentido, defende-se que apesar de em outros momentos históricos optar-se por métodos de ensino tradicionais voltados, principalmente a memorização do conteúdo, na atualidade já existe um percepção quanto a renovação metodológica na disciplina História, a qual está baseada na perspectiva critico-reflexiva e na escola como um ambiente multicultural,nesta o sujeito é posto como o próprio protagonista dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, propõe-se que durante o momento pandêmico muitos problemas já recorrentes do sistema de ensino brasileiro foram agravados, refletindo tantos nos alunos como professores. A pesquisa buscou evidenciar também a necessidade dos docentes buscar novas metodologias para o ensino remoto emergencial. Discute- se também o ensino Hibrido, uma proposta já em voga na sociedade brasileira que ganha maior notoriedade com a carência do retorno as aulas presenciais. Por fim, conclui-se que na escola estudada existe uma concepção pautada na renovação metodológica no ensino de história, além de fomentar a necessidade de investimentos na educação, por sua vez, na formação de professores, para lidar principalmente, em situações emergenciais.
- ItemO ensino remoto na disciplina história: desafios entre o ensino tradicional e o uso das ferramentas tecnológicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-07) Oliveira, Edilene Sales; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Neto, João Evangelista do Nascimento; Conceição, Alaize dos SantosO presente trabalhou buscou refletir acerca das experiências de professores de História na modalidade de ensino remoto, por isso, se fez necessário realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, para saber quais são os principais desafios que professores e alunos têm enfrentando para efetivar o processo de ensino-aprendizagem e isso foi feito através de um questionário online na ferramenta do Google (Google formulários). Para fundamentar este trabalho foi utilizado autores, tais como: Mascarenhas e Franco (2020), Costa (2020), SEDUC (2020) SENSO (2017), Pretto (2020), Campanha nacional pelo direito à educação (2020;2021), Freire (2002; 2020) e Santos (2017). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foram que, os principias desafios tanto para alunos quanto para professores é saber manusear as ferramentas tecnológicas, no caso dos alunos muitos foram excluídos do processo de acesso à educação por não ter acesso à internet e celulares e isso é algo que urge ser resolvido para que mais crianças não sejam penalizadas, visto que, os dados dessa pesquisa mostram que, infelizmente, a evasão escolar nesse momento pandêmico perfaz uma triste realidade.